Inserção de escolares com deficiência nas aulas de Educação Física: percepções dos professores de Educação Física das escolas da Rede Municipal de Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Júlia da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202424
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
id UFSC_bf8bc0fe0db9c8187529c97e195279ce
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202424
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Inserção de escolares com deficiência nas aulas de Educação Física: percepções dos professores de Educação Física das escolas da Rede Municipal de FlorianópolisInserçãoCriança com deficiênciaEducação FísicaInclusãoTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.A inclusão de crianças com deficiência no ambiente educacional regular é um direito de todos. Todavia quando analisamos a forma com que ocorre a participação destes estudantes, em especial nas aulas de Educação Física, notamos que esta acontece de maneira diferenciada, decorrente de diversos fatores. Sendo assim, o presente estudo objetivou caracterizar a inserção de crianças e adolescentes com deficiência durante as aulas de Educação Física, do Ensino Fundamental II, nas escolas da Rede Municipal de Florianópolis, a partir da percepção dos professores de Educação Física. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário de onze (11) questões, tanto abertas quanto fechadas, as quais foram respondidas por doze (12) professores de Educação Física de dez (10) escolas da Rede Municipal de Florianópolis. Os dados foram analisados de duas formas, as perguntas fechadas foram analisadas através de frequência de respostas e as perguntas abertas por meio de categorização das respostas, utilizando-se o método de Análise de Conteúdo. Ao analisar os dados, percebeu-se que a frequência bem como a participação dos escolares com deficiência nas aulas de Educação Física ocorre de maneira bastante consistente, mencionando que esta é facilitada por apoios, como a presença do professor auxiliar, e a inclusão deste estudante com a turma. Além disso, notou-se que as relações de interação da criança com deficiência no ambiente escolar acontecem em diferentes níveis, sendo que mais da metade não interage de uma forma efetiva com os colegas de sala. Também foi observado que a Rede Municipal de Educação sofre com a escassez de professores de apoio especializados para acompanhar os escolares. Ao final, foi identificado que os professores percebem a necessidade de trabalhar o tema inclusão nas aulas, perpassando as crianças com deficiência, a fim de incluir todos os sujeitos, independentemente da etnia, gênero ou classe social.Florianópolis, SCSeron, Bruna BarbozaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilveira, Júlia da2019-12-06T21:34:49Z2019-12-06T21:34:49Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis75application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202424info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-06T21:34:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202424Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-06T21:34:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Inserção de escolares com deficiência nas aulas de Educação Física: percepções dos professores de Educação Física das escolas da Rede Municipal de Florianópolis
title Inserção de escolares com deficiência nas aulas de Educação Física: percepções dos professores de Educação Física das escolas da Rede Municipal de Florianópolis
spellingShingle Inserção de escolares com deficiência nas aulas de Educação Física: percepções dos professores de Educação Física das escolas da Rede Municipal de Florianópolis
Silveira, Júlia da
Inserção
Criança com deficiência
Educação Física
Inclusão
title_short Inserção de escolares com deficiência nas aulas de Educação Física: percepções dos professores de Educação Física das escolas da Rede Municipal de Florianópolis
title_full Inserção de escolares com deficiência nas aulas de Educação Física: percepções dos professores de Educação Física das escolas da Rede Municipal de Florianópolis
title_fullStr Inserção de escolares com deficiência nas aulas de Educação Física: percepções dos professores de Educação Física das escolas da Rede Municipal de Florianópolis
title_full_unstemmed Inserção de escolares com deficiência nas aulas de Educação Física: percepções dos professores de Educação Física das escolas da Rede Municipal de Florianópolis
title_sort Inserção de escolares com deficiência nas aulas de Educação Física: percepções dos professores de Educação Física das escolas da Rede Municipal de Florianópolis
author Silveira, Júlia da
author_facet Silveira, Júlia da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seron, Bruna Barboza
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Júlia da
dc.subject.por.fl_str_mv Inserção
Criança com deficiência
Educação Física
Inclusão
topic Inserção
Criança com deficiência
Educação Física
Inclusão
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06T21:34:49Z
2019-12-06T21:34:49Z
2019-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202424
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 75
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652106586914816