O olhar da psicanálise sobre a síndrome de Burnout, enquanto sofrimento psíquico no trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belarmino, Adriane
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4318
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso, intitulado como: “O olhar da psicanálise sobre a síndrome de burnout, enquanto sofrimento psíquico no trabalho”, tem como objetivo, realizar uma reflexão sobre a síndrome de burnout, a partir da literatura psicanalítica. Introduzir as movimentações e discursos sociais, que teceram a saúde no trabalho, posteriormente, lançar o olhar sobre o trabalhador como sujeito do desejo e as possibilidades de intervenções que possam ser realizadas junto a este. No primeiro momento da pesquisa, busca-se na história as lutas pelas conquistas dos direitos dos trabalhadores, o desenvolvimento e o papel da psicologia, nos estudos que abrangem os conceitos dos principais sofrimentos: o stress, a depressão e a síndrome de burnout. Sendo esse último, o foco da pesquisa; realiza-se uma análise dos possíveis antecedentes ao desencadeamento da síndrome de burnout. Trazendo os discursos sociais, conceituando, brevemente o discurso do capitalista, a posição narcísica do sujeito e os investimentos libidinais por este realizado. Sequencialmente, visando a entrada no sofrimento, apresenta-se os conceitos de melancolia, fase ao qual, o sujeito depara-se com as perdas simbólicas no trabalho. O conceito de masoquismo, é apresentado como o gozo no sofrimento e uma forma de reserva da vida. Logo, apresenta-se as atuais formas de tratamentos para a síndrome de burnout, com a proposta da posição do psicoterapeuta, como testemunha e instigador da circulação da palavra do sujeito, para uma possível ressignificação do real.
id UNIJ_ad30340dbb2b724d090292d370dbddce
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4318
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO olhar da psicanálise sobre a síndrome de Burnout, enquanto sofrimento psíquico no trabalho2017-07-2620162017-07-26T22:45:10Z2017-07-26T22:45:10ZEste trabalho de conclusão de curso, intitulado como: “O olhar da psicanálise sobre a síndrome de burnout, enquanto sofrimento psíquico no trabalho”, tem como objetivo, realizar uma reflexão sobre a síndrome de burnout, a partir da literatura psicanalítica. Introduzir as movimentações e discursos sociais, que teceram a saúde no trabalho, posteriormente, lançar o olhar sobre o trabalhador como sujeito do desejo e as possibilidades de intervenções que possam ser realizadas junto a este. No primeiro momento da pesquisa, busca-se na história as lutas pelas conquistas dos direitos dos trabalhadores, o desenvolvimento e o papel da psicologia, nos estudos que abrangem os conceitos dos principais sofrimentos: o stress, a depressão e a síndrome de burnout. Sendo esse último, o foco da pesquisa; realiza-se uma análise dos possíveis antecedentes ao desencadeamento da síndrome de burnout. Trazendo os discursos sociais, conceituando, brevemente o discurso do capitalista, a posição narcísica do sujeito e os investimentos libidinais por este realizado. Sequencialmente, visando a entrada no sofrimento, apresenta-se os conceitos de melancolia, fase ao qual, o sujeito depara-se com as perdas simbólicas no trabalho. O conceito de masoquismo, é apresentado como o gozo no sofrimento e uma forma de reserva da vida. Logo, apresenta-se as atuais formas de tratamentos para a síndrome de burnout, com a proposta da posição do psicoterapeuta, como testemunha e instigador da circulação da palavra do sujeito, para uma possível ressignificação do real.42 f.Ciências HumanasPsicologiaSíndrome de BurnoutSofrimento psíquico no trabalhoPsicoterapeutaPsicanálisehttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4318DMD_hdl_123456789/4318Belarmino, Adrianeporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAdriane%20Belarmino.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4318/1/Adriane%20Belarmino.pdfapplication/pdf396992http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4318/1/Adriane%20Belarmino.pdfd31b68cc732d9e6577c95ce6778ab586MD5123456789_4318_12019-01-21T12:45:24Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O olhar da psicanálise sobre a síndrome de Burnout, enquanto sofrimento psíquico no trabalho
title O olhar da psicanálise sobre a síndrome de Burnout, enquanto sofrimento psíquico no trabalho
spellingShingle O olhar da psicanálise sobre a síndrome de Burnout, enquanto sofrimento psíquico no trabalho
Belarmino, Adriane
