Práticas pedagógicas de leitura na escola: experiência em um quinto ano de ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2738 |
Resumo: | O acesso ao aprendizado da leitura apresenta-se como um dos múltiplos desafios da escola e, talvez, o mais complexo e encantador pela sua natureza. Inicialmente, será abordado o contexto infantil trazendo a infância e suas contribuições, bem como, referenciais importantes para pensar a formação do leitor e reflexões oriundas da pesquisa realizada em uma escola pública com uma turma de estudantes que frequentam o quinto ano do ensino fundamental. Pretende-se com este trabalho abordar a importância de formar bons leitores, buscando fazer com que os mesmos desenvolvam não apenas o hábito de ler por obrigação na escola, mas o desejo, a curiosidade e a imaginação, constituindo-se a leitura em um ato de liberdade possibilitando ao leitor a descoberta de outros mundos e conhecimentos. |
id |
UNIJ_76bc029c34156c4fee81bd706aaaec36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2738 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePráticas pedagógicas de leitura na escola: experiência em um quinto ano de ensino fundamental2015-05-0420132015-05-04T12:39:46Z2015-05-04T12:39:46ZO acesso ao aprendizado da leitura apresenta-se como um dos múltiplos desafios da escola e, talvez, o mais complexo e encantador pela sua natureza. Inicialmente, será abordado o contexto infantil trazendo a infância e suas contribuições, bem como, referenciais importantes para pensar a formação do leitor e reflexões oriundas da pesquisa realizada em uma escola pública com uma turma de estudantes que frequentam o quinto ano do ensino fundamental. Pretende-se com este trabalho abordar a importância de formar bons leitores, buscando fazer com que os mesmos desenvolvam não apenas o hábito de ler por obrigação na escola, mas o desejo, a curiosidade e a imaginação, constituindo-se a leitura em um ato de liberdade possibilitando ao leitor a descoberta de outros mundos e conhecimentos.21 f.Ciências HumanasPedagogiaLeitorLeituraEscolahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2738DMD_hdl_123456789/2738Silva, Graciela Beck daporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessGraciela%20Beck%20da%20Silva.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2738/1/Graciela%20Beck%20da%20Silva.pdfapplication/pdf115485http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2738/1/Graciela%20Beck%20da%20Silva.pdf4568b359fcdbc710e0073e045f863badMD5123456789_2738_12019-01-21T12:44:34Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas de leitura na escola: experiência em um quinto ano de ensino fundamental |
title |
Práticas pedagógicas de leitura na escola: experiência em um quinto ano de ensino fundamental |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas de leitura na escola: experiência em um quinto ano de ensino fundamental Silva, Graciela Beck da Ciências Humanas Pedagogia Leitor Leitura Escola |
title_short |
Práticas pedagógicas de leitura na escola: experiência em um quinto ano de ensino fundamental |
title_full |
Práticas pedagógicas de leitura na escola: experiência em um quinto ano de ensino fundamental |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas de leitura na escola: experiência em um quinto ano de ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas de leitura na escola: experiência em um quinto ano de ensino fundamental |
title_sort |
Práticas pedagógicas de leitura na escola: experiência em um quinto ano de ensino fundamental |
author |
Silva, Graciela Beck da |
author_facet |
Silva, Graciela Beck da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Graciela Beck da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Pedagogia Leitor Leitura Escola |
topic |
Ciências Humanas Pedagogia Leitor Leitura Escola |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O acesso ao aprendizado da leitura apresenta-se como um dos múltiplos desafios da escola e, talvez, o mais complexo e encantador pela sua natureza. Inicialmente, será abordado o contexto infantil trazendo a infância e suas contribuições, bem como, referenciais importantes para pensar a formação do leitor e reflexões oriundas da pesquisa realizada em uma escola pública com uma turma de estudantes que frequentam o quinto ano do ensino fundamental. Pretende-se com este trabalho abordar a importância de formar bons leitores, buscando fazer com que os mesmos desenvolvam não apenas o hábito de ler por obrigação na escola, mas o desejo, a curiosidade e a imaginação, constituindo-se a leitura em um ato de liberdade possibilitando ao leitor a descoberta de outros mundos e conhecimentos. 21 f. |
description |
O acesso ao aprendizado da leitura apresenta-se como um dos múltiplos desafios da escola e, talvez, o mais complexo e encantador pela sua natureza. Inicialmente, será abordado o contexto infantil trazendo a infância e suas contribuições, bem como, referenciais importantes para pensar a formação do leitor e reflexões oriundas da pesquisa realizada em uma escola pública com uma turma de estudantes que frequentam o quinto ano do ensino fundamental. Pretende-se com este trabalho abordar a importância de formar bons leitores, buscando fazer com que os mesmos desenvolvam não apenas o hábito de ler por obrigação na escola, mas o desejo, a curiosidade e a imaginação, constituindo-se a leitura em um ato de liberdade possibilitando ao leitor a descoberta de outros mundos e conhecimentos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013 2015-05-04T12:39:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-04T12:39:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2738 DMD_hdl_123456789/2738 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2738 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/2738 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623414621814652928 |