Educação em saúde e a Práxis de uma equipe de estratégia saúde da família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Juliana Virgínia Gomes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4972
Resumo: A educação em saúde representa um novo paradigma para organizar as ações de cuidado, buscando inverter na lógica do tratamento tradicional, curativo e prescritivo, pelo tratamento dialógico e transformador, que busca reordenar as práticas com a possibilidade de trabalhar com os determinantes e condicionantes de saúde com vistas ao empoderamento do sujeito e promoção da saúde. Superar a lógica de trabalho na educação em saúde perpassa pelo entendimento de que ações de prevenção estão centradas nas orientações que buscam a mudança de comportamento para evitar as doenças. Na visão tradicional, o poder está nos profissionais e as ações de promoção da saúde estão centradas nas pessoas. Sob nova visão, buscam-se as mudanças de comportamento, buscando o poder que está nas pessoas e na comunidade. Para discutir as diretrizes e organização de uma equipe de ESF, utilizou-se como base os documentos do Ministério da Saúde sendo a Portaria 2488/11 e as Leis 8080/90 e 8142/90. Neste sentido a Estratégia Saúde da Família (ESF) como referência na atenção básica, representa consolidar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), observando um alto grau de capilaridade e resolutividade. Assim, este trabalho objetivou conhecer de que forma as ações de educação em saúde estão sendo desenvolvidas no cotidiano de uma equipe de Saúde da Família, no município de Guarani das Missões/RS. Os pressupostos teóricos referenciados no diálogo da educação em saúde foram: Freire (2008), Vasconcelos (1997, 2001 e 2007) e Streck (2000) entre outros, com nestes elementos buscou-se identificar as concepções dos profissionais acerca do processo de educação em saúde e revelar como as práticas estão inseridas no cotidiano da equipe. Com este objetivo foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, obtendo-se os dados através da técnica de observação e de uma entrevista semi-estruturada, realizada junto aos participantes da equipe estudada. Para análise do material utilizou-se o método análise de conteúdo, sendo utilizado o referencial teórico de Minayo (1998, 2001 e 2010) e Gil (2010). Os resultados foram organizados em três momentos, primeiramente, procurou-se identificar qual é o perfil da equipe e os processos de planejamento, relacionando-se tudo isso com as recomendações dispostas na Política Nacional de Atenção Básica. Em um segundo momento, observou-se e se identificou as concepções sobre educação em saúde, as percepções relacionadas à prática, além das dificuldades e quais são as potencialidades inseridas ao processo de educação em saúde. Neste estudo surgiram diferentes concepções e práticas relacionadas ao processo de educação em saúde, mostrando possibilidades de problematizar questões frente às características relacionadas ao cuidado. Pode-se dizer que a atuação da equipe de ESF mantém o modelo tradicional com atividades voltadas para a cura de doenças e orientações de prevenção a riscos específicos. No entanto, também foram identificadas atividades educativas, que proporcionam um processo de transformação e empoderamento, voltadas a um modelo dialógico.
id UNIJ_d588a5881189fd00e543f88eaedb7d0e
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4972
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducação em saúde e a Práxis de uma equipe de estratégia saúde da família2018-05-0720142018-05-07T21:49:55Z2018-05-07T21:49:55ZA educação em saúde representa um novo paradigma para organizar as ações de cuidado, buscando inverter na lógica do tratamento tradicional, curativo e prescritivo, pelo tratamento dialógico e transformador, que busca reordenar as práticas com a possibilidade de trabalhar com os determinantes e condicionantes de saúde com vistas ao empoderamento do sujeito e promoção da saúde. Superar a lógica de trabalho na educação em saúde perpassa pelo entendimento de que ações de prevenção estão centradas nas orientações que buscam a mudança de comportamento para evitar as doenças. Na visão tradicional, o poder está nos profissionais e as ações de