Estratégias de resolução de situações problemas envolvendo números inteiros por alunos do 7º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kochenborger, Everton Luís Schuster
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6470
Resumo: O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa qualitativa e tem como questão norteadora da pesquisa “Quais as estratégias consideradas por alunos de uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, na resolução de situações problemas que envolvem números inteiros?”. Para produção dos dados empíricos foram elaboradas quatro situações problemas, sendo estas desenvolvidas em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Estadual. As quatro situações problemas consideradas envolveram números inteiros e operações adição e subtração com este conjunto numérico em diferentes contextos. No decorrer do artigo, procurou-se analisar e investigar quais as dificuldades ou compreensões já estabelecidas e as estratégias tomadas, sendo que o conteúdo já era de conhecimento da turma. Para a análise dos dados produzidos foram consideradas, em especial, as proposições apresentadas por Van de Walle (2009) e Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). As estratégias usadas pelos grupos na resolução das situações problemas foram agrupadas considerando recorrência e são apresentadas estejam elas adequadas ou não. De acordo com a pesquisa foi observado semelhanças no desenvolvimento apresentado por alguns grupos, considerando duas formas diferentes como estratégia, uma foi representação na forma figural, modelo este trabalhado por Van de Walle, e a outra realizando cálculos. Aponta-se assim, o quanto o professor deve ser criterioso e atento nas suas proposições, pois cada aluno é único e seus conhecimentos o tornam assim.
id UNIJ_e78b8639ee60a16475384af761a2b499
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6470
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEstratégias de resolução de situações problemas envolvendo números inteiros por alunos do 7º ano do ensino fundamental2019-12-1620182019-12-17T00:09:53Z2019-12-17T00:09:53ZO presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa qualitativa e tem como questão norteadora da pesquisa “Quais as estratégias consideradas por alunos de uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, na resolução de situações problemas que envolvem números inteiros?”. Para produção dos dados empíricos foram elaboradas quatro situações problemas, sendo estas desenvolvidas em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Estadual. As quatro situações problemas consideradas envolveram números inteiros e operações adição e subtração com este conjunto numérico em diferentes contextos. No decorrer do artigo, procurou-se analisar e investigar quais as dificuldades ou compreensões já estabelecidas e as estratégias tomadas, sendo que o conteúdo já era de conhecimento da turma. Para a análise dos dados produzidos foram consideradas, em especial, as proposições apresentadas por Van de Walle (2009) e Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). As estratégias usadas pelos grupos na resolução das situações problemas foram agrupadas considerando recorrência e são apresentadas estejam elas adequadas ou não. De acordo com a pesquisa foi observado semelhanças no desenvolvimento apresentado por alguns grupos, considerando duas formas diferentes como estratégia, uma foi representação na forma figural, modelo este trabalhado por Van de Walle, e a outra realizando cálculos. Aponta-se assim, o quanto o professor deve ser criterioso e atento nas suas proposições, pois cada aluno é único e seus conhecimentos o tornam assim.22 f.Ciências exatas e da terraMatemáticaEnsino e AprendizagemAdição e Subtração de Números InteirosResolução de Problemashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6470DMD_hdl_123456789/6470Kochenborger, Everton Luís Schusterporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessEverton%20Luis%20Kochenborger.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6470/1/Everton%20Luis%20Kochenborger.pdfapplication/pdf845284http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6470/1/Everton%20Luis%20Kochenborger.pdf3c38857601b1fae24f9a1f5a907befacMD5123456789_6470_12019-12-21T06:47:58Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de resolução de situações problemas envolvendo números inteiros por alunos do 7º ano do ensino fundamental
title Estratégias de resolução de situações problemas envolvendo números inteiros por alunos do 7º ano do ensino fundamental
spellingShingle Estratégias de resolução de situações problemas envolvendo números inteiros por alunos do 7º ano do ensino fundamental
Kochenborger, Everton Luís Schuster
Ciências exatas e da terra
Matemática
