Entendimentos produzidos por alunos do 6° ano do ensino fundamental sobre significados da multiplicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4235 |
Resumo: | O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa que tem como objetivo analisar o desempenho e as estratégias de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental na resolução de situações problemas que envolvem os significados da multiplicação. A pesquisa é de cunho qualitativo, cuja análise está fundamentada, especialmente, por Brasil (1997, 1998 e 2014) e em Magina (2012). Para a produção de dados empíricos foi elaborado e aplicado um teste em uma turma de alunos do 6º ano, de uma Escola Pública do município de Crissiumal-RS. As discussões estão centradas em quatro significados da multiplicação: multiplicação comparativa, comparação entre razões, configuração retangular e ideia de combinatória. A partir das análises foi possível concluir que ainda há muitas lacunas na aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em se tratando do significado da multiplicação. Os alunos apresentaram saber resolver as questões as quais tinham os dados explícitos na situação problema e para se chegar à resposta precisava apenas o domínio da tabuada. |
id |
UNIJ_b4dd5b4fcfa087c715a5c243f97a6c67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4235 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEntendimentos produzidos por alunos do 6° ano do ensino fundamental sobre significados da multiplicação2017-07-2420162017-07-24T18:36:17Z2017-07-24T18:36:17ZO presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa que tem como objetivo analisar o desempenho e as estratégias de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental na resolução de situações problemas que envolvem os significados da multiplicação. A pesquisa é de cunho qualitativo, cuja análise está fundamentada, especialmente, por Brasil (1997, 1998 e 2014) e em Magina (2012). Para a produção de dados empíricos foi elaborado e aplicado um teste em uma turma de alunos do 6º ano, de uma Escola Pública do município de Crissiumal-RS. As discussões estão centradas em quatro significados da multiplicação: multiplicação comparativa, comparação entre razões, configuração retangular e ideia de combinatória. A partir das análises foi possível concluir que ainda há muitas lacunas na aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em se tratando do significado da multiplicação. Os alunos apresentaram saber resolver as questões as quais tinham os dados explícitos na situação problema e para se chegar à resposta precisava apenas o domínio da tabuada.29 f.Ciências Exatas e da TerraMatemáticaEstrutura multiplicativaSignificados da multiplicaçãoEnsino fundamentalhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4235DMD_hdl_123456789/4235Pedry, Paula Maria dos Santosporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaula%20Maria%20dos%20Santos%20Pedry.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4235/1/Paula%20Maria%20dos%20Santos%20Pedry.pdfapplication/pdf1179794http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4235/1/Paula%20Maria%20dos%20Santos%20Pedry.pdfc1e9d2f844f1b9171ecb621e7f34329eMD5123456789_4235_12019-01-21T12:45:21Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entendimentos produzidos por alunos do 6° ano do ensino fundamental sobre significados da multiplicação |
title |
Entendimentos produzidos por alunos do 6° ano do ensino fundamental sobre significados da multiplicação |
spellingShingle |
Entendimentos produzidos por alunos do 6° ano do ensino fundamental sobre significados da multiplicação Pedry, Paula Maria dos Santos Ciências Exatas e da Terra Matemática Estrutura multiplicativa Significados da multiplicação Ensino fundamental |
title_short |
Entendimentos produzidos por alunos do 6° ano do ensino fundamental sobre significados da multiplicação |
title_full |
Entendimentos produzidos por alunos do 6° ano do ensino fundamental sobre significados da multiplicação |
title_fullStr |
Entendimentos produzidos por alunos do 6° ano do ensino fundamental sobre significados da multiplicação |
title_full_unstemmed |
Entendimentos produzidos por alunos do 6° ano do ensino fundamental sobre significados da multiplicação |
title_sort |
Entendimentos produzidos por alunos do 6° ano do ensino fundamental sobre significados da multiplicação |
author |
Pedry, Paula Maria dos Santos |
author_facet |
Pedry, Paula Maria dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedry, Paula Maria dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Exatas e da Terra Matemática Estrutura multiplicativa Significados da multiplicação Ensino fundamental |
topic |
Ciências Exatas e da Terra Matemática Estrutura multiplicativa Significados da multiplicação Ensino fundamental |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa que tem como objetivo analisar o desempenho e as estratégias de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental na resolução de situações problemas que envolvem os significados da multiplicação. A pesquisa é de cunho qualitativo, cuja análise está fundamentada, especialmente, por Brasil (1997, 1998 e 2014) e em Magina (2012). Para a produção de dados empíricos foi elaborado e aplicado um teste em uma turma de alunos do 6º ano, de uma Escola Pública do município de Crissiumal-RS. As discussões estão centradas em quatro significados da multiplicação: multiplicação comparativa, comparação entre razões, configuração retangular e ideia de combinatória. A partir das análises foi possível concluir que ainda há muitas lacunas na aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em se tratando do significado da multiplicação. Os alunos apresentaram saber resolver as questões as quais tinham os dados explícitos na situação problema e para se chegar à resposta precisava apenas o domínio da tabuada. 29 f. |
description |
O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa que tem como objetivo analisar o desempenho e as estratégias de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental na resolução de situações problemas que envolvem os significados da multiplicação. A pesquisa é de cunho qualitativo, cuja análise está fundamentada, especialmente, por Brasil (1997, 1998 e 2014) e em Magina (2012). Para a produção de dados empíricos foi elaborado e aplicado um teste em uma turma de alunos do 6º ano, de uma Escola Pública do município de Crissiumal-RS. As discussões estão centradas em quatro significados da multiplicação: multiplicação comparativa, comparação entre razões, configuração retangular e ideia de combinatória. A partir das análises foi possível concluir que ainda há muitas lacunas na aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em se tratando do significado da multiplicação. Os alunos apresentaram saber resolver as questões as quais tinham os dados explícitos na situação problema e para se chegar à resposta precisava apenas o domínio da tabuada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2017-07-24T18:36:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-24T18:36:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4235 DMD_hdl_123456789/4235 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4235 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415895034429440 |