O serviço de educação continuada em um hospital como estratégia para desenvolvimento de competências profissionais: uma análise a partir das percepções da equipe de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Cledir Tania França
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2439
Resumo: A Educação Continuada propicia ao indivíduo a aquisição de conhecimentos para que atinja sua capacitação profissional e desenvolvimento pessoal, considerando a realidade institucional e social. Na área de enfermagem necessita de atenção contínua, no sentido de preparar as pessoas para enfrentarem as mudanças e os novos desafios, no intuito de conciliar as demandas de desenvolvimento pessoal e grupal com a organização e a sociedade. O estudo busca analisar o Serviço de Educação Continuada numa organização hospitalar como estratégica de desenvolvimento de competências a partir da percepção dos enfermeiros e técnicos em enfermagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, desenvolvida em um hospital filantrópico no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os sujeitos do estudo constituíram-se em 60 profissionais, sendo 30 enfermeiros e 30 técnicos em enfermagem, de diversas unidades assistenciais, tendo como critério de escolha o tempo de trabalho na instituição. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semi-estruturada, contendo duas partes: a primeira com perguntas objetivas para identificação e a segunda com perguntas abertas, onde o entrevistado teve a liberdade para falar e expressar suas percepções. Os dados foram analisados a partir da metodologia proposta por Minayo (2008): ordenação, classificação e análise final. O tratamento dos dados foi realizado a partir da análise temática, emergindo três categorias analíticas: “Práticas Desenvolvidas pelo Sistema de Educação Continuada na Ótica da Equipe de Enfermagem”; “Contribuições do Sistema de Educação Continuada no Desenvolvimento de Competências Profissionais na Enfermagem” e “Limitações do Sistema de Educação Continuada”. Dentre as práticas desenvolvidas destacam-se as capacitações, os treinamentos, cursos, jornadas, como contribuições ressaltá-se a atualização de conhecimentos, o aperfeiçoamento profissional e o desenvolvimento de competências específicas na área de enfermagem, enquanto que como limitadores das práticas pontuou-se os horários das capacitações, os conteúdos desenvolvidos e a existência de capacitações apenas teóricas. O estudo permitiu constatar a fundamental importância do Sistema de Educação Continuada em Enfermagem em uma organização hospitalar para o aperfeiçoamento técnico-científico e o desenvolvimento de competências profissionais.
id UNIJ_a0559004a669a3955ad2a3e0d698c754
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2439
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO serviço de educação continuada em um hospital como estratégia para desenvolvimento de competências profissionais: uma análise a partir das percepções da equipe de enfermagem2014-10-3020142014-10-30T12:46:42Z2014-10-30T12:46:42ZA Educação Continuada propicia ao indivíduo a aquisição de conhecimentos para que atinja sua capacitação profissional e desenvolvimento pessoal, considerando a realidade institucional e social. Na área de enfermagem necessita de atenção contínua, no sentido de preparar as pessoas para enfrentarem as mudanças e os novos desafios, no intuito de conciliar as demandas de desenvolvimento pessoal e grupal com a organização e a sociedade. O estudo busca analisar o Serviço de Educação Continuada numa organização hospitalar como estratégica de desenvolvimento de competências a partir da percepção dos enfermeiros e técnicos em enfermagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, desenvolvida em um hospital filantrópico no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os sujeitos do estudo constituíram-se em 60 profissionais, sendo 30 enfermeiros e 30 técnicos em enfermagem, de diversas unidades assistenciais, tendo como critério de escolha o tempo de trabalho na instituição. