Elaboração de um planejamento estratégico para a empresa Tornearia HF de Humaitá/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horn, Helena Fritzen
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2861
Resumo: Um novo cenário está presente no ambiente das organizações. A inserção no ambiente globalizado vem confirmando um novo paradigma imposto pela nova ordem mundial. As organizações são desafiadas a se adaptar ao ambiente em que estão inseridas para se manterem no mercado competitivo. Diante deste contexto, as empresas estão buscando ferramentas e técnicas que as auxiliem no processo gerencial, e o planejamento estratégico caracteriza-se como uma destas ferramentas, objetivando o desenvolvimento e o crescimento das organizações no mercado. Segundo Maximiano (2000, p.203) “A necessidade de planejar estrategicamente é resultado de dois conjuntos de forças principais: o primeiro compreende as oportunidades e desafios criados pelos segmentos do ambiente, como concorrência, consumidores, tecnologia, fontes de matéria-prima, e outros elementos. O segundo compreende os problemas e as oportunidades que surgem nos sistemas internos da organização, como as competências de seus funcionários, a tecnologia de suas maquinas, equipamentos e processos, sua disponibilidade de capital e outros elementos.” O propósito central da pesquisa é elaborar um Planejamento Estratégico pela organização Tornearia HF da cidade de Humaitá-RS. Após, diagnosticar os elementos que devem compor o planejamento estratégico, analisar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças da organização estudada e propor a implementação de um modelo de planejamento estratégico para a Tornearia HF. A coleta de dados obteve-se a partir de pesquisa exploratória, pois foi realizada na Tornearia HF através de dados e informações existentes na empresa. E descritiva, por que descreveu o desenvolvimento de um planejamento estratégico, ou seja, como deve estar constituído o planejamento estratégico na empresa. Também a pesquisa classificase como sendo de campo, pois teve o levantamento de informações obtidas na organização. Pesquisa documental, pois foi realizada uma consulta em documentos existentes na empresa e em trabalhos anteriores. E de estudo de caso, porque foi investigado um fenômeno contemporâneo dentro de um contexto real, delimitado e pelo fato de que a pesquisa foi realizada exclusivamente na Tornearia HF. Os sujeitos da pesquisa foram o administrador da empresa, três fornecedores, três concorrentes e 30 clientes. Na coleta de dados obteve-se os dados necessários para responder o problema. O procedimento utilizado para o desenvolvimento deste estudo foi por meio de pesquisa bibliográfica, entrevistas e questionário. As entrevistas foram realizadas com o administrador da empresa, com os fornecedores e com os concorrentes com questões abertas. Já o questionário foi aplicado aos clientes com três questões fechadas. Para a análise dos dados fez-se necessário o uso de alguns procedimentos, como os de classificar, organizar e interpretar as informações coletadas. A pesquisa caracterizou-se como sendo do tipo qualitativa e quantitativa, no qual a coleta de dados foi através de pesquisa bibliográfica em livros didáticos, periódicos e sites que tratam sobre o assunto do documento sistematizador; de entrevistas e questionário. Os dados foram tratados de forma qualitativa e quantitativa e logo após descritiva. Os dados foram levantados pela acadêmica em busca de resultados que foram usados para elaboração de um Planejamento Estratégico da Tornearia HF. Com relação ao processo de planejamento atual da empresa, o administrador relatou que o planejamento é informal e quem decide é ele. Para Chiavenato (1999) a análise FOFA é uma ferramenta de planejamento estratégico que visa diagnosticar as forças e fraquezas internas, bem como as oportunidades e ameaças externas. Através da análise FOFA o administrador deve identificar e avaliar cuidadosamente as forças e fraquezas da organização bem como as oportunidades e ameaças do ambiente externo para formular uma estratégia que concilie aspectos internos e externos a fim de assegurar o sucesso organizacional. Baseando-se nisso, questionou-se se ele conhece as oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos da empresa e quais eram, e ainda se sabe quem são seus clientes, fornecedores e concorrentes. O administrador demonstrou ter grande conhecimento. Oliveira (1999, p. 27) define estratégia “como um caminho, ou maneira, ou ação estabelecida e adequada para