promoção da saúde estão centradas nas pessoas. Sob nova visão, buscam-se as mudanças de comportamento, buscando o poder que está nas pessoas e na comunidade. Para discutir as diretrizes e organização de uma equipe de ESF, utilizou-se como base os documentos do Ministério da Saúde sendo a Portaria 2488/11 e as Leis 8080/90 e 8142/90. Neste sentido a Estratégia Saúde da Família (ESF) como referência na atenção básica, representa consolidar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), observando um alto grau de capilaridade e resolutividade. Assim, este trabalho objetivou conhecer de que forma as ações de educação em saúde estão sendo desenvolvidas no cotidiano de uma equipe de Saúde da Família, no município de Guarani das Missões/RS. Os pressupostos teóricos referenciados no diálogo da educação em saúde foram: Freire (2008), Vasconcelos (1997, 2001 e 2007) e Streck (2000) entre outros, com nestes elementos buscou-se identificar as concepções dos profissionais acerca do processo de educação em saúde e revelar como as práticas estão inseridas no cotidiano da equipe. Com este objetivo foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, obtendo-se os dados através da técnica de observação e de uma entrevista semi-estruturada, realizada junto aos participantes da equipe estudada. Para análise do material utilizou-se o método análise de conteúdo, sendo utilizado o referencial teórico de Minayo (1998, 2001 e 2010) e Gil (2010). Os resultados foram organizados em três momentos, primeiramente, procurou-se identificar qual é o perfil da equipe e os processos de planejamento, relacionando-se tudo isso com as recomendações dispostas na Política Nacional de Atenção Básica. Em um segundo momento, observou-se e se identificou as concepções sobre educação em saúde, as percepções relacionadas à prática, além das dificuldades e quais são as potencialidades inseridas ao processo de educação em saúde. Neste estudo surgiram diferentes concepções e práticas relacionadas ao processo de educação em saúde, mostrando possibilidades de problematizar questões frente às características relacionadas ao cuidado. Pode-se dizer que a atuação da equipe de ESF mantém o modelo tradicional com atividades voltadas para a cura de doenças e orientações de prevenção a riscos específicos. No entanto, também foram identificadas atividades educativas, que proporcionam um processo de transformação e empoderamento, voltadas a um modelo dialógico.81 f.Ciências humanas.Educação.Educação em saúde.Saúde da família.Atenção básica.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4972DMD_hdl_123456789/4972Carvalho, Juliana Virgínia Gomesporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJuliana%20Virg%c3%adnia%20Gomes%20Carvalho.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4972/1/Juliana%20Virg%c3%adnia%20Gomes%20Carvalho.pdfapplication/pdf742801http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4972/1/Juliana%20Virg%c3%adnia%20Gomes%20Carvalho.pdf4d1bd5b0bf92a9f71a359bdc71ac616aMD5123456789_4972_12019-01-21T12:45:43Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Educação em saúde e a Práxis de uma equipe de estratégia saúde da família
title Educação em saúde e a Práxis de uma equipe de estratégia saúde da família
spellingShingle Educação em saúde e a Práxis de uma equipe de estratégia saúde da família
Carvalho, Juliana Virgínia Gomes
Ciências humanas.
Educação.
Educação em saúde.
Saúde da família.
Atenção básica.
title_short Educação em saúde e a Práxis de uma equipe de estratégia saúde da família
title_full Educação em saúde e a Práxis de uma equipe de estratégia saúde da família
title_fullStr Educação em saúde e a Práxis de uma equipe de estratégia saúde da família
title_full_unstemmed Educação em saúde e a Práxis de uma equipe de estratégia saúde da família
title_sort Educação em saúde e a Práxis de uma equipe de estratégia saúde da família
author Carvalho, Juliana Virgínia Gomes
author_facet Carvalho, Juliana Virgínia Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Juliana Virgínia Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas.
Educação.
Educação em saúde.
Saúde da família.
Atenção básica.
topic Ciências humanas.
Educação.
Educação em saúde.
Saúde da família.
