A competição esportiva na educação física escolar: possibilidades e entraves da aplicação do sport education como proposta de intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2695 |
Resumo: | A educação física tem como um dos principais temas o esporte. Em consequência disso, é fácil compreender que a competição esteja incorporada nas aulas de educação física escolar. Baseando-se na proposta de intervenção do sport education, este trabalho visa verificar as possibilidades e os entraves desta proposta na competição esportiva da educação física escolar. A população-alvo deste estudo foi composta por 22 alunos do ensino médio. Os dados foram coletados através da comparação entre os dois questionários preenchidos pela turma antes e depois do desenvolvimento de uma unidade de ensino. Nesse processo utilizei dois questionários visando aumentar a possibilidade de assuntos para avaliar. O desenvolvimento das aulas foram realizadas entre os dias 19 de agosto a 6 de novembro de 2014, totalizando 24 aulas. Os resultados apontam que a comparação entre o questionário prioridades da competição e também o questionário atitudes com relação ao Fair Play com preenchimentos antes e depois a aplicação da unidade de ensino, apontou resultados positivos no que se refere a percepção da turma de alunos sobre valores atitudinais na competição. E em relação ao Sport Education, pode-se dizer que, de maneira geral, os alunos tiveram um bom desempenho, na qual é imposta ao aluno a iniciativa e a valorização de sua atuação, independentemente do seu nível de habilidade. |
id |
UNIJ_de2613f0ab25adb10ed3a96c420398eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2695 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA competição esportiva na educação física escolar: possibilidades e entraves da aplicação do sport education como proposta de intervenção2015-04-0220152015-04-02T14:21:18Z2015-04-02T14:21:18ZA educação física tem como um dos principais temas o esporte. Em consequência disso, é fácil compreender que a competição esteja incorporada nas aulas de educação física escolar. Baseando-se na proposta de intervenção do sport education, este trabalho visa verificar as possibilidades e os entraves desta proposta na competição esportiva da educação física escolar. A população-alvo deste estudo foi composta por 22 alunos do ensino médio. Os dados foram coletados através da comparação entre os dois questionários preenchidos pela turma antes e depois do desenvolvimento de uma unidade de ensino. Nesse processo utilizei dois questionários visando aumentar a possibilidade de assuntos para avaliar. O desenvolvimento das aulas foram realizadas entre os dias 19 de agosto a 6 de novembro de 2014, totalizando 24 aulas. Os resultados apontam que a comparação entre o questionário prioridades da competição e também o questionário atitudes com relação ao Fair Play com preenchimentos antes e depois a aplicação da unidade de ensino, apontou resultados positivos no que se refere a percepção da turma de alunos sobre valores atitudinais na competição. E em relação ao Sport Education, pode-se dizer que, de maneira geral, os alunos tiveram um bom desempenho, na qual é imposta ao aluno a iniciativa e a valorização de sua atuação, independentemente do seu nível de habilidade.94 f.Ciências da SaúdeEducação FísicaCompetição esportivaEducação física escolarSport educationProposta de intervençãohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2695DMD_hdl_123456789/2695Deves, Raulporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20FINAL.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2695/1/TCC%20FINAL.pdfapplication/pdf1315455http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2695/1/TCC%20FINAL.pdfbb2e573922895a5ce6cc4868a9de379cMD5123456789_2695_12019-01-21T12:44:34Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A competição esportiva na educação física escolar: possibilidades e entraves da aplicação do sport education como proposta de intervenção |
title |
A competição esportiva na educação física escolar: possibilidades e entraves da aplicação do sport education como proposta de intervenção |
spellingShingle |
A competição esportiva na educação física escolar: possibilidades e entraves da aplicação do sport education como proposta de intervenção Deves, Raul Ciências da Saúde Educação Física Competição esportiva Educação física escolar Sport education Proposta de intervenção |
title_short |
A competição esportiva na educação física escolar: possibilidades e entraves da aplicação do sport education como proposta de intervenção |
title_full |
A competição esportiva na educação física escolar: possibilidades e entraves da aplicação do sport education como proposta de intervenção |
title_fullStr |
A competição esportiva na educação física escolar: possibilidades e entraves da aplicação do sport education como proposta de intervenção |
title_full_unstemmed |
A competição esportiva na educação física escolar: possibilidades e entraves da aplicação do sport education como proposta de intervenção |
title_sort |
A competição esportiva na educação física escolar: possibilidades e entraves da aplicação do sport education como proposta de intervenção |
author |
Deves, Raul |
author_facet |
Deves, Raul |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Deves, Raul |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da Saúde Educação Física Competição esportiva Educação física escolar Sport education Proposta de intervenção |
topic |
Ciências da Saúde Educação Física Competição esportiva Educação física escolar Sport education Proposta de intervenção |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A educação física tem como um dos principais temas o esporte. Em consequência disso, é fácil compreender que a competição esteja incorporada nas aulas de educação física escolar. Baseando-se na proposta de intervenção do sport education, este trabalho visa verificar as possibilidades e os entraves desta proposta na competição esportiva da educação física escolar. A população-alvo deste estudo foi composta por 22 alunos do ensino médio. Os dados foram coletados através da comparação entre os dois questionários preenchidos pela turma antes e depois do desenvolvimento de uma unidade de ensino. Nesse processo utilizei dois questionários visando aumentar a possibilidade de assuntos para avaliar. O desenvolvimento das aulas foram realizadas entre os dias 19 de agosto a 6 de novembro de 2014, totalizando 24 aulas. Os resultados apontam que a comparação entre o questionário prioridades da competição e também o questionário atitudes com relação ao Fair Play com preenchimentos antes e depois a aplicação da unidade de ensino, apontou resultados positivos no que se refere a percepção da turma de alunos sobre valores atitudinais na competição. E em relação ao Sport Education, pode-se dizer que, de maneira geral, os alunos tiveram um bom desempenho, na qual é imposta ao aluno a iniciativa e a valorização de sua atuação, independentemente do seu nível de habilidade. 94 f. |
description |
A educação física tem como um dos principais temas o esporte. Em consequência disso, é fácil compreender que a competição esteja incorporada nas aulas de educação física escolar. Baseando-se na proposta de intervenção do sport education, este trabalho visa verificar as possibilidades e os entraves desta proposta na competição esportiva da educação física escolar. A população-alvo deste estudo foi composta por 22 alunos do ensino médio. Os dados foram coletados através da comparação entre os dois questionários preenchidos pela turma antes e depois do desenvolvimento de uma unidade de ensino. Nesse processo utilizei dois questionários visando aumentar a possibilidade de assuntos para avaliar. O desenvolvimento das aulas foram realizadas entre os dias 19 de agosto a 6 de novembro de 2014, totalizando 24 aulas. Os resultados apontam que a comparação entre o questionário prioridades da competição e também o questionário atitudes com relação ao Fair Play com preenchimentos antes e depois a aplicação da unidade de ensino, apontou resultados positivos no que se refere a percepção da turma de alunos sobre valores atitudinais na competição. E em relação ao Sport Education, pode-se dizer que, de maneira geral, os alunos tiveram um bom desempenho, na qual é imposta ao aluno a iniciativa e a valorização de sua atuação, independentemente do seu nível de habilidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-04-02 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015 2015-04-02T14:21:18Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-02T14:21:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2695 DMD_hdl_123456789/2695 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2695 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/2695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623414532078567424 |