A mediação judicial como uma política pública: a experiência no CEJUSC DA Comarca de Ijuí/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spanemberg, Martina Mariano
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5285
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo abordar a inserção da mediação no âmbito do Poder Judiciário como uma política pública de tratamento adequado dos conflitos de interesses. Num primeiro momento, examina a crise do Poder Judiciário, a partir de números disponibilizados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), bem como aborda como esta crise possibilitou o surgimento da mediação e outros meios alternativos de resolução de conflitos no Brasil. Em seguida, estuda a legislação atinente à mediação, especialmente a Resolução nº 125 do CNJ, o novo Código de Processo Civil e a Lei nº 13.140/15, apresentando alguns conceitos doutrinários de mediação judicial, princípios e especificidades. Em um segundo momento, discorre sobre a organização e desafios enfrentados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) para implementar os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) no Estado e formar os mediadores judiciais. Ademais, com a pesquisa de campo, é traçado um panorama geral sobre a mediação no CEJUSC da Comarca de Ijuí/RS, com análise dos dados coletados. O trabalho teve como metodologia um modelo de estudo de campo, quantitativo e descritivo, tendo como base a coleta de dados, a realização de entrevistas e aplicação de questionários. Finaliza concluindo que a mediação na Comarca de Ijuí é prática recente e pouco conhecida pela comunidade, e que entre os principais obstáculos para sua efetividade está a questão da cultura do litígio.
id UNIJ_a2296bb98f26c86b19aa94f2e500cdb2
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5285
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA mediação judicial como uma política pública: a experiência no CEJUSC DA Comarca de Ijuí/RS2018-09-1420182018-09-14T23:40:06Z2018-09-14T23:40:06ZO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo abordar a inserção da mediação no âmbito do Poder Judiciário como uma política pública de tratamento adequado dos conflitos de interesses. Num primeiro momento, examina a crise do Poder Judiciário, a partir de números disponibilizados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), bem como aborda como esta crise possibilitou o surgimento da mediação e outros meios alternativos de resolução de conflitos no Brasil. Em seguida, estuda a legislação atinente à mediação, especialmente a Resolução nº 125 do CNJ, o novo Código de Processo Civil e a Lei nº 13.140/15, apresentando alguns conceitos doutrinários de mediação judicial, princípios e especificidades. Em um segundo momento, discorre sobre a organização e desafios enfrentados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) para implementar os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) no Estado e formar os mediadores judiciais. Ademais, com a pesquisa de campo, é traçado um panorama geral sobre a mediação no CEJUSC da Comarca de Ijuí/RS, com análise dos dados coletados. O trabalho teve como metodologia um modelo de estudo de campo, quantitativo e descritivo, tendo como base a coleta de dados, a realização de entrevistas e aplicação de questionários. Finaliza concluindo que a mediação na Comarca de Ijuí é prática recente e pouco conhecida pela comunidade, e que entre os principais obstáculos para sua efetividade está a questão da cultura do litígio.64 f.Ciências sociais aplicadas.Direito.Acesso à Justiça.Mediação Judicial.Novo Código de Processo Civil.CEJUSC da Comarca de Ijuí/RS.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5285DMD_hdl_123456789/5285Spanemberg, Martina Marianoporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartina%20Mariano%20Spanemberg.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5285/1/Martina%20Mariano%20Spanemberg.pdfapplication/pdf647463http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5285/1/Martina%20Mariano%20Spanemberg.pdff622635d1f0ea6b18dd0d0af3e3a5cb5MD5123456789_5285_12019-01-21T12:45:56Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A mediação judicial como uma política pública: a experiência no CEJUSC DA Comarca de Ijuí/RS
title A mediação judicial como uma política pública: a experiência no CEJUSC DA Comarca de Ijuí/RS
spellingShingle A mediação judicial como uma política pública: a experiência no CEJUSC DA Comarca de Ijuí/RS
Spanemberg, Martina Mariano
Ciências sociais aplicadas.
