Narrativas e trajetórias da docência: uma vez normalista, sempre professora?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Oneida Gonçalves dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6097
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida abordando sobre Histórias de Vida e Formação de Normalistas. A escolha do assunto foi a partir da minha experiência como normalista e pela falta de contato com as colegas daquela época. A escrita baseia-se em pesquisa de nomes de formandas de 1994 de uma escola da rede pública do município de Ijuí (RS) nas redes sociais e nas respostas obtidas por meio de e-mail e whatsApp, empregados como ferramentas tecnológicas de apoio para a sua localização. O estudo tem por objetivo responder à pergunta do título da investigação “Narrativas e trajetórias da docência: uma vez normalista, sempre professora?”, elucidando outras questões que venham a surgir em decorrência do desenvolvimento da pesquisa ou do processo de interação com as pesquisadas. A dissertação pretende resgatar a trajetória de vida da formação normalista e comprovar como a história de vida é importante para a formação do sujeito e escolhas profissionais, além de validar como as marcas na vida das pessoas influenciam e desencadeiam novas perspectivas; assim, ao abordar a formação inicial, estou considerando a importância para a docência. Alguns conceitos são merecedores de serem aprofundados no decorrer da escrita, pois fazem parte do contexto ao qual a formação esteve inserida, como espaço, tempo, lugar, pertencimento, memória, trajetória, formação, cultura, linguagem, docência, entre outros. Permito-me, ainda, afirmar que esta pesquisa se constituiu de “retalhos” de pessoas que passaram em minha vida, o que não menospreza o sentido da palavra, mas a profundidade de como somos constituídos a partir das interações com os sujeitos que estão ao nosso redor.
id UNIJ_c3e8ef1becc2b54f554b5fb70ce03dad
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6097
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNarrativas e trajetórias da docência: uma vez normalista, sempre professora?2019-08-0620182019-08-06T23:58:41Z2019-08-06T23:58:41ZEsta pesquisa foi desenvolvida abordando sobre Histórias de Vida e Formação de Normalistas. A escolha do assunto foi a partir da minha experiência como normalista e pela falta de contato com as colegas daquela época. A escrita baseia-se em pesquisa de nomes de formandas de 1994 de uma escola da rede pública do município de Ijuí (RS) nas redes sociais e nas respostas obtidas por meio de e-mail e whatsApp, empregados como ferramentas tecnológicas de apoio para a sua localização. O estudo tem por objetivo responder à pergunta do título da investigação “Narrativas e trajetórias da docência: uma vez normalista, sempre professora?”, elucidando outras questões que venham a surgir em decorrência do desenvolvimento da pesquisa ou do processo de interação com as pesquisadas. A dissertação pretende resgatar a trajetória de vida da formação normalista e comprovar como a história de vida é importante para a formação do sujeito e escolhas profissionais, além de validar como as marcas na vida das pessoas influenciam e desencadeiam novas perspectivas; assim, ao abordar a formação inicial, estou considerando a importância para a docência. Alguns conceitos são merecedores de serem aprofundados no decorrer da escrita, pois fazem parte do contexto ao qual a formação esteve inserida, como espaço, tempo, lugar, pertencimento, memória, trajetória, formação, cultura, linguagem, docência, entre outros. Permito-me, ainda, afirmar que esta pesquisa se constituiu de “retalhos” de pessoas que passaram em minha vida, o que não menospreza o sentido da palavra, mas a profundidade de como somos constituídos a partir das interações com os sujeitos que estão ao nosso redor.102 f.Educação nas CiênciasHistórias de vidaFormaçãoNormalistahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6097DMD_hdl_123456789/6097Santos, Oneida Gonçalves dosporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessOneida%20Gon%c3%a7alves%20dos%20Santos.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6097/1/Oneida%20Gon%c3%a7alves%20dos%20Santos.pdfapplication/pdf1194453http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6097/1/Oneida%20Gon%c3%a7alves%20dos%20Santos.pdf56d800dca0280c749d7d385293a1183dMD5123456789_6097_12019-08-10T06:47:16Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas e trajetórias da docência: uma vez normalista, sempre professora?
title Narrativas e trajetórias da docência: uma vez normalista, sempre professora?
spellingShingle Narrativas e trajetórias da docência: uma vez normalista, sempre professora?
