Educação popular e educação ambiental: suas convergências conceituais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2731 |
Resumo: | Este trabalho procura situar os espaços de trabalho da Educação Popular e da Educação Ambiental, destacando quais propostas educativas estão em pauta em suas respectivas agendas de lutas, bem como se dá as aproximações conceituais de ambos os campos do saber. A pesquisa assumiu o caráter de uma abordagem qualitativa através do trabalho bibliográfico, perpassando pelas nuances hermenêuticas para sua análise. Com isso, procura-se compreender a dimensão educativa de ambas as áreas do conhecimento e identificar quais contribuições a Educação Popular oferece para a Educação Ambiental para a construção de uma sociedade sustentável. Estas duas áreas educativas assumem a dimensão política ao desenvolvem práticas que visam resgatar a cidadania e desenvolver um trabalho no sentido de eliminar as desigualdades sociais. A discussão aponta para o fato de que os graves conflitos sociais são consequências diretas dos interesses políticos e econômicos do capitalismo. Portanto, para que a democracia exista para todos necessita-se construir uma sociedade com justiça social, que agregue através da educação de caráter popular, as lutas para um meio ambiente sustentável. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEducação popular e educação ambiental: suas convergências conceituais2015-04-3020142015-04-30T14:03:01Z2015-04-30T14:03:01ZEste trabalho procura situar os espaços de trabalho da Educação Popular e da Educação Ambiental, destacando quais propostas educativas estão em pauta em suas respectivas agendas de lutas, bem como se dá as aproximações conceituais de ambos os campos do saber. A pesquisa assumiu o caráter de uma abordagem qualitativa através do trabalho bibliográfico, perpassando pelas nuances hermenêuticas para sua análise. Com isso, procura-se compreender a dimensão educativa de ambas as áreas do conhecimento e identificar quais contribuições a Educação Popular oferece para a Educação Ambiental para a construção de uma sociedade sustentável. Estas duas áreas educativas assumem a dimensão política ao desenvolvem práticas que visam resgatar a cidadania e desenvolver um trabalho no sentido de eliminar as desigualdades sociais. A discussão aponta para o fato de que os graves conflitos sociais são consequências diretas dos interesses políticos e econômicos do capitalismo. Portanto, para que a democracia exista para todos necessita-se construir uma sociedade com justiça social, que agregue através da educação de caráter popular, as lutas para um meio ambiente sustentável.36 f.Ciências HumanasHistóriaEducação ambientalEducação popularEmancipaçãohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2731DMD_hdl_123456789/2731Dias, José Roberto de Limaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIA%20COMPLETA%20-%20pdf..pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2731/1/MONOGRAFIA%20COMPLETA%20-%20pdf..pdfapplication/pdf371329http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2731/1/MONOGRAFIA%20COMPLETA%20-%20pdf..pdf82c83edf51f72a1f71c19c8fee147dacMD5123456789_2731_12019-01-21T12:44:34Zmail@mail.com - |
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