Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores de matemática: análise de artigos apresentados no XII Encontro Nacional de Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Tainá Kronbauer
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4601
Resumo: ampliar entendimentos acerca da formação do professor de matemática considerando o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em aulas de matemática. O qual é norteado e delimitado pela questão: o que apresentam os artigos modalidades Comunicação Científica, apresentados no XII ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática- 2016, São Paulo- SP), no eixo Formação de Professores de Matemática e Tecnologia (Eixo 21), em se tratando das Tecnologias de Informação e Comunicação?Definindo-se para isso duas unidades de análise: a primeira com o foco Insegurança, medo, despreparo, falta de conhecimento e expectativas em relação ao uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas aulas de matemática: o que as pesquisas indicam?,e a segunda centraliza discussões relacionadas à Importância da formação dos professores de matemática para o uso das TIC. Contudo, este estudo possibilitou conhecer e identificar as dificuldades enfrentadas pelos professores para se adequar as tecnologias e perceber a importância dos programas de formação de professores voltados para o uso das tecnologias, destacando a formação continuada como fundamental, se sobressaindo à formação inicial, devido ao avanço das mesmas com o passar do tempo.
id UNIJ_89f5a266797e20af09c133d4dd2889fc
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4601
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisTecnologias de informação e comunicação na formação de professores de matemática: análise de artigos apresentados no XII Encontro Nacional de Educação Matemática2017-10-0320172017-10-03T19:51:39Z2017-10-03T19:51:39Zampliar entendimentos acerca da formação do professor de matemática considerando o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em aulas de matemática. O qual é norteado e delimitado pela questão: o que apresentam os artigos modalidades Comunicação Científica, apresentados no XII ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática- 2016, São Paulo- SP), no eixo Formação de Professores de Matemática e Tecnologia (Eixo 21), em se tratando das Tecnologias de Informação e Comunicação?Definindo-se para isso duas unidades de análise: a primeira com o foco Insegurança, medo, despreparo, falta de conhecimento e expectativas em relação ao uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas aulas de matemática: o que as pesquisas indicam?,e a segunda centraliza discussões relacionadas à Importância da formação dos professores de matemática para o uso das TIC. Contudo, este estudo possibilitou conhecer e identificar as dificuldades enfrentadas pelos professores para se adequar as tecnologias e perceber a importância dos programas de formação de professores voltados para o uso das tecnologias, destacando a formação continuada como fundamental, se sobressaindo à formação inicial, devido ao avanço das mesmas com o passar do tempo.14 f.Ciências Exatas e da TerraMatemáticaEducaçãoFormação do professorTecnologia da InformaçãoTecnologia da comunicaçãoEncontro Nacional de Educação Matemáticahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4601DMD_hdl_123456789/4601Mello, Tainá Kronbauerporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTain%c3%a1%20Kronbauer%20Mello.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4601/1/Tain%c3%a1%20Kronbauer%20Mello.pdfapplication/pdf634082http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4601/1/Tain%c3%a1%20Kronbauer%20Mello.pdf81039ad088ee84325d411e62b2219b57MD5123456789_4601_12019-01-21T12:45:33Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores de matemática: análise de artigos apresentados no XII Encontro Nacional de Educação Matemática
title Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores de matemática: análise de artigos apresentados no XII Encontro Nacional de Educação Matemática
spellingShingle Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores de matemática: análise de artigos apresentados no XII Encontro Nacional de Educação Matemática
Mello, Tainá Kronbauer
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
Educação
Formação do professor
Tecnologia da Informação
Tecnologia da comunicação
Encontro Nacional de Educação Matemática
title_short Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores de matemática: análise de artigos apresentados no XII Encontro Nacional de Educação Matemática
title_full Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores de matemática: análise de artigos apresentados no XII Encontro Nacional de Educação Matemática
title_fullStr Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores de matemática: análise de artigos apresentados no XII Encontro Nacional de Educação Matemática
title_full_unstemmed Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores de matemática: análise de artigos apresentados no XII Encontro Nacional de Educação Matemática
title_sort Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores de matemática: análise de artigos apresentados no XII Encontro Nacional de Educação Matemática
author Mello, Tainá Kronbauer
author_facet Mello, Tainá Kronbauer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Tainá Kronbauer
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Exatas e da Terra
Matemática
Educação
Formação do professor
Tecnologia da Informação
Tecnologia da comunicação
Encontro Nacional de Educação Matemática
topic Ciências Exatas e da Terra
Matemática
Educação
Formação do professor
Tecnologia da Informação
Tecnologia da comunicação
Encontro Nacional de Educação Matemática
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv ampliar entendimentos acerca da formação do professor de matemática considerando o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em aulas de matemática. O qual é norteado e delimitado pela questão: o que apresentam os artigos modalidades Comunicação Científica, apresentados no XII ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática- 2016, São Paulo- SP), no eixo Formação de Professores de Matemática e Tecnologia (Eixo 21), em se tratando das Tecnologias de Informação e Comunicação?Definindo-se para isso duas unidades de análise: a primeira com o foco Insegurança, medo, despreparo, falta de conhecimento e expectativas em relação ao uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas aulas de matemática: o que as pesquisas indicam?,e a segunda centraliza discussões relacionadas à Importância da formação dos professores de matemática para o uso das TIC. Contudo, este estudo possibilitou conhecer e identificar as dificuldades enfrentadas pelos professores para se adequar as tecnologias e perceber a importância dos programas de formação de professores voltados para o uso das tecnologias, destacando a formação continuada como fundamental, se sobressaindo à formação inicial, devido ao avanço das mesmas com o passar do tempo.
14 f.
description ampliar entendimentos acerca da formação do professor de matemática considerando o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em aulas de matemática. O qual é norteado e delimitado pela questão: o que apresentam os artigos modalidades Comunicação Científica, apresentados no XII ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática- 2016, São Paulo- SP), no eixo Formação de Professores de Matemática e Tecnologia (Eixo 21), em se tratando das Tecnologias de Informação e Comunicação?Definindo-se para isso duas unidades de análise: a primeira com o foco Insegurança, medo, despreparo, falta de conhecimento e expectativas em relação ao uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas aulas de matemática: o que as pesquisas indicam?,e a segunda centraliza discussões relacionadas à Importância da formação dos professores de matemática para o uso das TIC. Contudo, este estudo possibilitou conhecer e identificar as dificuldades enfrentadas pelos professores para se adequar as tecnologias e perceber a importância dos programas de formação de professores voltados para o uso das tecnologias, destacando a formação continuada como fundamental, se sobressaindo à formação inicial, devido ao avanço das mesmas com o passar do tempo.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-10-03
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2017-10-03T19:51:39Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-03T19:51:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4601
DMD_hdl_123456789/4601
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4601
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416265264594944