Avaliação do ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Follmann, Maiara Eduarda
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4551
Resumo: Este trabalho teve como objetivo compreender as formas de avaliar em escolas Municipais e Estaduais, onde foi realizada uma entrevista com educadoras de 1º, 2º e 3º anos iniciais do Ensino Fundamental, com a finalidade de entender suas concepções sobre o ato de avaliar. Por meio de entrevistas, analisa-se a importância da avaliação no âmbito escolar, formas de avaliar, critérios a serem estabelecidos e como avaliam em sala de aula. Focando nos objetivos e finalidades da avaliação, abordo alguns instrumentos avaliativos de grande importância, aprofundando a necessidade de o professor ter consciência da importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem. Contudo, o maior desafio da avaliação é o investimento no processo, e para isso, é preciso ter um olhar diferenciado sobre os alunos, um registro das aulas, repensar a prática pedagógica em sala de aula, ver a avaliação como um integrante do processo de ensino e aprendizagem, foi o que se percebeu no estudo.
id UNIJ_96314be3bcb7459b7665ff74c735252b
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4551
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAvaliação do ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental2017-09-0620142017-09-06T17:17:17Z2017-09-06T17:17:17ZEste trabalho teve como objetivo compreender as formas de avaliar em escolas Municipais e Estaduais, onde foi realizada uma entrevista com educadoras de 1º, 2º e 3º anos iniciais do Ensino Fundamental, com a finalidade de entender suas concepções sobre o ato de avaliar. Por meio de entrevistas, analisa-se a importância da avaliação no âmbito escolar, formas de avaliar, critérios a serem estabelecidos e como avaliam em sala de aula. Focando nos objetivos e finalidades da avaliação, abordo alguns instrumentos avaliativos de grande importância, aprofundando a necessidade de o professor ter consciência da importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem. Contudo, o maior desafio da avaliação é o investimento no processo, e para isso, é preciso ter um olhar diferenciado sobre os alunos, um registro das aulas, repensar a prática pedagógica em sala de aula, ver a avaliação como um integrante do processo de ensino e aprendizagem, foi o que se percebeu no estudo.36 f.Ciências HumanasPedagogiaAvaliaçãoAnos iniciaisEnsino e aprendizagemInstrumentos avaliativoshttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4551DMD_hdl_123456789/4551Follmann, Maiara Eduardaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaiara%20Eduarda%20Follmann.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4551/1/Maiara%20Eduarda%20Follmann.pdfapplication/pdf141058http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4551/1/Maiara%20Eduarda%20Follmann.pdf3171f44cd564d8903b887f884ee100e8MD5123456789_4551_12019-01-21T12:45:30Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
title Avaliação do ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Avaliação do ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
Follmann, Maiara Eduarda
Ciências Humanas
Pedagogia
Avaliação
Anos iniciais
Ensino e aprendizagem
Instrumentos avaliativos
title_short Avaliação do ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Avaliação do ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Avaliação do ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Avaliação do ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Avaliação do ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
author Follmann, Maiara Eduarda
author_facet Follmann, Maiara Eduarda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Follmann, Maiara Eduarda
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Pedagogia
Avaliação
Anos iniciais
Ensino e aprendizagem
Instrumentos avaliativos
topic Ciências Humanas
Pedagogia
Avaliação
Anos iniciais
Ensino e aprendizagem
Instrumentos avaliativos
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este trabalho teve como objetivo compreender as formas de avaliar em escolas Municipais e Estaduais, onde foi realizada uma entrevista com educadoras de 1º, 2º e 3º anos iniciais do Ensino Fundamental, com a finalidade de entender suas concepções sobre o ato de avaliar. Por meio de entrevistas, analisa-se a importância da avaliação no âmbito escolar, formas de avaliar, critérios a serem estabelecidos e como avaliam em sala de aula. Focando nos objetivos e finalidades da avaliação, abordo alguns instrumentos avaliativos de grande importância, aprofundando a necessidade de o professor ter consciência da importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem. Contudo, o maior desafio da avaliação é o investimento no processo, e para isso, é preciso ter um olhar diferenciado sobre os alunos, um registro das aulas, repensar a prática pedagógica em sala de aula, ver a avaliação como um integrante do processo de ensino e aprendizagem, foi o que se percebeu no estudo.
36 f.
description Este trabalho teve como objetivo compreender as formas de avaliar em escolas Municipais e Estaduais, onde foi realizada uma entrevista com educadoras de 1º, 2º e 3º anos iniciais do Ensino Fundamental, com a finalidade de entender suas concepções sobre o ato de avaliar. Por meio de entrevistas, analisa-se a importância da avaliação no âmbito escolar, formas de avaliar, critérios a serem estabelecidos e como avaliam em sala de aula. Focando nos objetivos e finalidades da avaliação, abordo alguns instrumentos avaliativos de grande importância, aprofundando a necessidade de o professor ter consciência da importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem. Contudo, o maior desafio da avaliação é o investimento no processo, e para isso, é preciso ter um olhar diferenciado sobre os alunos, um registro das aulas, repensar a prática pedagógica em sala de aula, ver a avaliação como um integrante do processo de ensino e aprendizagem, foi o que se percebeu no estudo.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014
2017-09-06T17:17:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-06T17:17:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4551
DMD_hdl_123456789/4551
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4551
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416265175465984