Avaliação da tabuada para aprendizagem de adição ou subtração de números Inteiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hirage, Ramadane
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Chicote, Rosalino Subtil, Deixa, Geraldo Vernijo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/15447
Resumo: O objetivo da pesquisa foi apreciar o efeito da incorporação da tabuada de duas operações na aprendizagem de adição ou subtração de Números Inteiros. Selecionou-se aleatoriamente 276 alunos da 8ª classe da Escola Secundária de Montepuez e esses foram divididos (n =138) em dois grupos (experimental e controlo). Aplicou-se o pré-teste aos dois grupos de alunos para verificar o nível de conhecimento. Depois, lecionou-se 3 aulas para cada um dos grupos sendo para o grupo experimental com incorporação da tabuada. Em seguida, aplicou-se o pós-teste aos dois grupos. Através do teste de Mann-Whitney, as medianas do pós-teste foram diferentes. Neste sentido, a mediana do grupo experimental foi igual a 20 e a do grupo de controlo igual a 10. Feitas análises, notou-se que que os alunos que utilizaram a tabuada tiveram mediana superior em relação aos que não se beneficiaram de aulas com tabuada. Conclui-se que a tabuada pode ser usada como meio didático para aprendizagem de Adição ou Subtração de Números Inteiros; seu uso produz efeito positivo na aprendizagem dos alunos.
id UFGD-9_ab3c84ece3957a25eb071fab80f8e265
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15447
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Avaliação da tabuada para aprendizagem de adição ou subtração de números InteirosAprendizagemRecurso didáticaAdição ou Subtração de Números Inteiros na TabuadaEducação MatemáticaO objetivo da pesquisa foi apreciar o efeito da incorporação da tabuada de duas operações na aprendizagem de adição ou subtração de Números Inteiros. Selecionou-se aleatoriamente 276 alunos da 8ª classe da Escola Secundária de Montepuez e esses foram divididos (n =138) em dois grupos (experimental e controlo). Aplicou-se o pré-teste aos dois grupos de alunos para verificar o nível de conhecimento. Depois, lecionou-se 3 aulas para cada um dos grupos sendo para o grupo experimental com incorporação da tabuada. Em seguida, aplicou-se o pós-teste aos dois grupos. Através do teste de Mann-Whitney, as medianas do pós-teste foram diferentes. Neste sentido, a mediana do grupo experimental foi igual a 20 e a do grupo de controlo igual a 10. Feitas análises, notou-se que que os alunos que utilizaram a tabuada tiveram mediana superior em relação aos que não se beneficiaram de aulas com tabuada. Conclui-se que a tabuada pode ser usada como meio didático para aprendizagem de Adição ou Subtração de Números Inteiros; seu uso produz efeito positivo na aprendizagem dos alunos.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2021-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1544710.30612/tangram.v4i4.15447TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 4 (2021); 139-1622595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/15447/8282Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessHirage, RamadaneChicote, Rosalino SubtilDeixa, Geraldo Vernijo2021-12-01T14:23:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15447Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2021-12-01T14:23:39Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da tabuada para aprendizagem de adição ou subtração de números Inteiros
title Avaliação da tabuada para aprendizagem de adição ou subtração de números Inteiros
spellingShingle Avaliação da tabuada para aprendizagem de adição ou subtração de números Inteiros
Hirage, Ramadane
Aprendizagem
Recurso didática
Adição ou Subtração de Números Inteiros na Tabuada
Educação Matemática
title_short Avaliação da tabuada para aprendizagem de adição ou subtração de números Inteiros
title_full Avaliação da tabuada para aprendizagem de adição ou subtração de números Inteiros
title_fullStr Avaliação da tabuada para aprendizagem de adição ou subtração de números Inteiros
title_full_unstemmed Avaliação da tabuada para aprendizagem de adição ou subtração de números Inteiros
title_sort Avaliação da tabuada para aprendizagem de adição ou subtração de números Inteiros
author Hirage, Ramadane
author_facet Hirage, Ramadane
Chicote, Rosalino Subtil
Deixa, Geraldo Vernijo
author_role author
author2 Chicote, Rosalino Subtil
Deixa, Geraldo Vernijo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hirage, Ramadane
Chicote, Rosalino Subtil
Deixa, Geraldo Vernijo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Recurso didática
Adição ou Subtração de Números Inteiros na Tabuada
Educação Matemática
topic Aprendizagem
Recurso didática
Adição ou Subtração de Números Inteiros na Tabuada
Educação Matemática
description O objetivo da pesquisa foi apreciar o efeito da incorporação da tabuada de duas operações na aprendizagem de adição ou subtração de Números Inteiros. Selecionou-se aleatoriamente 276 alunos da 8ª classe da Escola Secundária de Montepuez e esses foram divididos (n =138) em dois grupos (experimental e controlo). Aplicou-se o pré-teste aos dois grupos de alunos para verificar o nível de conhecimento. Depois, lecionou-se 3 aulas para cada um dos grupos sendo para o grupo experimental com incorporação da tabuada. Em seguida, aplicou-se o pós-teste aos dois grupos. Através do teste de Mann-Whitney, as medianas do pós-teste foram diferentes. Neste sentido, a mediana do grupo experimental foi igual a 20 e a do grupo de controlo igual a 10. Feitas análises, notou-se que que os alunos que utilizaram a tabuada tiveram mediana superior em relação aos que não se beneficiaram de aulas com tabuada. Conclui-se que a tabuada pode ser usada como meio didático para aprendizagem de Adição ou Subtração de Números Inteiros; seu uso produz efeito positivo na aprendizagem dos alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/15447
10.30612/tangram.v4i4.15447
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/15447
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v4i4.15447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/15447/8282
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 4 (2021); 139-162
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220480034275328