A contextualização no processo de ensino e de aprendizagem do conceito função quadrática: análise de materiais produzidos em ações de um estágio curricular supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Epple, Bruna Maiqueli
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4786
Resumo: O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada para o trabalho de conclusão de curso de Matemática – Licenciatura, o qual analisa aspectos relacionados a contextualização no processo de ensino e aprendizagem do conceito função quadrática. Nas discussões são consideradas ações que contemplam a organização do ensino do conceito função quadrática, com estudantes do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede pública do município de Panambi – RS, desenvolvidas a partir do Estágio Curricular Supervisionado: Matemática no Ensino Médio pela referida autora. A pesquisa parte da problemática: Quais aspectos relacionados a contextualização mostram-se relevantes e potenciais no estabelecimento de processos de ensino e aprendizagem do conceito função quadrática em aulas de matemática, com alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio? A análise dos dados apresentados configura-se como qualitativa, sob uma abordagem histórico-dialética, por meio de proposições apresentadas por Maioli (2012) e Spinelli (2011). O material empírico constitui-se das produções do estágio (planejamento, diário de campo, resolução de problemas, mapa conceitual). A partir da análise dos dados empíricos, entrelaçados com o referencial teórico apresentado, foram definidas duas unidades de análise, as quais estruturam o artigo: i) A contextualização como princípio pedagógico na organização do ensino de Matemática; ii) O ensino e a aprendizagem do conceito Função Quadrática a partir de situações que consideram a contextualização: alguns entendimentos. Os resultados indicam que considerar o princípio pedagógico da contextualização na organização do ensino é relevante, pois possibilita aos estudantes a atribuição de sentidos em diferentes contextos, contribuindo consequentemente para o estabelecimento de uma rede de significações.
id UNIJ_a0f18e2bbbe35113bc1273f55c011e57
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4786
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA contextualização no processo de ensino e de aprendizagem do conceito função quadrática: análise de materiais produzidos em ações de um estágio curricular supervisionado2018-02-2620172018-02-26T18:39:29Z2018-02-26T18:39:29ZO presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada para o trabalho de conclusão de curso de Matemática – Licenciatura, o qual analisa aspectos relacionados a contextualização no processo de ensino e aprendizagem do conceito função quadrática. Nas discussões são consideradas ações que contemplam a organização do ensino do conceito função quadrática, com estudantes do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede pública do município de Panambi – RS, desenvolvidas a partir do Estágio Curricular Supervisionado: Matemática no Ensino Médio pela referida autora. A pesquisa parte da problemática: Quais aspectos relacionados a contextualização mostram-se relevantes e potenciais no estabelecimento de processos de ensino e aprendizagem do conceito função quadrática em aulas de matemática, com alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio? A análise dos dados apresentados configura-se como qualitativa, sob uma abordagem histórico-dialética, por meio de proposições apresentadas por Maioli (2012) e Spinelli (2011). O material empírico constitui-se das produções do estágio (planejamento, diário de campo, resolução de problemas, mapa conceitual). A partir da análise dos dados empíricos, entrelaçados com o referencial teórico apresentado, foram definidas duas unidades de análise, as quais estruturam o artigo: i) A contextualização como princípio pedagógico na organização do ensino de Matemática; ii) O ensino e a aprendizagem do conceito Função Quadrática a partir de situações que consideram a contextualização: alguns entendimentos. Os resultados indicam que considerar o princípio pedagógico da contextualização na organização do ensino é relevante, pois possibilita aos estudantes a atribuição de sentidos em diferentes contextos, contribuindo consequentemente para o estabelecimento de uma rede de significações.18 f.Ciências exatas e da terraMatemáticaContextualizaçãoContextoPlanejamentoFunção Quadráticahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4786DMD_hdl_123456789/4786Epple, Bruna Maiqueliporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessBruna%20Maiqueli%20Epple.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4786/1/Bruna%20Maiqueli%20Epple.pdfapplication/pdf1083799http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4786/1/Bruna%20Maiqueli%20Epple.pdf6c8e9ba5b550e98dee3b76cc4e31a491MD5123456789_4786_12019-01-21T12:45:39Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A contextualização no processo de ensino e de aprendizagem do conceito função quadrática: análise de materiais produzidos em ações de um estágio curricular supervisionado
title A contextualização no processo de ensino e de aprendizagem do conceito função quadrática: análise de materiais produzidos em ações de um estágio curricular supervisionado
spellingShingle A contextualização no processo de ensino e de aprendizagem do conceito função quadrática: análise de materiais produzidos em ações de um estágio curricular supervisionado