Atenção básica.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A educação em saúde representa um novo paradigma para organizar as ações de cuidado, buscando inverter na lógica do tratamento tradicional, curativo e prescritivo, pelo tratamento dialógico e transformador, que busca reordenar as práticas com a possibilidade de trabalhar com os determinantes e condicionantes de saúde com vistas ao empoderamento do sujeito e promoção da saúde. Superar a lógica de trabalho na educação em saúde perpassa pelo entendimento de que ações de prevenção estão centradas nas orientações que buscam a mudança de comportamento para evitar as doenças. Na visão tradicional, o poder está nos profissionais e as ações de promoção da saúde estão centradas nas pessoas. Sob nova visão, buscam-se as mudanças de comportamento, buscando o poder que está nas pessoas e na comunidade. Para discutir as diretrizes e organização de uma equipe de ESF, utilizou-se como base os documentos do Ministério da Saúde sendo a Portaria 2488/11 e as Leis 8080/90 e 8142/90. Neste sentido a Estratégia Saúde da Família (ESF) como referência na atenção básica, representa consolidar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), observando um alto grau de capilaridade e resolutividade. Assim, este trabalho objetivou conhecer de que forma as ações de educação em saúde estão sendo desenvolvidas no cotidiano de uma equipe de Saúde da Família, no município de Guarani das Missões/RS. Os pressupostos teóricos referenciados no diálogo da educação em saúde foram: Freire (2008), Vasconcelos (1997, 2001 e 2007) e Streck (2000) entre outros, com nestes elementos buscou-se identificar as concepções dos profissionais acerca do processo de educação em saúde e revelar como as práticas estão inseridas no cotidiano da equipe. Com este objetivo foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, obtendo-se os dados através da técnica de observação e de uma entrevista semi-estruturada, realizada junto aos participantes da equipe estudada. Para análise do material utilizou-se o método análise de conteúdo, sendo utilizado o referencial teórico de Minayo (1998, 2001 e 2010) e Gil (2010). Os resultados foram organizados em três momentos, primeiramente, procurou-se identificar qual é o perfil da equipe e os processos de planejamento, relacionando-se tudo isso com as recomendações dispostas na Política Nacional de Atenção Básica. Em um segundo momento, observou-se e se identificou as concepções sobre educação em saúde, as percepções relacionadas à prática, além das dificuldades e quais são as potencialidades inseridas ao processo de educação em saúde. Neste estudo surgiram diferentes concepções e práticas relacionadas ao processo de educação em saúde, mostrando possibilidades de problematizar questões frente às características relacionadas ao cuidado. Pode-se dizer que a atuação da equipe de ESF mantém o modelo tradicional com atividades voltadas para a cura de doenças e orientações de prevenção a riscos específicos. No entanto, também foram identificadas atividades educativas, que proporcionam um processo de transformação e empoderamento, voltadas a um modelo dialógico.
81 f.
description A educação em saúde representa um novo paradigma para organizar as ações de cuidado, buscando inverter na lógica do tratamento tradicional, curativo e prescritivo, pelo tratamento dialógico e transformador, que busca reordenar as práticas com a possibilidade de trabalhar com os determinantes e condicionantes de saúde com vistas ao empoderamento do sujeito e promoção da saúde. Superar a lógica de trabalho na educação em saúde perpassa pelo entendimento de que ações de prevenção estão centradas nas orientações que buscam a mudança de comportamento para evitar as doenças. Na visão tradicional, o poder está nos profissionais e as ações de promoção da saúde estão centradas nas pessoas. Sob nova visão, buscam-se as mudanças de comportamento, buscando o poder que está nas pessoas e na comunidade. Para discutir as diretrizes e organização de uma equipe de ESF, utilizou-se como base os documentos do Ministério da Saúde sendo a Portaria 2488/11 e as Leis 8080/90 e 8142/90. Neste sentido a Estratégia Saúde da Família (ESF) como referência na atenção básica, representa consolidar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), observando um alto grau de capilaridade e resolutividade. Assim, este trabalho objetivou conhecer de que forma as ações de educação em saúde estão sendo desenvolvidas no cotidiano de uma equipe de Saúde da Família, no município de Guarani das Missões/RS. Os pressupostos teóricos referenciados no diálogo da educação em saúde foram: Freire (2008), Vasconcelos (1997, 2001 e 2007) e Streck (2000) entre outros, com nestes elementos buscou-se identificar as concepções dos profissionais acerca do processo de educação em saúde e revelar como as práticas estão inseridas no cotidiano da equipe. Com este objetivo foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, obtendo-se os dados através da técnica de observação e de uma entrevista semi-estruturada, realizada junto aos participantes da equipe estudada. Para análise do material utilizou-se o método análise de conteúdo, sendo utilizado o referencial teórico de Minayo (1998, 2001 e 2010) e Gil (2010). Os resultados foram organizados em três momentos, primeiramente, procurou-se identificar qual é o perfil da equipe e os processos de planejamento, relacionando-se tudo isso com as recomendações dispostas na Política Nacional de Atenção Básica. Em um segundo momento, observou-se e se identificou as concepções sobre educação em saúde, as percepções relacionadas à prática, além das dificuldades e quais são as potencialidades inseridas ao processo de educação em saúde. Neste estudo surgiram diferentes concepções e práticas relacionadas ao processo de educação em saúde, mostrando possibilidades de problematizar questões frente às características relacionadas ao cuidado. Pode-se dizer que a atuação da equipe de ESF mantém o modelo tradicional com atividades voltadas para a cura de doenças e orientações de prevenção a riscos específicos. No entanto, também foram identificadas atividades educativas, que proporcionam um processo de transformação e empoderamento, voltadas a um modelo dialógico.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014
2018-05-07T21:49:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-05-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-07T21:49:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4972
DMD_hdl_123456789/4972
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4972
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416637170384896