Programa universidade para todos: implicações na democratização do ensino superior
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Publication Date: | 2017 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Download full: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6120 |
Summary: | Reduzir as desigualdades sociais é dever do Estado, de acordo com a Constituição Federal de 1988, assim como promover juntamente com a sociedade o direito igualitário à educação. No entanto, a desigualdade de oportunidades educacionais é ainda presente no Brasil, especialmente com relação à educação superior para indivíduos pertencentes aos grupos populares. Em vista disso, encontra-se em vigor, desde o ano de 2004, uma política pública elaborada como proposta de democratização da educação superior em nosso país, o Programa Universidade para Todos – ProUni. Por conseguinte, essa pesquisa se justifica no sentido de compreender de maneira mais abrangente as possíveis implicações do ProUni para os grupos populares. Desse modo, estipulou-se como objetivo geral analisar o ProUni no âmbito local, levando em conta o contexto histórico da educação superior brasileira. Para isso, realizou-se uma contextualização histórica da educação no país, desde a implantação das escolas jesuíticas até a criação das primeiras universidades. Para contribuir ao alcance dos objetivos utilizou-se do aporte teórico de Bourdieu; Passeron (2014a, 2014b) e Lahire (1997; 2004) para interpretar as relações estabelecidas pelos diferentes grupos sociais com a educação. No que se refere à metodologia desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e descritiva, em que se realizou entrevistas semiestruturadas, entre o período de outubro até dezembro de 2016, com alunos bolsistas integrais do ProUni na Unijuí. A análise dos dados produzidos se deu pelo método de análise de conteúdo, a partir de Bardin (1977). Assim, nos resultados foi possível identificar o acesso ao capital cultural como um dos fatores de maior influência na escolha entre os cursos de licenciaturas e bacharelados, pelos bolsistas do ProUni. Além disso, foi constatado que, para os estudantes entrevistados menos privilegiados, o programa é considerado como única alternativa para o ingresso no ensino superior. Contudo, ainda que seja um importante passo nesse caminho da democratização da educação superior, o ProUni não é suficiente para anular as desigualdades de acesso aos bens culturais, que se refletem na escolha dos cursos universitários. |
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Reduzir as desigualdades sociais é dever do Estado, de acordo com a Constituição Federal de 1988, assim como promover juntamente com a sociedade o direito igualitário à educação. No entanto, a desigualdade de oportunidades educacionais é ainda presente no Brasil, especialmente com relação à educação superior para indivíduos pertencentes aos grupos populares. Em vista disso, encontra-se em vigor, desde o ano de 2004, uma política pública elaborada como proposta de democratização da educação superior em nosso país, o Programa Universidade para Todos – ProUni. Por conseguinte, essa pesquisa se justifica no sentido de compreender de maneira mais abrangente as possíveis implicações do ProUni para os grupos populares. Desse modo, estipulou-se como objetivo geral analisar o ProUni no âmbito local, levando em conta o contexto histórico da educação superior brasileira. Para isso, realizou-se uma contextualização histórica da educação no país, desde a implantação das escolas jesuíticas até a criação das primeiras universidades. Para contribuir ao alcance dos objetivos utilizou-se do aporte teórico de Bourdieu; Passeron (2014a, 2014b) e Lahire (1997; 2004) para interpretar as relações estabelecidas pelos diferentes grupos sociais com a educação. No que se refere à metodologia desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e descritiva, em que se realizou entrevistas semiestruturadas, entre o período de outubro até dezembro de 2016, com alunos bolsistas integrais do ProUni na Unijuí. A análise dos dados produzidos se deu pelo método de análise de conteúdo, a partir de Bardin (1977). Assim, nos resultados foi possível identificar o acesso ao capital cultural como um dos fatores de maior influência na escolha entre os cursos de licenciaturas e bacharelados, pelos bolsistas do ProUni. Além disso, foi constatado que, para os estudantes entrevistados menos privilegiados, o programa é considerado como única alternativa para o ingresso no ensino superior. Contudo, ainda que seja um importante passo nesse caminho da democratização da educação superior, o ProUni não é suficiente para anular as desigualdades de acesso aos bens culturais, que se refletem na escolha dos cursos universitários. 102 f. |
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Reduzir as desigualdades sociais é dever do Estado, de acordo com a Constituição Federal de 1988, assim como promover juntamente com a sociedade o direito igualitário à educação. No entanto, a desigualdade de oportunidades educacionais é ainda presente no Brasil, especialmente com relação à educação superior para indivíduos pertencentes aos grupos populares. Em vista disso, encontra-se em vigor, desde o ano de 2004, uma política pública elaborada como proposta de democratização da educação superior em nosso país, o Programa Universidade para Todos – ProUni. Por conseguinte, essa pesquisa se justifica no sentido de compreender de maneira mais abrangente as possíveis implicações do ProUni para os grupos populares. Desse modo, estipulou-se como objetivo geral analisar o ProUni no âmbito local, levando em conta o contexto histórico da educação superior brasileira. Para isso, realizou-se uma contextualização histórica da educação no país, desde a implantação das escolas jesuíticas até a criação das primeiras universidades. Para contribuir ao alcance dos objetivos utilizou-se do aporte teórico de Bourdieu; Passeron (2014a, 2014b) e Lahire (1997; 2004) para interpretar as relações estabelecidas pelos diferentes grupos sociais com a educação. No que se refere à metodologia desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e descritiva, em que se realizou entrevistas semiestruturadas, entre o período de outubro até dezembro de 2016, com alunos bolsistas integrais do ProUni na Unijuí. A análise dos dados produzidos se deu pelo método de análise de conteúdo, a partir de Bardin (1977). Assim, nos resultados foi possível identificar o acesso ao capital cultural como um dos fatores de maior influência na escolha entre os cursos de licenciaturas e bacharelados, pelos bolsistas do ProUni. Além disso, foi constatado que, para os estudantes entrevistados menos privilegiados, o programa é considerado como única alternativa para o ingresso no ensino superior. Contudo, ainda que seja um importante passo nesse caminho da democratização da educação superior, o ProUni não é suficiente para anular as desigualdades de acesso aos bens culturais, que se refletem na escolha dos cursos universitários. |
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