A literatura como rede de saberes: fios e nós no enlace de conhecimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wisniewski, Rudião Rafael.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6057
Resumo: A literatura é mais que uma disciplina curricular, é uma rede de saberes, pois articula vários conhecimentos para sua constituição. Ela pode transformar fios de informação em nós de conhecimento, para alcançar a rede de saberes necessária à aprendizagem, possibilitando uma educação mais aberta, não fragmentada, mais condizente com a vida humana. Esta tese se propõe, a partir do texto literário, a pensar uma alternativa para a atual crise da educação, por meio da desautomatização dos processos educativos, complexificar o ensino, ampliar o pensamento, na formação de um ser humano mais ético, fraterno, sensível, arguto, crítico e criativo, interdisciplinarmente, e construir uma Educação nas Ciências – que também é o nome do Programa de Pós-Graduação no qual a tese foi desenvolvida, na Linha de Pesquisa: Currículo e formação de professores –, sendo cada disciplina uma parte- todo fundamental. A metodologia conta com estudos bibliográficos, guiados principalmente pelo pensamento complexo, conforme Morin (1997, 2002, 2003, 2005, 2011, 2012 e 2013), as propostas para este milênio, de Calvino (2015) e a defesa do atrito literário (LOPES, 2003). Ao campo teórico, articulam-se entrevista, Grupo Focal, contos e peças teatrais, que compõem o campo empírico da tese. Os sujeitos da pesquisa são alunos dos Cursos de Química do IFFar-PB. Sustenta o procedimento metodológico do material produzido, a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Constata-se que a literatura pode contribuir à educação brasileira, sem precisar de uma reorganização curricular, o que permite defender a tese de que ela auxilia na propulsão de conhecimentos necessários à aprendizagem, tendo em vista que, pelo contato frequente com o texto literário, mesmo que alguns minutos por aula, permite a constituição de mentes mais disponíveis a aprender, alargando a imaginação, ampliando a visão, a sensibilidade, a intelectualidade. Pela leitura e discussão de contos, poesias, romances, peças teatrais, pode-se dar leveza aos processos educativos, na contraposição à dureza instituída tradicionalmente nas instituições de ensino, diante de uma geração que supervaloriza as redes sociais, possibilitando o enlace de nós de conhecimentos, frente a milhões de fios-informações que recebem na rapidez da era digital. Isso permite contribuir para que alunos e professores possam lidar com a incerteza e a exatidão das Ciências, agora e na visibilidade do porvir. Do mesmo modo, com a multiplicidade de formas de se ensinar e aprender conhecimentos pertinentes, inter-trans-multidisciplinarmente, para se alcançar a rede de saberes imprescindível à consistência de uma formação integral e humana.
id UNIJ_ecc6007caae7a93e95c6ff519da8117e
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6057
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA literatura como rede de saberes: fios e nós no enlace de conhecimentos2019-07-2320192019-07-24T00:27:34Z2019-07-24T00:27:34ZA literatura é mais que uma disciplina curricular, é uma rede de saberes, pois articula vários conhecimentos para sua constituição. Ela pode transformar fios de informação em nós de conhecimento, para alcançar a rede de saberes necessária à aprendizagem, possibilitando uma educação mais aberta, não fragmentada, mais condizente com a vida humana. Esta tese se propõe, a partir do texto literário, a pensar uma alternativa para a atual crise da educação, por meio da desautomatização dos processos educativos, complexificar o ensino, ampliar o pensamento, na formação de um ser humano mais ético, fraterno, sensível, arguto, crítico e criativo, interdisciplinarmente, e construir uma Educação nas Ciências – que também é o nome do Programa de