Algumas situações matemáticas de livros didáticos da EJA: contextos e contextualização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1929 |
Resumo: | O presente artigo foi produzido a partir de uma pesquisa documental, em parte da Coleção Tempo de Aprender, tendo como objetivo identificar como são propostas as situações matemáticas nos livros Didáticos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da EJA e quais contextos são abordados nestas situações. Os dados foram coletados por meio de uma análise detalhada dos referidos livros, em que foram analisadas as situações em quatro contextos: cotidianas, interdisciplinares, intradisciplinares e história da matemática. Para a análises foram considerados os seguintes referenciais: Vieira (2004), Spinelli (2011), OCEM (2006), PCN EJA (2002), e outros. A partir da análise, constatamos que as situações matemáticas no livro de 8º ano que mais se destacam são as interdisciplinares e as cotidianas, os contextos intradisciplinares e envolvendo a história da matemática aparecem pouco. No livro de 9º ano os quatro contextos aparecem de modo uniforme, sendo que um dá suporte para o outro. Consideramos que as situações matemáticas nos livros didáticos de 8º e 9º anos são propostas a partir de diferentes contextos que ultrapassam a ideia do cotidiano como dia a dia, pois há uma preocupação em que os diferentes contextos sejam abordados ao ensinar e ao aprender matemática, mas é preciso tomar alguns cuidados para não enfatizar apenas a contextualização e esquecer a descontextualização, para que se produzam os conceitos matemáticos. |
id |
UNIJ_c6655c7f9b3356c0fd34f7ddc10f1214 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1929 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAlgumas situações matemáticas de livros didáticos da EJA: contextos e contextualização2013-12-1820132013-12-18T16:57:17Z2013-12-18T16:57:17ZO presente artigo foi produzido a partir de uma pesquisa documental, em parte da Coleção Tempo de Aprender, tendo como objetivo identificar como são propostas as situações matemáticas nos livros Didáticos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da EJA e quais contextos são abordados nestas situações. Os dados foram coletados por meio de uma análise detalhada dos referidos livros, em que foram analisadas as situações em quatro contextos: cotidianas, interdisciplinares, intradisciplinares e história da matemática. Para a análises foram considerados os seguintes referenciais: Vieira (2004), Spinelli (2011), OCEM (2006), PCN EJA (2002), e outros. A partir da análise, constatamos que as situações matemáticas no livro de 8º ano que mais se destacam são as interdisciplinares e as cotidianas, os contextos intradisciplinares e envolvendo a história da matemática aparecem pouco. No livro de 9º ano os quatro contextos aparecem de modo uniforme, sendo que um dá suporte para o outro. Consideramos que as situações matemáticas nos livros didáticos de 8º e 9º anos são propostas a partir de diferentes contextos que ultrapassam a ideia do cotidiano como dia a dia, pois há uma preocupação em que os diferentes contextos sejam abordados ao ensinar e ao aprender matemática, mas é preciso tomar alguns cuidados para não enfatizar apenas a contextualização e esquecer a descontextualização, para que se produzam os conceitos matemáticos.19 f.ContextosContextualizaçãoLivros didáticosEJAMatemáticaCiências Exatas e da Terrahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1929DMD_hdl_123456789/1929Rodrigues, Charles Mouraporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTSC-Charles%20Moura%20Rodrigues.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1929/1/TSC-Charles%20Moura%20Rodrigues.pdfapplication/pdf1003294http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1929/1/TSC-Charles%20Moura%20Rodrigues.pdf14e333b8032055640db0a77a763272e8MD5123456789_1929_12019-01-21T12:44:08Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Algumas situações matemáticas de livros didáticos da EJA: contextos e contextualização |
title |
Algumas situações matemáticas de livros didáticos da EJA: contextos e contextualização |
spellingShingle |
Algumas situações matemáticas de livros didáticos da EJA: contextos e contextualização Rodrigues, Charles Moura Contextos Contextualização Livros didáticos EJA Matemática Ciências Exatas e da Terra |
title_short |
Algumas situações matemáticas de livros didáticos da EJA: contextos e contextualização |
title_full |
Algumas situações matemáticas de livros didáticos da EJA: contextos e contextualização |
title_fullStr |
Algumas situações matemáticas de livros didáticos da EJA: contextos e contextualização |
title_full_unstemmed |
Algumas situações matemáticas de livros didáticos da EJA: contextos e contextualização |
title_sort |
Algumas situações matemáticas de livros didáticos da EJA: contextos e contextualização |
author |
Rodrigues, Charles Moura |
author_facet |
Rodrigues, Charles Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Charles Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contextos Contextualização Livros didáticos EJA Matemática Ciências Exatas e da Terra |
topic |
Contextos Contextualização Livros didáticos EJA Matemática Ciências Exatas e da Terra |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente artigo foi produzido a partir de uma pesquisa documental, em parte da Coleção Tempo de Aprender, tendo como objetivo identificar como são propostas as situações matemáticas nos livros Didáticos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da EJA e quais contextos são abordados nestas situações. Os dados foram coletados por meio de uma análise detalhada dos referidos livros, em que foram analisadas as situações em quatro contextos: cotidianas, interdisciplinares, intradisciplinares e história da matemática. Para a análises foram considerados os seguintes referenciais: Vieira (2004), Spinelli (2011), OCEM (2006), PCN EJA (2002), e outros. A partir da análise, constatamos que as situações matemáticas no livro de 8º ano que mais se destacam são as interdisciplinares e as cotidianas, os contextos intradisciplinares e envolvendo a história da matemática aparecem pouco. No livro de 9º ano os quatro contextos aparecem de modo uniforme, sendo que um dá suporte para o outro. Consideramos que as situações matemáticas nos livros didáticos de 8º e 9º anos são propostas a partir de diferentes contextos que ultrapassam a ideia do cotidiano como dia a dia, pois há uma preocupação em que os diferentes contextos sejam abordados ao ensinar e ao aprender matemática, mas é preciso tomar alguns cuidados para não enfatizar apenas a contextualização e esquecer a descontextualização, para que se produzam os conceitos matemáticos. 19 f. |
description |
O presente artigo foi produzido a partir de uma pesquisa documental, em parte da Coleção Tempo de Aprender, tendo como objetivo identificar como são propostas as situações matemáticas nos livros Didáticos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da EJA e quais contextos são abordados nestas situações. Os dados foram coletados por meio de uma análise detalhada dos referidos livros, em que foram analisadas as situações em quatro contextos: cotidianas, interdisciplinares, intradisciplinares e história da matemática. Para a análises foram considerados os seguintes referenciais: Vieira (2004), Spinelli (2011), OCEM (2006), PCN EJA (2002), e outros. A partir da análise, constatamos que as situações matemáticas no livro de 8º ano que mais se destacam são as interdisciplinares e as cotidianas, os contextos intradisciplinares e envolvendo a história da matemática aparecem pouco. No livro de 9º ano os quatro contextos aparecem de modo uniforme, sendo que um dá suporte para o outro. Consideramos que as situações matemáticas nos livros didáticos de 8º e 9º anos são propostas a partir de diferentes contextos que ultrapassam a ideia do cotidiano como dia a dia, pois há uma preocupação em que os diferentes contextos sejam abordados ao ensinar e ao aprender matemática, mas é preciso tomar alguns cuidados para não enfatizar apenas a contextualização e esquecer a descontextualização, para que se produzam os conceitos matemáticos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-12-18 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013 2013-12-18T16:57:17Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-12-18T16:57:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1929 DMD_hdl_123456789/1929 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1929 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/1929 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623413888564330497 |