A equipe gestora e a formação continuada dos profissionais da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Stephany de Souza
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cartaxo, Simone Regina Manosso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19860
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar a análise da trajetória e práticas de formação continuada da equipe gestora, no contexto da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação (RME) de Ponta Grossa/PR, no período entre 2000 e 2020, a fim de evidenciar mudanças e permanências. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental e entrevistas com 16 profissionais da Educação Infantil, atuantes em diferentes funções, períodos e regiões do município. A concepção de formação continuada apoia-se na sistematização coletiva do conhecimento (MARTINS, 1996) e na formação em contexto (OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2016). Os resultados indicam: variadas formas e tentativas das equipes gestoras realizarem a formação continuada com os professores, em diferentes períodos, desde o momento em que a Secretaria Municipal de Educação assumiu a Educação Infantil; mudanças referentes à forma de realizar a formação continuada, pautada na adequação da estrutura física, logística de organização e número crescente dos profissionais da RME, porém, sem alteração da concepção de formação continuada.
id UFMA-3_0c42397f4b3372a3dcc2a292df7dada3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19860
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling A equipe gestora e a formação continuada dos profissionais da educação infantilThe management team and continuous education of childhood education professionalsEl equipo gestor y la formación continua del los profesionales de la educación preescolar formação continuadagestor escolarprática pedagógicacontinuous educationschool managerpedagogical practiceeducación continuagestor escolarpráctica pedagógicaEste artigo tem como objetivo apresentar a análise da trajetória e práticas de formação continuada da equipe gestora, no contexto da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação (RME) de Ponta Grossa/PR, no período entre 2000 e 2020, a fim de evidenciar mudanças e permanências. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental e entrevistas com 16 profissionais da Educação Infantil, atuantes em diferentes funções, períodos e regiões do município. A concepção de formação continuada apoia-se na sistematização coletiva do conhecimento (MARTINS, 1996) e na formação em contexto (OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2016). Os resultados indicam: variadas formas e tentativas das equipes gestoras realizarem a formação continuada com os professores, em diferentes períodos, desde o momento em que a Secretaria Municipal de Educação assumiu a Educação Infantil; mudanças referentes à forma de realizar a formação continuada, pautada na adequação da estrutura física, logística de organização e número crescente dos profissionais da RME, porém, sem alteração da concepção de formação continuada.Ese artículo tiene como objetivo analizar la trayectoria y las prácticas de educación permanente del equipo gestor en el contexto de la Educación Preescolar de la Red Municipal de Educación - RME de Ponta Grossa/PR, en el período de 2000 hasta 2020, con el fin de resaltar las transformaciones y las continuidades. Se llevó la investigación a cabo a través del análisis de documentos y entrevistas a profesionales del sistema escolar. Se sostiene en el concepto de educación continua como sistematización colectiva de conocimientos (MARTINS, 1996) y en la educación basada en el contexto (OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2016). Los resultados indican: variadas formas e intentos de los equipos gestores de realizar la formación continua con el profesorado en diferentes períodos desde el momento en que la Secretaría Municipal de Educación-SME asumió la Educación Preescolar; los cambios en cuanto a la forma de conducir la educación continua se basaron en la adecuación de la estructura física, la logística organizacional y el creciente número de profesionales de la RME, sin embargo, no hubo cambio en el concepto de educación continua.This article aims to analyze the trajectory and practices of continuous education of the management team in the context of Early Childhood Education of the Municipal Education Network - RME of Ponta Grossa/PR, in the 2000-2020 period, to highlight the changes and continuities observed. The research was carried out through document analysis and interviews with 16 childhood education professionals from the school system. It is based on the concept of continuous education as a collective systematization of knowledge (MARTINS, 1996) and context-based education (OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2016).  The results indicate: varied ways and attempts by the management teams to develop continuous education with teachers in different periods since the moment that the Municipal Education Secretariat-SME took over the early childhood education. The changes regarding the way of carrying out continuous education were based on the adequacy of the physical structure, organizational logistics and the growing number of RME professionals, but the continuous education concept was not changed.Universidade Federal do Maranhão2023-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1986010.18764/2358-4319v16n1.2023.20Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 1, jan./abr. 2023; 493-5252358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19860/11746Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Stephany de SouzaCartaxo, Simone Regina Manosso2023-05-07T02:41:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19860Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2023-05-07T02:41:33Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A equipe gestora e a formação continuada dos profissionais da educação infantil
The management team and continuous education of childhood education professionals
El equipo gestor y la formación continua del los profesionales de la educación preescolar
title A equipe gestora e a formação continuada dos profissionais da educação infantil
spellingShingle A equipe gestora e a formação continuada dos profissionais da educação infantil
Pereira, Stephany de Souza
formação continuada
gestor escolar
prática pedagógica
continuous education
school manager
pedagogical practice
educación continua
gestor escolar
práctica pedagógica
title_short A equipe gestora e a formação continuada dos profissionais da educação infantil
title_full A equipe gestora e a formação continuada dos profissionais da educação infantil
title_fullStr A equipe gestora e a formação continuada dos profissionais da educação infantil
title_full_unstemmed A equipe gestora e a formação continuada dos profissionais da educação infantil
title_sort A equipe gestora e a formação continuada dos profissionais da educação infantil
author Pereira, Stephany de Souza
author_facet Pereira, Stephany de Souza
Cartaxo, Simone Regina Manosso
author_role author
author2 Cartaxo, Simone Regina Manosso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Stephany de Souza
Cartaxo, Simone Regina Manosso
dc.subject.por.fl_str_mv formação continuada
gestor escolar
prática pedagógica
continuous education
school manager
pedagogical practice
educación continua
gestor escolar
práctica pedagógica
topic formação continuada
gestor escolar
prática pedagógica
continuous education
school manager
pedagogical practice
educación continua
gestor escolar
práctica pedagógica
description Este artigo tem como objetivo apresentar a análise da trajetória e práticas de formação continuada da equipe gestora, no contexto da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação (RME) de Ponta Grossa/PR, no período entre 2000 e 2020, a fim de evidenciar mudanças e permanências. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental e entrevistas com 16 profissionais da Educação Infantil, atuantes em diferentes funções, períodos e regiões do município. A concepção de formação continuada apoia-se na sistematização coletiva do conhecimento (MARTINS, 1996) e na formação em contexto (OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2016). Os resultados indicam: variadas formas e tentativas das equipes gestoras realizarem a formação continuada com os professores, em diferentes períodos, desde o momento em que a Secretaria Municipal de Educação assumiu a Educação Infantil; mudanças referentes à forma de realizar a formação continuada, pautada na adequação da estrutura física, logística de organização e número crescente dos profissionais da RME, porém, sem alteração da concepção de formação continuada.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19860
10.18764/2358-4319v16n1.2023.20
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19860
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319v16n1.2023.20
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19860/11746
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 1, jan./abr. 2023; 493-525
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711322241236992