A Influência da "Leitura a par" no desenvolvimento das competências leitoras dos alunos do 4º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Elsa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/1386
Resumo: Esta investigação teve por principal objetivo compreender em que medida o programa de leitura a par contribui para que ocorram mudanças nos desempenhos em fluência, precisão e compreensão leitora. Os resultados alcançados nas investigações sobre Leitura a Par comprovaram que os programas têm impacto positivo na proficiência leitora dos alunos envolvidos, nas dimensões de fluência, correção e compreensão (Ferreira, Ribeiro, & Viana, 2012; Parente, 2007; Monteiro, 2003; Rosa, 1988; Topping, 1999; Torres, 1998). Deste modo desenvolveu-se um programa de “Leitura a Par”, tal como é descrito por Rosa (2010), e foi avaliado o seu efeito no desempenho da leitura. Este projeto implicou que os pares (adulto e criança) lessem 10 a15 minutos diários, por um período de 6 semanas. O tempo de leitura foi flexível, consoante a disponibilidade e motivação da criança, podendo o tempo de leitura ultrapassar os 15 minutos definidos. As 46 crianças envolvidas no estudo frequentavam o 4º ano de escolaridade, 22 constituíram o grupo de tratamento e 24 o grupo de comparação. Obtiveram-se assim 22 pares, cada um formado por um adulto e uma criança. Todas as crianças foram avaliadas duas vezes, antes e após a implementação do programa. Foram utilizados, para medir a fluência e a precisão leitoras, os testes de avaliação da leitura desenvolvidos por Carvalho (2008), enquanto a compreensão leitora se avaliou através da técnica de Cloze, desenvolvida por Taylor (1953). Os resultados obtidos demonstraram que o programa de “Leitura a Par” teve efeito positivo na fluência, precisão e compreensão leitora das crianças submetidas ao programa. Nas referidas dimensões, os ganhos dos sujeitos do grupo de tratamento foram significativamente superiores aos dos alunos do grupo de comparação. Os resultados desta investigação permitem afirmar que o programa de “Leitura a Par”, que foi implementado, teve impacto positivo na proficiência leitora dos sujeitos intervenientes no projeto.
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