alcançar os resultados da empresa, representados por seus objetivos, desafios e metas”. Ainda para Oliveira (1999, p.322) “a estratégia é definida como um plano amplo e desenvolvido para conduzir a organização ao alcance de seus objetivos a longo prazo”. Também questionou-se a ele sobre o que diferencia sua empresa dos seus concorrentes, se faz uso de estratégias para tanto e de que maneira ele faz e ainda se ele entende como importante elaborar um planejamento estratégico para sua empresa, quais seriam os benefícios que o mesmo traria para o crescimento da empresa no mercado. Ao final, ele ressaltou a falta de um planejamento estruturado e sobre riscos internos. Na sequencia apresentam-se os dados coletados com um questionário para trinta clientes da Tornearia HF e a relação com a teoria. Destes, vinte e três clientes são de Humaitá (77%), três clientes de Sede Nova (10%), três clientes de Crissiumal (10%) e um cliente de Três Passos (3%), ainda tinha a opção de outro município mas não teve nenhum cliente de outro município. Como a empresa já está a 11 anos no mercado fez-se o levantamento entre os participantes de quanto tempo já era cliente da empresa. Um cliente é menos de um ano (3%), um cliente é de um a três anos (3%) e vinte e oito são de três anos ou mais (94%). Analisou-se que a maior parte dos clientes (94%) são clientes fiéis e fixos da empresa, os outros 6% são considerados clientes novos.Também foi questionado como o cliente vê a prestação de serviços da Tornearia HF. Para isto, onze responderam que consideravam ele ser muito bom (37%), dezenove responderam bom (63%) e nenhum respondeu ruim. Como terceiro passo, consta os dados coletados com os três concorrentes da empresa e sua relação com teoria. A seguir, buscou-se conhecer um pouco dos concorrentes, se é empresa familiar, quantos funcionários possuem, há quanto tempo estão no mercado. Logo após procurou-se saber sobre a administração interna a respeito de: como acontece o processo de planejamento da organização e se tem clareza do ambiente de inserção da mesma. Também buscou-se saber se conheciam as oportunidades, ameaças, os pontos fortes e fracos e quais eram, o que diferencia sua empresa dos seus concorrentes, se faz uso de estratégias e de que maneira. E por fim, questionou-se se na opinião deles toda e qualquer empresa precisa de um planejamento. Lodi (1998, p. 6) afirma que “empresa familiar é aquela em que a consideração da sucessão da diretoria está ligada o fator hereditário e onde os valores institucionais da firma identificam-se com um sobrenome de família ou com a figura do fundador”. A fim de completar a idéia do autor, pode-se afirmar que uma empresa familiar é aquela em que um ou mais membros da família exercem controle administrativo sobre a empresa. O Objetivo Geral propôs elaborar um planejamento estratégico para a organização a fim de que o mesmo contribua para melhorar os resultados da empresa com o intuito de apresentar vantagens competitivas frente aos seus concorrentes. Para que fosse possível atingir este objetivo, o mesmo foi desmembrado em três objetivos específicos, sendo eles: a) Diagnosticar os elementos que devem compor o planejamento estratégico da Tornearia HF; b) Analisar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças da organização estudada; c) Propor a implementação de um modelo de planejamento estratégico para a Tornearia HF. No segundo capítulo, para responder aos objetivos específicos foram abordados os seguintes temas: empresa familiar, análise ambiental e planejamento estratégico. Os mesmos troxeram uma base teórica para o diagnóstico, a análise dos dados e a proposição do planejamento estratégico à empresa estudada. Esta pesquisa também apresentou a metodologia no terceiro capítulo. Quanto aos fins o estudo foi exploratória e descritiva. E quanto aos meios foi de caso, documental e de campo. Os dados coletados foram através da aplicação de entrevistas, sendo de natureza qualitativa e através de questionário, sendo de natureza quantitaviva. Na seqüência do trabalho, expôs-se o quarto capítulo, composto pela caracterização da organização, o diagnóstico da situação atual da empresa, a análise do ambiente em termos internos e externo. Também consta os resultados do questionário dos clientes, das entrevistas do administrador, dos concorrentes, dos fornecedores e a elaboração da proposta de planejamento estratégico. Como prioridade sugeriu-se o aumento no faturamento anual da empresa e em seguida, desenvolver o marketing empresarial para melhorar a organização interna na empresa e sua divulgação, além de alcançar a melhoria da satisfação dos clientes. As rápidas mudanças e a acirrada concorrência nos mercados implica em constante transformação. Porém, por se tratar de mudanças, cabe ao administrador decidir a adoção e implantação do planejamento estratégico, visto que o modelo desenvolvido trata-se de uma proposta sugerida à organização. Por fim, conclui-se que os objetivos deste estudo foram atingidos com êxito, pela estruturação da proposta do planejamento estratégico.
