A formação continuada do professor polivalente: a educação física em debate
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3846 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções acerca da Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de duas professoras de uma escola estadual da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-RS. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com duração de três meses, com encontros semanais, com o objetivo de problematizar e refletir sobre o papel da Educação Física nos anos iniciais. Contamos com um questionário inicial e um questionário final. Utilizou-se, ainda, um memorial acerca das lembranças de movimento nos Anos Iniciais. A pesquisa consistiu num estudo descritivo, com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Verificou-se que as professoras polivalentes apresentam dificuldade e receio em relação à especificidade da Educação Física, e que isso influencia na prática pedagógica. |
id |
UNIJ_75e369d22c0f7fef59cae0bd976fd47d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3846 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA formação continuada do professor polivalente: a educação física em debate2016-11-0920162016-11-09T18:21:34Z2016-11-09T18:21:34ZO objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções acerca da Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de duas professoras de uma escola estadual da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-RS. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com duração de três meses, com encontros semanais, com o objetivo de problematizar e refletir sobre o papel da Educação Física nos anos iniciais. Contamos com um questionário inicial e um questionário final. Utilizou-se, ainda, um memorial acerca das lembranças de movimento nos Anos Iniciais. A pesquisa consistiu num estudo descritivo, com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Verificou-se que as professoras polivalentes apresentam dificuldade e receio em relação à especificidade da Educação Física, e que isso influencia na prática pedagógica.43 f.Ciências da SaúdeEducação FísicaAnos iniciaisReuniões colaborativashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3846DMD_hdl_123456789/3846Mello, Mariela de Abreu deporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMariela%20de%20Abreu%20de%20Mello.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3846/1/Mariela%20de%20Abreu%20de%20Mello.pdfapplication/pdf500538http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3846/1/Mariela%20de%20Abreu%20de%20Mello.pdf2fd855f716dc660ab1d7b245dc1d19a0MD5123456789_3846_12019-01-21T12:45:09Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação continuada do professor polivalente: a educação física em debate |
title |
A formação continuada do professor polivalente: a educação física em debate |
spellingShingle |
A formação continuada do professor polivalente: a educação física em debate Mello, Mariela de Abreu de Ciências da Saúde Educação Física Anos iniciais Reuniões colaborativas |
title_short |
A formação continuada do professor polivalente: a educação física em debate |
title_full |
A formação continuada do professor polivalente: a educação física em debate |
title_fullStr |
A formação continuada do professor polivalente: a educação física em debate |
title_full_unstemmed |
A formação continuada do professor polivalente: a educação física em debate |
title_sort |
A formação continuada do professor polivalente: a educação física em debate |
author |
Mello, Mariela de Abreu de |
author_facet |
Mello, Mariela de Abreu de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Mariela de Abreu de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da Saúde Educação Física Anos iniciais Reuniões colaborativas |
topic |
Ciências da Saúde Educação Física Anos iniciais Reuniões colaborativas |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções acerca da Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de duas professoras de uma escola estadual da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-RS. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com duração de três meses, com encontros semanais, com o objetivo de problematizar e refletir sobre o papel da Educação Física nos anos iniciais. Contamos com um questionário inicial e um questionário final. Utilizou-se, ainda, um memorial acerca das lembranças de movimento nos Anos Iniciais. A pesquisa consistiu num estudo descritivo, com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Verificou-se que as professoras polivalentes apresentam dificuldade e receio em relação à especificidade da Educação Física, e que isso influencia na prática pedagógica. 43 f. |
description |
O objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções acerca da Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de duas professoras de uma escola estadual da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-RS. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com duração de três meses, com encontros semanais, com o objetivo de problematizar e refletir sobre o papel da Educação Física nos anos iniciais. Contamos com um questionário inicial e um questionário final. Utilizou-se, ainda, um memorial acerca das lembranças de movimento nos Anos Iniciais. A pesquisa consistiu num estudo descritivo, com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Verificou-se que as professoras polivalentes apresentam dificuldade e receio em relação à especificidade da Educação Física, e que isso influencia na prática pedagógica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-11-09 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2016-11-09T18:21:34Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-11-09T18:21:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3846 DMD_hdl_123456789/3846 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3846 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/3846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415623855898624 |