Ciências Humanas
Psicologia
Síndrome de Burnout
Sofrimento psíquico no trabalho
Psicoterapeuta
Psicanálise
title_short O olhar da psicanálise sobre a síndrome de Burnout, enquanto sofrimento psíquico no trabalho
title_full O olhar da psicanálise sobre a síndrome de Burnout, enquanto sofrimento psíquico no trabalho
title_fullStr O olhar da psicanálise sobre a síndrome de Burnout, enquanto sofrimento psíquico no trabalho
title_full_unstemmed O olhar da psicanálise sobre a síndrome de Burnout, enquanto sofrimento psíquico no trabalho
title_sort O olhar da psicanálise sobre a síndrome de Burnout, enquanto sofrimento psíquico no trabalho
author Belarmino, Adriane
author_facet Belarmino, Adriane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belarmino, Adriane
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Psicologia
Síndrome de Burnout
Sofrimento psíquico no trabalho
Psicoterapeuta
Psicanálise
topic Ciências Humanas
Psicologia
Síndrome de Burnout
Sofrimento psíquico no trabalho
Psicoterapeuta
Psicanálise
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este trabalho de conclusão de curso, intitulado como: “O olhar da psicanálise sobre a síndrome de burnout, enquanto sofrimento psíquico no trabalho”, tem como objetivo, realizar uma reflexão sobre a síndrome de burnout, a partir da literatura psicanalítica. Introduzir as movimentações e discursos sociais, que teceram a saúde no trabalho, posteriormente, lançar o olhar sobre o trabalhador como sujeito do desejo e as possibilidades de intervenções que possam ser realizadas junto a este. No primeiro momento da pesquisa, busca-se na história as lutas pelas conquistas dos direitos dos trabalhadores, o desenvolvimento e o papel da psicologia, nos estudos que abrangem os conceitos dos principais sofrimentos: o stress, a depressão e a síndrome de burnout. Sendo esse último, o foco da pesquisa; realiza-se uma análise dos possíveis antecedentes ao desencadeamento da síndrome de burnout. Trazendo os discursos sociais, conceituando, brevemente o discurso do capitalista, a posição narcísica do sujeito e os investimentos libidinais por este realizado. Sequencialmente, visando a entrada no sofrimento, apresenta-se os conceitos de melancolia, fase ao qual, o sujeito depara-se com as perdas simbólicas no trabalho. O conceito de masoquismo, é apresentado como o gozo no sofrimento e uma forma de reserva da vida. Logo, apresenta-se as atuais formas de tratamentos para a síndrome de burnout, com a proposta da posição do psicoterapeuta, como testemunha e instigador da circulação da palavra do sujeito, para uma possível ressignificação do real.
42 f.
description Este trabalho de conclusão de curso, intitulado como: “O olhar da psicanálise sobre a síndrome de burnout, enquanto sofrimento psíquico no trabalho”, tem como objetivo, realizar uma reflexão sobre a síndrome de burnout, a partir da literatura psicanalítica. Introduzir as movimentações e discursos sociais, que teceram a saúde no trabalho, posteriormente, lançar o olhar sobre o trabalhador como sujeito do desejo e as possibilidades de intervenções que possam ser realizadas junto a este. No primeiro momento da pesquisa, busca-se na história as lutas pelas conquistas dos direitos dos trabalhadores, o desenvolvimento e o papel da psicologia, nos estudos que abrangem os conceitos dos principais sofrimentos: o stress, a depressão e a síndrome de burnout. Sendo esse último, o foco da pesquisa; realiza-se uma análise dos possíveis antecedentes ao desencadeamento da síndrome de burnout. Trazendo os discursos sociais, conceituando, brevemente o discurso do capitalista, a posição narcísica do sujeito e os investimentos libidinais por este realizado. Sequencialmente, visando a entrada no sofrimento, apresenta-se os conceitos de melancolia, fase ao qual, o sujeito depara-se com as perdas simbólicas no trabalho. O conceito de masoquismo, é apresentado como o gozo no sofrimento e uma forma de reserva da vida. Logo, apresenta-se as atuais formas de tratamentos para a síndrome de burnout, com a proposta da posição do psicoterapeuta, como testemunha e instigador da circulação da palavra do sujeito, para uma possível ressignificação do real.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2017-07-26T22:45:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-26T22:45:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4318
DMD_hdl_123456789/4318
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4318
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415993343672320