A educação física e a condução do aluno com deficiência na Escola Municipal De Ensino Fundamental Santa Isabel de Campina das Missões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3393 |
Resumo: | A criança com deficiência no início da história era escondida da sociedade e muitas vezes acabavam mortas por serem consideradas inválidas. Ao longo da história essa situação foi sendo modificada, surgiram as APAES escolas de educação especial, e hoje tornou-se obrigatório a inclusão escolar das crianças com deficiência na escola regular, porém em vários casos as crianças são colocadas nas escolas regulares mas não acontece o processo de inclusão. Diante dessa situação surgiu o objetivo geral dessa pesquisa que é identificar o processo de Inclusão de alunos com deficiência dentro da escola e a contribuição da Educação Física na inclusão destes alunos em uma escola do município de Campina das Missões/RS. Essa pesquisa caracteriza-se como um Estudo de Caso. Possui como amostra uma diretora, três professoras dos alunos incluídos e um professor de Educação Física. O instrumento de pesquisa utilizado é um questionário para cada integrante da amostra, o qual foi respondido por cada um, e também um roteiro de perguntas para observação dos alunos em sala de aula e na educação física. Ao concluir esse estudo percebe-se que não existe um processo de inclusão para seguir, bem como a falta de formação e também de motivação para buscar mais informações sobre cada deficiência encontrada na escola por parte de alguns educadores. |
id |
UNIJ_d3590de97d0867da26c9d709c68d8641 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3393 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA educação física e a condução do aluno com deficiência na Escola Municipal De Ensino Fundamental Santa Isabel de Campina das Missões2016-04-2220152016-04-22T12:51:46Z2016-04-22T12:51:46ZA criança com deficiência no início da história era escondida da sociedade e muitas vezes acabavam mortas por serem consideradas inválidas. Ao longo da história essa situação foi sendo modificada, surgiram as APAES escolas de educação especial, e hoje tornou-se obrigatório a inclusão escolar das crianças com deficiência na escola regular, porém em vários casos as crianças são colocadas nas escolas regulares mas não acontece o processo de inclusão. Diante dessa situação surgiu o objetivo geral dessa pesquisa que é identificar o processo de Inclusão de alunos com deficiência dentro da escola e a contribuição da Educação Física na inclusão destes alunos em uma escola do município de Campina das Missões/RS. Essa pesquisa caracteriza-se como um Estudo de Caso. Possui como amostra uma diretora, três professoras dos alunos incluídos e um professor de Educação Física. O instrumento de pesquisa utilizado é um questionário para cada integrante da amostra, o qual foi respondido por cada um, e também um roteiro de perguntas para observação dos alunos em sala de aula e na educação física. Ao concluir esse estudo percebe-se que não existe um processo de inclusão para seguir, bem como a falta de formação e também de motivação para buscar mais informações sobre cada deficiência encontrada na escola por parte de alguns educadores.63 f.Ciências da SaúdeEducação FísicaInclusão escolarCriança com deficiênciahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3393DMD_hdl_123456789/3393Dresch, Marcelo Luisporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3393/1/TCC%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdfapplication/pdf718402http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3393/1/TCC%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf7ad11ace5b89d8c683e42444c951eb8eMD5123456789_3393_12019-01-21T12:44:57Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação física e a condução do aluno com deficiência na Escola Municipal De Ensino Fundamental Santa Isabel de Campina das Missões |
title |
A educação física e a condução do aluno com deficiência na Escola Municipal De Ensino Fundamental Santa Isabel de Campina das Missões |
spellingShingle |
A educação física e a condução do aluno com deficiência na Escola Municipal De Ensino Fundamental Santa Isabel de Campina das Missões Dresch, Marcelo Luis Ciências da Saúde Educação Física Inclusão escolar Criança com deficiência |
title_short |
A educação física e a condução do aluno com deficiência na Escola Municipal De Ensino Fundamental Santa Isabel de Campina das Missões |
title_full |
A educação física e a condução do aluno com deficiência na Escola Municipal De Ensino Fundamental Santa Isabel de Campina das Missões |
title_fullStr |
A educação física e a condução do aluno com deficiência na Escola Municipal De Ensino Fundamental Santa Isabel de Campina das Missões |
title_full_unstemmed |
A educação física e a condução do aluno com deficiência na Escola Municipal De Ensino Fundamental Santa Isabel de Campina das Missões |
title_sort |
A educação física e a condução do aluno com deficiência na Escola Municipal De Ensino Fundamental Santa Isabel de Campina das Missões |
author |
Dresch, Marcelo Luis |
author_facet |
Dresch, Marcelo Luis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dresch, Marcelo Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da Saúde Educação Física Inclusão escolar Criança com deficiência |
topic |
Ciências da Saúde Educação Física Inclusão escolar Criança com deficiência |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A criança com deficiência no início da história era escondida da sociedade e muitas vezes acabavam mortas por serem consideradas inválidas. Ao longo da história essa situação foi sendo modificada, surgiram as APAES escolas de educação especial, e hoje tornou-se obrigatório a inclusão escolar das crianças com deficiência na escola regular, porém em vários casos as crianças são colocadas nas escolas regulares mas não acontece o processo de inclusão. Diante dessa situação surgiu o objetivo geral dessa pesquisa que é identificar o processo de Inclusão de alunos com deficiência dentro da escola e a contribuição da Educação Física na inclusão destes alunos em uma escola do município de Campina das Missões/RS. Essa pesquisa caracteriza-se como um Estudo de Caso. Possui como amostra uma diretora, três professoras dos alunos incluídos e um professor de Educação Física. O instrumento de pesquisa utilizado é um questionário para cada integrante da amostra, o qual foi respondido por cada um, e também um roteiro de perguntas para observação dos alunos em sala de aula e na educação física. Ao concluir esse estudo percebe-se que não existe um processo de inclusão para seguir, bem como a falta de formação e também de motivação para buscar mais informações sobre cada deficiência encontrada na escola por parte de alguns educadores. 63 f. |
description |
A criança com deficiência no início da história era escondida da sociedade e muitas vezes acabavam mortas por serem consideradas inválidas. Ao longo da história essa situação foi sendo modificada, surgiram as APAES escolas de educação especial, e hoje tornou-se obrigatório a inclusão escolar das crianças com deficiência na escola regular, porém em vários casos as crianças são colocadas nas escolas regulares mas não acontece o processo de inclusão. Diante dessa situação surgiu o objetivo geral dessa pesquisa que é identificar o processo de Inclusão de alunos com deficiência dentro da escola e a contribuição da Educação Física na inclusão destes alunos em uma escola do município de Campina das Missões/RS. Essa pesquisa caracteriza-se como um Estudo de Caso. Possui como amostra uma diretora, três professoras dos alunos incluídos e um professor de Educação Física. O instrumento de pesquisa utilizado é um questionário para cada integrante da amostra, o qual foi respondido por cada um, e também um roteiro de perguntas para observação dos alunos em sala de aula e na educação física. Ao concluir esse estudo percebe-se que não existe um processo de inclusão para seguir, bem como a falta de formação e também de motivação para buscar mais informações sobre cada deficiência encontrada na escola por parte de alguns educadores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015 2016-04-22T12:51:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-04-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-22T12:51:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3393 DMD_hdl_123456789/3393 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3393 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/3393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415168615579648 |