A competição esportiva na educação física escolar: possibilidades e entraves da aplicação do sport education como proposta de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deves, Raul
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2695
Resumo: A educação física tem como um dos principais temas o esporte. Em consequência disso, é fácil compreender que a competição esteja incorporada nas aulas de educação física escolar. Baseando-se na proposta de intervenção do sport education, este trabalho visa verificar as possibilidades e os entraves desta proposta na competição esportiva da educação física escolar. A população-alvo deste estudo foi composta por 22 alunos do ensino médio. Os dados foram coletados através da comparação entre os dois questionários preenchidos pela turma antes e depois do desenvolvimento de uma unidade de ensino. Nesse processo utilizei dois questionários visando aumentar a possibilidade de assuntos para avaliar. O desenvolvimento das aulas foram realizadas entre os dias 19 de agosto a 6 de novembro de 2014, totalizando 24 aulas. Os resultados apontam que a comparação entre o questionário prioridades da competição e também o questionário atitudes com relação ao Fair Play com preenchimentos antes e depois a aplicação da unidade de ensino, apontou resultados positivos no que se refere a percepção da turma de alunos sobre valores atitudinais na competição. E em relação ao Sport Education, pode-se dizer que, de maneira geral, os alunos tiveram um bom desempenho, na qual é imposta ao aluno a iniciativa e a valorização de sua atuação, independentemente do seu nível de habilidade.
id UNIJ_de2613f0ab25adb10ed3a96c420398eb
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2695
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA competição esportiva na educação física escolar: possibilidades e entraves da aplicação do sport education como proposta de intervenção2015-04-0220152015-04-02T14:21:18Z2015-04-02T14:21:18ZA educação física tem como um dos principais temas o esporte. Em consequência disso, é fácil compreender que a competição esteja incorporada nas aulas de educação física escolar. Baseando-se na proposta de intervenção do sport education, este trabalho visa verificar as possibilidades e os entraves desta proposta na competição esportiva da educação física escolar. A população-alvo deste estudo foi composta por 22 alunos do ensino médio. Os dados foram coletados através da comparação entre os dois questionários preenchidos pela turma antes e depois do desenvolvimento de uma unidade de ensino. Nesse processo utilizei dois questionários visando aumentar a possibilidade de assuntos para avaliar. O desenvolvimento das aulas foram realizadas entre os dias 19 de agosto a 6 de novembro de 2014, totalizando 24 aulas. Os resultados apontam que a comparação entre o questionário prioridades da competição e também o questionário atitudes com relação ao Fair Play com preenchimentos antes e depois a aplicação da unidade de ensino, apontou resultados positivos no que se refere a percepção da turma de alunos sobre valores atitudinais na competição. E em relação ao Sport Education, pode-se dizer que, de maneira geral, os alunos tiveram um bom desempenho, na qual é imposta ao aluno a iniciativa e a valorização de sua atuação, independentemente do seu nível de habilidade.94 f.Ciências da SaúdeEducação FísicaCompetição esportivaEducação física escolarSport educationProposta de intervençãohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2695DMD_hdl_123456789/2695Deves, Raulporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20FINAL.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2695/1/TCC%20FINAL.pdfapplication/pdf1315455http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2695/1/TCC%20FINAL.pdfbb2e573922895a5ce6cc4868a9de379cMD5123456789_2695_12019-01-21T12:44:34Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A competição esportiva na educação física escolar: possibilidades e entraves da aplicação do sport education como proposta de intervenção
title A competição esportiva na educação física escolar: possibilidades e entraves da aplicação do sport education como proposta de intervenção
spellingShingle A competição esportiva na educação física escolar: possibilidades e entraves da aplicação do sport education como proposta de intervenção
Deves, Raul
Ciências da Saúde
Educação Física
Competição esportiva
Educação física escolar
Sport education
Proposta de intervenção
title_short A competição esportiva na educação física escolar: possibilidades e entraves da aplicação do sport education como proposta de intervenção
title_full A competição esportiva na educação física escolar: possibilidades e entraves da aplicação do sport education como proposta de intervenção
title_fullStr A competição esportiva na educação física escolar: possibilidades e entraves da aplicação do sport education como proposta de intervenção
title_full_unstemmed A competição esportiva na educação física escolar: possibilidades e entraves da aplicação do sport education como proposta de intervenção
title_sort A competição esportiva na educação física escolar: possibilidades e entraves da aplicação do sport education como proposta de intervenção
author Deves, Raul
author_facet Deves, Raul
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Deves, Raul
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da Saúde
Educação Física
Competição esportiva
Educação física escolar
Sport education
Proposta de intervenção
topic Ciências da Saúde
Educação Física
Competição esportiva
Educação física escolar
Sport education
Proposta de intervenção
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A educação física tem como um dos principais temas o esporte. Em consequência disso, é fácil compreender que a competição esteja incorporada nas aulas de educação física escolar. Baseando-se na proposta de intervenção do sport education, este trabalho visa verificar as possibilidades e os entraves desta proposta na competição esportiva da educação física escolar. A população-alvo deste estudo foi composta por 22 alunos do ensino médio. Os dados foram coletados através da comparação entre os dois questionários preenchidos pela turma antes e depois do desenvolvimento de uma unidade de ensino. Nesse processo utilizei dois questionários visando aumentar a possibilidade de assuntos para avaliar. O desenvolvimento das aulas foram realizadas entre os dias 19 de agosto a 6 de novembro de 2014, totalizando 24 aulas. Os resultados apontam que a comparação entre o questionário prioridades da competição e também o questionário atitudes com relação ao Fair Play com preenchimentos antes e depois a aplicação da unidade de ensino, apontou resultados positivos no que se refere a percepção da turma de alunos sobre valores atitudinais na competição. E em relação ao Sport Education, pode-se dizer que, de maneira geral, os alunos tiveram um bom desempenho, na qual é imposta ao aluno a iniciativa e a valorização de sua atuação, independentemente do seu nível de habilidade.
94 f.
description A educação física tem como um dos principais temas o esporte. Em consequência disso, é fácil compreender que a competição esteja incorporada nas aulas de educação física escolar. Baseando-se na proposta de intervenção do sport education, este trabalho visa verificar as possibilidades e os entraves desta proposta na competição esportiva da educação física escolar. A população-alvo deste estudo foi composta por 22 alunos do ensino médio. Os dados foram coletados através da comparação entre os dois questionários preenchidos pela turma antes e depois do desenvolvimento de uma unidade de ensino. Nesse processo utilizei dois questionários visando aumentar a possibilidade de assuntos para avaliar. O desenvolvimento das aulas foram realizadas entre os dias 19 de agosto a 6 de novembro de 2014, totalizando 24 aulas. Os resultados apontam que a comparação entre o questionário prioridades da competição e também o questionário atitudes com relação ao Fair Play com preenchimentos antes e depois a aplicação da unidade de ensino, apontou resultados positivos no que se refere a percepção da turma de alunos sobre valores atitudinais na competição. E em relação ao Sport Education, pode-se dizer que, de maneira geral, os alunos tiveram um bom desempenho, na qual é imposta ao aluno a iniciativa e a valorização de sua atuação, independentemente do seu nível de habilidade.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-02
dc.date.available.fl_str_mv 2015
2015-04-02T14:21:18Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-02T14:21:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2695
DMD_hdl_123456789/2695
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2695
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/2695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623414532078567424