Perfil cultural: instrumento de avaliação de atributos físicos e morfológicos em solos agrícolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Cristiane Graciela de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3739
Resumo: O solo é um dos fatores básicos da produção agropecuária e, portanto, é imperativo o uso e manejo sustentáveis evitando perdas econômicas, sociais e ambientais. Dessa maneira se faz necessário a utilização de métodos de avaliação da qualidade do solo como o perfil cultural, com resultados mais rápidos e práticos. O presente trabalho teve como objetivo realizar descrição morfológica do solo para avaliar a influência dos sistemas de manejo em pastagens, em lavouras de grãos com sistema de semeadura direta e de mata nativa sobre as características físicas do solo, relacionando as observações visuais realizadas pelo método do perfil cultural com métodos quantitativos como a densidade do solo e infiltração de água no solo e também testar o método do perfil cultural como uma ferramenta de diálogo com o agricultor. Foram realizados cinco perfis, dois em pastagens de capim jiggs, um em pastagem de tifton 85, um em lavoura com plantio direto e um em área de mata nativa todos localizados no noroeste do estado do Rio Grande do Sul. A densidade do solo foi feita apenas em perfil de pastagem com tifton 85 e a infiltração de água no solo somente em pastagem de jiggs. A descrição morfológica através do perfil cultural permite identificar as características físicas provenientes do manejo do solo tanto nas pastagens como em semeadura direta, demonstrando as diferenças em relação a mata nativa, que tem uma menor variabilidade espacial. Os métodos quantitativos empregados, densidade do solo e capacidade de infiltração de água, revelam convergência com as descrições dos perfis culturais, confirmando a validade deste método. O perfil cultural oportuniza um aspecto muito importante que é a possibilidade de diálogo com o agricultor sobre a qualidade do mesmo, podendo-se a partir desse diálogo tomar decisões quanto aos manejos adotados para conservação da terra.
id UNIJ_d63b660aae3207ac7e01d196e7923993
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3739
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPerfil cultural: instrumento de avaliação de atributos físicos e morfológicos em solos agrícolas2016-10-2820162016-10-28T13:39:35Z2016-10-28T13:39:35ZO solo é um dos fatores básicos da produção agropecuária e, portanto, é imperativo o uso e manejo sustentáveis evitando perdas econômicas, sociais e ambientais. Dessa maneira se faz necessário a utilização de métodos de avaliação da qualidade do solo como o perfil cultural, com resultados mais rápidos e práticos. O presente trabalho teve como objetivo realizar descrição morfológica do solo para avaliar a influência dos sistemas de manejo em pastagens, em lavouras de grãos com sistema de semeadura direta e de mata nativa sobre as características físicas do solo, relacionando as observações visuais realizadas pelo método do perfil cultural com métodos quantitativos como a densidade do solo e infiltração de água no solo e também testar o método do perfil cultural como uma ferramenta de diálogo com o agricultor. Foram realizados cinco perfis, dois em pastagens de capim jiggs, um em pastagem de tifton 85, um em lavoura com plantio direto e um em área de mata nativa todos localizados no noroeste do estado do Rio Grande do Sul. A densidade do solo foi feita apenas em perfil de pastagem com tifton 85 e a infiltração de água no solo somente em pastagem de jiggs. A descrição morfológica através do perfil cultural permite identificar as características físicas provenientes do manejo do solo tanto nas pastagens como em semeadura direta, demonstrando as diferenças em relação a mata nativa, que tem uma menor variabilidade espacial. Os métodos quantitativos empregados, densidade do solo e capacidade de infiltração de água, revelam convergência com as descrições dos perfis culturais, confirmando a validade deste método. O perfil cultural oportuniza um aspecto muito importante que é a possibilidade de diálogo com o agricultor sobre a qualidade do mesmo, podendo-se a partir desse diálogo tomar decisões quanto aos manejos adotados para conservação da terra.55 f.Ciências AgráriasAgronomiaSolo mata nativaPastagens perenesSemeadura diretahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3739DMD_hdl_123456789/3739Mattos, Cristiane Graciela deporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20II%20%20-%20CRIS%202.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3739/1/TCC%20II%20%20-%20CRIS%202.pdfapplication/pdf4931631http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3739/1/TCC%20II%20%20-%20CRIS%202.pdff023786c1c07137078eeb9f685970b91MD5123456789_3739_12019-01-21T12:45:06Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Perfil cultural: instrumento de avaliação de atributos físicos e morfológicos em solos agrícolas
title Perfil cultural: instrumento de avaliação de atributos físicos e morfológicos em solos agrícolas
spellingShingle Perfil cultural: instrumento de avaliação de atributos físicos e morfológicos em solos agrícolas
Mattos, Cristiane Graciela de
