Limites e possibilidades da política de assistência social no município de Redentora/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dapieve, Helouise
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1313
Resumo: A assistência social brasileira passou por várias mudanças, tanto na questão legislativa quanto nas práticas assistências. Nessa perspectiva percebe-se a necessidade de desenvolver uma pesquisa voltada para os limites e possibilidades da política de assistência social no município de Redentora/RS. Identificando se há dificuldade na implementação da política de assistência social no município, o que repercute na sua concretização e conseqüentemente na emancipação dos sujeitos. Procurando conhecer como está constituída a política de assistência social e a rede de atendimento no município, identificando quem são os usuários desta política, qual o perfil destes, quais os programas, serviços e ações desenvolvidas e quais as possibilidades e os limites d política de assistência social no município de Redentora/RS. Para embasamento desta pesquisa foram utilizados referenciais bibliográficos, relatórios produzidos nos estágios curriculares supervisionando I, II e III do curso de Serviço Social, documentos secundários, a partir do enfoque dialético crítico, contemplando a articulação de dados qualitativos. Sendo que a pesquisa bibliográfica foi referenciada principalmente pelos autores; Carlos Simões, Aldaiza Sposati, e Legislações brasileiras. O resultado obtido através da pesquisa mostrou que a secretaria de assistência social desenvolve vários programas, ações, serviços, mas que não é suficiente para atender as necessidades e emancipar os usuários. Mas espera-se que através de outras práticas realizadas na secretária de assistência social e CRAS, a emancipação possa acontecer futuramente.
id UNIJ_cc8aeba9380205f83a2f9f97fd85d80e
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1313
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLimites e possibilidades da política de assistência social no município de Redentora/RS2013-01-3120122013-01-31T17:41:44Z2013-01-31T17:41:44ZA assistência social brasileira passou por várias mudanças, tanto na questão legislativa quanto nas práticas assistências. Nessa perspectiva percebe-se a necessidade de desenvolver uma pesquisa voltada para os limites e possibilidades da política de assistência social no município de Redentora/RS. Identificando se há dificuldade na implementação da política de assistência social no município, o que repercute na sua concretização e conseqüentemente na emancipação dos sujeitos. Procurando conhecer como está constituída a política de assistência social e a rede de atendimento no município, identificando quem são os usuários desta política, qual o perfil destes, quais os programas, serviços e ações desenvolvidas e quais as possibilidades e os limites d política de assistência social no município de Redentora/RS. Para embasamento desta pesquisa foram utilizados referenciais bibliográficos, relatórios produzidos nos estágios curriculares supervisionando I, II e III do curso de Serviço Social, documentos secundários, a partir do enfoque dialético crítico, contemplando a articulação de dados qualitativos. Sendo que a pesquisa bibliográfica foi referenciada principalmente pelos autores; Carlos Simões, Aldaiza Sposati, e Legislações brasileiras. O resultado obtido através da pesquisa mostrou que a secretaria de assistência social desenvolve vários programas, ações, serviços, mas que não é suficiente para atender as necessidades e emancipar os usuários. Mas espera-se que através de outras práticas realizadas na secretária de assistência social e CRAS, a emancipação possa acontecer futuramente.62 f.Política nacional de assistência socialRede de prestação de serviçoAcesso as políticasServiço socialCiências Sociais Aplicadashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1313DMD_hdl_123456789/1313Dapieve, Helouiseporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessUNIJUI%20Helouise.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1313/1/UNIJUI%20Helouise.pdfapplication/pdf992674http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1313/1/UNIJUI%20Helouise.pdfee7a3aba4f46515951109d689a199c7fMD5123456789_1313_12019-01-21T12:43:49Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Limites e possibilidades da política de assistência social no município de Redentora/RS
title Limites e possibilidades da política de assistência social no município de Redentora/RS
spellingShingle Limites e possibilidades da política de assistência social no município de Redentora/RS
Dapieve, Helouise
Política nacional de assistência social
