Análise comparativa entre metodologias de dimensionamento de pavimento rígido para uma simulação de um corredor de ônibus em Cruz Alta/RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5963 |
Resumo: | O pavimento rígido, constituído de placas de concreto de cimento Portland, é uma alternativa ideal para vias que apresentam como característica tráfego intenso, pesado e repetitivo, caso de corredores de ônibus. Atualmente no Brasil há uma escassez de normas que contemplem a evolução da mecânica dos pavimentos, por isso o dimensionamento da estrutura deste tipo de pavimento normalmente é realizado de uma forma mais empírica, baseando-se em experiências regionais, ou utilizando somente um método clássico de dimensionamento. Esta pesquisa tem como objetivo realizar o dimensionamento de um pavimento rígido, como simulação de um corredor de ônibus, sendo que para isso foram determinados e utilizados dados do município de Cruz Alta - RS, como valor de CBR do solo do subleito, fluxo dos ônibus urbanos e características dos veículos. Entre outros dados fundamentais para a pesquisa, como material da camada de sub-base e resistências características do concreto, foram utilizados valores de pesquisas próximas. A partir destes dados foram empregados três métodos de dimensionamento de pavimento rígido para o caso abordado na pesquisa, o método da Portland Cement Association (PCA) – versão de 1984, o método da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) – Instrução de Projeto IP-07 (2004), e o método proposto pela Highways Agency do Reino Unido (2006). Paralelamente ao dimensionamento, foi realizada uma análise de cada método, observando suas características, critérios e variáveis de entrada utilizados, e também uma comparação entre os resultados obtidos. Os valores de espessuras obtidos por cada metodologia, tanto para a placa de concreto quanto para a sub-base, diferiram entre si, porém mantiveram-se bastante próximos, sendo o método Highways Agency o que apresentou os maiores valores, o método IP-07 os menores valores, e o método PCA/84 manteve-se intermediários entre ambos. Foi possível concluir que o método mais indicado para realizar o dimensionamento considerando o caso abordado na pesquisa é o PCA/84, por ser o mais completo, além de verificar a fadiga e erosão para todas as categorias de eixos, é o que apresentou maior confiabilidade nas suas características e nos resultados obtidos. |
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O pavimento rígido, constituído de placas de concreto de cimento Portland, é uma alternativa ideal para vias que apresentam como característica tráfego intenso, pesado e repetitivo, caso de corredores de ônibus. Atualmente no Brasil há uma escassez de normas que contemplem a evolução da mecânica dos pavimentos, por isso o dimensionamento da estrutura deste tipo de pavimento normalmente é realizado de uma forma mais empírica, baseando-se em experiências regionais, ou utilizando somente um método clássico de dimensionamento. Esta pesquisa tem como objetivo realizar o dimensionamento de um pavimento rígido, como simulação de um corredor de ônibus, sendo que para isso foram determinados e utilizados dados do município de Cruz Alta - RS, como valor de CBR do solo do subleito, fluxo dos ônibus urbanos e características dos veículos. Entre outros dados fundamentais para a pesquisa, como material da camada de sub-base e resistências características do concreto, foram utilizados valores de pesquisas próximas. A partir destes dados foram empregados três métodos de dimensionamento de pavimento rígido para o caso abordado na pesquisa, o método da Portland Cement Association (PCA) – versão de 1984, o método da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) – Instrução de Projeto IP-07 (2004), e o método proposto pela Highways Agency do Reino Unido (2006). Paralelamente ao dimensionamento, foi realizada uma análise de cada método, observando suas características, critérios e variáveis de entrada utilizados, e também uma comparação entre os resultados obtidos. Os valores de espessuras obtidos por cada metodologia, tanto para a placa de concreto quanto para a sub-base, diferiram entre si, porém mantiveram-se bastante próximos, sendo o método Highways Agency o que apresentou os maiores valores, o método IP-07 os menores valores, e o método PCA/84 manteve-se intermediários entre ambos. Foi possível concluir que o método mais indicado para realizar o dimensionamento considerando o caso abordado na pesquisa é o PCA/84, por ser o mais completo, além de verificar a fadiga e erosão para todas as categorias de eixos, é o que apresentou maior confiabilidade nas suas características e nos resultados obtidos. 90 f. |
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O pavimento rígido, constituído de placas de concreto de cimento Portland, é uma alternativa ideal para vias que apresentam como característica tráfego intenso, pesado e repetitivo, caso de corredores de ônibus. Atualmente no Brasil há uma escassez de normas que contemplem a evolução da mecânica dos pavimentos, por isso o dimensionamento da estrutura deste tipo de pavimento normalmente é realizado de uma forma mais empírica, baseando-se em experiências regionais, ou utilizando somente um método clássico de dimensionamento. Esta pesquisa tem como objetivo realizar o dimensionamento de um pavimento rígido, como simulação de um corredor de ônibus, sendo que para isso foram determinados e utilizados dados do município de Cruz Alta - RS, como valor de CBR do solo do subleito, fluxo dos ônibus urbanos e características dos veículos. Entre outros dados fundamentais para a pesquisa, como material da camada de sub-base e resistências características do concreto, foram utilizados valores de pesquisas próximas. A partir destes dados foram empregados três métodos de dimensionamento de pavimento rígido para o caso abordado na pesquisa, o método da Portland Cement Association (PCA) – versão de 1984, o método da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) – Instrução de Projeto IP-07 (2004), e o método proposto pela Highways Agency do Reino Unido (2006). Paralelamente ao dimensionamento, foi realizada uma análise de cada método, observando suas características, critérios e variáveis de entrada utilizados, e também uma comparação entre os resultados obtidos. Os valores de espessuras obtidos por cada metodologia, tanto para a placa de concreto quanto para a sub-base, diferiram entre si, porém mantiveram-se bastante próximos, sendo o método Highways Agency o que apresentou os maiores valores, o método IP-07 os menores valores, e o método PCA/84 manteve-se intermediários entre ambos. Foi possível concluir que o método mais indicado para realizar o dimensionamento considerando o caso abordado na pesquisa é o PCA/84, por ser o mais completo, além de verificar a fadiga e erosão para todas as categorias de eixos, é o que apresentou maior confiabilidade nas suas características e nos resultados obtidos. |
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