A literatura como rede de saberes: fios e nós no enlace de conhecimentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6057 |
Resumo: | A literatura é mais que uma disciplina curricular, é uma rede de saberes, pois articula vários conhecimentos para sua constituição. Ela pode transformar fios de informação em nós de conhecimento, para alcançar a rede de saberes necessária à aprendizagem, possibilitando uma educação mais aberta, não fragmentada, mais condizente com a vida humana. Esta tese se propõe, a partir do texto literário, a pensar uma alternativa para a atual crise da educação, por meio da desautomatização dos processos educativos, complexificar o ensino, ampliar o pensamento, na formação de um ser humano mais ético, fraterno, sensível, arguto, crítico e criativo, interdisciplinarmente, e construir uma Educação nas Ciências – que também é o nome do Programa de Pós-Graduação no qual a tese foi desenvolvida, na Linha de Pesquisa: Currículo e formação de professores –, sendo cada disciplina uma parte- todo fundamental. A metodologia conta com estudos bibliográficos, guiados principalmente pelo pensamento complexo, conforme Morin (1997, 2002, 2003, 2005, 2011, 2012 e 2013), as propostas para este milênio, de Calvino (2015) e a defesa do atrito literário (LOPES, 2003). Ao campo teórico, articulam-se entrevista, Grupo Focal, contos e peças teatrais, que compõem o campo empírico da tese. Os sujeitos da pesquisa são alunos dos Cursos de Química do IFFar-PB. Sustenta o procedimento metodológico do material produzido, a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Constata-se que a literatura pode contribuir à educação brasileira, sem precisar de uma reorganização curricular, o que permite defender a tese de que ela auxilia na propulsão de conhecimentos necessários à aprendizagem, tendo em vista que, pelo contato frequente com o texto literário, mesmo que alguns minutos por aula, permite a constituição de mentes mais disponíveis a aprender, alargando a imaginação, ampliando a visão, a sensibilidade, a intelectualidade. Pela leitura e discussão de contos, poesias, romances, peças teatrais, pode-se dar leveza aos processos educativos, na contraposição à dureza instituída tradicionalmente nas instituições de ensino, diante de uma geração que supervaloriza as redes sociais, possibilitando o enlace de nós de conhecimentos, frente a milhões de fios-informações que recebem na rapidez da era digital. Isso permite contribuir para que alunos e professores possam lidar com a incerteza e a exatidão das Ciências, agora e na visibilidade do porvir. Do mesmo modo, com a multiplicidade de formas de se ensinar e aprender conhecimentos pertinentes, inter-trans-multidisciplinarmente, para se alcançar a rede de saberes imprescindível à consistência de uma formação integral e humana. |
id |
UNIJ_ecc6007caae7a93e95c6ff519da8117e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6057 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA literatura como rede de saberes: fios e nós no enlace de conhecimentos2019-07-2320192019-07-24T00:27:34Z2019-07-24T00:27:34ZA literatura é mais que uma disciplina curricular, é uma rede de saberes, pois articula vários conhecimentos para sua constituição. Ela pode transformar fios de informação em nós de conhecimento, para alcançar a rede de saberes necessária à aprendizagem, possibilitando uma educação mais aberta, não fragmentada, mais condizente com a vida humana. Esta tese se propõe, a partir do texto literário, a pensar uma alternativa para a atual crise da educação, por meio da desautomatização dos processos educativos, complexificar o ensino, ampliar o pensamento, na formação de um ser humano mais ético, fraterno, sensível, arguto, crítico e criativo, interdisciplinarmente, e construir uma Educação nas Ciências – que também é o nome do Programa de Pós-Graduação no qual a tese foi desenvolvida, na Linha de Pesquisa: Currículo e formação de professores –, sendo cada disciplina uma parte- todo fundamental. A metodologia conta com estudos bibliográficos, guiados principalmente pelo pensamento complexo, conforme Morin (1997, 2002, 2003, 2005, 2011, 2012 e 2013), as propostas para este milênio, de Calvino (2015) e a defesa do atrito literário (LOPES, 2003). Ao campo teórico, articulam-se entrevista, Grupo Focal, contos e peças teatrais, que compõem o campo empírico da tese. Os sujeitos da pesquisa são alunos dos Cursos de Química do IFFar-PB. Sustenta o procedimento metodológico do material produzido, a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Constata-se que