Formas consensuais de resolução dos litígios: conciliação, mediação e arbitragem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcelo Castro dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6591
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso faz uma análise das formas consensuais de resolução de litígios: mediação, conciliação e arbitragem, a fim de permitir um exame na busca da construção de alternativas à jurisdição. Examina aspectos definidores do conflito através de um viés democrático e transformador na sociedade. Aborda a gravíssima crise a qual o poder Judiciário vem passando, o consequente aumento demasiado de demandas judiciais e, com isso, uma demora excessiva na solução judicial e, em virtude, desse quadro caótico vem provocando muitos questionamentos; a busca soluções alternativas e as soluções propostas pelo poder judiciário; os meios alternativos de resolução de litígios como meio de pacificação social. Estuda a mediação, conciliação e a arbitragem como procedimentos alternativos para a resolução dos litígios, avaliando suas metodologias, princípios, técnicas e características. Aborda os aspectos históricos e o direito comparado de diversos países. Ao final se discute que deve privilegiar a pacificação da sociedade e, diante desse privilegio, a necessidade de incentivar o diálogo e a implementação da conciliação, mediação e a arbitragem, de forma efetiva no contexto jurídico; em que pese, os meios alternativos extrajudiciais não sejam um recurso absoluto para a enorme quantidade das ações judiciais se for empregado adequadamente serão importantes mecanismos para a gravíssima crise do judiciário e uma pacificação social com plenitude.
id UNIJ_bcf25573fd250a21ed1f5ea7b20470e1
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6591
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFormas consensuais de resolução dos litígios: conciliação, mediação e arbitragem2020-03-1220192020-03-12T12:07:12Z2020-03-12T12:07:12ZO presente trabalho de conclusão de curso faz uma análise das formas consensuais de resolução de litígios: mediação, conciliação e arbitragem, a fim de permitir um exame na busca da construção de alternativas à jurisdição. Examina aspectos definidores do conflito através de um viés democrático e transformador na sociedade. Aborda a gravíssima crise a qual o poder Judiciário vem passando, o consequente aumento demasiado de demandas judiciais e, com isso, uma demora excessiva na solução judicial e, em virtude, desse quadro caótico vem provocando muitos questionamentos; a busca soluções alternativas e as soluções propostas pelo poder judiciário; os meios alternativos de resolução de litígios como meio de pacificação social. Estuda a mediação, conciliação e a arbitragem como procedimentos alternativos para a resolução dos litígios, avaliando suas metodologias, princípios, técnicas e características. Aborda os aspectos históricos e o direito comparado de diversos países. Ao final se discute que deve privilegiar a pacificação da sociedade e, diante desse privilegio, a necessidade de incentivar o diálogo e a implementação da conciliação, mediação e a arbitragem, de forma efetiva no contexto jurídico; em que pese, os meios alternativos extrajudiciais não sejam um recurso absoluto para a enorme quantidade das ações judiciais se for empregado adequadamente serão importantes mecanismos para a gravíssima crise do judiciário e uma pacificação social com plenitude.55 f.Ciências Sociais AplicadasDireitoMediaçãoConciliação e arbitragemFormas consensuais de resolução de litígiosPacificação socialhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6591DMD_hdl_123456789/6591Santos, Marcelo Castro dosporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcelo%20Castro%20dos%20Santos.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6591/1/Marcelo%20Castro%20dos%20Santos.pdfapplication/pdf433324http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6591/1/Marcelo%20Castro%20dos%20Santos.pdfb89c284a650c786616c6694638cd3162MD5123456789_6591_12020-03-14T06:49:50Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Formas consensuais de resolução dos litígios: conciliação, mediação e arbitragem
title Formas consensuais de resolução dos litígios: conciliação, mediação e arbitragem
spellingShingle Formas consensuais de resolução dos litígios: conciliação, mediação e arbitragem
Santos, Marcelo Castro dos
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
Mediação
Conciliação e arbitragem
Formas consensuais de resolução de litígios
Pacificação social
title_short Formas consensuais de resolução dos litígios: conciliação, mediação e arbitragem
title_full Formas consensuais de resolução dos litígios: conciliação, mediação e arbitragem
title_fullStr Formas consensuais de resolução dos litígios: conciliação, mediação e arbitragem
title_full_unstemmed Formas consensuais de resolução dos litígios: conciliação, mediação e arbitragem
title_sort Formas consensuais de resolução dos litígios: conciliação, mediação e arbitragem
author Santos, Marcelo Castro dos
author_facet Santos, Marcelo Castro dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marcelo Castro dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
Direito
Mediação
Conciliação e arbitragem
Formas consensuais de resolução de litígios
Pacificação social
topic Ciências Sociais Aplicadas
Direito
Mediação
Conciliação e arbitragem
Formas consensuais de resolução de litígios
Pacificação social
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente trabalho de conclusão de curso faz uma análise das formas consensuais de resolução de litígios: mediação, conciliação e arbitragem, a fim de permitir um exame na busca da construção de alternativas à jurisdição. Examina aspectos definidores do conflito através de um viés democrático e transformador na sociedade. Aborda a gravíssima crise a qual o poder Judiciário vem passando, o consequente aumento demasiado de demandas judiciais e, com isso, uma demora excessiva na solução judicial e, em virtude, desse quadro caótico vem provocando muitos questionamentos; a busca soluções alternativas e as soluções propostas pelo poder judiciário; os meios alternativos de resolução de litígios como meio de pacificação social. Estuda a mediação, conciliação e a arbitragem como procedimentos alternativos para a resolução dos litígios, avaliando suas metodologias, princípios, técnicas e características. Aborda os aspectos históricos e o direito comparado de diversos países. Ao final se discute que deve privilegiar a pacificação da sociedade e, diante desse privilegio, a necessidade de incentivar o diálogo e a implementação da conciliação, mediação e a arbitragem, de forma efetiva no contexto jurídico; em que pese, os meios alternativos extrajudiciais não sejam um recurso absoluto para a enorme quantidade das ações judiciais se for empregado adequadamente serão importantes mecanismos para a gravíssima crise do judiciário e uma pacificação social com plenitude.
55 f.
description O presente trabalho de conclusão de curso faz uma análise das formas consensuais de resolução de litígios: mediação, conciliação e arbitragem, a fim de permitir um exame na busca da construção de alternativas à jurisdição. Examina aspectos definidores do conflito através de um viés democrático e transformador na sociedade. Aborda a gravíssima crise a qual o poder Judiciário vem passando, o consequente aumento demasiado de demandas judiciais e, com isso, uma demora excessiva na solução judicial e, em virtude, desse quadro caótico vem provocando muitos questionamentos; a busca soluções alternativas e as soluções propostas pelo poder judiciário; os meios alternativos de resolução de litígios como meio de pacificação social. Estuda a mediação, conciliação e a arbitragem como procedimentos alternativos para a resolução dos litígios, avaliando suas metodologias, princípios, técnicas e características. Aborda os aspectos históricos e o direito comparado de diversos países. Ao final se discute que deve privilegiar a pacificação da sociedade e, diante desse privilegio, a necessidade de incentivar o diálogo e a implementação da conciliação, mediação e a arbitragem, de forma efetiva no contexto jurídico; em que pese, os meios alternativos extrajudiciais não sejam um recurso absoluto para a enorme quantidade das ações judiciais se for empregado adequadamente serão importantes mecanismos para a gravíssima crise do judiciário e uma pacificação social com plenitude.
publishDate 2019
dc.date.available.fl_str_mv 2019
2020-03-12T12:07:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-12T12:07:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6591
DMD_hdl_123456789/6591
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6591
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/6591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1661240353910423552