Pós-Graduação no qual a tese foi desenvolvida, na Linha de Pesquisa: Currículo e formação de professores –, sendo cada disciplina uma parte- todo fundamental. A metodologia conta com estudos bibliográficos, guiados principalmente pelo pensamento complexo, conforme Morin (1997, 2002, 2003, 2005, 2011, 2012 e 2013), as propostas para este milênio, de Calvino (2015) e a defesa do atrito literário (LOPES, 2003). Ao campo teórico, articulam-se entrevista, Grupo Focal, contos e peças teatrais, que compõem o campo empírico da tese. Os sujeitos da pesquisa são alunos dos Cursos de Química do IFFar-PB. Sustenta o procedimento metodológico do material produzido, a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Constata-se que a literatura pode contribuir à educação brasileira, sem precisar de uma reorganização curricular, o que permite defender a tese de que ela auxilia na propulsão de conhecimentos necessários à aprendizagem, tendo em vista que, pelo contato frequente com o texto literário, mesmo que alguns minutos por aula, permite a constituição de mentes mais disponíveis a aprender, alargando a imaginação, ampliando a visão, a sensibilidade, a intelectualidade. Pela leitura e discussão de contos, poesias, romances, peças teatrais, pode-se dar leveza aos processos educativos, na contraposição à dureza instituída tradicionalmente nas instituições de ensino, diante de uma geração que supervaloriza as redes sociais, possibilitando o enlace de nós de conhecimentos, frente a milhões de fios-informações que recebem na rapidez da era digital. Isso permite contribuir para que alunos e professores possam lidar com a incerteza e a exatidão das Ciências, agora e na visibilidade do porvir. Do mesmo modo, com a multiplicidade de formas de se ensinar e aprender conhecimentos pertinentes, inter-trans-multidisciplinarmente, para se alcançar a rede de saberes imprescindível à consistência de uma formação integral e humana.197 f. :Ciências humanas.Complexidade.Desautomatização.Inter-trans- multidisciplinaridade.Literatura e educação.Rede de saberes.Educação.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6057DMD_hdl_123456789/6057Wisniewski, Rudião Rafael.porreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessRudi%c3%a3o%20Rafael%20Wisniewski.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6057/3/Rudi%c3%a3o%20Rafael%20Wisniewski.pdfapplication/pdf4314828http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6057/3/Rudi%c3%a3o%20Rafael%20Wisniewski.pdfe4568adcd8ff04002bf8214a80dec944MD5123456789_6057_32019-07-27T06:39:19Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A literatura como rede de saberes: fios e nós no enlace de conhecimentos
title A literatura como rede de saberes: fios e nós no enlace de conhecimentos
spellingShingle A literatura como rede de saberes: fios e nós no enlace de conhecimentos
Wisniewski, Rudião Rafael.
Ciências humanas.
Complexidade.
Desautomatização.
Inter-trans- multidisciplinaridade.
Literatura e educação.
Rede de saberes.
Educação.
title_short A literatura como rede de saberes: fios e nós no enlace de conhecimentos
title_full A literatura como rede de saberes: fios e nós no enlace de conhecimentos
title_fullStr A literatura como rede de saberes: fios e nós no enlace de conhecimentos
title_full_unstemmed A literatura como rede de saberes: fios e nós no enlace de conhecimentos
title_sort A literatura como rede de saberes: fios e nós no enlace de conhecimentos
author Wisniewski, Rudião Rafael.
author_facet Wisniewski, Rudião Rafael.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wisniewski, Rudião Rafael.
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas.
Complexidade.
Desautomatização.
Inter-trans- multidisciplinaridade.
Literatura e educação.
Rede de saberes.
Educação.
topic Ciências humanas.
Complexidade.
Desautomatização.
Inter-trans- multidisciplinaridade.
Literatura e educação.
Rede de saberes.