Ensino e Aprendizagem
Adição e Subtração de Números Inteiros
Resolução de Problemas
title_short Estratégias de resolução de situações problemas envolvendo números inteiros por alunos do 7º ano do ensino fundamental
title_full Estratégias de resolução de situações problemas envolvendo números inteiros por alunos do 7º ano do ensino fundamental
title_fullStr Estratégias de resolução de situações problemas envolvendo números inteiros por alunos do 7º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Estratégias de resolução de situações problemas envolvendo números inteiros por alunos do 7º ano do ensino fundamental
title_sort Estratégias de resolução de situações problemas envolvendo números inteiros por alunos do 7º ano do ensino fundamental
author Kochenborger, Everton Luís Schuster
author_facet Kochenborger, Everton Luís Schuster
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kochenborger, Everton Luís Schuster
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências exatas e da terra
Matemática
Ensino e Aprendizagem
Adição e Subtração de Números Inteiros
Resolução de Problemas
topic Ciências exatas e da terra
Matemática
Ensino e Aprendizagem
Adição e Subtração de Números Inteiros
Resolução de Problemas
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa qualitativa e tem como questão norteadora da pesquisa “Quais as estratégias consideradas por alunos de uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, na resolução de situações problemas que envolvem números inteiros?”. Para produção dos dados empíricos foram elaboradas quatro situações problemas, sendo estas desenvolvidas em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Estadual. As quatro situações problemas consideradas envolveram números inteiros e operações adição e subtração com este conjunto numérico em diferentes contextos. No decorrer do artigo, procurou-se analisar e investigar quais as dificuldades ou compreensões já estabelecidas e as estratégias tomadas, sendo que o conteúdo já era de conhecimento da turma. Para a análise dos dados produzidos foram consideradas, em especial, as proposições apresentadas por Van de Walle (2009) e Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). As estratégias usadas pelos grupos na resolução das situações problemas foram agrupadas considerando recorrência e são apresentadas estejam elas adequadas ou não. De acordo com a pesquisa foi observado semelhanças no desenvolvimento apresentado por alguns grupos, considerando duas formas diferentes como estratégia, uma foi representação na forma figural, modelo este trabalhado por Van de Walle, e a outra realizando cálculos. Aponta-se assim, o quanto o professor deve ser criterioso e atento nas suas proposições, pois cada aluno é único e seus conhecimentos o tornam assim.
22 f.
description O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa qualitativa e tem como questão norteadora da pesquisa “Quais as estratégias consideradas por alunos de uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, na resolução de situações problemas que envolvem números inteiros?”. Para produção dos dados empíricos foram elaboradas quatro situações problemas, sendo estas desenvolvidas em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Estadual. As quatro situações problemas consideradas envolveram números inteiros e operações adição e subtração com este conjunto numérico em diferentes contextos. No decorrer do artigo, procurou-se analisar e investigar quais as dificuldades ou compreensões já estabelecidas e as estratégias tomadas, sendo que o conteúdo já era de conhecimento da turma. Para a análise dos dados produzidos foram consideradas, em especial, as proposições apresentadas por Van de Walle (2009) e Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). As estratégias usadas pelos grupos na resolução das situações problemas foram agrupadas considerando recorrência e são apresentadas estejam elas adequadas ou não. De acordo com a pesquisa foi observado semelhanças no desenvolvimento apresentado por alguns grupos, considerando duas formas diferentes como estratégia, uma foi representação na forma figural, modelo este trabalhado por Van de Walle, e a outra realizando cálculos. Aponta-se assim, o quanto o professor deve ser criterioso e atento nas suas proposições, pois cada aluno é único e seus conhecimentos o tornam assim.
publishDate 2018
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2019-12-17T00:09:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-17T00:09:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6470
DMD_hdl_123456789/6470
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6470
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/6470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1653648311899389952