Avaliação integrada na área de linguagem no ensino médio politécnico: o olhar de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5061 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo principal compreender o olhar de um grupo de professores sobre a avaliação integrada na área de Linguagem no Ensino Médio Politécnico, sendo para isso utilizado como referência os objetivos específicos: a) analisar a concepção presente nos documentos orientadores do Ensino Médio Politécnico; b) verificar o entendimento dos professores, gestores escolares e coordenação pedagógica sobre a concepção de avaliação para o Ensino Médio Politécnico; c) descrever o processo de elaboração, dos pareceres descritivos de avaliação na área de Linguagem e; d) verificar quais deveriam ser, na perspectiva dos professores da área de Linguagem, e gestores pedagógicos, as características do processo avaliativo no Ensino Médio Politécnico. Para tal, além de análise documental, foi desenvolvida com 6 professores e 2 gestores escolares, uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, contendo traços etnográficos e delineamento do tipo estudo de caso. Os resultados evidenciam que em geral os professores possuem ainda, muitas dúvidas, que se relacionam com a dificuldade em conceituar a Avaliação Emancipatória. Também confundem a concepção da avaliação com os procedimentos avaliativos, descrevendo por vezes instrumentos de verificação e expressão dos resultados finais. Confirmam o consenso entre as disciplinas da área para a elaboração do conceito do aluno e indicam que além do conceito e parecer descritivo, a nota deveria fazer parte do processo. |
id |
UNIJ_b4434872a4e7503752e6be4236806457 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5061 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAvaliação integrada na área de linguagem no ensino médio politécnico: o olhar de professores2018-06-1920162018-06-20T00:19:30Z2018-06-20T00:19:30ZEste estudo teve por objetivo principal compreender o olhar de um grupo de professores sobre a avaliação integrada na área de Linguagem no Ensino Médio Politécnico, sendo para isso utilizado como referência os objetivos específicos: a) analisar a concepção presente nos documentos orientadores do Ensino Médio Politécnico; b) verificar o entendimento dos professores, gestores escolares e coordenação pedagógica sobre a concepção de avaliação para o Ensino Médio Politécnico; c) descrever o processo de elaboração, dos pareceres descritivos de avaliação na área de Linguagem e; d) verificar quais deveriam ser, na perspectiva dos professores da área de Linguagem, e gestores pedagógicos, as características do processo avaliativo no Ensino Médio Politécnico. Para tal, além de análise documental, foi desenvolvida com 6 professores e 2 gestores escolares, uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, contendo traços etnográficos e delineamento do tipo estudo de caso. Os resultados evidenciam que em geral os professores possuem ainda, muitas dúvidas, que se relacionam com a dificuldade em conceituar a Avaliação Emancipatória. Também confundem a concepção da avaliação com os procedimentos avaliativos, descrevendo por vezes instrumentos de verificação e expressão dos resultados finais. Confirmam o consenso entre as disciplinas da área para a elaboração do conceito do aluno e indicam que além do conceito e parecer descritivo, a nota deveria fazer parte do processo.95 f.Ciências da saúdeEducação FísicaAvaliação EscolarEnsino Médio PolitécnicoAvaliação Emancipatóriahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5061DMD_hdl_123456789/5061Feranti, Giovani Elonirporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessGiovani%20E%20Feranti.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5061/1/Giovani%20E%20Feranti.pdfapplication/pdf3261795http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5061/1/Giovani%20E%20Feranti.pdfb0a61cdec9c8df6c485ec1dcc2a98788MD5123456789_5061_12019-01-21T12:45:46Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação integrada na área de linguagem no ensino médio politécnico: o olhar de professores |
title |
Avaliação integrada na área de linguagem no ensino médio politécnico: o olhar de professores |
spellingShingle |
Avaliação integrada na área de linguagem no ensino médio politécnico: o olhar de professores Feranti, Giovani Elonir Ciências da saúde Educação Física Avaliação Escolar Ensino Médio Politécnico Avaliação Emancipatória |
