Práticas pedagógicas de leitura na escola: experiência em um quinto ano de ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Graciela Beck da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2738
Resumo: O acesso ao aprendizado da leitura apresenta-se como um dos múltiplos desafios da escola e, talvez, o mais complexo e encantador pela sua natureza. Inicialmente, será abordado o contexto infantil trazendo a infância e suas contribuições, bem como, referenciais importantes para pensar a formação do leitor e reflexões oriundas da pesquisa realizada em uma escola pública com uma turma de estudantes que frequentam o quinto ano do ensino fundamental. Pretende-se com este trabalho abordar a importância de formar bons leitores, buscando fazer com que os mesmos desenvolvam não apenas o hábito de ler por obrigação na escola, mas o desejo, a curiosidade e a imaginação, constituindo-se a leitura em um ato de liberdade possibilitando ao leitor a descoberta de outros mundos e conhecimentos.
id UNIJ_76bc029c34156c4fee81bd706aaaec36
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2738
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePráticas pedagógicas de leitura na escola: experiência em um quinto ano de ensino fundamental2015-05-0420132015-05-04T12:39:46Z2015-05-04T12:39:46ZO acesso ao aprendizado da leitura apresenta-se como um dos múltiplos desafios da escola e, talvez, o mais complexo e encantador pela sua natureza. Inicialmente, será abordado o contexto infantil trazendo a infância e suas contribuições, bem como, referenciais importantes para pensar a formação do leitor e reflexões oriundas da pesquisa realizada em uma escola pública com uma turma de estudantes que frequentam o quinto ano do ensino fundamental. Pretende-se com este trabalho abordar a importância de formar bons leitores, buscando fazer com que os mesmos desenvolvam não apenas o hábito de ler por obrigação na escola, mas o desejo, a curiosidade e a imaginação, constituindo-se a leitura em um ato de liberdade possibilitando ao leitor a descoberta de outros mundos e conhecimentos.21 f.Ciências HumanasPedagogiaLeitorLeituraEscolahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2738DMD_hdl_123456789/2738Silva, Graciela Beck daporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessGraciela%20Beck%20da%20Silva.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2738/1/Graciela%20Beck%20da%20Silva.pdfapplication/pdf115485http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2738/1/Graciela%20Beck%20da%20Silva.pdf4568b359fcdbc710e0073e045f863badMD5123456789_2738_12019-01-21T12:44:34Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas de leitura na escola: experiência em um quinto ano de ensino fundamental
title Práticas pedagógicas de leitura na escola: experiência em um quinto ano de ensino fundamental
spellingShingle Práticas pedagógicas de leitura na escola: experiência em um quinto ano de ensino fundamental
Silva, Graciela Beck da
Ciências Humanas
Pedagogia
Leitor
Leitura
Escola
title_short Práticas pedagógicas de leitura na escola: experiência em um quinto ano de ensino fundamental
title_full Práticas pedagógicas de leitura na escola: experiência em um quinto ano de ensino fundamental
title_fullStr Práticas pedagógicas de leitura na escola: experiência em um quinto ano de ensino fundamental
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas de leitura na escola: experiência em um quinto ano de ensino fundamental
title_sort Práticas pedagógicas de leitura na escola: experiência em um quinto ano de ensino fundamental
author Silva, Graciela Beck da
author_facet Silva, Graciela Beck da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Graciela Beck da
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Pedagogia
Leitor
Leitura
Escola
topic Ciências Humanas
Pedagogia
Leitor
Leitura
Escola
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O acesso ao aprendizado da leitura apresenta-se como um dos múltiplos desafios da escola e, talvez, o mais complexo e encantador pela sua natureza. Inicialmente, será abordado o contexto infantil trazendo a infância e suas contribuições, bem como, referenciais importantes para pensar a formação do leitor e reflexões oriundas da pesquisa realizada em uma escola pública com uma turma de estudantes que frequentam o quinto ano do ensino fundamental. Pretende-se com este trabalho abordar a importância de formar bons leitores, buscando fazer com que os mesmos desenvolvam não apenas o hábito de ler por obrigação na escola, mas o desejo, a curiosidade e a imaginação, constituindo-se a leitura em um ato de liberdade possibilitando ao leitor a descoberta de outros mundos e conhecimentos.
21 f.
description O acesso ao aprendizado da leitura apresenta-se como um dos múltiplos desafios da escola e, talvez, o mais complexo e encantador pela sua natureza. Inicialmente, será abordado o contexto infantil trazendo a infância e suas contribuições, bem como, referenciais importantes para pensar a formação do leitor e reflexões oriundas da pesquisa realizada em uma escola pública com uma turma de estudantes que frequentam o quinto ano do ensino fundamental. Pretende-se com este trabalho abordar a importância de formar bons leitores, buscando fazer com que os mesmos desenvolvam não apenas o hábito de ler por obrigação na escola, mas o desejo, a curiosidade e a imaginação, constituindo-se a leitura em um ato de liberdade possibilitando ao leitor a descoberta de outros mundos e conhecimentos.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013
2015-05-04T12:39:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-04T12:39:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2738
DMD_hdl_123456789/2738
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2738
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/2738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623414621814652928