Utilização de rizobactérias promotoras de crescimento em plantas em co-inoculação e na parte aérea da soja (Glycine max)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benetti, Ricardo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4542
Resumo: O experimento foi realizado no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR) Augusto Pestana-RS em Latossolo Vermelho distroférrico típico, em parcelas constituídas 5 linhas com 5 metros de comprimento disposta em delineamento experimental de blocos ao acaso com 4 repetições. Os tratamentos foram constituídos de Inoculante líquido, Azospirillum brasilense, Trichoderma spp, e Bacillus subtilis, utilizados em tratamento de semente (TS) e em aplicação na parte aérea, sendo combinados da seguinte maneira em sete tratamentos assim distribuídos: T1- Testemunha; T2- Inoculante + Inoculante (na parte aérea em V3); T3- Inoculante + Bacillus subtilis (TS); T4- Inoculante + Trichoderma (TS); T5- Inoculante + Azospirillum (TS) + Azospirillum (aéreo em V3); T6- Inoculante + Bacillus subtilis (TS) + Bacillus subtilis (aéreo em V3, V6, R1); T7- Inoculante + Trichoderma (TS) + Trichoderma (aéreo em V3, V6, R1). O plantio foi realizado de forma manual, com uma densidade de semeadura de 13 sementes viáveis por metro linear. Os produtos utilizados no tratamento foram incorporados a semente através de aspersão no dia da semeadura respeitando o período para secagem dos mesmos. Após a colheita, os dados foram tabulados, analisados e foram submetidos a análise de variância para identificação dos efeitos de tratamento e aplicação do teste de Duncan a 5% de probabilidade para identificação de diferença entre médias das variáveis estudadas. O tratamento constituído de Inoculante +Inoculante (na parte aérea em V3) proporcionou um incremento na produtividade em 20% correspondendo a 900 kg a mais/ha em relação a testemunha, quando foi adicionado Trichoderma e Bacillus subtilis ao Inoculante obteve-se uma resposta no rendimento de grãos em torno de 10%. Os componentes de rendimento estudados foram influenciados pela aplicação de rizobacterias promotoras de crescimento em plantas.
id UNIJ_aac9323e3334d725f58a51a1caa721d5
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4542
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUtilização de rizobactérias promotoras de crescimento em plantas em co-inoculação e na parte aérea da soja (Glycine max)2017-08-2920172017-08-30T00:25:56Z2017-08-30T00:25:56ZO experimento foi realizado no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR) Augusto Pestana-RS em Latossolo Vermelho distroférrico típico, em parcelas constituídas 5 linhas com 5 metros de comprimento disposta em delineamento experimental de blocos ao acaso com 4 repetições. Os tratamentos foram constituídos de Inoculante líquido, Azospirillum brasilense, Trichoderma spp, e Bacillus subtilis, utilizados em tratamento de semente (TS) e em aplicação na parte aérea, sendo combinados da seguinte maneira em sete tratamentos assim distribuídos: T1- Testemunha; T2- Inoculante + Inoculante (na parte aérea em V3); T3- Inoculante + Bacillus subtilis (TS); T4- Inoculante + Trichoderma (TS); T5- Inoculante + Azospirillum (TS) + Azospirillum (aéreo em V3); T6- Inoculante + Bacillus subtilis (TS) + Bacillus subtilis (aéreo em V3, V6, R1); T7- Inoculante + Trichoderma (TS) + Trichoderma (aéreo em V3, V6, R1). O plantio foi realizado de forma manual, com uma densidade de semeadura de 13 sementes viáveis por metro linear. Os produtos utilizados no tratamento foram incorporados a semente através de aspersão no dia da semeadura respeitando o período para secagem dos mesmos. Após a colheita, os dados foram tabulados, analisados e foram submetidos a análise de variância para identificação dos efeitos de tratamento e aplicação do teste de Duncan a 5% de probabilidade para identificação de diferença entre médias das variáveis estudadas. O tratamento constituído de Inoculante +Inoculante (na parte aérea em V3) proporcionou um incremento na produtividade em 20% correspondendo a 900 kg a mais/ha em relação a testemunha, quando foi adicionado Trichoderma e Bacillus subtilis ao Inoculante obteve-se uma resposta no rendimento de grãos em torno de 10%. Os componentes de rendimento estudados foram influenciados pela aplicação de rizobacterias promotoras de crescimento em plantas.39 f.Ciências AgráriasAgronomiaCo-inoculaçaoTratamento de sementesProdutos biológicosProdução de grãos e componentes do rendimentohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4542DMD_hdl_123456789/4542Benetti, Ricardoporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessRicardo%20Benetti.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4542/1/Ricardo%20Benetti.pdfapplication/pdf1193565http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4542/1/Ricardo%20Benetti.pdf443cf89e450cacb348f1991013b031acMD5123456789_4542_12019-01-21T12:45:30Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de rizobactérias promotoras de crescimento em plantas em co-inoculação e na parte aérea da soja (Glycine max)
title Utilização de rizobactérias promotoras de crescimento em plantas em co-inoculação e na parte aérea da soja (Glycine max)
spellingShingle Utilização de rizobactérias promotoras de crescimento em plantas em co-inoculação e na parte aérea da soja (Glycine max)
Benetti, Ricardo
Ciências Agrárias
Agronomia
Co-inoculaçao
Tratamento de sementes
