Inteligência de mercado: o estudo da competitividade no empreendedorismo feminino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Caroline dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5531
Resumo: O presente estudo teve como questão “Quais as ações desenvolvidas pelas empreendedoras com vistas à busca de informações no mercado atual?”, e para atender a questão do estudo utilizou-se como objetivo identificar as principais ações adotadas pelas empreendedoras de Santa Rosa, com vistas ao estudo de mercado onde as organizações estão inseridas e competem estrategicamente no cenário do mercado atual, levando em consideração seus recursos internos (inovação) e externos (oportunidades) através da inteligência de mercado e as capacidades dinâmicas. Para a elaboração do estudo foi utilizada a pesquisa exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos técnicos foi bibliográfica, documental e estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista com quatro empreendedoras do município, através de um questionário estruturado, as entrevistas foram gravadas, transcritas e após analisadas qualitativamente. Observou-se através do estudo que as empreendedoras identificam dentro de suas organizações como pontos fortes o atendimento e qualidade dos seus produtos e serviços, quanto aos pontos fracos a falta de planejamento organizacional interno. Referente as oportunidades foi destacado o bom relacionamento com os clientes, inovação e aceitação de produto, já como ameaças as empreendedoras destacaram a alta concorrência, muitas vezes sendo pela facilidade de aquisição de mercadorias exportadas. Com relação a “Inteligência de Mercado”, foram analisados os quatro fatores referentes a tema: Mercado, concorrentes, fornecedores e clientes. Por fim, com relação as capacidades dinâmicas, foi estudado a forma com que as empreendedoras executam as capacidades: absortiva, adaptativa e de inovação. Conclui-se com o presente estudo que as empreendedoras buscam informações externas no mercado para que assim possam competir estrategicamente no ramo em que atuam, através dos itens de inteligência de mercado e capacidades dinâmicas.
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