Rede de prestação de serviço
Acesso as políticas
Serviço social
Ciências Sociais Aplicadas
title_short Limites e possibilidades da política de assistência social no município de Redentora/RS
title_full Limites e possibilidades da política de assistência social no município de Redentora/RS
title_fullStr Limites e possibilidades da política de assistência social no município de Redentora/RS
title_full_unstemmed Limites e possibilidades da política de assistência social no município de Redentora/RS
title_sort Limites e possibilidades da política de assistência social no município de Redentora/RS
author Dapieve, Helouise
author_facet Dapieve, Helouise
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dapieve, Helouise
dc.subject.por.fl_str_mv Política nacional de assistência social
Rede de prestação de serviço
Acesso as políticas
Serviço social
Ciências Sociais Aplicadas
topic Política nacional de assistência social
Rede de prestação de serviço
Acesso as políticas
Serviço social
Ciências Sociais Aplicadas
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A assistência social brasileira passou por várias mudanças, tanto na questão legislativa quanto nas práticas assistências. Nessa perspectiva percebe-se a necessidade de desenvolver uma pesquisa voltada para os limites e possibilidades da política de assistência social no município de Redentora/RS. Identificando se há dificuldade na implementação da política de assistência social no município, o que repercute na sua concretização e conseqüentemente na emancipação dos sujeitos. Procurando conhecer como está constituída a política de assistência social e a rede de atendimento no município, identificando quem são os usuários desta política, qual o perfil destes, quais os programas, serviços e ações desenvolvidas e quais as possibilidades e os limites d política de assistência social no município de Redentora/RS. Para embasamento desta pesquisa foram utilizados referenciais bibliográficos, relatórios produzidos nos estágios curriculares supervisionando I, II e III do curso de Serviço Social, documentos secundários, a partir do enfoque dialético crítico, contemplando a articulação de dados qualitativos. Sendo que a pesquisa bibliográfica foi referenciada principalmente pelos autores; Carlos Simões, Aldaiza Sposati, e Legislações brasileiras. O resultado obtido através da pesquisa mostrou que a secretaria de assistência social desenvolve vários programas, ações, serviços, mas que não é suficiente para atender as necessidades e emancipar os usuários. Mas espera-se que através de outras práticas realizadas na secretária de assistência social e CRAS, a emancipação possa acontecer futuramente.
62 f.
description A assistência social brasileira passou por várias mudanças, tanto na questão legislativa quanto nas práticas assistências. Nessa perspectiva percebe-se a necessidade de desenvolver uma pesquisa voltada para os limites e possibilidades da política de assistência social no município de Redentora/RS. Identificando se há dificuldade na implementação da política de assistência social no município, o que repercute na sua concretização e conseqüentemente na emancipação dos sujeitos. Procurando conhecer como está constituída a política de assistência social e a rede de atendimento no município, identificando quem são os usuários desta política, qual o perfil destes, quais os programas, serviços e ações desenvolvidas e quais as possibilidades e os limites d política de assistência social no município de Redentora/RS. Para embasamento desta pesquisa foram utilizados referenciais bibliográficos, relatórios produzidos nos estágios curriculares supervisionando I, II e III do curso de Serviço Social, documentos secundários, a partir do enfoque dialético crítico, contemplando a articulação de dados qualitativos. Sendo que a pesquisa bibliográfica foi referenciada principalmente pelos autores; Carlos Simões, Aldaiza Sposati, e Legislações brasileiras. O resultado obtido através da pesquisa mostrou que a secretaria de assistência social desenvolve vários programas, ações, serviços, mas que não é suficiente para atender as necessidades e emancipar os usuários. Mas espera-se que através de outras práticas realizadas na secretária de assistência social e CRAS, a emancipação possa acontecer futuramente.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012
2013-01-31T17:41:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-01-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-01-31T17:41:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1313
DMD_hdl_123456789/1313
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1313
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413349593120768