Educação física na educação infantil: dialogando com as possibilidades do educar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marciéli Brum
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4521
Resumo: O presente trabalho possui a intenção de evidenciar asserções acerca das especificidades do ensino e das possibilidades do educar, inseridas no contexto da Educação Infantil, partindo da premissa de que esta prática tende a contribuir para a construção do conhecimento. Neste sentido, o estudo visa trazer significado a mediação do professor de Educação Física no âmbito da Educação Infantil, tendo em vista importância das atividades que envolvem o desenvolvimento geral da criança. Assim, a coleta de dados aconteceu por meio de um questionário e uma entrevista semiestruturada, realizada com uma professora de Educação Infantil, no qual, utilizou-se a matriz de análise como instrumento de interpretação dos resultados. Levando em conta os desafios e as perspectivas como pauta, os saberes do professor de Educação Física, relacionados com os saberes do professor da Educação Infantil, potencializam a prática da Educação Física em conjunto com a Educação Infantil, sendo a Educação Infantil a base da formação do individuo, desenvolvendo de funções cognitivas e principalmente sociais.
id UNIJ_972ba9552bbab52ff6cb9b9ee5c39f91
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4521
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEducação física na educação infantil: dialogando com as possibilidades do educar2017-08-2820172017-08-29T00:54:01Z2017-08-29T00:54:01ZO presente trabalho possui a intenção de evidenciar asserções acerca das especificidades do ensino e das possibilidades do educar, inseridas no contexto da Educação Infantil, partindo da premissa de que esta prática tende a contribuir para a construção do conhecimento. Neste sentido, o estudo visa trazer significado a mediação do professor de Educação Física no âmbito da Educação Infantil, tendo em vista importância das atividades que envolvem o desenvolvimento geral da criança. Assim, a coleta de dados aconteceu por meio de um questionário e uma entrevista semiestruturada, realizada com uma professora de Educação Infantil, no qual, utilizou-se a matriz de análise como instrumento de interpretação dos resultados. Levando em conta os desafios e as perspectivas como pauta, os saberes do professor de Educação Física, relacionados com os saberes do professor da Educação Infantil, potencializam a prática da Educação Física em conjunto com a Educação Infantil, sendo a Educação Infantil a base da formação do individuo, desenvolvendo de funções cognitivas e principalmente sociais.56 f.Ciências da SaúdeEducação FísicaEducação FísicaEducação InfantilEducaçãohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4521DMD_hdl_123456789/4521Santos, Marciéli Brumporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarci%c3%a9li%20Brum%20Santos.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4521/1/Marci%c3%a9li%20Brum%20Santos.pdfapplication/pdf637110http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4521/1/Marci%c3%a9li%20Brum%20Santos.pdf36dffb18d1d71ceed6ccfa3bef1dd58dMD5123456789_4521_12019-01-21T12:45:30Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Educação física na educação infantil: dialogando com as possibilidades do educar
title Educação física na educação infantil: dialogando com as possibilidades do educar
spellingShingle Educação física na educação infantil: dialogando com as possibilidades do educar
Santos, Marciéli Brum
Ciências da Saúde
Educação Física
Educação Física
Educação Infantil
Educação
title_short Educação física na educação infantil: dialogando com as possibilidades do educar
title_full Educação física na educação infantil: dialogando com as possibilidades do educar
title_fullStr Educação física na educação infantil: dialogando com as possibilidades do educar
title_full_unstemmed Educação física na educação infantil: dialogando com as possibilidades do educar
title_sort Educação física na educação infantil: dialogando com as possibilidades do educar
author Santos, Marciéli Brum
author_facet Santos, Marciéli Brum
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marciéli Brum
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da Saúde
Educação Física
Educação Física
Educação Infantil
Educação
topic Ciências da Saúde
Educação Física
Educação Física
Educação Infantil
Educação
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente trabalho possui a intenção de evidenciar asserções acerca das especificidades do ensino e das possibilidades do educar, inseridas no contexto da Educação Infantil, partindo da premissa de que esta prática tende a contribuir para a construção do conhecimento. Neste sentido, o estudo visa trazer significado a mediação do professor de Educação Física no âmbito da Educação Infantil, tendo em vista importância das atividades que envolvem o desenvolvimento geral da criança. Assim, a coleta de dados aconteceu por meio de um questionário e uma entrevista semiestruturada, realizada com uma professora de Educação Infantil, no qual, utilizou-se a matriz de análise como instrumento de interpretação dos resultados. Levando em conta os desafios e as perspectivas como pauta, os saberes do professor de Educação Física, relacionados com os saberes do professor da Educação Infantil, potencializam a prática da Educação Física em conjunto com a Educação Infantil, sendo a Educação Infantil a base da formação do individuo, desenvolvendo de funções cognitivas e principalmente sociais.
56 f.
description O presente trabalho possui a intenção de evidenciar asserções acerca das especificidades do ensino e das possibilidades do educar, inseridas no contexto da Educação Infantil, partindo da premissa de que esta prática tende a contribuir para a construção do conhecimento. Neste sentido, o estudo visa trazer significado a mediação do professor de Educação Física no âmbito da Educação Infantil, tendo em vista importância das atividades que envolvem o desenvolvimento geral da criança. Assim, a coleta de dados aconteceu por meio de um questionário e uma entrevista semiestruturada, realizada com uma professora de Educação Infantil, no qual, utilizou-se a matriz de análise como instrumento de interpretação dos resultados. Levando em conta os desafios e as perspectivas como pauta, os saberes do professor de Educação Física, relacionados com os saberes do professor da Educação Infantil, potencializam a prática da Educação Física em conjunto com a Educação Infantil, sendo a Educação Infantil a base da formação do individuo, desenvolvendo de funções cognitivas e principalmente sociais.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-28
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2017-08-29T00:54:01Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-29T00:54:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4521
DMD_hdl_123456789/4521
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4521
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416173798359040