Os desafios da autogestão nos empreendimentos solidários: um estudo de caso da Acata

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baroni, Morgana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1819
Resumo: O presente estudo tem a intenção de entender os desafios no processo de autogestão da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí (Acata), entidade que conta com 15 associados. A Associação é um dos empreendimentos incubados da Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social (Itecsol), que pertence à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). No referencial teórico são abordados temas como empreendedorismo, economia solidária (ES), empreendimentos econômicos solidários (EES), incubadoras, incubadoras sociais, autogestão, sustentabilidade e diferença entre associação, cooperativa, sociedade mercantil e fundação. A pesquisa pode ser classificada como aplicada, com abordagem qualiquantitativa e objetivos de cunho exploratório e descritivo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de estudo de caso. O universo amostral é a Acata, mais a representante da Itecsol, portanto, um total de 17 pessoas. A coleta de dados ocorreu por meio de formulários e entrevistas com cada um dos membros e observação do ambiente da Acata. O estudo revelou que tornar a Acata uma entidade autogerida é uma tarefa árdua, visto que em relação ao processo de gestão o grupo ainda está na fase inicial. Embora tenham nove anos de existência, ainda não conseguem ter claras as estratégias e metas para um tempo mais longo que a rotina diária e semanal. A Diretoria e os demais membros da Associação não têm clareza dos desafios que precisariam superar se todas as decisões fossem tomadas por eles sem o suporte da Incubadora. Assim, primeiro deve-se tornar a Associação atrativa para que o grupo que participa atualmente possa ampliar seus conhecimentos, receber novas capacitações, para só então assumir integralmente o comando da entidade.
id UNIJ_77b611153cc0a40b711f698c513f6c59
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1819
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOs desafios da autogestão nos empreendimentos solidários: um estudo de caso da Acata2013-10-2320132013-10-23T10:53:55Z2013-10-23T10:53:55ZO presente estudo tem a intenção de entender os desafios no processo de autogestão da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí (Acata), entidade que conta com 15 associados. A Associação é um dos empreendimentos incubados da Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social (Itecsol), que pertence à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). No referencial teórico são abordados temas como empreendedorismo, economia solidária (ES), empreendimentos econômicos solidários (EES), incubadoras, incubadoras sociais, autogestão, sustentabilidade e diferença entre associação, cooperativa, sociedade mercantil e fundação. A pesquisa pode ser classificada como aplicada, com abordagem qualiquantitativa e objetivos de cunho exploratório e descritivo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de estudo de caso. O universo amostral é a Acata, mais a representante da Itecsol, portanto, um total de 17 pessoas. A coleta de dados ocorreu por meio de formulários e entrevistas com cada um dos membros e observação do ambiente da Acata. O estudo revelou que tornar a Acata uma entidade autogerida é uma tarefa árdua, visto que em relação ao processo de gestão o grupo ainda está na fase inicial. Embora tenham nove anos de existência, ainda não conseguem ter claras as estratégias e metas para um tempo mais longo que a rotina diária e semanal. A Diretoria e os demais membros da Associação não têm clareza dos desafios que precisariam superar se todas as decisões fossem tomadas por eles sem o suporte da Incubadora. Assim, primeiro deve-se tornar a Associação atrativa para que o grupo que participa atualmente possa ampliar seus conhecimentos, receber novas capacitações, para só então assumir integralmente o comando da entidade.94 f.AutogestãoEmpreendedorAdministraçãoCiências Sociais Aplicadashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1819DMD_hdl_123456789/1819Baroni, Morganaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorgana%20Baroni%20vers%c3%a3o%20para%20biblioteca%2030.07.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1819/1/Morgana%20Baroni%20vers%c3%a3o%20para%20biblioteca%2030.07.pdfapplication/pdf1440958http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1819/1/Morgana%20Baroni%20vers%c3%a3o%20para%20biblioteca%2030.07.pdfa100daad7a2bd53cd82b111c1463a5edMD5123456789_1819_12019-01-21T12:44:02Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios da autogestão nos empreendimentos solidários: um estudo de caso da Acata
title Os desafios da autogestão nos empreendimentos solidários: um estudo de caso da Acata
