A contextualização no processo de ensino e de aprendizagem do conceito função quadrática: análise de materiais produzidos em ações de um estágio curricular supervisionado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4786 |
Resumo: | O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada para o trabalho de conclusão de curso de Matemática – Licenciatura, o qual analisa aspectos relacionados a contextualização no processo de ensino e aprendizagem do conceito função quadrática. Nas discussões são consideradas ações que contemplam a organização do ensino do conceito função quadrática, com estudantes do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede pública do município de Panambi – RS, desenvolvidas a partir do Estágio Curricular Supervisionado: Matemática no Ensino Médio pela referida autora. A pesquisa parte da problemática: Quais aspectos relacionados a contextualização mostram-se relevantes e potenciais no estabelecimento de processos de ensino e aprendizagem do conceito função quadrática em aulas de matemática, com alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio? A análise dos dados apresentados configura-se como qualitativa, sob uma abordagem histórico-dialética, por meio de proposições apresentadas por Maioli (2012) e Spinelli (2011). O material empírico constitui-se das produções do estágio (planejamento, diário de campo, resolução de problemas, mapa conceitual). A partir da análise dos dados empíricos, entrelaçados com o referencial teórico apresentado, foram definidas duas unidades de análise, as quais estruturam o artigo: i) A contextualização como princípio pedagógico na organização do ensino de Matemática; ii) O ensino e a aprendizagem do conceito Função Quadrática a partir de situações que consideram a contextualização: alguns entendimentos. Os resultados indicam que considerar o princípio pedagógico da contextualização na organização do ensino é relevante, pois possibilita aos estudantes a atribuição de sentidos em diferentes contextos, contribuindo consequentemente para o estabelecimento de uma rede de significações. |
id |
UNIJ_a0f18e2bbbe35113bc1273f55c011e57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4786 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA contextualização no processo de ensino e de aprendizagem do conceito função quadrática: análise de materiais produzidos em ações de um estágio curricular supervisionado2018-02-2620172018-02-26T18:39:29Z2018-02-26T18:39:29ZO presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada para o trabalho de conclusão de curso de Matemática – Licenciatura, o qual analisa aspectos relacionados a contextualização no processo de ensino e aprendizagem do conceito função quadrática. Nas discussões são consideradas ações que contemplam a organização do ensino do conceito função quadrática, com estudantes do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede pública do município de Panambi – RS, desenvolvidas a partir do Estágio Curricular Supervisionado: Matemática no Ensino Médio pela referida autora. A pesquisa parte da problemática: Quais aspectos relacionados a contextualização mostram-se relevantes e potenciais no estabelecimento de processos de ensino e aprendizagem do conceito função quadrática em aulas de matemática, com alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio? A análise dos dados apresentados configura-se como qualitativa, sob uma abordagem histórico-dialética, por meio de proposições apresentadas por Maioli (2012) e Spinelli (2011). O material empírico constitui-se das produções do estágio (planejamento, diário de campo, resolução de problemas, mapa conceitual). A partir da análise dos dados empíricos, entrelaçados com o referencial teórico apresentado, foram definidas duas unidades de análise, as quais estruturam o artigo: i) A contextualização como princípio pedagógico na organização do ensino de Matemática; ii) O ensino e a aprendizagem do conceito Função Quadrática a partir de situações que consideram a contextualização: alguns entendimentos. Os resultados indicam que considerar o princípio pedagógico da contextualização na organização do ensino é relevante, pois possibilita aos estudantes a atribuição de sentidos em diferentes contextos, contribuindo consequentemente para o estabelecimento de uma rede de significações.18 f.Ciências exatas e da terraMatemáticaContextualizaçãoContextoPlanejamentoFunção Quadráticahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4786DMD_hdl_123456789/4786Epple, Bruna Maiqueliporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessBruna%20Maiqueli%20Epple.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4786/1/Bruna%20Maiqueli%20Epple.pdfapplication/pdf1083799http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4786/1/Bruna%20Maiqueli%20Epple.pdf6c8e9ba5b550e98dee3b76cc4e31a491MD5123456789_4786_12019-01-21T12:45:39Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contextualização no processo de ensino e de aprendizagem do conceito função quadrática: análise de materiais produzidos em ações de um estágio curricular supervisionado |
title |
A contextualização no processo de ensino e de aprendizagem do conceito função quadrática: análise de materiais produzidos em ações de um estágio curricular supervisionado |
spellingShingle |
A contextualização no processo de ensino e de aprendizagem do conceito função quadrática: análise de materiais produzidos em ações de um estágio curricular supervisionado Epple, Bruna Maiqueli Ciências exatas e da terra Matemática Contextualização Contexto Planejamento Função Quadrática |