Produtos biológicos
Produção de grãos e componentes do rendimento
title_short Utilização de rizobactérias promotoras de crescimento em plantas em co-inoculação e na parte aérea da soja (Glycine max)
title_full Utilização de rizobactérias promotoras de crescimento em plantas em co-inoculação e na parte aérea da soja (Glycine max)
title_fullStr Utilização de rizobactérias promotoras de crescimento em plantas em co-inoculação e na parte aérea da soja (Glycine max)
title_full_unstemmed Utilização de rizobactérias promotoras de crescimento em plantas em co-inoculação e na parte aérea da soja (Glycine max)
title_sort Utilização de rizobactérias promotoras de crescimento em plantas em co-inoculação e na parte aérea da soja (Glycine max)
author Benetti, Ricardo
author_facet Benetti, Ricardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benetti, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Agrárias
Agronomia
Co-inoculaçao
Tratamento de sementes
Produtos biológicos
Produção de grãos e componentes do rendimento
topic Ciências Agrárias
Agronomia
Co-inoculaçao
Tratamento de sementes
Produtos biológicos
Produção de grãos e componentes do rendimento
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O experimento foi realizado no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR) Augusto Pestana-RS em Latossolo Vermelho distroférrico típico, em parcelas constituídas 5 linhas com 5 metros de comprimento disposta em delineamento experimental de blocos ao acaso com 4 repetições. Os tratamentos foram constituídos de Inoculante líquido, Azospirillum brasilense, Trichoderma spp, e Bacillus subtilis, utilizados em tratamento de semente (TS) e em aplicação na parte aérea, sendo combinados da seguinte maneira em sete tratamentos assim distribuídos: T1- Testemunha; T2- Inoculante + Inoculante (na parte aérea em V3); T3- Inoculante + Bacillus subtilis (TS); T4- Inoculante + Trichoderma (TS); T5- Inoculante + Azospirillum (TS) + Azospirillum (aéreo em V3); T6- Inoculante + Bacillus subtilis (TS) + Bacillus subtilis (aéreo em V3, V6, R1); T7- Inoculante + Trichoderma (TS) + Trichoderma (aéreo em V3, V6, R1). O plantio foi realizado de forma manual, com uma densidade de semeadura de 13 sementes viáveis por metro linear. Os produtos utilizados no tratamento foram incorporados a semente através de aspersão no dia da semeadura respeitando o período para secagem dos mesmos. Após a colheita, os dados foram tabulados, analisados e foram submetidos a análise de variância para identificação dos efeitos de tratamento e aplicação do teste de Duncan a 5% de probabilidade para identificação de diferença entre médias das variáveis estudadas. O tratamento constituído de Inoculante +Inoculante (na parte aérea em V3) proporcionou um incremento na produtividade em 20% correspondendo a 900 kg a mais/ha em relação a testemunha, quando foi adicionado Trichoderma e Bacillus subtilis ao Inoculante obteve-se uma resposta no rendimento de grãos em torno de 10%. Os componentes de rendimento estudados foram influenciados pela aplicação de rizobacterias promotoras de crescimento em plantas.
39 f.
description O experimento foi realizado no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR) Augusto Pestana-RS em Latossolo Vermelho distroférrico típico, em parcelas constituídas 5 linhas com 5 metros de comprimento disposta em delineamento experimental de blocos ao acaso com 4 repetições. Os tratamentos foram constituídos de Inoculante líquido, Azospirillum brasilense, Trichoderma spp, e Bacillus subtilis, utilizados em tratamento de semente (TS) e em aplicação na parte aérea, sendo combinados da seguinte maneira em sete tratamentos assim distribuídos: T1- Testemunha; T2- Inoculante + Inoculante (na parte aérea em V3); T3- Inoculante + Bacillus subtilis (TS); T4- Inoculante + Trichoderma (TS); T5- Inoculante + Azospirillum (TS) + Azospirillum (aéreo em V3); T6- Inoculante + Bacillus subtilis (TS) + Bacillus subtilis (aéreo em V3, V6, R1); T7- Inoculante + Trichoderma (TS) + Trichoderma (aéreo em V3, V6, R1). O plantio foi realizado de forma manual, com uma densidade de semeadura de 13 sementes viáveis por metro linear. Os produtos utilizados no tratamento foram incorporados a semente através de aspersão no dia da semeadura respeitando o período para secagem dos mesmos. Após a colheita, os dados foram tabulados, analisados e foram submetidos a análise de variância para identificação dos efeitos de tratamento e aplicação do teste de Duncan a 5% de probabilidade para identificação de diferença entre médias das variáveis estudadas. O tratamento constituído de Inoculante +Inoculante (na parte aérea em V3) proporcionou um incremento na produtividade em 20% correspondendo a 900 kg a mais/ha em relação a testemunha, quando foi adicionado Trichoderma e Bacillus subtilis ao Inoculante obteve-se uma resposta no rendimento de grãos em torno de 10%. Os componentes de rendimento estudados foram influenciados pela aplicação de rizobacterias promotoras de crescimento em plantas.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-29
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2017-08-30T00:25:56Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-30T00:25:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4542
DMD_hdl_123456789/4542
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4542
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416173830864896