Estudo de produção e desempenho de blocos de concreto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Luana Caroline
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3871
Resumo: Conforme a NBR 6136 (2014), blocos de concreto são peças confeccionadas com cimento Portland, água e agregados minerais, podendo ou não conter aditivos. Os blocos são produzidos com um concreto seco, ou seja, um concreto levemente umedecido de abatimento zero. A principal diferença entre o concreto seco e o plástico está na determinação da resistência da mistura, sendo que para o concreto plástico esta é proporcional a relação água/cimento, e para o concreto seco, a resistência depende do grau de compactação que os equipamentos proporcionam às peças. Para a fabricação dos blocos de concreto, muitas empresas utilizam uma dosagem empírica, ou seja, onde os traços, ou são passados de geração para geração, ou simplesmente são criados pelos proprietários, sem base técnica ou estudo. No entanto, conforme Fernandes (2013), a realização de um estudo de dosagem é de fundamental importância, sendo que com isso, podese obter maior resistência com um menor custo de produção. Ainda conforme este autor, os principais fatores que influenciam na qualidade dos blocos de concreto, são os materiais utilizados, os equipamentos e o sistema de cura adotado. Com base nisso, foi possível, com este trabalho, comparar em termos de resistência à compressão e absorção de água, os blocos produzidos a partir de traços empíricos e os blocos produzidos por meio de dosagens técnicas, onde verificou-se que a realização de um estudo técnico é muito importante para fabricação destes produtos, pois tem-se a garantia de qualidade do bloco, com uma grande economia de fabricação, levando-se em consideração um maior controle de produção.
id UNIJ_795437b7ef0f82e916a4c1964a40c92f
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3871
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEstudo de produção e desempenho de blocos de concreto2016-11-1120152016-11-11T10:27:58Z2016-11-11T10:27:58ZConforme a NBR 6136 (2014), blocos de concreto são peças confeccionadas com cimento Portland, água e agregados minerais, podendo ou não conter aditivos. Os blocos são produzidos com um concreto seco, ou seja, um concreto levemente umedecido de abatimento zero. A principal diferença entre o concreto seco e o plástico está na determinação da resistência da mistura, sendo que para o concreto plástico esta é proporcional a relação água/cimento, e para o concreto seco, a resistência depende do grau de compactação que os equipamentos proporcionam às peças. Para a fabricação dos blocos de concreto, muitas empresas utilizam uma dosagem empírica, ou seja, onde os traços, ou são passados de geração para geração, ou simplesmente são criados pelos proprietários, sem base técnica ou estudo. No entanto, conforme Fernandes (2013), a realização de um estudo de dosagem é de fundamental importância, sendo que com isso, podese obter maior resistência com um menor custo de produção. Ainda conforme este autor, os principais fatores que influenciam na qualidade dos blocos de concreto, são os materiais utilizados, os equipamentos e o sistema de cura adotado. Com base nisso, foi possível, com este trabalho, comparar em termos de resistência à compressão e absorção de água, os blocos produzidos a partir de traços empíricos e os blocos produzidos por meio de dosagens técnicas, onde verificou-se que a realização de um estudo técnico é muito importante para fabricação destes produtos, pois tem-se a garantia de qualidade do bloco, com uma grande economia de fabricação, levando-se em consideração um maior controle de produção.115 f.EngenhariasEngenharia CivilDosagemFabricaçãoQualidadehttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3871DMD_hdl_123456789/3871Müller, Luana Carolineporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20Luana%20M%c3%bcller.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3871/1/TCC%20Luana%20M%c3%bcller.pdfapplication/pdf6485414http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3871/1/TCC%20Luana%20M%c3%bcller.pdfa84b1f54d5068bfab337639da3e8528eMD5123456789_3871_12019-01-21T12:45:12Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de produção e desempenho de blocos de concreto
title Estudo de produção e desempenho de blocos de concreto
spellingShingle Estudo de produção e desempenho de blocos de concreto