title_short |
A contextualização no processo de ensino e de aprendizagem do conceito função quadrática: análise de materiais produzidos em ações de um estágio curricular supervisionado |
title_full |
A contextualização no processo de ensino e de aprendizagem do conceito função quadrática: análise de materiais produzidos em ações de um estágio curricular supervisionado |
title_fullStr |
A contextualização no processo de ensino e de aprendizagem do conceito função quadrática: análise de materiais produzidos em ações de um estágio curricular supervisionado |
title_full_unstemmed |
A contextualização no processo de ensino e de aprendizagem do conceito função quadrática: análise de materiais produzidos em ações de um estágio curricular supervisionado |
title_sort |
A contextualização no processo de ensino e de aprendizagem do conceito função quadrática: análise de materiais produzidos em ações de um estágio curricular supervisionado |
author |
Epple, Bruna Maiqueli |
author_facet |
Epple, Bruna Maiqueli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Epple, Bruna Maiqueli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências exatas e da terra Matemática Contextualização Contexto Planejamento Função Quadrática |
topic |
Ciências exatas e da terra Matemática Contextualização Contexto Planejamento Função Quadrática |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada para o trabalho de conclusão de curso de Matemática – Licenciatura, o qual analisa aspectos relacionados a contextualização no processo de ensino e aprendizagem do conceito função quadrática. Nas discussões são consideradas ações que contemplam a organização do ensino do conceito função quadrática, com estudantes do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede pública do município de Panambi – RS, desenvolvidas a partir do Estágio Curricular Supervisionado: Matemática no Ensino Médio pela referida autora. A pesquisa parte da problemática: Quais aspectos relacionados a contextualização mostram-se relevantes e potenciais no estabelecimento de processos de ensino e aprendizagem do conceito função quadrática em aulas de matemática, com alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio? A análise dos dados apresentados configura-se como qualitativa, sob uma abordagem histórico-dialética, por meio de proposições apresentadas por Maioli (2012) e Spinelli (2011). O material empírico constitui-se das produções do estágio (planejamento, diário de campo, resolução de problemas, mapa conceitual). A partir da análise dos dados empíricos, entrelaçados com o referencial teórico apresentado, foram definidas duas unidades de análise, as quais estruturam o artigo: i) A contextualização como princípio pedagógico na organização do ensino de Matemática; ii) O ensino e a aprendizagem do conceito Função Quadrática a partir de situações que consideram a contextualização: alguns entendimentos. Os resultados indicam que considerar o princípio pedagógico da contextualização na organização do ensino é relevante, pois possibilita aos estudantes a atribuição de sentidos em diferentes contextos, contribuindo consequentemente para o estabelecimento de uma rede de significações. 18 f. |
description |
O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada para o trabalho de conclusão de curso de Matemática – Licenciatura, o qual analisa aspectos relacionados a contextualização no processo de ensino e aprendizagem do conceito função quadrática. Nas discussões são consideradas ações que contemplam a organização do ensino do conceito função quadrática, com estudantes do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede pública do município de Panambi – RS, desenvolvidas a partir do Estágio Curricular Supervisionado: Matemática no Ensino Médio pela referida autora. A pesquisa parte da problemática: Quais aspectos relacionados a contextualização mostram-se relevantes e potenciais no estabelecimento de processos de ensino e aprendizagem do conceito função quadrática em aulas de matemática, com alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio? A análise dos dados apresentados configura-se como qualitativa, sob uma abordagem histórico-dialética, por meio de proposições apresentadas por Maioli (2012) e Spinelli (2011). O material empírico constitui-se das produções do estágio (planejamento, diário de campo, resolução de problemas, mapa conceitual). A partir da análise dos dados empíricos, entrelaçados com o referencial teórico apresentado, foram definidas duas unidades de análise, as quais estruturam o artigo: i) A contextualização como princípio pedagógico na organização do ensino de Matemática; ii) O ensino e a aprendizagem do conceito Função Quadrática a partir de situações que consideram a contextualização: alguns entendimentos. Os resultados indicam que considerar o princípio pedagógico da contextualização na organização do ensino é relevante, pois possibilita aos estudantes a atribuição de sentidos em diferentes contextos, contribuindo consequentemente para o estabelecimento de uma rede de significações. |
publishDate |
2017 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2018-02-26T18:39:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-02-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-02-26T18:39:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4786 DMD_hdl_123456789/4786 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4786 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416451101622272 |