O transporte de cargas no Brasil e sua importância para a economia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3003 |
Resumo: | O Brasil possui uma diversificada rede de sistemas de transporte, que contribui com o desenvolvimento econômico e com a integraçãodo país, os modais de transporte aéreo, aquaviário, ferroviário e rodoviário se complementam, permitindo o escoamento de produtos entre as regiões. Cada um desses modais apresentam vantagens e desvantagem, sendo possível escolher o mais rentável conforme as necessidades. O modal de transporte rodoviário tem grande destaque na matriz de transporte brasileira, com importante contribuição para o crescimento do país e desenvolvimento econômico. No entanto, possui alguns problemas que prejudicam o desenvolvimento, sendo necessários investimentos estratégicos, entre eles, para melhorar a condição das rodovias e reduzir os roubos de cargas. O Transporte é um dos principais fatores de produção na economia. O principal modal para escoamento da produção é o rodoviário, mas observa-se um crescimento na escolha de outros modais. Entretanto, assim como no caso do modal rodoviário, o setor como um todo é prejudicado pela falta de investimentos. O custo do transporte é parte fundamental na formação do preço dos bens, por isso a baixa qualidade da infraestrutura de transporte impacta diretamente na sociedade de forma geral. O país necessita de investimentos constantes no setor, a fim de se adequar a oferta de transporte e as demandas previstas. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO transporte de cargas no Brasil e sua importância para a economia2015-10-1620152015-10-16T19:48:34Z2015-10-16T19:48:34ZO Brasil possui uma diversificada rede de sistemas de transporte, que contribui com o desenvolvimento econômico e com a integraçãodo país, os modais de transporte aéreo, aquaviário, ferroviário e rodoviário se complementam, permitindo o escoamento de produtos entre as regiões. Cada um desses modais apresentam vantagens e desvantagem, sendo possível escolher o mais rentável conforme as necessidades. O modal de transporte rodoviário tem grande destaque na matriz de transporte brasileira, com importante contribuição para o crescimento do país e desenvolvimento econômico. No entanto, possui alguns problemas que prejudicam o desenvolvimento, sendo necessários investimentos estratégicos, entre eles, para melhorar a condição das rodovias e reduzir os roubos de cargas. O Transporte é um dos principais fatores de produção na economia. O principal modal para escoamento da produção é o rodoviário, mas observa-se um crescimento na escolha de outros modais. Entretanto, assim como no caso do modal rodoviário, o setor como um todo é prejudicado pela falta de investimentos. O custo do transporte é parte fundamental na formação do preço dos bens, por isso a baixa qualidade da infraestrutura de transporte impacta diretamente na sociedade de forma geral. O país necessita de investimentos constantes no setor, a fim de se adequar a oferta de transporte e as demandas previstas.71 f.Ciências Sociais AplicadasCiências EconômicasTransporteLogísticaInvestimentoInfraestruturahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3003DMD_hdl_123456789/3003Rocha, Cristine Furselporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMapa%20Multimodal%20-%20anexo%2005.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3003/6/Mapa%20Multimodal%20-%20anexo%2005.pdfapplication/pdf8540208http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3003/6/Mapa%20Multimodal%20-%20anexo%2005.pdf5d2801611b7605822aeac611140b2fd8MD5123456789_3003_6Mapa%20Rodoviario%20-%20anexo%2004.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3003/5/Mapa%20Rodoviario%20-%20anexo%2004.pdfapplication/pdf2114763http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3003/5/Mapa%20Rodoviario%20-%20anexo%2004.pdf21a4d827f1ddee21fbd0f6923a2b193bMD5123456789_3003_5Mapa%20Aquaviario%20-%20anexo%2003.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3003/4/Mapa%20Aquaviario%20-%20anexo%2003.pdfapplication/pdf3505786http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3003/4/Mapa%20Aquaviario%20-%20anexo%2003.pdfdbc230e233bcc232eb17eea2235de4a8MD5123456789_3003_4Mapa%20Ferroviario%20-%20anexo%2002.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3003/3/Mapa%20Ferroviario%20-%20anexo%2002.pdfapplication/pdf1425928http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3003/3/Mapa%20Ferroviario%20-%20anexo%2002.pdffcd4998e3832385e1d7a29d8604c1c9bMD5123456789_3003_3Mapa%20Aeroviario%20-%20anexo%2001.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3003/2/Mapa%20Aeroviario%20-%20anexo%2001.pdfapplication/pdf702314http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3003/2/Mapa%20Aeroviario%20-%20anexo%2001.pdf05828bcf0fd5f64f736f99926d2c22d3MD5123456789_3003_2O%20Transporte%20de%20Cargas%20no%20Brasil%20e%20sua%20Import%c3%a2ncia%20para%20a%20Economia.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3003/1/O%20Transporte%20de%20Cargas%20no%20Brasil%20e%20sua%20Import%c3%a2ncia%20para%20a%20Economia.pdfapplication/pdf864826http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3003/1/O%20Transporte%20de%20Cargas%20no%20Brasil%20e%20sua%20Import%c3%a2ncia%20para%20a%20Economia.pdf3ddd22fefd2d401cb8f231aa9549646dMD5123456789_3003_12019-01-21T12:44:44Zmail@mail.com - |
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