Ciências Agrárias
Agronomia
Solo mata nativa
Pastagens perenes
Semeadura direta
title_short Perfil cultural: instrumento de avaliação de atributos físicos e morfológicos em solos agrícolas
title_full Perfil cultural: instrumento de avaliação de atributos físicos e morfológicos em solos agrícolas
title_fullStr Perfil cultural: instrumento de avaliação de atributos físicos e morfológicos em solos agrícolas
title_full_unstemmed Perfil cultural: instrumento de avaliação de atributos físicos e morfológicos em solos agrícolas
title_sort Perfil cultural: instrumento de avaliação de atributos físicos e morfológicos em solos agrícolas
author Mattos, Cristiane Graciela de
author_facet Mattos, Cristiane Graciela de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Cristiane Graciela de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Agrárias
Agronomia
Solo mata nativa
Pastagens perenes
Semeadura direta
topic Ciências Agrárias
Agronomia
Solo mata nativa
Pastagens perenes
Semeadura direta
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O solo é um dos fatores básicos da produção agropecuária e, portanto, é imperativo o uso e manejo sustentáveis evitando perdas econômicas, sociais e ambientais. Dessa maneira se faz necessário a utilização de métodos de avaliação da qualidade do solo como o perfil cultural, com resultados mais rápidos e práticos. O presente trabalho teve como objetivo realizar descrição morfológica do solo para avaliar a influência dos sistemas de manejo em pastagens, em lavouras de grãos com sistema de semeadura direta e de mata nativa sobre as características físicas do solo, relacionando as observações visuais realizadas pelo método do perfil cultural com métodos quantitativos como a densidade do solo e infiltração de água no solo e também testar o método do perfil cultural como uma ferramenta de diálogo com o agricultor. Foram realizados cinco perfis, dois em pastagens de capim jiggs, um em pastagem de tifton 85, um em lavoura com plantio direto e um em área de mata nativa todos localizados no noroeste do estado do Rio Grande do Sul. A densidade do solo foi feita apenas em perfil de pastagem com tifton 85 e a infiltração de água no solo somente em pastagem de jiggs. A descrição morfológica através do perfil cultural permite identificar as características físicas provenientes do manejo do solo tanto nas pastagens como em semeadura direta, demonstrando as diferenças em relação a mata nativa, que tem uma menor variabilidade espacial. Os métodos quantitativos empregados, densidade do solo e capacidade de infiltração de água, revelam convergência com as descrições dos perfis culturais, confirmando a validade deste método. O perfil cultural oportuniza um aspecto muito importante que é a possibilidade de diálogo com o agricultor sobre a qualidade do mesmo, podendo-se a partir desse diálogo tomar decisões quanto aos manejos adotados para conservação da terra.
55 f.
description O solo é um dos fatores básicos da produção agropecuária e, portanto, é imperativo o uso e manejo sustentáveis evitando perdas econômicas, sociais e ambientais. Dessa maneira se faz necessário a utilização de métodos de avaliação da qualidade do solo como o perfil cultural, com resultados mais rápidos e práticos. O presente trabalho teve como objetivo realizar descrição morfológica do solo para avaliar a influência dos sistemas de manejo em pastagens, em lavouras de grãos com sistema de semeadura direta e de mata nativa sobre as características físicas do solo, relacionando as observações visuais realizadas pelo método do perfil cultural com métodos quantitativos como a densidade do solo e infiltração de água no solo e também testar o método do perfil cultural como uma ferramenta de diálogo com o agricultor. Foram realizados cinco perfis, dois em pastagens de capim jiggs, um em pastagem de tifton 85, um em lavoura com plantio direto e um em área de mata nativa todos localizados no noroeste do estado do Rio Grande do Sul. A densidade do solo foi feita apenas em perfil de pastagem com tifton 85 e a infiltração de água no solo somente em pastagem de jiggs. A descrição morfológica através do perfil cultural permite identificar as características físicas provenientes do manejo do solo tanto nas pastagens como em semeadura direta, demonstrando as diferenças em relação a mata nativa, que tem uma menor variabilidade espacial. Os métodos quantitativos empregados, densidade do solo e capacidade de infiltração de água, revelam convergência com as descrições dos perfis culturais, confirmando a validade deste método. O perfil cultural oportuniza um aspecto muito importante que é a possibilidade de diálogo com o agricultor sobre a qualidade do mesmo, podendo-se a partir desse diálogo tomar decisões quanto aos manejos adotados para conservação da terra.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-10-28
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2016-10-28T13:39:35Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-28T13:39:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3739
DMD_hdl_123456789/3739
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3739
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415526689603584