Educação.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A literatura é mais que uma disciplina curricular, é uma rede de saberes, pois articula vários conhecimentos para sua constituição. Ela pode transformar fios de informação em nós de conhecimento, para alcançar a rede de saberes necessária à aprendizagem, possibilitando uma educação mais aberta, não fragmentada, mais condizente com a vida humana. Esta tese se propõe, a partir do texto literário, a pensar uma alternativa para a atual crise da educação, por meio da desautomatização dos processos educativos, complexificar o ensino, ampliar o pensamento, na formação de um ser humano mais ético, fraterno, sensível, arguto, crítico e criativo, interdisciplinarmente, e construir uma Educação nas Ciências – que também é o nome do Programa de Pós-Graduação no qual a tese foi desenvolvida, na Linha de Pesquisa: Currículo e formação de professores –, sendo cada disciplina uma parte- todo fundamental. A metodologia conta com estudos bibliográficos, guiados principalmente pelo pensamento complexo, conforme Morin (1997, 2002, 2003, 2005, 2011, 2012 e 2013), as propostas para este milênio, de Calvino (2015) e a defesa do atrito literário (LOPES, 2003). Ao campo teórico, articulam-se entrevista, Grupo Focal, contos e peças teatrais, que compõem o campo empírico da tese. Os sujeitos da pesquisa são alunos dos Cursos de Química do IFFar-PB. Sustenta o procedimento metodológico do material produzido, a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Constata-se que a literatura pode contribuir à educação brasileira, sem precisar de uma reorganização curricular, o que permite defender a tese de que ela auxilia na propulsão de conhecimentos necessários à aprendizagem, tendo em vista que, pelo contato frequente com o texto literário, mesmo que alguns minutos por aula, permite a constituição de mentes mais disponíveis a aprender, alargando a imaginação, ampliando a visão, a sensibilidade, a intelectualidade. Pela leitura e discussão de contos, poesias, romances, peças teatrais, pode-se dar leveza aos processos educativos, na contraposição à dureza instituída tradicionalmente nas instituições de ensino, diante de uma geração que supervaloriza as redes sociais, possibilitando o enlace de nós de conhecimentos, frente a milhões de fios-informações que recebem na rapidez da era digital. Isso permite contribuir para que alunos e professores possam lidar com a incerteza e a exatidão das Ciências, agora e na visibilidade do porvir. Do mesmo modo, com a multiplicidade de formas de se ensinar e aprender conhecimentos pertinentes, inter-trans-multidisciplinarmente, para se alcançar a rede de saberes imprescindível à consistência de uma formação integral e humana.
197 f. :
description A literatura é mais que uma disciplina curricular, é uma rede de saberes, pois articula vários conhecimentos para sua constituição. Ela pode transformar fios de informação em nós de conhecimento, para alcançar a rede de saberes necessária à aprendizagem, possibilitando uma educação mais aberta, não fragmentada, mais condizente com a vida humana. Esta tese se propõe, a partir do texto literário, a pensar uma alternativa para a atual crise da educação, por meio da desautomatização dos processos educativos, complexificar o ensino, ampliar o pensamento, na formação de um ser humano mais ético, fraterno, sensível, arguto, crítico e criativo, interdisciplinarmente, e construir uma Educação nas Ciências – que também é o nome do Programa de Pós-Graduação no qual a tese foi desenvolvida, na Linha de Pesquisa: Currículo e formação de professores –, sendo cada disciplina uma parte- todo fundamental. A metodologia conta com estudos bibliográficos, guiados principalmente pelo pensamento complexo, conforme Morin (1997, 2002, 2003, 2005, 2011, 2012 e 2013), as propostas para este milênio, de Calvino (2015) e a defesa do atrito literário (LOPES, 2003). Ao campo teórico, articulam-se entrevista, Grupo Focal, contos e peças teatrais, que compõem o campo empírico da tese. Os sujeitos da pesquisa são alunos dos Cursos de Química do IFFar-PB. Sustenta o procedimento metodológico do material produzido, a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Constata-se que a literatura pode contribuir à educação brasileira, sem precisar de uma reorganização curricular, o que permite defender a tese de que ela auxilia na propulsão de conhecimentos necessários à aprendizagem, tendo em vista que, pelo contato frequente com o texto literário, mesmo que alguns minutos por aula, permite a constituição de mentes mais disponíveis a aprender, alargando a imaginação, ampliando a visão, a sensibilidade, a intelectualidade. Pela leitura e discussão de contos, poesias, romances, peças teatrais, pode-se dar leveza aos processos educativos, na contraposição à dureza instituída tradicionalmente nas instituições de ensino, diante de uma geração que supervaloriza as redes sociais, possibilitando o enlace de nós de conhecimentos, frente a milhões de fios-informações que recebem na rapidez da era digital. Isso permite contribuir para que alunos e professores possam lidar com a incerteza e a exatidão das Ciências, agora e na visibilidade do porvir. Do mesmo modo, com a multiplicidade de formas de se ensinar e aprender conhecimentos pertinentes, inter-trans-multidisciplinarmente, para se alcançar a rede de saberes imprescindível à consistência de uma formação integral e humana.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-23
dc.date.available.fl_str_mv 2019
2019-07-24T00:27:34Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-24T00:27:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6057
DMD_hdl_123456789/6057
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6057
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/6057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1640274697379643392