A educação física e a condução do aluno com deficiência na Escola Municipal De Ensino Fundamental Santa Isabel de Campina das Missões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dresch, Marcelo Luis
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3393
Resumo: A criança com deficiência no início da história era escondida da sociedade e muitas vezes acabavam mortas por serem consideradas inválidas. Ao longo da história essa situação foi sendo modificada, surgiram as APAES escolas de educação especial, e hoje tornou-se obrigatório a inclusão escolar das crianças com deficiência na escola regular, porém em vários casos as crianças são colocadas nas escolas regulares mas não acontece o processo de inclusão. Diante dessa situação surgiu o objetivo geral dessa pesquisa que é identificar o processo de Inclusão de alunos com deficiência dentro da escola e a contribuição da Educação Física na inclusão destes alunos em uma escola do município de Campina das Missões/RS. Essa pesquisa caracteriza-se como um Estudo de Caso. Possui como amostra uma diretora, três professoras dos alunos incluídos e um professor de Educação Física. O instrumento de pesquisa utilizado é um questionário para cada integrante da amostra, o qual foi respondido por cada um, e também um roteiro de perguntas para observação dos alunos em sala de aula e na educação física. Ao concluir esse estudo percebe-se que não existe um processo de inclusão para seguir, bem como a falta de formação e também de motivação para buscar mais informações sobre cada deficiência encontrada na escola por parte de alguns educadores.
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