Análise do nível de satisfação dos associados: um estudo na cooperativa de crédito Sicredi unidade de Porto Lucena e Porto Vera Cruz
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2283 |
Resumo: | Atualmente, é possível dizer que a maioria das pessoas possuem conta ou realizaram algum tipo de movimentação financeira em alguma instituição bancária. Com a baixa das taxas de juros, crédito barato para aquisição da casa própria, redução do IPI, intensificou-se ainda mais a procura pelas agências bancárias. Através da forte concorrência do setor financeiro, é necessário que as instituições busquem maneiras de reter e fidelizar os clientes. Diante disso, a pesquisa teve como objetivo identificar o nível de satisfação dos associados, bem como apontar os pontos fortes, fracos e a partir da análise sugerir propostas de melhorias. Para atingir o objetivo proposto, os dados foram coletados através da aplicação de 100 questionários aos associados da Sicredi de Porto Lucena e Porto Vera Cruz. A metodologia utilizada é pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso e de campo. Utilizou-se de livros, artigos científicos, internet, documentos internos e revistas. Os dados coletados foram tabulados em tabelas e gráficos do Excel. Com base nos resultados, foi possível identificar que os associados se dizem estar satisfeitos quanto o atendimento praticado pelos colaboradores, já na questão sobre a satisfação dos produtos e serviços oferecidos os associados não se mostram satisfeitos e nem insatisfeitos. Também se identificou que poucos associados são fieis a Sicredi, pois, 84% possuem conta em outras instituições e mantém algum tipo de serviço e produto ativo. Diante das informações levantadas, identificou-se que os associados de modo geral estão satisfeitos com a Sicredi, porém é preciso melhorar na prestação de serviços, pós-vendas e principalmente treinamentos aos colaboradores. |
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Atualmente, é possível dizer que a maioria das pessoas possuem conta ou realizaram algum tipo de movimentação financeira em alguma instituição bancária. Com a baixa das taxas de juros, crédito barato para aquisição da casa própria, redução do IPI, intensificou-se ainda mais a procura pelas agências bancárias. Através da forte concorrência do setor financeiro, é necessário que as instituições busquem maneiras de reter e fidelizar os clientes. Diante disso, a pesquisa teve como objetivo identificar o nível de satisfação dos associados, bem como apontar os pontos fortes, fracos e a partir da análise sugerir propostas de melhorias. Para atingir o objetivo proposto, os dados foram coletados através da aplicação de 100 questionários aos associados da Sicredi de Porto Lucena e Porto Vera Cruz. A metodologia utilizada é pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso e de campo. Utilizou-se de livros, artigos científicos, internet, documentos internos e revistas. Os dados coletados foram tabulados em tabelas e gráficos do Excel. Com base nos resultados, foi possível identificar que os associados se dizem estar satisfeitos quanto o atendimento praticado pelos colaboradores, já na questão sobre a satisfação dos produtos e serviços oferecidos os associados não se mostram satisfeitos e nem insatisfeitos. Também se identificou que poucos associados são fieis a Sicredi, pois, 84% possuem conta em outras instituições e mantém algum tipo de serviço e produto ativo. Diante das informações levantadas, identificou-se que os associados de modo geral estão satisfeitos com a Sicredi, porém é preciso melhorar na prestação de serviços, pós-vendas e principalmente treinamentos aos colaboradores. |
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