Uso de areia de fundição em misturas com argila laterítica para estrutura de pavimentos econômicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5118 |
Resumo: | O atual cenário rodoviário em âmbito nacional, juntamente com a realidade financeira do país faz emergir a busca por materiais alternativos a serem incorporados na construção rodoviária, visando diminuição de custos enquanto possibilita geração de maior volume de estradas pavimentadas. Sendo assim, busca-se descobrir se a utilização de areia de descarte de fundição (ADF) como agregado miúdo com solo regional laterítico em misturas conhecidas como ALA melhora o desempenho do solo em pavimentos, qual teor ideal para sua utilização e sua viabilidade técnica. O método utilizado avaliará o desempenho de misturas com teores em peso de 20, 30 e 40% de ADF, identificadas respectivamente como ALAF20, ALAF30 e ALAF40. As mesmas serão classificadas conforme métodos tradicionalmente utilizados e conforme classificação MCT, a análise de desempenho será realizada de acordo com os ensaios da metodologia MCT e parâmetros propostos por Villibor e Nogami, e também será realizado ensaio para determinação do módulo de resiliência da mistura com melhor desempenho. Os resultados mostram grande semelhança com os obtidos anteriormente em misturas ALA já estudadas pelo grupo de pesquisa, indicando que o aumento do teor de miúdos melhora o desempenho do material e apontam que a mistura de 40% apresenta melhor desempenho dentre as misturas. Confirma-se a grande diferença da classificação das amostras entre metodologias tradicionais e MCT. |
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O atual cenário rodoviário em âmbito nacional, juntamente com a realidade financeira do país faz emergir a busca por materiais alternativos a serem incorporados na construção rodoviária, visando diminuição de custos enquanto possibilita geração de maior volume de estradas pavimentadas. Sendo assim, busca-se descobrir se a utilização de areia de descarte de fundição (ADF) como agregado miúdo com solo regional laterítico em misturas conhecidas como ALA melhora o desempenho do solo em pavimentos, qual teor ideal para sua utilização e sua viabilidade técnica. O método utilizado avaliará o desempenho de misturas com teores em peso de 20, 30 e 40% de ADF, identificadas respectivamente como ALAF20, ALAF30 e ALAF40. As mesmas serão classificadas conforme métodos tradicionalmente utilizados e conforme classificação MCT, a análise de desempenho será realizada de acordo com os ensaios da metodologia MCT e parâmetros propostos por Villibor e Nogami, e também será realizado ensaio para determinação do módulo de resiliência da mistura com melhor desempenho. Os resultados mostram grande semelhança com os obtidos anteriormente em misturas ALA já estudadas pelo grupo de pesquisa, indicando que o aumento do teor de miúdos melhora o desempenho do material e apontam que a mistura de 40% apresenta melhor desempenho dentre as misturas. Confirma-se a grande diferença da classificação das amostras entre metodologias tradicionais e MCT. 95 f. |
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O atual cenário rodoviário em âmbito nacional, juntamente com a realidade financeira do país faz emergir a busca por materiais alternativos a serem incorporados na construção rodoviária, visando diminuição de custos enquanto possibilita geração de maior volume de estradas pavimentadas. Sendo assim, busca-se descobrir se a utilização de areia de descarte de fundição (ADF) como agregado miúdo com solo regional laterítico em misturas conhecidas como ALA melhora o desempenho do solo em pavimentos, qual teor ideal para sua utilização e sua viabilidade técnica. O método utilizado avaliará o desempenho de misturas com teores em peso de 20, 30 e 40% de ADF, identificadas respectivamente como ALAF20, ALAF30 e ALAF40. As mesmas serão classificadas conforme métodos tradicionalmente utilizados e conforme classificação MCT, a análise de desempenho será realizada de acordo com os ensaios da metodologia MCT e parâmetros propostos por Villibor e Nogami, e também será realizado ensaio para determinação do módulo de resiliência da mistura com melhor desempenho. Os resultados mostram grande semelhança com os obtidos anteriormente em misturas ALA já estudadas pelo grupo de pesquisa, indicando que o aumento do teor de miúdos melhora o desempenho do material e apontam que a mistura de 40% apresenta melhor desempenho dentre as misturas. Confirma-se a grande diferença da classificação das amostras entre metodologias tradicionais e MCT. |
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