Signwriting: avanços, limitações e desafios desta proposta na educação de surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4554 |
Resumo: | O presente trabalho procura pesquisar de forma qualitativa a escrita da língua de sinais através do sistema SignWriting buscando compreender quais são os avanços, limitações e desafios desta nova proposta. Procura-se pesquisar com o objetivo de sanar a seguinte dúvida: De que forma o SignWriting tem interferido no processo educacional dos surdos? Partindo do objetivo central que visa compreender a importância desse conhecimento para o aluno surdo e as limitações que este encontra no processo de aprendizagem desta nova escrita, me movimento em saber o que é o sistema SignWriting, onde surgiu e onde está sendo trabalhado hoje. Pesquisar sobre a importância do SignWriting na educação de surdos, para compreender de que maneira este sistema de escrita auxilia (ou não) na compreensão de conceitos no processo de ensino/aprendizagem. Assim, foi pesquisada uma escola especial que trabalha com o SignWriting e, uma surda que estudou em escola especial sem o auxílio do mesmo, para analisar ambas. Ao final conclui-se que de fato este sistema de escrita auxilia no processo de ensino/aprendizagem do aluno surdo. |
id |
UNIJ_8ebc56f6280fd81f4fe02ab43f4a1769 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4554 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSignwriting: avanços, limitações e desafios desta proposta na educação de surdos2017-09-0620142017-09-06T17:38:29Z2017-09-06T17:38:29ZO presente trabalho procura pesquisar de forma qualitativa a escrita da língua de sinais através do sistema SignWriting buscando compreender quais são os avanços, limitações e desafios desta nova proposta. Procura-se pesquisar com o objetivo de sanar a seguinte dúvida: De que forma o SignWriting tem interferido no processo educacional dos surdos? Partindo do objetivo central que visa compreender a importância desse conhecimento para o aluno surdo e as limitações que este encontra no processo de aprendizagem desta nova escrita, me movimento em saber o que é o sistema SignWriting, onde surgiu e onde está sendo trabalhado hoje. Pesquisar sobre a importância do SignWriting na educação de surdos, para compreender de que maneira este sistema de escrita auxilia (ou não) na compreensão de conceitos no processo de ensino/aprendizagem. Assim, foi pesquisada uma escola especial que trabalha com o SignWriting e, uma surda que estudou em escola especial sem o auxílio do mesmo, para analisar ambas. Ao final conclui-se que de fato este sistema de escrita auxilia no processo de ensino/aprendizagem do aluno surdo.41 f.Ciências HumanasPedagogiaEnsino/aprendizagemEscritaSignWritingSujeito surdohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4554DMD_hdl_123456789/4554Rosa, Gleica da Silveiraporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessGleica%20da%20Silveira%20Rosa.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4554/1/Gleica%20da%20Silveira%20Rosa.pdfapplication/pdf1157217http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4554/1/Gleica%20da%20Silveira%20Rosa.pdf028a1072636e78aa842573ff29052651MD5123456789_4554_12019-01-21T12:45:30Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Signwriting: avanços, limitações e desafios desta proposta na educação de surdos |
title |
Signwriting: avanços, limitações e desafios desta proposta na educação de surdos |
spellingShingle |
Signwriting: avanços, limitações e desafios desta proposta na educação de surdos Rosa, Gleica da Silveira Ciências Humanas Pedagogia Ensino/aprendizagem Escrita SignWriting Sujeito surdo |
title_short |
Signwriting: avanços, limitações e desafios desta proposta na educação de surdos |
title_full |
Signwriting: avanços, limitações e desafios desta proposta na educação de surdos |
title_fullStr |
Signwriting: avanços, limitações e desafios desta proposta na educação de surdos |
title_full_unstemmed |
Signwriting: avanços, limitações e desafios desta proposta na educação de surdos |
title_sort |
Signwriting: avanços, limitações e desafios desta proposta na educação de surdos |
author |
Rosa, Gleica da Silveira |
author_facet |
Rosa, Gleica da Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Gleica da Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Pedagogia Ensino/aprendizagem Escrita SignWriting Sujeito surdo |
topic |
Ciências Humanas Pedagogia Ensino/aprendizagem Escrita SignWriting Sujeito surdo |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho procura pesquisar de forma qualitativa a escrita da língua de sinais através do sistema SignWriting buscando compreender quais são os avanços, limitações e desafios desta nova proposta. Procura-se pesquisar com o objetivo de sanar a seguinte dúvida: De que forma o SignWriting tem interferido no processo educacional dos surdos? Partindo do objetivo central que visa compreender a importância desse conhecimento para o aluno surdo e as limitações que este encontra no processo de aprendizagem desta nova escrita, me movimento em saber o que é o sistema SignWriting, onde surgiu e onde está sendo trabalhado hoje. Pesquisar sobre a importância do SignWriting na educação de surdos, para compreender de que maneira este sistema de escrita auxilia (ou não) na compreensão de conceitos no processo de ensino/aprendizagem. Assim, foi pesquisada uma escola especial que trabalha com o SignWriting e, uma surda que estudou em escola especial sem o auxílio do mesmo, para analisar ambas. Ao final conclui-se que de fato este sistema de escrita auxilia no processo de ensino/aprendizagem do aluno surdo. 41 f. |
description |
O presente trabalho procura pesquisar de forma qualitativa a escrita da língua de sinais através do sistema SignWriting buscando compreender quais são os avanços, limitações e desafios desta nova proposta. Procura-se pesquisar com o objetivo de sanar a seguinte dúvida: De que forma o SignWriting tem interferido no processo educacional dos surdos? Partindo do objetivo central que visa compreender a importância desse conhecimento para o aluno surdo e as limitações que este encontra no processo de aprendizagem desta nova escrita, me movimento em saber o que é o sistema SignWriting, onde surgiu e onde está sendo trabalhado hoje. Pesquisar sobre a importância do SignWriting na educação de surdos, para compreender de que maneira este sistema de escrita auxilia (ou não) na compreensão de conceitos no processo de ensino/aprendizagem. Assim, foi pesquisada uma escola especial que trabalha com o SignWriting e, uma surda que estudou em escola especial sem o auxílio do mesmo, para analisar ambas. Ao final conclui-se que de fato este sistema de escrita auxilia no processo de ensino/aprendizagem do aluno surdo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014 2017-09-06T17:38:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-09-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-06T17:38:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4554 DMD_hdl_123456789/4554 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4554 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416265180708864 |