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semi-estruturada, contendo duas partes: a primeira com perguntas objetivas para identificação e a segunda com perguntas abertas, onde o entrevistado teve a liberdade para falar e expressar suas percepções. Os dados foram analisados a partir da metodologia proposta por Minayo (2008): ordenação, classificação e análise final. O tratamento dos dados foi realizado a partir da análise temática, emergindo três categorias analíticas: “Práticas Desenvolvidas pelo Sistema de Educação Continuada na Ótica da Equipe de Enfermagem”; “Contribuições do Sistema de Educação Continuada no Desenvolvimento de Competências Profissionais na Enfermagem” e “Limitações do Sistema de Educação Continuada”. Dentre as práticas desenvolvidas destacam-se as capacitações, os treinamentos, cursos, jornadas, como contribuições ressaltá-se a atualização de conhecimentos, o aperfeiçoamento profissional e o desenvolvimento de competências específicas na área de enfermagem, enquanto que como limitadores das práticas pontuou-se os horários das capacitações, os conteúdos desenvolvidos e a existência de capacitações apenas teóricas. O estudo permitiu constatar a fundamental importância do Sistema de Educação Continuada em Enfermagem em uma organização hospitalar para o aperfeiçoamento técnico-científico e o desenvolvimento de competências profissionais.63 f.Ciências Sociais AplicadasGestor de pessoasEducação continuadaEnfermagemPercepção de equipeCompetência profissionalhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2439DMD_hdl_123456789/2439Garcia, Cledir Tania Françaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20de%20Curso%20P%c3%b3s%20Gradua%c3%a7%c3%a3o%20em%20Gest%c3%a3o%20de%20Pessoas%20MBA%20EaD%20%20Cle.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2439/1/TCC%20de%20Curso%20P%c3%b3s%20Gradua%c3%a7%c3%a3o%20em%20Gest%c3%a3o%20de%20Pessoas%20MBA%20EaD%20%20Cle.pdfapplication/pdf2606711http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2439/1/TCC%20de%20Curso%20P%c3%b3s%20Gradua%c3%a7%c3%a3o%20em%20Gest%c3%a3o%20de%20Pessoas%20MBA%20EaD%20%20Cle.pdf34ee0009d53ba838d3aefc7c89cf59ceMD5123456789_2439_12019-01-21T12:44:20Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O serviço de educação continuada em um hospital como estratégia para desenvolvimento de competências profissionais: uma análise a partir das percepções da equipe de enfermagem
title O serviço de educação continuada em um hospital como estratégia para desenvolvimento de competências profissionais: uma análise a partir das percepções da equipe de enfermagem
spellingShingle O serviço de educação continuada em um hospital como estratégia para desenvolvimento de competências profissionais: uma análise a partir das percepções da equipe de enfermagem
Garcia, Cledir Tania França
Ciências Sociais Aplicadas
Gestor de pessoas
Educação continuada
Enfermagem
Percepção de equipe
Competência profissional
title_short O serviço de educação continuada em um hospital como estratégia para desenvolvimento de competências profissionais: uma análise a partir das percepções da equipe de enfermagem
title_full O serviço de educação continuada em um hospital como estratégia para desenvolvimento de competências profissionais: uma análise a partir das percepções da equipe de enfermagem
title_fullStr O serviço de educação continuada em um hospital como estratégia para desenvolvimento de competências profissionais: uma análise a partir das percepções da equipe de enfermagem
title_full_unstemmed O serviço de educação continuada em um hospital como estratégia para desenvolvimento de competências profissionais: uma análise a partir das percepções da equipe de enfermagem
title_sort O serviço de educação continuada em um hospital como estratégia para desenvolvimento de competências profissionais: uma análise a partir das percepções da equipe de enfermagem
author Garcia, Cledir Tania França
author_facet Garcia, Cledir Tania França
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Cledir Tania França
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
Gestor de pessoas
Educação continuada
Enfermagem
Percepção de equipe
Competência profissional
topic Ciências Sociais Aplicadas
Gestor de pessoas
Educação continuada
Enfermagem
Percepção de equipe
Competência profissional
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A Educação Continuada propicia ao indivíduo a aquisição de conhecimentos para que atinja sua capacitação profissional e desenvolvimento pessoal, considerando a realidade institucional e social. Na área de enfermagem necessita de atenção contínua, no sentido de preparar as pessoas para enfrentarem as mudanças e os novos desafios, no intuito de conciliar as demandas de desenvolvimento pessoal e grupal com a organização e a sociedade. O estudo busca analisar o Serviço de Educação Continuada numa organização hospitalar como estratégica de desenvolvimento de competências a partir da percepção dos enfermeiros e técnicos em enfermagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, desenvolvida em um hospital filantrópico no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os sujeitos do estudo constituíram-se em 60 profissionais, sendo 30 enfermeiros e 30 técnicos em enfermagem, de diversas unidades assistenciais, tendo como critério de escolha o tempo de trabalho na instituição. