Desenvolvimento de metodologia de ensaios tribológicos para conformação de chapas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loose, Douglas Edvin
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3171
Resumo: Este trabalho apresenta uma metodologia para ensaios tribológicos em chapas para conformação mecânica. Tem por objetivo apresentar um método para determinação do coeficiente de atrito entre chapas metálicas e ferramentas, buscando como resultado uma situação crítica de atrito, na qual ocorre adesão de material no punção (ferramenta). Um novo equipamento foi desenvolvido na Área de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa Bruning Tecnometal, para medir coeficientes de atrito em chapas. Essa máquina tem seus parâmetros e variáveis identificados e configurados. Esta mesma máquina realizou a medição das forças envolvidas e o deslocamento relativo com velocidade constante. Ensaios preliminares foram realizados, para testar o equipamento, e identificar uma condição geométrica ideal do punção (representa a ferramenta no processo). Para a fabricação dos punções, foram usados dois diferentes materiais, e para os corpos de prova também foram usados dois tipos de material. Quatro diferentes condições de superfície são analisadas, variando a lubrificação. Com os resultados obtidos nessas quatro condições, identificaram-se, de forma quantitativa, os valores de coeficiente de atrito, pressão e distância percorrida até a ocorrência da adesão de material. Também foi possível associar os resultados gráficos fornecidos pela máquina de ensaios, com os resultados práticos (marcas e adesões de materiais nos punções e nos corpos de prova).
id UNIJ_77056cb035915645b9633a065c268367
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3171
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDesenvolvimento de metodologia de ensaios tribológicos para conformação de chapas2015-12-0220152015-12-02T13:32:55Z2015-12-02T13:32:55ZEste trabalho apresenta uma metodologia para ensaios tribológicos em chapas para conformação mecânica. Tem por objetivo apresentar um método para determinação do coeficiente de atrito entre chapas metálicas e ferramentas, buscando como resultado uma situação crítica de atrito, na qual ocorre adesão de material no punção (ferramenta). Um novo equipamento foi desenvolvido na Área de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa Bruning Tecnometal, para medir coeficientes de atrito em chapas. Essa máquina tem seus parâmetros e variáveis identificados e configurados. Esta mesma máquina realizou a medição das forças envolvidas e o deslocamento relativo com velocidade constante. Ensaios preliminares foram realizados, para testar o equipamento, e identificar uma condição geométrica ideal do punção (representa a ferramenta no processo). Para a fabricação dos punções, foram usados dois diferentes materiais, e para os corpos de prova também foram usados dois tipos de material. Quatro diferentes condições de superfície são analisadas, variando a lubrificação. Com os resultados obtidos nessas quatro condições, identificaram-se, de forma quantitativa, os valores de coeficiente de atrito, pressão e distância percorrida até a ocorrência da adesão de material. Também foi possível associar os resultados gráficos fornecidos pela máquina de ensaios, com os resultados práticos (marcas e adesões de materiais nos punções e nos corpos de prova).114 f.EngenhariasEngenharia MecânicaTribologiaAtritoAdesãoRugosidadeLubrificaçãohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3171DMD_hdl_123456789/3171Loose, Douglas Edvinporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC_Douglas_Edvin_Loose.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3171/1/TCC_Douglas_Edvin_Loose.pdfapplication/pdf8706211http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3171/1/TCC_Douglas_Edvin_Loose.pdfed95f80f672b34f16dddf8069c1ff6eeMD5123456789_3171_12019-01-21T12:44:50Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de metodologia de ensaios tribológicos para conformação de chapas
title Desenvolvimento de metodologia de ensaios tribológicos para conformação de chapas
spellingShingle Desenvolvimento de metodologia de ensaios tribológicos para conformação de chapas
Loose, Douglas Edvin
Engenharias
Engenharia Mecânica
Tribologia
Atrito
Adesão
Rugosidade
Lubrificação
title_short Desenvolvimento de metodologia de ensaios tribológicos para conformação de chapas
title_full Desenvolvimento de metodologia de ensaios tribológicos para conformação de chapas
title_fullStr Desenvolvimento de metodologia de ensaios tribológicos para conformação de chapas
title_full_unstemmed Desenvolvimento de metodologia de ensaios tribológicos para conformação de chapas
title_sort Desenvolvimento de metodologia de ensaios tribológicos para conformação de chapas
author Loose, Douglas Edvin
author_facet Loose, Douglas Edvin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loose, Douglas Edvin
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharias
Engenharia Mecânica
Tribologia
Atrito
Adesão
Rugosidade
Lubrificação
topic Engenharias
Engenharia Mecânica
Tribologia
Atrito
Adesão
Rugosidade
Lubrificação
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este trabalho apresenta uma metodologia para ensaios tribológicos em chapas para conformação mecânica. Tem por objetivo apresentar um método para determinação do coeficiente de atrito entre chapas metálicas e ferramentas, buscando como resultado uma situação crítica de atrito, na qual ocorre adesão de material no punção (ferramenta). Um novo equipamento foi desenvolvido na Área de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa Bruning Tecnometal, para medir coeficientes de atrito em chapas. Essa máquina tem seus parâmetros e variáveis identificados e configurados. Esta mesma máquina realizou a medição das forças envolvidas e o deslocamento relativo com velocidade constante. Ensaios preliminares foram realizados, para testar o equipamento, e identificar uma condição geométrica ideal do punção (representa a ferramenta no processo). Para a fabricação dos punções, foram usados dois diferentes materiais, e para os corpos de prova também foram usados dois tipos de material. Quatro diferentes condições de superfície são analisadas, variando a lubrificação. Com os resultados obtidos nessas quatro condições, identificaram-se, de forma quantitativa, os valores de coeficiente de atrito, pressão e distância percorrida até a ocorrência da adesão de material. Também foi possível associar os resultados gráficos fornecidos pela máquina de ensaios, com os resultados práticos (marcas e adesões de materiais nos punções e nos corpos de prova).
114 f.
description Este trabalho apresenta uma metodologia para ensaios tribológicos em chapas para conformação mecânica. Tem por objetivo apresentar um método para determinação do coeficiente de atrito entre chapas metálicas e ferramentas, buscando como resultado uma situação crítica de atrito, na qual ocorre adesão de material no punção (ferramenta). Um novo equipamento foi desenvolvido na Área de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa Bruning Tecnometal, para medir coeficientes de atrito em chapas. Essa máquina tem seus parâmetros e variáveis identificados e configurados. Esta mesma máquina realizou a medição das forças envolvidas e o deslocamento relativo com velocidade constante. Ensaios preliminares foram realizados, para testar o equipamento, e identificar uma condição geométrica ideal do punção (representa a ferramenta no processo). Para a fabricação dos punções, foram usados dois diferentes materiais, e para os corpos de prova também foram usados dois tipos de material. Quatro diferentes condições de superfície são analisadas, variando a lubrificação. Com os resultados obtidos nessas quatro condições, identificaram-se, de forma quantitativa, os valores de coeficiente de atrito, pressão e distância percorrida até a ocorrência da adesão de material. Também foi possível associar os resultados gráficos fornecidos pela máquina de ensaios, com os resultados práticos (marcas e adesões de materiais nos punções e nos corpos de prova).
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-02
dc.date.available.fl_str_mv 2015
2015-12-02T13:32:55Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-02T13:32:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3171
DMD_hdl_123456789/3171
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3171
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623414980097343488