title_short |
Avaliação integrada na área de linguagem no ensino médio politécnico: o olhar de professores |
title_full |
Avaliação integrada na área de linguagem no ensino médio politécnico: o olhar de professores |
title_fullStr |
Avaliação integrada na área de linguagem no ensino médio politécnico: o olhar de professores |
title_full_unstemmed |
Avaliação integrada na área de linguagem no ensino médio politécnico: o olhar de professores |
title_sort |
Avaliação integrada na área de linguagem no ensino médio politécnico: o olhar de professores |
author |
Feranti, Giovani Elonir |
author_facet |
Feranti, Giovani Elonir |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feranti, Giovani Elonir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da saúde Educação Física Avaliação Escolar Ensino Médio Politécnico Avaliação Emancipatória |
topic |
Ciências da saúde Educação Física Avaliação Escolar Ensino Médio Politécnico Avaliação Emancipatória |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Este estudo teve por objetivo principal compreender o olhar de um grupo de professores sobre a avaliação integrada na área de Linguagem no Ensino Médio Politécnico, sendo para isso utilizado como referência os objetivos específicos: a) analisar a concepção presente nos documentos orientadores do Ensino Médio Politécnico; b) verificar o entendimento dos professores, gestores escolares e coordenação pedagógica sobre a concepção de avaliação para o Ensino Médio Politécnico; c) descrever o processo de elaboração, dos pareceres descritivos de avaliação na área de Linguagem e; d) verificar quais deveriam ser, na perspectiva dos professores da área de Linguagem, e gestores pedagógicos, as características do processo avaliativo no Ensino Médio Politécnico. Para tal, além de análise documental, foi desenvolvida com 6 professores e 2 gestores escolares, uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, contendo traços etnográficos e delineamento do tipo estudo de caso. Os resultados evidenciam que em geral os professores possuem ainda, muitas dúvidas, que se relacionam com a dificuldade em conceituar a Avaliação Emancipatória. Também confundem a concepção da avaliação com os procedimentos avaliativos, descrevendo por vezes instrumentos de verificação e expressão dos resultados finais. Confirmam o consenso entre as disciplinas da área para a elaboração do conceito do aluno e indicam que além do conceito e parecer descritivo, a nota deveria fazer parte do processo. 95 f. |
description |
Este estudo teve por objetivo principal compreender o olhar de um grupo de professores sobre a avaliação integrada na área de Linguagem no Ensino Médio Politécnico, sendo para isso utilizado como referência os objetivos específicos: a) analisar a concepção presente nos documentos orientadores do Ensino Médio Politécnico; b) verificar o entendimento dos professores, gestores escolares e coordenação pedagógica sobre a concepção de avaliação para o Ensino Médio Politécnico; c) descrever o processo de elaboração, dos pareceres descritivos de avaliação na área de Linguagem e; d) verificar quais deveriam ser, na perspectiva dos professores da área de Linguagem, e gestores pedagógicos, as características do processo avaliativo no Ensino Médio Politécnico. Para tal, além de análise documental, foi desenvolvida com 6 professores e 2 gestores escolares, uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, contendo traços etnográficos e delineamento do tipo estudo de caso. Os resultados evidenciam que em geral os professores possuem ainda, muitas dúvidas, que se relacionam com a dificuldade em conceituar a Avaliação Emancipatória. Também confundem a concepção da avaliação com os procedimentos avaliativos, descrevendo por vezes instrumentos de verificação e expressão dos resultados finais. Confirmam o consenso entre as disciplinas da área para a elaboração do conceito do aluno e indicam que além do conceito e parecer descritivo, a nota deveria fazer parte do processo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2018-06-20T00:19:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-06-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-20T00:19:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5061 DMD_hdl_123456789/5061 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5061 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416728198316032 |