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Segundo Maximiano (2000, p.203) “A necessidade de planejar estrategicamente é resultado de dois conjuntos de forças principais: o primeiro compreende as oportunidades e desafios criados pelos segmentos do ambiente, como concorrência, consumidores, tecnologia, fontes de matéria-prima, e outros elementos. O segundo compreende os problemas e as oportunidades que surgem nos sistemas internos da organização, como as competências de seus funcionários, a tecnologia de suas maquinas, equipamentos e processos, sua disponibilidade de capital e outros elementos.” O propósito central da pesquisa é elaborar um Planejamento Estratégico pela organização Tornearia HF da cidade de Humaitá-RS. Após, diagnosticar os elementos que devem compor o planejamento estratégico, analisar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças da organização estudada e propor a implementação de um modelo de planejamento estratégico para a Tornearia HF. A coleta de dados obteve-se a partir de pesquisa exploratória, pois foi realizada na Tornearia HF através de dados e informações existentes na empresa. E descritiva, por que descreveu o desenvolvimento de um planejamento estratégico, ou seja, como deve estar constituído o planejamento estratégico na empresa. Também a pesquisa classificase como sendo de campo, pois teve o levantamento de informações obtidas na organização. Pesquisa documental, pois foi realizada uma consulta em documentos existentes na empresa e em trabalhos anteriores. E de estudo de caso, porque foi investigado um fenômeno contemporâneo dentro de um contexto real, delimitado e pelo fato de que a pesquisa foi realizada exclusivamente na Tornearia HF. Os sujeitos da pesquisa foram o administrador da empresa, três fornecedores, três concorrentes e 30 clientes. Na coleta de dados obteve-se os dados necessários para responder o problema. O procedimento utilizado para o desenvolvimento deste estudo foi por meio de pesquisa bibliográfica, entrevistas e questionário. As entrevistas foram realizadas com o administrador da empresa, com os fornecedores e com os concorrentes com questões abertas. Já o questionário foi aplicado aos clientes com três questões fechadas. Para a análise dos dados fez-se necessário o uso de alguns procedimentos, como os de classificar, organizar e interpretar as informações coletadas. A pesquisa caracterizou-se como sendo do tipo qualitativa e quantitativa, no qual a coleta de dados foi através de pesquisa bibliográfica em livros didáticos, periódicos e sites que tratam sobre o assunto do documento sistematizador; de entrevistas e questionário. Os dados foram tratados de forma qualitativa e quantitativa e logo após descritiva. Os dados foram levantados pela acadêmica em busca de resultados que foram usados para elaboração de um Planejamento Estratégico da Tornearia HF. Com relação ao processo de planejamento atual da empresa, o administrador relatou que o planejamento é informal e quem decide é ele. Para Chiavenato (1999) a análise FOFA é uma ferramenta de planejamento estratégico que visa diagnosticar as forças e fraquezas internas, bem como as oportunidades e ameaças externas. Através da análise FOFA o administrador deve identificar e avaliar cuidadosamente as forças e fraquezas da organização bem como as oportunidades e ameaças do ambiente externo para formular uma estratégia que concilie aspectos internos e externos a fim de assegurar o sucesso organizacional. Baseando-se nisso, questionou-se se ele conhece as oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos da empresa e quais eram, e ainda se sabe quem são seus clientes, fornecedores e concorrentes. O administrador demonstrou ter grande conhecimento. Oliveira (1999, p. 27) define estratégia “como um caminho, ou maneira, ou ação estabelecida e adequada para alcançar os resultados da empresa, representados por seus objetivos, desafios e metas”. Ainda para Oliveira (1999, p.322) “a estratégia é definida como um plano amplo e desenvolvido para