spellingShingle Os desafios da autogestão nos empreendimentos solidários: um estudo de caso da Acata
Baroni, Morgana
Autogestão
Empreendedor
Administração
Ciências Sociais Aplicadas
title_short Os desafios da autogestão nos empreendimentos solidários: um estudo de caso da Acata
title_full Os desafios da autogestão nos empreendimentos solidários: um estudo de caso da Acata
title_fullStr Os desafios da autogestão nos empreendimentos solidários: um estudo de caso da Acata
title_full_unstemmed Os desafios da autogestão nos empreendimentos solidários: um estudo de caso da Acata
title_sort Os desafios da autogestão nos empreendimentos solidários: um estudo de caso da Acata
author Baroni, Morgana
author_facet Baroni, Morgana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baroni, Morgana
dc.subject.por.fl_str_mv Autogestão
Empreendedor
Administração
Ciências Sociais Aplicadas
topic Autogestão
Empreendedor
Administração
Ciências Sociais Aplicadas
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente estudo tem a intenção de entender os desafios no processo de autogestão da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí (Acata), entidade que conta com 15 associados. A Associação é um dos empreendimentos incubados da Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social (Itecsol), que pertence à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). No referencial teórico são abordados temas como empreendedorismo, economia solidária (ES), empreendimentos econômicos solidários (EES), incubadoras, incubadoras sociais, autogestão, sustentabilidade e diferença entre associação, cooperativa, sociedade mercantil e fundação. A pesquisa pode ser classificada como aplicada, com abordagem qualiquantitativa e objetivos de cunho exploratório e descritivo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de estudo de caso. O universo amostral é a Acata, mais a representante da Itecsol, portanto, um total de 17 pessoas. A coleta de dados ocorreu por meio de formulários e entrevistas com cada um dos membros e observação do ambiente da Acata. O estudo revelou que tornar a Acata uma entidade autogerida é uma tarefa árdua, visto que em relação ao processo de gestão o grupo ainda está na fase inicial. Embora tenham nove anos de existência, ainda não conseguem ter claras as estratégias e metas para um tempo mais longo que a rotina diária e semanal. A Diretoria e os demais membros da Associação não têm clareza dos desafios que precisariam superar se todas as decisões fossem tomadas por eles sem o suporte da Incubadora. Assim, primeiro deve-se tornar a Associação atrativa para que o grupo que participa atualmente possa ampliar seus conhecimentos, receber novas capacitações, para só então assumir integralmente o comando da entidade.
94 f.
description O presente estudo tem a intenção de entender os desafios no processo de autogestão da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí (Acata), entidade que conta com 15 associados. A Associação é um dos empreendimentos incubados da Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social (Itecsol), que pertence à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). No referencial teórico são abordados temas como empreendedorismo, economia solidária (ES), empreendimentos econômicos solidários (EES), incubadoras, incubadoras sociais, autogestão, sustentabilidade e diferença entre associação, cooperativa, sociedade mercantil e fundação. A pesquisa pode ser classificada como aplicada, com abordagem qualiquantitativa e objetivos de cunho exploratório e descritivo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de estudo de caso. O universo amostral é a Acata, mais a representante da Itecsol, portanto, um total de 17 pessoas. A coleta de dados ocorreu por meio de formulários e entrevistas com cada um dos membros e observação do ambiente da Acata. O estudo revelou que tornar a Acata uma entidade autogerida é uma tarefa árdua, visto que em relação ao processo de gestão o grupo ainda está na fase inicial. Embora tenham nove anos de existência, ainda não conseguem ter claras as estratégias e metas para um tempo mais longo que a rotina diária e semanal. A Diretoria e os demais membros da Associação não têm clareza dos desafios que precisariam superar se todas as decisões fossem tomadas por eles sem o suporte da Incubadora. Assim, primeiro deve-se tornar a Associação atrativa para que o grupo que participa atualmente possa ampliar seus conhecimentos, receber novas capacitações, para só então assumir integralmente o comando da entidade.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-23
dc.date.available.fl_str_mv 2013
2013-10-23T10:53:55Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-23T10:53:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1819
DMD_hdl_123456789/1819
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1819
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413797774426112