A influência do capital humano na inovação em empresas de Ijuí/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mognhon, Élvis
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2811
Resumo: A presente dissertação tem o objetivo de analisar a relação e a importância do capital humano no processo de inovação nas organizações empresariais de Ijuí, Rio Grande do Sul e, ao fazê-lo, parte do pressuposto e da hipótese de que empresas com maior nível de capital humano têm maior propensão à inovação. Como foco de abordagem, fez-se a opção metodológica de delimitar as empresas de pequeno porte, atendidas pelo Projeto Extensão Produtiva e Inovação Noroeste Colonial, segundo a classificação do SEBRAE (2013). Para a consecução do estudo, foram visitadas quatorze empresas de Ijuí, dos mais diferentes ramos e segmentos - indústria, comércio, serviços, metalmecânico, fabricação de produtos não-metálicos, fabricação de produtos alimentícios, informática -, caracterizando uma amostra não probabilística definida por critérios de acessibilidade e tipicidade (VERGARA, 2010). Os dados foram coletados pelo próprio pesquisador durante o primeiro semestre de 2014, a partir de entrevistas semiestruturadas, conduzidas com os gestores organizacionais, das quais buscou-se extrair informações suficientes para dar conta dos objetivos de investigação. Quanto aos fins, esta pesquisa configura-se como exploratória e descritiva, e, quanto aos meios, como pesquisa de campo, documental, bibliográfica e estudo de casos. Os resultados mostram que os gestores entrevistados têm consciência da relação e da importância do capital humano enquanto fomentador da inovação, uma vez que o apontaram como primordial em suas organizações. Isso é corroborado pelas estratégias adotadas por eles para incentivo, valorização e fomento à qualificação dos profissionais, em especial, através de cursos e treinamentos externos, subsidiados pelas próprias empresas, da prática de reuniões periódicas, gestão transparente e banco de ideias, e valorização, de diferentes formas, dos colaboradores que apresentam ideias de inovação.
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