conduzir a organização ao alcance de seus objetivos a longo prazo”. Também questionou-se a ele sobre o que diferencia sua empresa dos seus concorrentes, se faz uso de estratégias para tanto e de que maneira ele faz e ainda se ele entende como importante elaborar um planejamento estratégico para sua empresa, quais seriam os benefícios que o mesmo traria para o crescimento da empresa no mercado. Ao final, ele ressaltou a falta de um planejamento estruturado e sobre riscos internos. Na sequencia apresentam-se os dados coletados com um questionário para trinta clientes da Tornearia HF e a relação com a teoria. Destes, vinte e três clientes são de Humaitá (77%), três clientes de Sede Nova (10%), três clientes de Crissiumal (10%) e um cliente de Três Passos (3%), ainda tinha a opção de outro município mas não teve nenhum cliente de outro município. Como a empresa já está a 11 anos no mercado fez-se o levantamento entre os participantes de quanto tempo já era cliente da empresa. Um cliente é menos de um ano (3%), um cliente é de um a três anos (3%) e vinte e oito são de três anos ou mais (94%). Analisou-se que a maior parte dos clientes (94%) são clientes fiéis e fixos da empresa, os outros 6% são considerados clientes novos.Também foi questionado como o cliente vê a prestação de serviços da Tornearia HF. Para isto, onze responderam que consideravam ele ser muito bom (37%), dezenove responderam bom (63%) e nenhum respondeu ruim. Como terceiro passo, consta os dados coletados com os três concorrentes da empresa e sua relação com teoria. A seguir, buscou-se conhecer um pouco dos concorrentes, se é empresa familiar, quantos funcionários possuem, há quanto tempo estão no mercado. Logo após procurou-se saber sobre a administração interna a respeito de: como acontece o processo de planejamento da organização e se tem clareza do ambiente de inserção da mesma. Também buscou-se saber se conheciam as oportunidades, ameaças, os pontos fortes e fracos e quais eram, o que diferencia sua empresa dos seus concorrentes, se faz uso de estratégias e de que maneira. E por fim, questionou-se se na opinião deles toda e qualquer empresa precisa de um planejamento. Lodi (1998, p. 6) afirma que “empresa familiar é aquela em que a consideração da sucessão da diretoria está ligada o fator hereditário e onde os valores institucionais da firma identificam-se com um sobrenome de família ou com a figura do fundador”. A fim de completar a idéia do autor, pode-se afirmar que uma empresa familiar é aquela em que um ou mais membros da família exercem controle administrativo sobre a empresa. O Objetivo Geral propôs elaborar um planejamento estratégico para a organização a fim de que o mesmo contribua para melhorar os resultados da empresa com o intuito de apresentar vantagens competitivas frente aos seus concorrentes. Para que fosse possível atingir este objetivo, o mesmo foi desmembrado em três objetivos específicos, sendo eles: a) Diagnosticar os elementos que devem compor o planejamento estratégico da Tornearia HF; b) Analisar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças da organização estudada; c) Propor a implementação de um modelo de planejamento estratégico para a Tornearia HF. No segundo capítulo, para responder aos objetivos específicos foram abordados os seguintes temas: empresa familiar, análise ambiental e planejamento estratégico. Os mesmos troxeram uma base teórica para o diagnóstico, a análise dos dados e a proposição do planejamento estratégico à empresa estudada. Esta pesquisa também apresentou a metodologia no terceiro capítulo. Quanto aos fins o estudo foi exploratória e descritiva. E quanto aos meios foi de caso, documental e de campo. Os dados coletados foram através da aplicação de entrevistas, sendo de natureza qualitativa e através de questionário, sendo de natureza quantitaviva. Na seqüência do trabalho, expôs-se o quarto capítulo, composto pela caracterização da organização, o diagnóstico da situação atual da empresa, a análise do ambiente em termos internos e externo. Também consta os resultados do questionário dos clientes, das entrevistas do administrador, dos concorrentes, dos fornecedores e a elaboração da proposta de planejamento estratégico. Como prioridade sugeriu-se o aumento no faturamento anual da empresa e em seguida, desenvolver o marketing empresarial para melhorar a organização interna na empresa e sua divulgação, além de alcançar a melhoria da satisfação dos clientes. As rápidas mudanças e a acirrada concorrência nos mercados implica em constante transformação. Porém, por se tratar de mudanças, cabe ao administrador decidir a adoção e implantação do planejamento estratégico, visto que o modelo desenvolvido trata-se de uma proposta sugerida à organização. Por fim, conclui-se que os objetivos deste estudo foram atingidos com êxito, pela estruturação da proposta do planejamento estratégico.82 f.Ciências Sociais AplicadasAdministraçãoEmpresa familiarAnálise ambientalPlanejamento estratégicohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2861DMD_hdl_123456789/2861Horn, Helena Fritzenporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccesstrabalho%20tcc%20revisado%200907.