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semi-estruturada, contendo duas partes: a primeira com perguntas objetivas para identificação e a segunda com perguntas abertas, onde o entrevistado teve a liberdade para falar e expressar suas percepções. Os dados foram analisados a partir da metodologia proposta por Minayo (2008): ordenação, classificação e análise final. O tratamento dos dados foi realizado a partir da análise temática, emergindo três categorias analíticas: “Práticas Desenvolvidas pelo Sistema de Educação Continuada na Ótica da Equipe de Enfermagem”; “Contribuições do Sistema de Educação Continuada no Desenvolvimento de Competências Profissionais na Enfermagem” e “Limitações do Sistema de Educação Continuada”. Dentre as práticas desenvolvidas destacam-se as capacitações, os treinamentos, cursos, jornadas, como contribuições ressaltá-se a atualização de conhecimentos, o aperfeiçoamento profissional e o desenvolvimento de competências específicas na área de enfermagem, enquanto que como limitadores das práticas pontuou-se os horários das capacitações, os conteúdos desenvolvidos e a existência de capacitações apenas teóricas. O estudo permitiu constatar a fundamental importância do Sistema de Educação Continuada em Enfermagem em uma organização hospitalar para o aperfeiçoamento técnico-científico e o desenvolvimento de competências profissionais.
63 f.
description A Educação Continuada propicia ao indivíduo a aquisição de conhecimentos para que atinja sua capacitação profissional e desenvolvimento pessoal, considerando a realidade institucional e social. Na área de enfermagem necessita de atenção contínua, no sentido de preparar as pessoas para enfrentarem as mudanças e os novos desafios, no intuito de conciliar as demandas de desenvolvimento pessoal e grupal com a organização e a sociedade. O estudo busca analisar o Serviço de Educação Continuada numa organização hospitalar como estratégica de desenvolvimento de competências a partir da percepção dos enfermeiros e técnicos em enfermagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, desenvolvida em um hospital filantrópico no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os sujeitos do estudo constituíram-se em 60 profissionais, sendo 30 enfermeiros e 30 técnicos em enfermagem, de diversas unidades assistenciais, tendo como critério de escolha o tempo de trabalho na instituição. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semi-estruturada, contendo duas partes: a primeira com perguntas objetivas para identificação e a segunda com perguntas abertas, onde o entrevistado teve a liberdade para falar e expressar suas percepções. Os dados foram analisados a partir da metodologia proposta por Minayo (2008): ordenação, classificação e análise final. O tratamento dos dados foi realizado a partir da análise temática, emergindo três categorias analíticas: “Práticas Desenvolvidas pelo Sistema de Educação Continuada na Ótica da Equipe de Enfermagem”; “Contribuições do Sistema de Educação Continuada no Desenvolvimento de Competências Profissionais na Enfermagem” e “Limitações do Sistema de Educação Continuada”. Dentre as práticas desenvolvidas destacam-se as capacitações, os treinamentos, cursos, jornadas, como contribuições ressaltá-se a atualização de conhecimentos, o aperfeiçoamento profissional e o desenvolvimento de competências específicas na área de enfermagem, enquanto que como limitadores das práticas pontuou-se os horários das capacitações, os conteúdos desenvolvidos e a existência de capacitações apenas teóricas. O estudo permitiu constatar a fundamental importância do Sistema de Educação Continuada em Enfermagem em uma organização hospitalar para o aperfeiçoamento técnico-científico e o desenvolvimento de competências profissionais.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-10-30
dc.date.available.fl_str_mv 2014
2014-10-30T12:46:42Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-10-30T12:46:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2439
DMD_hdl_123456789/2439
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2439
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/2439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623414356396998656