A inserção de crianças na prática do judô: um olhar dos pais e responsáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Tairone Girardon de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6536
Resumo: A atual Educação Física de nossa sociedade apresenta inúmeras práticas corporais sistematizadas. O esporte é uma das principais, se não a mais explorada e vivenciada em diferentes meios. Várias modalidades esportivas são praticadas em desiguais locais e sobre distintas observações. Nesse trabalho dialogamos sobre os esportes de combate, em específico nos propomos investigar o olhar dos pais e responsáveis de crianças praticantes de Judô. Para isso, apresentamos uma classificação desse tipo de esporte seguindo sua lógica interna e características específicas dos esportes de combate. Prosseguimos com um dialogo sobre as dimensões do conteúdo, procedimental, conceitual e atitudinal e uma aproximação com os saberes biológicos, sociais e psicológicos. De ordem metodológica, trabalhamos com uma abordagem mista, articulando informações qualitativas e quantitativas. Seguido de um estudo de caso, que utilizamos como instrumento para coleta das informações um questionário online. Os dados apresentados pela pesquisa foram analisados através de um diálogo das informações, nesse caso em quatro situações. Apresentação e informações pertinentes aos sujeitos colaboradores do estudo, pois foram os mesmos que protagonizaram as respostas trabalhadas nessa pesquisa. Uma aproximação do desenvolvimento físico e biológico das crianças na perspectiva procedimental, na lógica do saber fazer. Também tratamos dos desdobramentos sobre informações relacionadas ao conhecimento conceitual do Judô. E uma síntese da competência atitudinal, a capacidade de socialização e interação das crianças vista pelos colaboradores do estudo. Desse modo, é percebível observar que a partir das colocações feitas pelos pais e responsáveis das crianças a prática do Judô consegue articular uma dimensão procedimental, conceitual e atitudinal em prol de um desenvolvimento profícuo do saber biológico, psicológico e social dos alunos.
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