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2861/1/trabalho%20tcc%20revisado%200907.pdfapplication/pdf775902http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2861/1/trabalho%20tcc%20revisado%200907.pdf692927905b9016a9aa13ab5b8c981629MD5123456789_2861_12019-01-21T12:44:40Zmail@mail.com -
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O segundo compreende os problemas e as oportunidades que surgem nos sistemas internos da organização, como as competências de seus funcionários, a tecnologia de suas maquinas, equipamentos e processos, sua disponibilidade de capital e outros elementos.” O propósito central da pesquisa é elaborar um Planejamento Estratégico pela organização Tornearia HF da cidade de Humaitá-RS. Após, diagnosticar os elementos que devem compor o planejamento estratégico, analisar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças da organização estudada e propor a implementação de um modelo de planejamento estratégico para a Tornearia HF. A coleta de dados obteve-se a partir de pesquisa exploratória, pois foi realizada na Tornearia HF através de dados e informações existentes na empresa. E descritiva, por que descreveu o desenvolvimento de um planejamento estratégico, ou seja, como deve estar constituído o planejamento estratégico na empresa. Também a pesquisa classificase como sendo de campo, pois teve o levantamento de informações obtidas na organização. Pesquisa documental, pois foi realizada uma consulta em documentos existentes na empresa e em trabalhos anteriores. E de estudo de caso, porque foi investigado um fenômeno contemporâneo dentro de um contexto real, delimitado e pelo fato de que a pesquisa foi realizada exclusivamente na Tornearia HF. Os sujeitos da pesquisa foram o administrador da empresa, três fornecedores, três concorrentes e 30 clientes. Na coleta de dados obteve-se os dados necessários para responder o problema. O procedimento utilizado para o desenvolvimento deste estudo foi por meio de pesquisa bibliográfica, entrevistas e questionário. As entrevistas foram realizadas com o administrador da empresa, com os fornecedores e com os concorrentes com questões abertas. Já o questionário foi aplicado aos clientes com três questões fechadas. Para a análise dos dados fez-se necessário o uso de alguns procedimentos, como os de classificar, organizar e interpretar as informações coletadas. A pesquisa caracterizou-se como sendo do tipo qualitativa e quantitativa, no qual a coleta de dados foi através de pesquisa bibliográfica em livros didáticos, periódicos e sites que tratam sobre o assunto do documento sistematizador; de entrevistas e questionário. Os dados foram tratados de forma qualitativa e quantitativa e logo após descritiva. Os dados foram levantados pela acadêmica em busca de resultados que foram usados para elaboração de um Planejamento Estratégico da Tornearia HF. Com relação ao processo de planejamento atual da empresa, o administrador relatou que o planejamento é informal e quem decide é ele. Para Chiavenato (1999) a análise FOFA é uma ferramenta de planejamento estratégico que visa diagnosticar as forças e fraquezas internas, bem como as oportunidades e ameaças externas. Através da análise FOFA o administrador deve identificar e avaliar cuidadosamente as forças e fraquezas da organização bem como as oportunidades e ameaças do ambiente externo para formular uma estratégia que concilie aspectos internos e externos a fim de assegurar o sucesso organizacional. Baseando-se nisso, questionou-se se ele conhece as oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos da empresa e quais eram, e ainda se sabe quem são seus clientes, fornecedores e concorrentes. O administrador demonstrou ter grande conhecimento. Oliveira (1999, p. 27) define estratégia “como um caminho, ou maneira, ou ação estabelecida e adequada para alcançar os resultados da empresa, representados por seus objetivos, desafios e