Educação republicana e laicidade: uma leitura de Thomas Jefferson

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Denise de Almeida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4988
Resumo: Este estudo se ocupa com a retomada dos princípios filosóficos e políticos que sustentam a noção da laicidade na educação republicana, segundo a perspectiva do autor Thomas Jefferson. O cenário da investigação é a América do Norte, final do século XVIII e início do século XIX. Nesta época, surge nos Estados Unidos compreensões e experiências políticas e educacionais pioneiras, que vincularam de modo estreito os princípios políticos republicanos com os propósitos das políticas e das instituições educacionais. A pesquisa objetiva a investigação dos princípios da escola e do Estado republicano, segundo a qual, o Estado deve oferecer a todos as condições necessárias para viver em igualdade e em liberdade. Constitui-se numa pesquisa qualitativa, de revisão de literatura, com esforço hermenêutico, reflexivo, argumentativo e interpretativo. Além disso, ocorre análise documental, visto as referências a alguns documentos históricos, tais como: Constituição da República dos Estados Unidos da América; Declaração da Independência Americana e Estatuto da Virgínia para a Liberdade Religiosa. Por fim, considera-se que o sistema de ensino republicano, precisa estar livre de interesses políticos e religiosos que possam criar obstáculos para a efetivação dos princípios laicos da educação republicana e da própria República.
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