a literatura pode contribuir à educação brasileira, sem precisar de uma reorganização curricular, o que permite defender a tese de que ela auxilia na propulsão de conhecimentos necessários à aprendizagem, tendo em vista que, pelo contato frequente com o texto literário, mesmo que alguns minutos por aula, permite a constituição de mentes mais disponíveis a aprender, alargando a imaginação, ampliando a visão, a sensibilidade, a intelectualidade. Pela leitura e discussão de contos, poesias, romances, peças teatrais, pode-se dar leveza aos processos educativos, na contraposição à dureza instituída tradicionalmente nas instituições de ensino, diante de uma geração que supervaloriza as redes sociais, possibilitando o enlace de nós de conhecimentos, frente a milhões de fios-informações que recebem na rapidez da era digital. Isso permite contribuir para que alunos e professores possam lidar com a incerteza e a exatidão das Ciências, agora e na visibilidade do porvir. Do mesmo modo, com a multiplicidade de formas de se ensinar e aprender conhecimentos pertinentes, inter-trans-multidisciplinarmente, para se alcançar a rede de saberes imprescindível à consistência de uma formação integral e humana.197 f. :Ciências humanas.Complexidade.Desautomatização.Inter-trans- multidisciplinaridade.Literatura e educação.Rede de saberes.Educação.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6057DMD_hdl_123456789/6057Wisniewski, Rudião Rafael.porreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessRudi%c3%a3o%20Rafael%20Wisniewski.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6057/3/Rudi%c3%a3o%20Rafael%20Wisniewski.pdfapplication/pdf4314828http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6057/3/Rudi%c3%a3o%20Rafael%20Wisniewski.pdfe4568adcd8ff04002bf8214a80dec944MD5123456789_6057_32019-07-27T06:39:19Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A literatura como rede de saberes: fios e nós no enlace de conhecimentos |
title |
A literatura como rede de saberes: fios e nós no enlace de conhecimentos |
spellingShingle |
A literatura como rede de saberes: fios e nós no enlace de conhecimentos Wisniewski, Rudião Rafael. Ciências humanas. Complexidade. Desautomatização. Inter-trans- multidisciplinaridade. Literatura e educação. Rede de saberes. Educação. |
title_short |
A literatura como rede de saberes: fios e nós no enlace de conhecimentos |
title_full |
A literatura como rede de saberes: fios e nós no enlace de conhecimentos |
title_fullStr |
A literatura como rede de saberes: fios e nós no enlace de conhecimentos |
title_full_unstemmed |
A literatura como rede de saberes: fios e nós no enlace de conhecimentos |
title_sort |
A literatura como rede de saberes: fios e nós no enlace de conhecimentos |
author |
Wisniewski, Rudião Rafael. |
author_facet |
Wisniewski, Rudião Rafael. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wisniewski, Rudião Rafael. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências humanas. Complexidade. Desautomatização. Inter-trans- multidisciplinaridade. Literatura e educação. Rede de saberes. Educação. |
topic |
Ciências humanas. Complexidade. Desautomatização. Inter-trans- multidisciplinaridade. Literatura e educação. Rede de saberes. Educação. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A literatura é mais que uma disciplina curricular, é uma rede de saberes, pois articula vários conhecimentos para sua constituição. Ela pode transformar fios de informação em nós de conhecimento, para alcançar a rede de saberes necessária à aprendizagem, possibilitando uma educação mais aberta, não fragmentada, mais condizente com a vida humana. Esta tese se propõe, a partir do texto literário, a pensar uma alternativa para a atual crise da educação, por meio da desautomatização dos processos educativos, complexificar o ensino, ampliar o pensamento, na formação de um ser humano mais ético, fraterno, sensível, arguto, crítico e criativo, interdisciplinarmente, e construir uma Educação nas Ciências – que também é o nome do Programa de Pós-Graduação no qual a tese foi desenvolvida, na Linha de Pesquisa: Currículo e formação de professores –, sendo cada disciplina uma parte- todo fundamental. A metodologia conta com estudos bibliográficos, guiados principalmente pelo pensamento complexo, conforme Morin (1997, 2002, 2003, 2005, 2011, 2012 e 2013), as propostas para este milênio, de Calvino (2015) e a defesa do atrito literário (LOPES, 2003). Ao campo teórico, articulam-se entrevista, Grupo Focal, contos e peças teatrais, que compõem o campo empírico da tese. Os