Santos, Oneida Gonçalves dos
Educação nas Ciências
Histórias de vida
Formação
Normalista
title_short Narrativas e trajetórias da docência: uma vez normalista, sempre professora?
title_full Narrativas e trajetórias da docência: uma vez normalista, sempre professora?
title_fullStr Narrativas e trajetórias da docência: uma vez normalista, sempre professora?
title_full_unstemmed Narrativas e trajetórias da docência: uma vez normalista, sempre professora?
title_sort Narrativas e trajetórias da docência: uma vez normalista, sempre professora?
author Santos, Oneida Gonçalves dos
author_facet Santos, Oneida Gonçalves dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Oneida Gonçalves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação nas Ciências
Histórias de vida
Formação
Normalista
topic Educação nas Ciências
Histórias de vida
Formação
Normalista
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Esta pesquisa foi desenvolvida abordando sobre Histórias de Vida e Formação de Normalistas. A escolha do assunto foi a partir da minha experiência como normalista e pela falta de contato com as colegas daquela época. A escrita baseia-se em pesquisa de nomes de formandas de 1994 de uma escola da rede pública do município de Ijuí (RS) nas redes sociais e nas respostas obtidas por meio de e-mail e whatsApp, empregados como ferramentas tecnológicas de apoio para a sua localização. O estudo tem por objetivo responder à pergunta do título da investigação “Narrativas e trajetórias da docência: uma vez normalista, sempre professora?”, elucidando outras questões que venham a surgir em decorrência do desenvolvimento da pesquisa ou do processo de interação com as pesquisadas. A dissertação pretende resgatar a trajetória de vida da formação normalista e comprovar como a história de vida é importante para a formação do sujeito e escolhas profissionais, além de validar como as marcas na vida das pessoas influenciam e desencadeiam novas perspectivas; assim, ao abordar a formação inicial, estou considerando a importância para a docência. Alguns conceitos são merecedores de serem aprofundados no decorrer da escrita, pois fazem parte do contexto ao qual a formação esteve inserida, como espaço, tempo, lugar, pertencimento, memória, trajetória, formação, cultura, linguagem, docência, entre outros. Permito-me, ainda, afirmar que esta pesquisa se constituiu de “retalhos” de pessoas que passaram em minha vida, o que não menospreza o sentido da palavra, mas a profundidade de como somos constituídos a partir das interações com os sujeitos que estão ao nosso redor.
102 f.
description Esta pesquisa foi desenvolvida abordando sobre Histórias de Vida e Formação de Normalistas. A escolha do assunto foi a partir da minha experiência como normalista e pela falta de contato com as colegas daquela época. A escrita baseia-se em pesquisa de nomes de formandas de 1994 de uma escola da rede pública do município de Ijuí (RS) nas redes sociais e nas respostas obtidas por meio de e-mail e whatsApp, empregados como ferramentas tecnológicas de apoio para a sua localização. O estudo tem por objetivo responder à pergunta do título da investigação “Narrativas e trajetórias da docência: uma vez normalista, sempre professora?”, elucidando outras questões que venham a surgir em decorrência do desenvolvimento da pesquisa ou do processo de interação com as pesquisadas. A dissertação pretende resgatar a trajetória de vida da formação normalista e comprovar como a história de vida é importante para a formação do sujeito e escolhas profissionais, além de validar como as marcas na vida das pessoas influenciam e desencadeiam novas perspectivas; assim, ao abordar a formação inicial, estou considerando a importância para a docência. Alguns conceitos são merecedores de serem aprofundados no decorrer da escrita, pois fazem parte do contexto ao qual a formação esteve inserida, como espaço, tempo, lugar, pertencimento, memória, trajetória, formação, cultura, linguagem, docência, entre outros. Permito-me, ainda, afirmar que esta pesquisa se constituiu de “retalhos” de pessoas que passaram em minha vida, o que não menospreza o sentido da palavra, mas a profundidade de como somos constituídos a partir das interações com os sujeitos que estão ao nosso redor.
publishDate 2018
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2019-08-06T23:58:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-06T23:58:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6097
DMD_hdl_123456789/6097
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6097
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/6097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1641618430899519488