Estudo de misturas de solo argiloso laterítico do Noroeste do Rio Grande do Sul e areia industrial para uso em pavimentos econômicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Mariana Bamberg
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3868
Resumo: Fortes razões para o uso de materiais alternativos locais na execução de construção e manutenção de rodovias podem ser enumeradas como a necessidade de um país como o Brasil de vultosos investimentos em infraestrutura, a inserção de conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social, e a escassez de recursos financeiros para atendimento das demandas, que certamente será ampliada nos próximos anos pela conjuntura econômica e política. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo descrever parte da pesquisa que pretende avaliar o uso de solo laterítico argiloso proveniente da cidade de Ijuí, em bases e sub-bases para execução de pavimentos mais econômicos misturados a areia industrial. Este solo utilizado localmente como subleito de rodovias pavimentadas e de leito estradal de não pavimentadas, pode ser encontrado facilmente na região, contribuindo para a sua fácil obtenção e complementarmente reduzindo drasticamente o passivo ambiental que a pavimentação de vias provoca. A pesquisa utiliza tanto a metodologia tradicional, já amplamente reconhecida como não muito adequada para os solos tropicais como este solo laterítico fino, bem como a metodologia MCT, criada especificamente para estes tipos de solos. Os resultados da pesquisa com outras misturas de agregado miúdo foram promissores e estimularam para a continuidade dos estudos. Desta vez, esta pesquisa que integra o projeto de estudo de solo argiloso laterítico regional para uso em pavimentos econômicos, pretende comprovar a possibilidade de empregar misturas de solo com areia industrial na constituição de bases e sub-bases, respectivamente, de rodovias vicinais e pavimentos urbanos sujeitos a baixo volume de tráfego.
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