sujeitos da pesquisa são alunos dos Cursos de Química do IFFar-PB. Sustenta o procedimento metodológico do material produzido, a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Constata-se que a literatura pode contribuir à educação brasileira, sem precisar de uma reorganização curricular, o que permite defender a tese de que ela auxilia na propulsão de conhecimentos necessários à aprendizagem, tendo em vista que, pelo contato frequente com o texto literário, mesmo que alguns minutos por aula, permite a constituição de mentes mais disponíveis a aprender, alargando a imaginação, ampliando a visão, a sensibilidade, a intelectualidade. Pela leitura e discussão de contos, poesias, romances, peças teatrais, pode-se dar leveza aos processos educativos, na contraposição à dureza instituída tradicionalmente nas instituições de ensino, diante de uma geração que supervaloriza as redes sociais, possibilitando o enlace de nós de conhecimentos, frente a milhões de fios-informações que recebem na rapidez da era digital. Isso permite contribuir para que alunos e professores possam lidar com a incerteza e a exatidão das Ciências, agora e na visibilidade do porvir. Do mesmo modo, com a multiplicidade de formas de se ensinar e aprender conhecimentos pertinentes, inter-trans-multidisciplinarmente, para se alcançar a rede de saberes imprescindível à consistência de uma formação integral e humana. 197 f. : |
description |
A literatura é mais que uma disciplina curricular, é uma rede de saberes, pois articula vários conhecimentos para sua constituição. Ela pode transformar fios de informação em nós de conhecimento, para alcançar a rede de saberes necessária à aprendizagem, possibilitando uma educação mais aberta, não fragmentada, mais condizente com a vida humana. Esta tese se propõe, a partir do texto literário, a pensar uma alternativa para a atual crise da educação, por meio da desautomatização dos processos educativos, complexificar o ensino, ampliar o pensamento, na formação de um ser humano mais ético, fraterno, sensível, arguto, crítico e criativo, interdisciplinarmente, e construir uma Educação nas Ciências – que também é o nome do Programa de Pós-Graduação no qual a tese foi desenvolvida, na Linha de Pesquisa: Currículo e formação de professores –, sendo cada disciplina uma parte- todo fundamental. A metodologia conta com estudos bibliográficos, guiados principalmente pelo pensamento complexo, conforme Morin (1997, 2002, 2003, 2005, 2011, 2012 e 2013), as propostas para este milênio, de Calvino (2015) e a defesa do atrito literário (LOPES, 2003). Ao campo teórico, articulam-se entrevista, Grupo Focal, contos e peças teatrais, que compõem o campo empírico da tese. Os sujeitos da pesquisa são alunos dos Cursos de Química do IFFar-PB. Sustenta o procedimento metodológico do material produzido, a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Constata-se que a literatura pode contribuir à educação brasileira, sem precisar de uma reorganização curricular, o que permite defender a tese de que ela auxilia na propulsão de conhecimentos necessários à aprendizagem, tendo em vista que, pelo contato frequente com o texto literário, mesmo que alguns minutos por aula, permite a constituição de mentes mais disponíveis a aprender, alargando a imaginação, ampliando a visão, a sensibilidade, a intelectualidade. Pela leitura e discussão de contos, poesias, romances, peças teatrais, pode-se dar leveza aos processos educativos, na contraposição à dureza instituída tradicionalmente nas instituições de ensino, diante de uma geração que supervaloriza as redes sociais, possibilitando o enlace de nós de conhecimentos, frente a milhões de fios-informações que recebem na rapidez da era digital. Isso permite contribuir para que alunos e professores possam lidar com a incerteza e a exatidão das Ciências, agora e na visibilidade do porvir. Do mesmo modo, com a multiplicidade de formas de se ensinar e aprender conhecimentos pertinentes, inter-trans-multidisciplinarmente, para se alcançar a rede de saberes imprescindível à consistência de uma formação integral e humana. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-07-23 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019 2019-07-24T00:27:34Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-24T00:27:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6057 DMD_hdl_123456789/6057 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6057 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/6057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1640274697379643392 |