metas”. Ainda para Oliveira (1999, p.322) “a estratégia é definida como um plano amplo e desenvolvido para conduzir a organização ao alcance de seus objetivos a longo prazo”. Também questionou-se a ele sobre o que diferencia sua empresa dos seus concorrentes, se faz uso de estratégias para tanto e de que maneira ele faz e ainda se ele entende como importante elaborar um planejamento estratégico para sua empresa, quais seriam os benefícios que o mesmo traria para o crescimento da empresa no mercado. Ao final, ele ressaltou a falta de um planejamento estruturado e sobre riscos internos. Na sequencia apresentam-se os dados coletados com um questionário para trinta clientes da Tornearia HF e a relação com a teoria. Destes, vinte e três clientes são de Humaitá (77%), três clientes de Sede Nova (10%), três clientes de Crissiumal (10%) e um cliente de Três Passos (3%), ainda tinha a opção de outro município mas não teve nenhum cliente de outro município. Como a empresa já está a 11 anos no mercado fez-se o levantamento entre os participantes de quanto tempo já era cliente da empresa. Um cliente é menos de um ano (3%), um cliente é de um a três anos (3%) e vinte e oito são de três anos ou mais (94%). Analisou-se que a maior parte dos clientes (94%) são clientes fiéis e fixos da empresa, os outros 6% são considerados clientes novos.Também foi questionado como o cliente vê a prestação de serviços da Tornearia HF. Para isto, onze responderam que consideravam ele ser muito bom (37%), dezenove responderam bom (63%) e nenhum respondeu ruim. Como terceiro passo, consta os dados coletados com os três concorrentes da empresa e sua relação com teoria. A seguir, buscou-se conhecer um pouco dos concorrentes, se é empresa familiar, quantos funcionários possuem, há quanto tempo estão no mercado. Logo após procurou-se saber sobre a administração interna a respeito de: como acontece o processo de planejamento da organização e se tem clareza do ambiente de inserção da mesma. Também buscou-se saber se conheciam as oportunidades, ameaças, os pontos fortes e fracos e quais eram, o que diferencia sua empresa dos seus concorrentes, se faz uso de estratégias e de que maneira. E por fim, questionou-se se na opinião deles toda e qualquer empresa precisa de um planejamento. Lodi (1998, p. 6) afirma que “empresa familiar é aquela em que a consideração da sucessão da diretoria está ligada o fator hereditário e onde os valores institucionais da firma identificam-se com um sobrenome de família ou com a figura do fundador”. A fim de completar a idéia do autor, pode-se afirmar que uma empresa familiar é aquela em que um ou mais membros da família exercem controle administrativo sobre a empresa. O Objetivo Geral propôs elaborar um planejamento estratégico para a organização a fim de que o mesmo contribua para melhorar os resultados da empresa com o intuito de apresentar vantagens competitivas frente aos seus concorrentes. Para que fosse possível atingir este objetivo, o mesmo foi desmembrado em três objetivos específicos, sendo eles: a) Diagnosticar os elementos que devem compor o planejamento estratégico da Tornearia HF; b) Analisar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças da organização estudada; c) Propor a implementação de um modelo de planejamento estratégico para a Tornearia HF. No segundo capítulo, para responder aos objetivos específicos foram abordados os seguintes temas: empresa familiar, análise ambiental e planejamento estratégico. Os mesmos troxeram uma base teórica para o diagnóstico, a análise dos dados e a proposição do planejamento estratégico à empresa estudada. Esta pesquisa também apresentou a metodologia no terceiro capítulo. Quanto aos fins o estudo foi exploratória e descritiva. E quanto aos meios foi de caso, documental e de campo. Os dados coletados foram através da aplicação de entrevistas, sendo de natureza qualitativa e através de questionário, sendo de natureza quantitaviva. Na seqüência do trabalho, expôs-se o quarto capítulo, composto pela caracterização da organização, o diagnóstico da situação atual da empresa, a análise do ambiente em termos internos e externo. Também consta os resultados do questionário dos clientes, das entrevistas do administrador, dos concorrentes, dos fornecedores e a elaboração da proposta de planejamento estratégico. Como prioridade sugeriu-se o aumento no faturamento anual da empresa e em seguida, desenvolver o marketing empresarial para melhorar a organização interna na empresa e sua divulgação, além de alcançar a melhoria da satisfação dos clientes. As rápidas mudanças e a acirrada concorrência nos mercados implica em constante transformação. Porém, por se tratar de mudanças, cabe ao administrador decidir a adoção e implantação do planejamento estratégico, visto que o modelo desenvolvido trata-se de uma proposta sugerida à organização. Por fim, conclui-se que os objetivos deste estudo foram atingidos com êxito, pela estruturação da proposta do planejamento estratégico.