Direito.
Acesso à Justiça.
Mediação Judicial.
Novo Código de Processo Civil.
CEJUSC da Comarca de Ijuí/RS.
title_short A mediação judicial como uma política pública: a experiência no CEJUSC DA Comarca de Ijuí/RS
title_full A mediação judicial como uma política pública: a experiência no CEJUSC DA Comarca de Ijuí/RS
title_fullStr A mediação judicial como uma política pública: a experiência no CEJUSC DA Comarca de Ijuí/RS
title_full_unstemmed A mediação judicial como uma política pública: a experiência no CEJUSC DA Comarca de Ijuí/RS
title_sort A mediação judicial como uma política pública: a experiência no CEJUSC DA Comarca de Ijuí/RS
author Spanemberg, Martina Mariano
author_facet Spanemberg, Martina Mariano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spanemberg, Martina Mariano
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais aplicadas.
Direito.
Acesso à Justiça.
Mediação Judicial.
Novo Código de Processo Civil.
CEJUSC da Comarca de Ijuí/RS.
topic Ciências sociais aplicadas.
Direito.
Acesso à Justiça.
Mediação Judicial.
Novo Código de Processo Civil.
CEJUSC da Comarca de Ijuí/RS.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo abordar a inserção da mediação no âmbito do Poder Judiciário como uma política pública de tratamento adequado dos conflitos de interesses. Num primeiro momento, examina a crise do Poder Judiciário, a partir de números disponibilizados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), bem como aborda como esta crise possibilitou o surgimento da mediação e outros meios alternativos de resolução de conflitos no Brasil. Em seguida, estuda a legislação atinente à mediação, especialmente a Resolução nº 125 do CNJ, o novo Código de Processo Civil e a Lei nº 13.140/15, apresentando alguns conceitos doutrinários de mediação judicial, princípios e especificidades. Em um segundo momento, discorre sobre a organização e desafios enfrentados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) para implementar os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) no Estado e formar os mediadores judiciais. Ademais, com a pesquisa de campo, é traçado um panorama geral sobre a mediação no CEJUSC da Comarca de Ijuí/RS, com análise dos dados coletados. O trabalho teve como metodologia um modelo de estudo de campo, quantitativo e descritivo, tendo como base a coleta de dados, a realização de entrevistas e aplicação de questionários. Finaliza concluindo que a mediação na Comarca de Ijuí é prática recente e pouco conhecida pela comunidade, e que entre os principais obstáculos para sua efetividade está a questão da cultura do litígio.
64 f.
description O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo abordar a inserção da mediação no âmbito do Poder Judiciário como uma política pública de tratamento adequado dos conflitos de interesses. Num primeiro momento, examina a crise do Poder Judiciário, a partir de números disponibilizados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), bem como aborda como esta crise possibilitou o surgimento da mediação e outros meios alternativos de resolução de conflitos no Brasil. Em seguida, estuda a legislação atinente à mediação, especialmente a Resolução nº 125 do CNJ, o novo Código de Processo Civil e a Lei nº 13.140/15, apresentando alguns conceitos doutrinários de mediação judicial, princípios e especificidades. Em um segundo momento, discorre sobre a organização e desafios enfrentados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) para implementar os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) no Estado e formar os mediadores judiciais. Ademais, com a pesquisa de campo, é traçado um panorama geral sobre a mediação no CEJUSC da Comarca de Ijuí/RS, com análise dos dados coletados. O trabalho teve como metodologia um modelo de estudo de campo, quantitativo e descritivo, tendo como base a coleta de dados, a realização de entrevistas e aplicação de questionários. Finaliza concluindo que a mediação na Comarca de Ijuí é prática recente e pouco conhecida pela comunidade, e que entre os principais obstáculos para sua efetividade está a questão da cultura do litígio.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-14
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2018-09-14T23:40:06Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-14T23:40:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5285
DMD_hdl_123456789/5285
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5285
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416912100720640