Avaliação do ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4551 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo compreender as formas de avaliar em escolas Municipais e Estaduais, onde foi realizada uma entrevista com educadoras de 1º, 2º e 3º anos iniciais do Ensino Fundamental, com a finalidade de entender suas concepções sobre o ato de avaliar. Por meio de entrevistas, analisa-se a importância da avaliação no âmbito escolar, formas de avaliar, critérios a serem estabelecidos e como avaliam em sala de aula. Focando nos objetivos e finalidades da avaliação, abordo alguns instrumentos avaliativos de grande importância, aprofundando a necessidade de o professor ter consciência da importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem. Contudo, o maior desafio da avaliação é o investimento no processo, e para isso, é preciso ter um olhar diferenciado sobre os alunos, um registro das aulas, repensar a prática pedagógica em sala de aula, ver a avaliação como um integrante do processo de ensino e aprendizagem, foi o que se percebeu no estudo. |
id |
UNIJ_96314be3bcb7459b7665ff74c735252b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4551 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAvaliação do ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental2017-09-0620142017-09-06T17:17:17Z2017-09-06T17:17:17ZEste trabalho teve como objetivo compreender as formas de avaliar em escolas Municipais e Estaduais, onde foi realizada uma entrevista com educadoras de 1º, 2º e 3º anos iniciais do Ensino Fundamental, com a finalidade de entender suas concepções sobre o ato de avaliar. Por meio de entrevistas, analisa-se a importância da avaliação no âmbito escolar, formas de avaliar, critérios a serem estabelecidos e como avaliam em sala de aula. Focando nos objetivos e finalidades da avaliação, abordo alguns instrumentos avaliativos de grande importância, aprofundando a necessidade de o professor ter consciência da importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem. Contudo, o maior desafio da avaliação é o investimento no processo, e para isso, é preciso ter um olhar diferenciado sobre os alunos, um registro das aulas, repensar a prática pedagógica em sala de aula, ver a avaliação como um integrante do processo de ensino e aprendizagem, foi o que se percebeu no estudo.36 f.Ciências HumanasPedagogiaAvaliaçãoAnos iniciaisEnsino e aprendizagemInstrumentos avaliativoshttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4551DMD_hdl_123456789/4551Follmann, Maiara Eduardaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaiara%20Eduarda%20Follmann.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4551/1/Maiara%20Eduarda%20Follmann.pdfapplication/pdf141058http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4551/1/Maiara%20Eduarda%20Follmann.pdf3171f44cd564d8903b887f884ee100e8MD5123456789_4551_12019-01-21T12:45:30Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
Avaliação do ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Avaliação do ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental Follmann, Maiara Eduarda Ciências Humanas Pedagogia Avaliação Anos iniciais Ensino e aprendizagem Instrumentos avaliativos |
title_short |
Avaliação do ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Avaliação do ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Avaliação do ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Avaliação do ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Avaliação do ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Follmann, Maiara Eduarda |
author_facet |
Follmann, Maiara Eduarda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Follmann, Maiara Eduarda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Pedagogia Avaliação Anos iniciais Ensino e aprendizagem Instrumentos avaliativos |
topic |
Ciências Humanas Pedagogia Avaliação Anos iniciais Ensino e aprendizagem Instrumentos avaliativos |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Este trabalho teve como objetivo compreender as formas de avaliar em escolas Municipais e Estaduais, onde foi realizada uma entrevista com educadoras de 1º, 2º e 3º anos iniciais do Ensino Fundamental, com a finalidade de entender suas concepções sobre o ato de avaliar. Por meio de entrevistas, analisa-se a importância da avaliação no âmbito escolar, formas de avaliar, critérios a serem estabelecidos e como avaliam em sala de aula. Focando nos objetivos e finalidades da avaliação, abordo alguns instrumentos avaliativos de grande importância, aprofundando a necessidade de o professor ter consciência da importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem. Contudo, o maior desafio da avaliação é o investimento no processo, e para isso, é preciso ter um olhar diferenciado sobre os alunos, um registro das aulas, repensar a prática pedagógica em sala de aula, ver a avaliação como um integrante do processo de ensino e aprendizagem, foi o que se percebeu no estudo. 36 f. |
description |
Este trabalho teve como objetivo compreender as formas de avaliar em escolas Municipais e Estaduais, onde foi realizada uma entrevista com educadoras de 1º, 2º e 3º anos iniciais do Ensino Fundamental, com a finalidade de entender suas concepções sobre o ato de avaliar. Por meio de entrevistas, analisa-se a importância da avaliação no âmbito escolar, formas de avaliar, critérios a serem estabelecidos e como avaliam em sala de aula. Focando nos objetivos e finalidades da avaliação, abordo alguns instrumentos avaliativos de grande importância, aprofundando a necessidade de o professor ter consciência da importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem. Contudo, o maior desafio da avaliação é o investimento no processo, e para isso, é preciso ter um olhar diferenciado sobre os alunos, um registro das aulas, repensar a prática pedagógica em sala de aula, ver a avaliação como um integrante do processo de ensino e aprendizagem, foi o que se percebeu no estudo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014 2017-09-06T17:17:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-09-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-06T17:17:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4551 DMD_hdl_123456789/4551 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4551 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4551 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416265175465984 |