Epple, Bruna Maiqueli
Ciências exatas e da terra
Matemática
Contextualização
Contexto
Planejamento
Função Quadrática
title_short A contextualização no processo de ensino e de aprendizagem do conceito função quadrática: análise de materiais produzidos em ações de um estágio curricular supervisionado
title_full A contextualização no processo de ensino e de aprendizagem do conceito função quadrática: análise de materiais produzidos em ações de um estágio curricular supervisionado
title_fullStr A contextualização no processo de ensino e de aprendizagem do conceito função quadrática: análise de materiais produzidos em ações de um estágio curricular supervisionado
title_full_unstemmed A contextualização no processo de ensino e de aprendizagem do conceito função quadrática: análise de materiais produzidos em ações de um estágio curricular supervisionado
title_sort A contextualização no processo de ensino e de aprendizagem do conceito função quadrática: análise de materiais produzidos em ações de um estágio curricular supervisionado
author Epple, Bruna Maiqueli
author_facet Epple, Bruna Maiqueli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Epple, Bruna Maiqueli
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências exatas e da terra
Matemática
Contextualização
Contexto
Planejamento
Função Quadrática
topic Ciências exatas e da terra
Matemática
Contextualização
Contexto
Planejamento
Função Quadrática
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada para o trabalho de conclusão de curso de Matemática – Licenciatura, o qual analisa aspectos relacionados a contextualização no processo de ensino e aprendizagem do conceito função quadrática. Nas discussões são consideradas ações que contemplam a organização do ensino do conceito função quadrática, com estudantes do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede pública do município de Panambi – RS, desenvolvidas a partir do Estágio Curricular Supervisionado: Matemática no Ensino Médio pela referida autora. A pesquisa parte da problemática: Quais aspectos relacionados a contextualização mostram-se relevantes e potenciais no estabelecimento de processos de ensino e aprendizagem do conceito função quadrática em aulas de matemática, com alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio? A análise dos dados apresentados configura-se como qualitativa, sob uma abordagem histórico-dialética, por meio de proposições apresentadas por Maioli (2012) e Spinelli (2011). O material empírico constitui-se das produções do estágio (planejamento, diário de campo, resolução de problemas, mapa conceitual). A partir da análise dos dados empíricos, entrelaçados com o referencial teórico apresentado, foram definidas duas unidades de análise, as quais estruturam o artigo: i) A contextualização como princípio pedagógico na organização do ensino de Matemática; ii) O ensino e a aprendizagem do conceito Função Quadrática a partir de situações que consideram a contextualização: alguns entendimentos. Os resultados indicam que considerar o princípio pedagógico da contextualização na organização do ensino é relevante, pois possibilita aos estudantes a atribuição de sentidos em diferentes contextos, contribuindo consequentemente para o estabelecimento de uma rede de significações.
18 f.
description O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada para o trabalho de conclusão de curso de Matemática – Licenciatura, o qual analisa aspectos relacionados a contextualização no processo de ensino e aprendizagem do conceito função quadrática. Nas discussões são consideradas ações que contemplam a organização do ensino do conceito função quadrática, com estudantes do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede pública do município de Panambi – RS, desenvolvidas a partir do Estágio Curricular Supervisionado: Matemática no Ensino Médio pela referida autora. A pesquisa parte da problemática: Quais aspectos relacionados a contextualização mostram-se relevantes e potenciais no estabelecimento de processos de ensino e aprendizagem do conceito função quadrática em aulas de matemática, com alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio? A análise dos dados apresentados configura-se como qualitativa, sob uma abordagem histórico-dialética, por meio de proposições apresentadas por Maioli (2012) e Spinelli (2011). O material empírico constitui-se das produções do estágio (planejamento, diário de campo, resolução de problemas, mapa conceitual). A partir da análise dos dados empíricos, entrelaçados com o referencial teórico apresentado, foram definidas duas unidades de análise, as quais estruturam o artigo: i) A contextualização como princípio pedagógico na organização do ensino de Matemática; ii) O ensino e a aprendizagem do conceito Função Quadrática a partir de situações que consideram a contextualização: alguns entendimentos. Os resultados indicam que considerar o princípio pedagógico da contextualização na organização do ensino é relevante, pois possibilita aos estudantes a atribuição de sentidos em diferentes contextos, contribuindo consequentemente para o estabelecimento de uma rede de significações.
publishDate 2017
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2018-02-26T18:39:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-26T18:39:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4786
DMD_hdl_123456789/4786
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4786
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416451101622272