Avaliação no Ensino Médio Politécnico como processo de construção de saber na relação professor-aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2423 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar as concepções docentes e discentes sobre as atividades avaliativas no Ensino Médio Politécnico, credenciando as contribuições dessa nova metodologia avaliativa na formação do sujeito crítico, reflexivo e autônomo, por meio da construção de saberes na relação professor-aluno. Fundamenta-se em dados de pesquisa coletados por meio de interações nas redes sociais e questionário estruturado com estudantes e professores do último ano do ensino médio. A análise ocorreu de forma qualiquantitativa, utilizando softwares, tabelas e interpretações que permitiram identificar os aspectos construtivistas na metodologia de avaliação para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem.Palavras-chave: Avaliação. Ensino Médio Politécnico. Relação professor-aluno. |
id |
UFMT-3_4bbc08ceb91dc04a992bb3b60bf1190f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2423 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação no Ensino Médio Politécnico como processo de construção de saber na relação professor-alunoAvaliação. Ensino Médio Politécnico. Relação professor-aluno.Avaliação em CiênciasEste artigo tem por objetivo apresentar as concepções docentes e discentes sobre as atividades avaliativas no Ensino Médio Politécnico, credenciando as contribuições dessa nova metodologia avaliativa na formação do sujeito crítico, reflexivo e autônomo, por meio da construção de saberes na relação professor-aluno. Fundamenta-se em dados de pesquisa coletados por meio de interações nas redes sociais e questionário estruturado com estudantes e professores do último ano do ensino médio. A análise ocorreu de forma qualiquantitativa, utilizando softwares, tabelas e interpretações que permitiram identificar os aspectos construtivistas na metodologia de avaliação para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem.Palavras-chave: Avaliação. Ensino Médio Politécnico. Relação professor-aluno.Universidade Federal de Mato Grosso2018-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa exploratória de um estudo de casoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/242310.29286/rep.v27i66.2423Revista de Educação Pública; v. 27 n. 66 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 66, set./dez. 2018; 975-9962238-20970104-596210.29286/rep.v27i66reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2423/pdfBedin, EvertonDel Pino, José Claudioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-05T08:02:31Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2423Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-09-05T08:02:31Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação no Ensino Médio Politécnico como processo de construção de saber na relação professor-aluno |
title |
Avaliação no Ensino Médio Politécnico como processo de construção de saber na relação professor-aluno |
spellingShingle |
Avaliação no Ensino Médio Politécnico como processo de construção de saber na relação professor-aluno Bedin, Everton Avaliação. Ensino Médio Politécnico. Relação professor-aluno. Avaliação em Ciências |
title_short |
Avaliação no Ensino Médio Politécnico como processo de construção de saber na relação professor-aluno |
title_full |
Avaliação no Ensino Médio Politécnico como processo de construção de saber na relação professor-aluno |
title_fullStr |
Avaliação no Ensino Médio Politécnico como processo de construção de saber na relação professor-aluno |
title_full_unstemmed |
Avaliação no Ensino Médio Politécnico como processo de construção de saber na relação professor-aluno |
title_sort |
Avaliação no Ensino Médio Politécnico como processo de construção de saber na relação professor-aluno |
author |
Bedin, Everton |
author_facet |
Bedin, Everton Del Pino, José Claudio |
author_role |
author |
author2 |
Del Pino, José Claudio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bedin, Everton Del Pino, José Claudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação. Ensino Médio Politécnico. Relação professor-aluno. Avaliação em Ciências |
topic |
Avaliação. Ensino Médio Politécnico. Relação professor-aluno. Avaliação em Ciências |
description |
Este artigo tem por objetivo apresentar as concepções docentes e discentes sobre as atividades avaliativas no Ensino Médio Politécnico, credenciando as contribuições dessa nova metodologia avaliativa na formação do sujeito crítico, reflexivo e autônomo, por meio da construção de saberes na relação professor-aluno. Fundamenta-se em dados de pesquisa coletados por meio de interações nas redes sociais e questionário estruturado com estudantes e professores do último ano do ensino médio. A análise ocorreu de forma qualiquantitativa, utilizando softwares, tabelas e interpretações que permitiram identificar os aspectos construtivistas na metodologia de avaliação para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem.Palavras-chave: Avaliação. Ensino Médio Politécnico. Relação professor-aluno. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa exploratória de um estudo de caso |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2423 10.29286/rep.v27i66.2423 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2423 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v27i66.2423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2423/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 27 n. 66 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 66, set./dez. 2018; 975-996 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v27i66 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215964913664 |