Müller, Luana Caroline
Engenharias
Engenharia Civil
Dosagem
Fabricação
Qualidade
title_short Estudo de produção e desempenho de blocos de concreto
title_full Estudo de produção e desempenho de blocos de concreto
title_fullStr Estudo de produção e desempenho de blocos de concreto
title_full_unstemmed Estudo de produção e desempenho de blocos de concreto
title_sort Estudo de produção e desempenho de blocos de concreto
author Müller, Luana Caroline
author_facet Müller, Luana Caroline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller, Luana Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharias
Engenharia Civil
Dosagem
Fabricação
Qualidade
topic Engenharias
Engenharia Civil
Dosagem
Fabricação
Qualidade
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Conforme a NBR 6136 (2014), blocos de concreto são peças confeccionadas com cimento Portland, água e agregados minerais, podendo ou não conter aditivos. Os blocos são produzidos com um concreto seco, ou seja, um concreto levemente umedecido de abatimento zero. A principal diferença entre o concreto seco e o plástico está na determinação da resistência da mistura, sendo que para o concreto plástico esta é proporcional a relação água/cimento, e para o concreto seco, a resistência depende do grau de compactação que os equipamentos proporcionam às peças. Para a fabricação dos blocos de concreto, muitas empresas utilizam uma dosagem empírica, ou seja, onde os traços, ou são passados de geração para geração, ou simplesmente são criados pelos proprietários, sem base técnica ou estudo. No entanto, conforme Fernandes (2013), a realização de um estudo de dosagem é de fundamental importância, sendo que com isso, podese obter maior resistência com um menor custo de produção. Ainda conforme este autor, os principais fatores que influenciam na qualidade dos blocos de concreto, são os materiais utilizados, os equipamentos e o sistema de cura adotado. Com base nisso, foi possível, com este trabalho, comparar em termos de resistência à compressão e absorção de água, os blocos produzidos a partir de traços empíricos e os blocos produzidos por meio de dosagens técnicas, onde verificou-se que a realização de um estudo técnico é muito importante para fabricação destes produtos, pois tem-se a garantia de qualidade do bloco, com uma grande economia de fabricação, levando-se em consideração um maior controle de produção.
115 f.
description Conforme a NBR 6136 (2014), blocos de concreto são peças confeccionadas com cimento Portland, água e agregados minerais, podendo ou não conter aditivos. Os blocos são produzidos com um concreto seco, ou seja, um concreto levemente umedecido de abatimento zero. A principal diferença entre o concreto seco e o plástico está na determinação da resistência da mistura, sendo que para o concreto plástico esta é proporcional a relação água/cimento, e para o concreto seco, a resistência depende do grau de compactação que os equipamentos proporcionam às peças. Para a fabricação dos blocos de concreto, muitas empresas utilizam uma dosagem empírica, ou seja, onde os traços, ou são passados de geração para geração, ou simplesmente são criados pelos proprietários, sem base técnica ou estudo. No entanto, conforme Fernandes (2013), a realização de um estudo de dosagem é de fundamental importância, sendo que com isso, podese obter maior resistência com um menor custo de produção. Ainda conforme este autor, os principais fatores que influenciam na qualidade dos blocos de concreto, são os materiais utilizados, os equipamentos e o sistema de cura adotado. Com base nisso, foi possível, com este trabalho, comparar em termos de resistência à compressão e absorção de água, os blocos produzidos a partir de traços empíricos e os blocos produzidos por meio de dosagens técnicas, onde verificou-se que a realização de um estudo técnico é muito importante para fabricação destes produtos, pois tem-se a garantia de qualidade do bloco, com uma grande economia de fabricação, levando-se em consideração um maior controle de produção.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015
2016-11-11T10:27:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-11T10:27:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3871
DMD_hdl_123456789/3871
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3871
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415623905181696