A formação continuada do professor polivalente: a educação física em debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Mariela de Abreu de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3846
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções acerca da Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de duas professoras de uma escola estadual da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-RS. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com duração de três meses, com encontros semanais, com o objetivo de problematizar e refletir sobre o papel da Educação Física nos anos iniciais. Contamos com um questionário inicial e um questionário final. Utilizou-se, ainda, um memorial acerca das lembranças de movimento nos Anos Iniciais. A pesquisa consistiu num estudo descritivo, com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Verificou-se que as professoras polivalentes apresentam dificuldade e receio em relação à especificidade da Educação Física, e que isso influencia na prática pedagógica.
id UNIJ_75e369d22c0f7fef59cae0bd976fd47d
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3846
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA formação continuada do professor polivalente: a educação física em debate2016-11-0920162016-11-09T18:21:34Z2016-11-09T18:21:34ZO objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções acerca da Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de duas professoras de uma escola estadual da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-RS. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com duração de três meses, com encontros semanais, com o objetivo de problematizar e refletir sobre o papel da Educação Física nos anos iniciais. Contamos com um questionário inicial e um questionário final. Utilizou-se, ainda, um memorial acerca das lembranças de movimento nos Anos Iniciais. A pesquisa consistiu num estudo descritivo, com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Verificou-se que as professoras polivalentes apresentam dificuldade e receio em relação à especificidade da Educação Física, e que isso influencia na prática pedagógica.43 f.Ciências da SaúdeEducação FísicaAnos iniciaisReuniões colaborativashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3846DMD_hdl_123456789/3846Mello, Mariela de Abreu deporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMariela%20de%20Abreu%20de%20Mello.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3846/1/Mariela%20de%20Abreu%20de%20Mello.pdfapplication/pdf500538http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3846/1/Mariela%20de%20Abreu%20de%20Mello.pdf2fd855f716dc660ab1d7b245dc1d19a0MD5123456789_3846_12019-01-21T12:45:09Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada do professor polivalente: a educação física em debate
title A formação continuada do professor polivalente: a educação física em debate
spellingShingle A formação continuada do professor polivalente: a educação física em debate
Mello, Mariela de Abreu de
Ciências da Saúde
Educação Física
Anos iniciais
Reuniões colaborativas
title_short A formação continuada do professor polivalente: a educação física em debate
title_full A formação continuada do professor polivalente: a educação física em debate
title_fullStr A formação continuada do professor polivalente: a educação física em debate
title_full_unstemmed A formação continuada do professor polivalente: a educação física em debate
title_sort A formação continuada do professor polivalente: a educação física em debate
author Mello, Mariela de Abreu de
author_facet Mello, Mariela de Abreu de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Mariela de Abreu de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da Saúde
Educação Física
Anos iniciais
Reuniões colaborativas
topic Ciências da Saúde
Educação Física
Anos iniciais
Reuniões colaborativas
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções acerca da Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de duas professoras de uma escola estadual da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-RS. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com duração de três meses, com encontros semanais, com o objetivo de problematizar e refletir sobre o papel da Educação Física nos anos iniciais. Contamos com um questionário inicial e um questionário final. Utilizou-se, ainda, um memorial acerca das lembranças de movimento nos Anos Iniciais. A pesquisa consistiu num estudo descritivo, com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Verificou-se que as professoras polivalentes apresentam dificuldade e receio em relação à especificidade da Educação Física, e que isso influencia na prática pedagógica.
43 f.
description O objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções acerca da Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de duas professoras de uma escola estadual da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-RS. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com duração de três meses, com encontros semanais, com o objetivo de problematizar e refletir sobre o papel da Educação Física nos anos iniciais. Contamos com um questionário inicial e um questionário final. Utilizou-se, ainda, um memorial acerca das lembranças de movimento nos Anos Iniciais. A pesquisa consistiu num estudo descritivo, com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Verificou-se que as professoras polivalentes apresentam dificuldade e receio em relação à especificidade da Educação Física, e que isso influencia na prática pedagógica.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-09
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2016-11-09T18:21:34Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-09T18:21:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3846
DMD_hdl_123456789/3846
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3846
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415623855898624