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O segundo compreende os problemas e as oportunidades que surgem nos sistemas internos da organização, como as competências de seus funcionários, a tecnologia de suas maquinas, equipamentos e processos, sua disponibilidade de capital e outros elementos.” O propósito central da pesquisa é elaborar um Planejamento Estratégico pela organização Tornearia HF da cidade de Humaitá-RS. Após, diagnosticar os elementos que devem compor o planejamento estratégico, analisar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças da organização estudada e propor a implementação de um modelo de planejamento estratégico para a Tornearia HF. A coleta de dados obteve-se a partir de pesquisa exploratória, pois foi realizada na Tornearia HF através de dados e informações existentes na empresa. E descritiva, por que descreveu o desenvolvimento de um planejamento estratégico, ou seja, como deve estar constituído o planejamento estratégico na empresa. Também a pesquisa classificase como sendo de campo, pois teve o levantamento de informações obtidas na organização. Pesquisa documental, pois foi realizada uma consulta em documentos existentes na empresa e em trabalhos anteriores. E de estudo de caso, porque foi investigado um fenômeno contemporâneo dentro de um contexto real, delimitado e pelo fato de que a pesquisa foi realizada exclusivamente na Tornearia HF. Os sujeitos da pesquisa foram o administrador da empresa, três fornecedores, três concorrentes e 30 clientes. Na coleta de dados obteve-se os dados necessários para responder o problema. O procedimento utilizado para o desenvolvimento deste estudo foi por meio de pesquisa bibliográfica, entrevistas e questionário. As entrevistas foram realizadas com o administrador da empresa, com os fornecedores e com os concorrentes com questões abertas. Já o questionário foi aplicado aos clientes com três questões fechadas. Para a análise dos dados fez-se necessário o uso de alguns procedimentos, como os de classificar, organizar e interpretar as informações coletadas. A pesquisa caracterizou-se como sendo do tipo qualitativa e quantitativa, no qual a coleta de dados foi através de pesquisa bibliográfica em livros didáticos, periódicos e sites que tratam sobre o assunto do documento sistematizador; de entrevistas e questionário. Os dados foram tratados de forma qualitativa e quantitativa e logo após descritiva. Os dados foram levantados pela acadêmica em busca de resultados que foram usados para elaboração de um Planejamento Estratégico da Tornearia HF. Com relação ao processo de planejamento atual da empresa, o administrador relatou que o planejamento é informal e quem decide é ele. Para Chiavenato (1999) a análise FOFA é uma ferramenta de planejamento estratégico que visa diagnosticar as forças e fraquezas internas, bem como as oportunidades e ameaças externas. Através da análise FOFA o administrador deve identificar e avaliar cuidadosamente as forças e fraquezas da organização bem como as oportunidades e ameaças do ambiente externo para formular uma estratégia que concilie aspectos internos e externos a fim de assegurar o sucesso organizacional. Baseando-se nisso, questionou-se se ele conhece as oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos da empresa e quais eram, e ainda se sabe quem são seus clientes, fornecedores e concorrentes. O administrador demonstrou ter grande conhecimento. Oliveira (1999, p. 27) define estratégia “como um caminho, ou maneira, ou ação estabelecida e adequada para alcançar os resultados da empresa, representados por seus objetivos, desafios e metas”. Ainda para Oliveira (1999, p.322) “a estratégia é definida como um plano amplo e desenvolvido para conduzir a organização ao alcance de seus objetivos a longo prazo”. Também questionou-se a ele sobre o que diferencia sua empresa dos seus concorrentes, se faz uso de estratégias para tanto e de que maneira ele faz e ainda se ele entende como importante elaborar um planejamento estratégico para sua empresa, quais seriam os benefícios que o mesmo traria para o crescimento da empresa no