Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores de matemática: análise de artigos apresentados no XII Encontro Nacional de Educação Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4601 |
Resumo: | ampliar entendimentos acerca da formação do professor de matemática considerando o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em aulas de matemática. O qual é norteado e delimitado pela questão: o que apresentam os artigos modalidades Comunicação Científica, apresentados no XII ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática- 2016, São Paulo- SP), no eixo Formação de Professores de Matemática e Tecnologia (Eixo 21), em se tratando das Tecnologias de Informação e Comunicação?Definindo-se para isso duas unidades de análise: a primeira com o foco Insegurança, medo, despreparo, falta de conhecimento e expectativas em relação ao uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas aulas de matemática: o que as pesquisas indicam?,e a segunda centraliza discussões relacionadas à Importância da formação dos professores de matemática para o uso das TIC. Contudo, este estudo possibilitou conhecer e identificar as dificuldades enfrentadas pelos professores para se adequar as tecnologias e perceber a importância dos programas de formação de professores voltados para o uso das tecnologias, destacando a formação continuada como fundamental, se sobressaindo à formação inicial, devido ao avanço das mesmas com o passar do tempo. |
id |
UNIJ_89f5a266797e20af09c133d4dd2889fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4601 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisTecnologias de informação e comunicação na formação de professores de matemática: análise de artigos apresentados no XII Encontro Nacional de Educação Matemática2017-10-0320172017-10-03T19:51:39Z2017-10-03T19:51:39Zampliar entendimentos acerca da formação do professor de matemática considerando o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em aulas de matemática. O qual é norteado e delimitado pela questão: o que apresentam os artigos modalidades Comunicação Científica, apresentados no XII ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática- 2016, São Paulo- SP), no eixo Formação de Professores de Matemática e Tecnologia (Eixo 21), em se tratando das Tecnologias de Informação e Comunicação?Definindo-se para isso duas unidades de análise: a primeira com o foco Insegurança, medo, despreparo, falta de conhecimento e expectativas em relação ao uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas aulas de matemática: o que as pesquisas indicam?,e a segunda centraliza discussões relacionadas à Importância da formação dos professores de matemática para o uso das TIC. Contudo, este estudo possibilitou conhecer e identificar as dificuldades enfrentadas pelos professores para se adequar as tecnologias e perceber a importância dos programas de formação de professores voltados para o uso das tecnologias, destacando a formação continuada como fundamental, se sobressaindo à formação inicial, devido ao avanço das mesmas com o passar do tempo.14 f.Ciências Exatas e da TerraMatemáticaEducaçãoFormação do professorTecnologia da InformaçãoTecnologia da comunicaçãoEncontro Nacional de Educação Matemáticahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4601DMD_hdl_123456789/4601Mello, Tainá Kronbauerporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTain%c3%a1%20Kronbauer%20Mello.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4601/1/Tain%c3%a1%20Kronbauer%20Mello.pdfapplication/pdf634082http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4601/1/Tain%c3%a1%20Kronbauer%20Mello.pdf81039ad088ee84325d411e62b2219b57MD5123456789_4601_12019-01-21T12:45:33Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores de matemática: análise de artigos apresentados no XII Encontro Nacional de Educação Matemática |
title |
Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores de matemática: análise de artigos apresentados no XII Encontro Nacional de Educação Matemática |
spellingShingle |
Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores de matemática: análise de artigos apresentados no XII Encontro Nacional de Educação Matemática Mello, Tainá Kronbauer Ciências Exatas e da Terra Matemática Educação Formação do professor Tecnologia da Informação Tecnologia da comunicação Encontro Nacional de Educação Matemática |
title_short |
Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores de matemática: análise de artigos apresentados no XII Encontro Nacional de Educação Matemática |
title_full |
Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores de matemática: análise de artigos apresentados no XII Encontro Nacional de Educação Matemática |
title_fullStr |
Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores de matemática: análise de artigos apresentados no XII Encontro Nacional de Educação Matemática |
title_full_unstemmed |
Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores de matemática: análise de artigos apresentados no XII Encontro Nacional de Educação Matemática |
title_sort |
Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores de matemática: análise de artigos apresentados no XII Encontro Nacional de Educação Matemática |
author |
Mello, Tainá Kronbauer |
author_facet |
Mello, Tainá Kronbauer |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Tainá Kronbauer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Exatas e da Terra Matemática Educação Formação do professor Tecnologia da Informação Tecnologia da comunicação Encontro Nacional de Educação Matemática |
topic |
Ciências Exatas e da Terra Matemática Educação Formação do professor Tecnologia da Informação Tecnologia da comunicação Encontro Nacional de Educação Matemática |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
ampliar entendimentos acerca da formação do professor de matemática considerando o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em aulas de matemática. O qual é norteado e delimitado pela questão: o que apresentam os artigos modalidades Comunicação Científica, apresentados no XII ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática- 2016, São Paulo- SP), no eixo Formação de Professores de Matemática e Tecnologia (Eixo 21), em se tratando das Tecnologias de Informação e Comunicação?Definindo-se para isso duas unidades de análise: a primeira com o foco Insegurança, medo, despreparo, falta de conhecimento e expectativas em relação ao uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas aulas de matemática: o que as pesquisas indicam?,e a segunda centraliza discussões relacionadas à Importância da formação dos professores de matemática para o uso das TIC. Contudo, este estudo possibilitou conhecer e identificar as dificuldades enfrentadas pelos professores para se adequar as tecnologias e perceber a importância dos programas de formação de professores voltados para o uso das tecnologias, destacando a formação continuada como fundamental, se sobressaindo à formação inicial, devido ao avanço das mesmas com o passar do tempo. 14 f. |
description |
ampliar entendimentos acerca da formação do professor de matemática considerando o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em aulas de matemática. O qual é norteado e delimitado pela questão: o que apresentam os artigos modalidades Comunicação Científica, apresentados no XII ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática- 2016, São Paulo- SP), no eixo Formação de Professores de Matemática e Tecnologia (Eixo 21), em se tratando das Tecnologias de Informação e Comunicação?Definindo-se para isso duas unidades de análise: a primeira com o foco Insegurança, medo, despreparo, falta de conhecimento e expectativas em relação ao uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas aulas de matemática: o que as pesquisas indicam?,e a segunda centraliza discussões relacionadas à Importância da formação dos professores de matemática para o uso das TIC. Contudo, este estudo possibilitou conhecer e identificar as dificuldades enfrentadas pelos professores para se adequar as tecnologias e perceber a importância dos programas de formação de professores voltados para o uso das tecnologias, destacando a formação continuada como fundamental, se sobressaindo à formação inicial, devido ao avanço das mesmas com o passar do tempo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-10-03 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2017-10-03T19:51:39Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-03T19:51:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4601 DMD_hdl_123456789/4601 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4601 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416265264594944 |