Avaliação integrada na área de linguagem no ensino médio politécnico: o olhar de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feranti, Giovani Elonir
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5061
Resumo: Este estudo teve por objetivo principal compreender o olhar de um grupo de professores sobre a avaliação integrada na área de Linguagem no Ensino Médio Politécnico, sendo para isso utilizado como referência os objetivos específicos: a) analisar a concepção presente nos documentos orientadores do Ensino Médio Politécnico; b) verificar o entendimento dos professores, gestores escolares e coordenação pedagógica sobre a concepção de avaliação para o Ensino Médio Politécnico; c) descrever o processo de elaboração, dos pareceres descritivos de avaliação na área de Linguagem e; d) verificar quais deveriam ser, na perspectiva dos professores da área de Linguagem, e gestores pedagógicos, as características do processo avaliativo no Ensino Médio Politécnico. Para tal, além de análise documental, foi desenvolvida com 6 professores e 2 gestores escolares, uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, contendo traços etnográficos e delineamento do tipo estudo de caso. Os resultados evidenciam que em geral os professores possuem ainda, muitas dúvidas, que se relacionam com a dificuldade em conceituar a Avaliação Emancipatória. Também confundem a concepção da avaliação com os procedimentos avaliativos, descrevendo por vezes instrumentos de verificação e expressão dos resultados finais. Confirmam o consenso entre as disciplinas da área para a elaboração do conceito do aluno e indicam que além do conceito e parecer descritivo, a nota deveria fazer parte do processo.
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95 f.
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