mercado. Ao final, ele ressaltou a falta de um planejamento estruturado e sobre riscos internos. Na sequencia apresentam-se os dados coletados com um questionário para trinta clientes da Tornearia HF e a relação com a teoria. Destes, vinte e três clientes são de Humaitá (77%), três clientes de Sede Nova (10%), três clientes de Crissiumal (10%) e um cliente de Três Passos (3%), ainda tinha a opção de outro município mas não teve nenhum cliente de outro município. Como a empresa já está a 11 anos no mercado fez-se o levantamento entre os participantes de quanto tempo já era cliente da empresa. Um cliente é menos de um ano (3%), um cliente é de um a três anos (3%) e vinte e oito são de três anos ou mais (94%). Analisou-se que a maior parte dos clientes (94%) são clientes fiéis e fixos da empresa, os outros 6% são considerados clientes novos.Também foi questionado como o cliente vê a prestação de serviços da Tornearia HF. Para isto, onze responderam que consideravam ele ser muito bom (37%), dezenove responderam bom (63%) e nenhum respondeu ruim. Como terceiro passo, consta os dados coletados com os três concorrentes da empresa e sua relação com teoria. A seguir, buscou-se conhecer um pouco dos concorrentes, se é empresa familiar, quantos funcionários possuem, há quanto tempo estão no mercado. Logo após procurou-se saber sobre a administração interna a respeito de: como acontece o processo de planejamento da organização e se tem clareza do ambiente de inserção da mesma. Também buscou-se saber se conheciam as oportunidades, ameaças, os pontos fortes e fracos e quais eram, o que diferencia sua empresa dos seus concorrentes, se faz uso de estratégias e de que maneira. E por fim, questionou-se se na opinião deles toda e qualquer empresa precisa de um planejamento. Lodi (1998, p. 6) afirma que “empresa familiar é aquela em que a consideração da sucessão da diretoria está ligada o fator hereditário e onde os valores institucionais da firma identificam-se com um sobrenome de família ou com a figura do fundador”. A fim de completar a idéia do autor, pode-se afirmar que uma empresa familiar é aquela em que um ou mais membros da família exercem controle administrativo sobre a empresa. O Objetivo Geral propôs elaborar um planejamento estratégico para a organização a fim de que o mesmo contribua para melhorar os resultados da empresa com o intuito de apresentar vantagens competitivas frente aos seus concorrentes. Para que fosse possível atingir este objetivo, o mesmo foi desmembrado em três objetivos específicos, sendo eles: a) Diagnosticar os elementos que devem compor o planejamento estratégico da Tornearia HF; b) Analisar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças da organização estudada; c) Propor a implementação de um modelo de planejamento estratégico para a Tornearia HF. No segundo capítulo, para responder aos objetivos específicos foram abordados os seguintes temas: empresa familiar, análise ambiental e planejamento estratégico. Os mesmos troxeram uma base teórica para o diagnóstico, a análise dos dados e a proposição do planejamento estratégico à empresa estudada. Esta pesquisa também apresentou a metodologia no terceiro capítulo. Quanto aos fins o estudo foi exploratória e descritiva. E quanto aos meios foi de caso, documental e de campo. Os dados coletados foram através da aplicação de entrevistas, sendo de natureza qualitativa e através de questionário, sendo de natureza quantitaviva. Na seqüência do trabalho, expôs-se o quarto capítulo, composto pela caracterização da organização, o diagnóstico da situação atual da empresa, a análise do ambiente em termos internos e externo. Também consta os resultados do questionário dos clientes, das entrevistas do administrador, dos concorrentes, dos fornecedores e a elaboração da proposta de planejamento estratégico. Como prioridade sugeriu-se o aumento no faturamento anual da empresa e em seguida, desenvolver o marketing empresarial para melhorar a organização interna na empresa e sua divulgação, além de alcançar a melhoria da satisfação dos clientes. As rápidas mudanças e a acirrada concorrência nos mercados implica em constante transformação. Porém, por se tratar de mudanças, cabe ao administrador decidir a adoção e implantação do planejamento estratégico, visto que o modelo desenvolvido trata-se de uma proposta sugerida à organização. Por fim, conclui-se que os objetivos deste estudo foram atingidos com êxito, pela estruturação da proposta do planejamento estratégico.
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