Estratégias de resolução de situações problemas envolvendo números inteiros por alunos do 7º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6470 |
Resumo: | O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa qualitativa e tem como questão norteadora da pesquisa “Quais as estratégias consideradas por alunos de uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, na resolução de situações problemas que envolvem números inteiros?”. Para produção dos dados empíricos foram elaboradas quatro situações problemas, sendo estas desenvolvidas em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Estadual. As quatro situações problemas consideradas envolveram números inteiros e operações adição e subtração com este conjunto numérico em diferentes contextos. No decorrer do artigo, procurou-se analisar e investigar quais as dificuldades ou compreensões já estabelecidas e as estratégias tomadas, sendo que o conteúdo já era de conhecimento da turma. Para a análise dos dados produzidos foram consideradas, em especial, as proposições apresentadas por Van de Walle (2009) e Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). As estratégias usadas pelos grupos na resolução das situações problemas foram agrupadas considerando recorrência e são apresentadas estejam elas adequadas ou não. De acordo com a pesquisa foi observado semelhanças no desenvolvimento apresentado por alguns grupos, considerando duas formas diferentes como estratégia, uma foi representação na forma figural, modelo este trabalhado por Van de Walle, e a outra realizando cálculos. Aponta-se assim, o quanto o professor deve ser criterioso e atento nas suas proposições, pois cada aluno é único e seus conhecimentos o tornam assim. |
id |
UNIJ_e78b8639ee60a16475384af761a2b499 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6470 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEstratégias de resolução de situações problemas envolvendo números inteiros por alunos do 7º ano do ensino fundamental2019-12-1620182019-12-17T00:09:53Z2019-12-17T00:09:53ZO presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa qualitativa e tem como questão norteadora da pesquisa “Quais as estratégias consideradas por alunos de uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, na resolução de situações problemas que envolvem números inteiros?”. Para produção dos dados empíricos foram elaboradas quatro situações problemas, sendo estas desenvolvidas em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Estadual. As quatro situações problemas consideradas envolveram números inteiros e operações adição e subtração com este conjunto numérico em diferentes contextos. No decorrer do artigo, procurou-se analisar e investigar quais as dificuldades ou compreensões já estabelecidas e as estratégias tomadas, sendo que o conteúdo já era de conhecimento da turma. Para a análise dos dados produzidos foram consideradas, em especial, as proposições apresentadas por Van de Walle (2009) e Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). As estratégias usadas pelos grupos na resolução das situações problemas foram agrupadas considerando recorrência e são apresentadas estejam elas adequadas ou não. De acordo com a pesquisa foi observado semelhanças no desenvolvimento apresentado por alguns grupos, considerando duas formas diferentes como estratégia, uma foi representação na forma figural, modelo este trabalhado por Van de Walle, e a outra realizando cálculos. Aponta-se assim, o quanto o professor deve ser criterioso e atento nas suas proposições, pois cada aluno é único e seus conhecimentos o tornam assim.22 f.Ciências exatas e da terraMatemáticaEnsino e AprendizagemAdição e Subtração de Números InteirosResolução de Problemashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6470DMD_hdl_123456789/6470Kochenborger, Everton Luís Schusterporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessEverton%20Luis%20Kochenborger.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6470/1/Everton%20Luis%20Kochenborger.pdfapplication/pdf845284http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6470/1/Everton%20Luis%20Kochenborger.pdf3c38857601b1fae24f9a1f5a907befacMD5123456789_6470_12019-12-21T06:47:58Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de resolução de situações problemas envolvendo números inteiros por alunos do 7º ano do ensino fundamental |
title |
Estratégias de resolução de situações problemas envolvendo números inteiros por alunos do 7º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Estratégias de resolução de situações problemas envolvendo números inteiros por alunos do 7º ano do ensino fundamental Kochenborger, Everton Luís Schuster Ciências exatas e da terra Matemática Ensino e Aprendizagem Adição e Subtração de Números Inteiros Resolução de Problemas |
title_short |
Estratégias de resolução de situações problemas envolvendo números inteiros por alunos do 7º ano do ensino fundamental |
title_full |
Estratégias de resolução de situações problemas envolvendo números inteiros por alunos do 7º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Estratégias de resolução de situações problemas envolvendo números inteiros por alunos do 7º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Estratégias de resolução de situações problemas envolvendo números inteiros por alunos do 7º ano do ensino fundamental |
title_sort |
Estratégias de resolução de situações problemas envolvendo números inteiros por alunos do 7º ano do ensino fundamental |
author |
Kochenborger, Everton Luís Schuster |
author_facet |
Kochenborger, Everton Luís Schuster |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kochenborger, Everton Luís Schuster |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências exatas e da terra Matemática Ensino e Aprendizagem Adição e Subtração de Números Inteiros Resolução de Problemas |
topic |
Ciências exatas e da terra Matemática Ensino e Aprendizagem Adição e Subtração de Números Inteiros Resolução de Problemas |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa qualitativa e tem como questão norteadora da pesquisa “Quais as estratégias consideradas por alunos de uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, na resolução de situações problemas que envolvem números inteiros?”. Para produção dos dados empíricos foram elaboradas quatro situações problemas, sendo estas desenvolvidas em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Estadual. As quatro situações problemas consideradas envolveram números inteiros e operações adição e subtração com este conjunto numérico em diferentes contextos. No decorrer do artigo, procurou-se analisar e investigar quais as dificuldades ou compreensões já estabelecidas e as estratégias tomadas, sendo que o conteúdo já era de conhecimento da turma. Para a análise dos dados produzidos foram consideradas, em especial, as proposições apresentadas por Van de Walle (2009) e Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). As estratégias usadas pelos grupos na resolução das situações problemas foram agrupadas considerando recorrência e são apresentadas estejam elas adequadas ou não. De acordo com a pesquisa foi observado semelhanças no desenvolvimento apresentado por alguns grupos, considerando duas formas diferentes como estratégia, uma foi representação na forma figural, modelo este trabalhado por Van de Walle, e a outra realizando cálculos. Aponta-se assim, o quanto o professor deve ser criterioso e atento nas suas proposições, pois cada aluno é único e seus conhecimentos o tornam assim. 22 f. |
description |
O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa qualitativa e tem como questão norteadora da pesquisa “Quais as estratégias consideradas por alunos de uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, na resolução de situações problemas que envolvem números inteiros?”. Para produção dos dados empíricos foram elaboradas quatro situações problemas, sendo estas desenvolvidas em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Estadual. As quatro situações problemas consideradas envolveram números inteiros e operações adição e subtração com este conjunto numérico em diferentes contextos. No decorrer do artigo, procurou-se analisar e investigar quais as dificuldades ou compreensões já estabelecidas e as estratégias tomadas, sendo que o conteúdo já era de conhecimento da turma. Para a análise dos dados produzidos foram consideradas, em especial, as proposições apresentadas por Van de Walle (2009) e Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). As estratégias usadas pelos grupos na resolução das situações problemas foram agrupadas considerando recorrência e são apresentadas estejam elas adequadas ou não. De acordo com a pesquisa foi observado semelhanças no desenvolvimento apresentado por alguns grupos, considerando duas formas diferentes como estratégia, uma foi representação na forma figural, modelo este trabalhado por Van de Walle, e a outra realizando cálculos. Aponta-se assim, o quanto o professor deve ser criterioso e atento nas suas proposições, pois cada aluno é único e seus conhecimentos o tornam assim. |
publishDate |
2018 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018 2019-12-17T00:09:53Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-17T00:09:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6470 DMD_hdl_123456789/6470 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6470 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/6470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1653648311899389952 |