Entendimentos produzidos por alunos do 6° ano do ensino fundamental sobre significados da multiplicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedry, Paula Maria dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4235
Resumo: O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa que tem como objetivo analisar o desempenho e as estratégias de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental na resolução de situações problemas que envolvem os significados da multiplicação. A pesquisa é de cunho qualitativo, cuja análise está fundamentada, especialmente, por Brasil (1997, 1998 e 2014) e em Magina (2012). Para a produção de dados empíricos foi elaborado e aplicado um teste em uma turma de alunos do 6º ano, de uma Escola Pública do município de Crissiumal-RS. As discussões estão centradas em quatro significados da multiplicação: multiplicação comparativa, comparação entre razões, configuração retangular e ideia de combinatória. A partir das análises foi possível concluir que ainda há muitas lacunas na aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em se tratando do significado da multiplicação. Os alunos apresentaram saber resolver as questões as quais tinham os dados explícitos na situação problema e para se chegar à resposta precisava apenas o domínio da tabuada.
id UNIJ_b4dd5b4fcfa087c715a5c243f97a6c67
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4235
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEntendimentos produzidos por alunos do 6° ano do ensino fundamental sobre significados da multiplicação2017-07-2420162017-07-24T18:36:17Z2017-07-24T18:36:17ZO presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa que tem como objetivo analisar o desempenho e as estratégias de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental na resolução de situações problemas que envolvem os significados da multiplicação. A pesquisa é de cunho qualitativo, cuja análise está fundamentada, especialmente, por Brasil (1997, 1998 e 2014) e em Magina (2012). Para a produção de dados empíricos foi elaborado e aplicado um teste em uma turma de alunos do 6º ano, de uma Escola Pública do município de Crissiumal-RS. As discussões estão centradas em quatro significados da multiplicação: multiplicação comparativa, comparação entre razões, configuração retangular e ideia de combinatória. A partir das análises foi possível concluir que ainda há muitas lacunas na aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em se tratando do significado da multiplicação. Os alunos apresentaram saber resolver as questões as quais tinham os dados explícitos na situação problema e para se chegar à resposta precisava apenas o domínio da tabuada.29 f.Ciências Exatas e da TerraMatemáticaEstrutura multiplicativaSignificados da multiplicaçãoEnsino fundamentalhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4235DMD_hdl_123456789/4235Pedry, Paula Maria dos Santosporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaula%20Maria%20dos%20Santos%20Pedry.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4235/1/Paula%20Maria%20dos%20Santos%20Pedry.pdfapplication/pdf1179794http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4235/1/Paula%20Maria%20dos%20Santos%20Pedry.pdfc1e9d2f844f1b9171ecb621e7f34329eMD5123456789_4235_12019-01-21T12:45:21Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Entendimentos produzidos por alunos do 6° ano do ensino fundamental sobre significados da multiplicação
title Entendimentos produzidos por alunos do 6° ano do ensino fundamental sobre significados da multiplicação
spellingShingle Entendimentos produzidos por alunos do 6° ano do ensino fundamental sobre significados da multiplicação
Pedry, Paula Maria dos Santos
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
Estrutura multiplicativa
Significados da multiplicação
Ensino fundamental
title_short Entendimentos produzidos por alunos do 6° ano do ensino fundamental sobre significados da multiplicação
title_full Entendimentos produzidos por alunos do 6° ano do ensino fundamental sobre significados da multiplicação
title_fullStr Entendimentos produzidos por alunos do 6° ano do ensino fundamental sobre significados da multiplicação
title_full_unstemmed Entendimentos produzidos por alunos do 6° ano do ensino fundamental sobre significados da multiplicação
title_sort Entendimentos produzidos por alunos do 6° ano do ensino fundamental sobre significados da multiplicação
author Pedry, Paula Maria dos Santos
author_facet Pedry, Paula Maria dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedry, Paula Maria dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Exatas e da Terra
Matemática
Estrutura multiplicativa
Significados da multiplicação
Ensino fundamental
topic Ciências Exatas e da Terra
Matemática
Estrutura multiplicativa
Significados da multiplicação
Ensino fundamental
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa que tem como objetivo analisar o desempenho e as estratégias de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental na resolução de situações problemas que envolvem os significados da multiplicação. A pesquisa é de cunho qualitativo, cuja análise está fundamentada, especialmente, por Brasil (1997, 1998 e 2014) e em Magina (2012). Para a produção de dados empíricos foi elaborado e aplicado um teste em uma turma de alunos do 6º ano, de uma Escola Pública do município de Crissiumal-RS. As discussões estão centradas em quatro significados da multiplicação: multiplicação comparativa, comparação entre razões, configuração retangular e ideia de combinatória. A partir das análises foi possível concluir que ainda há muitas lacunas na aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em se tratando do significado da multiplicação. Os alunos apresentaram saber resolver as questões as quais tinham os dados explícitos na situação problema e para se chegar à resposta precisava apenas o domínio da tabuada.
29 f.
description O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa que tem como objetivo analisar o desempenho e as estratégias de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental na resolução de situações problemas que envolvem os significados da multiplicação. A pesquisa é de cunho qualitativo, cuja análise está fundamentada, especialmente, por Brasil (1997, 1998 e 2014) e em Magina (2012). Para a produção de dados empíricos foi elaborado e aplicado um teste em uma turma de alunos do 6º ano, de uma Escola Pública do município de Crissiumal-RS. As discussões estão centradas em quatro significados da multiplicação: multiplicação comparativa, comparação entre razões, configuração retangular e ideia de combinatória. A partir das análises foi possível concluir que ainda há muitas lacunas na aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em se tratando do significado da multiplicação. Os alunos apresentaram saber resolver as questões as quais tinham os dados explícitos na situação problema e para se chegar à resposta precisava apenas o domínio da tabuada.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2017-07-24T18:36:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-24T18:36:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4235
DMD_hdl_123456789/4235
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4235
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415895034429440