Educação ambiental como paradigma para o desenvolvimento sustentável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5265 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso analisa a educação ambiental como instrumento que viabiliza o desenvolvimento sustentável. Investiga entre outros objetivos, a importância dos elementos necessários para a efetivação da educação ambiental como instrumento que proporciona o bem-estar, viabilizando o desenvolvimento com equilíbrio entre as dimensões ambientais, sociais e econômicas, como tripé da sustentabilidade. O estudo apoia-se nas análises documental e bibliográfica e aprofunda conceitos relacionados ao desenvolvimento e sustentabilidade, dada a importância de ambos para a constituição da harmonia da relação do homem com o meio ambiente, aliado à qualidade de vida. Caracteriza-se por ser um debate da atualidade tendo em vista a crise ambiental enfrentada pelo Planeta e que ainda apresenta dificuldades de ser combatida. Como hipótese da pesquisa, a educação ambiental é caracterizada por trazer uma visão transformadora da realidade ambiental na formação da consciência e construção de conhecimento crítico que objetiva desenvolver um novo paradigma para os aspectos culturais, éticos, econômicos, ambientais e sociais do indivíduo e da coletividade, com a preocupação para a garantia de um meio ambiente ecologicamente equilibrado e promotor da sustentabilidade. |
id |
UNIJ_ee3eb7567b2ccbb35634bde03bd7586e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5265 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEducação ambiental como paradigma para o desenvolvimento sustentável2018-09-1420182018-09-14T19:59:31Z2018-09-14T19:59:31ZO presente trabalho de conclusão de curso analisa a educação ambiental como instrumento que viabiliza o desenvolvimento sustentável. Investiga entre outros objetivos, a importância dos elementos necessários para a efetivação da educação ambiental como instrumento que proporciona o bem-estar, viabilizando o desenvolvimento com equilíbrio entre as dimensões ambientais, sociais e econômicas, como tripé da sustentabilidade. O estudo apoia-se nas análises documental e bibliográfica e aprofunda conceitos relacionados ao desenvolvimento e sustentabilidade, dada a importância de ambos para a constituição da harmonia da relação do homem com o meio ambiente, aliado à qualidade de vida. Caracteriza-se por ser um debate da atualidade tendo em vista a crise ambiental enfrentada pelo Planeta e que ainda apresenta dificuldades de ser combatida. Como hipótese da pesquisa, a educação ambiental é caracterizada por trazer uma visão transformadora da realidade ambiental na formação da consciência e construção de conhecimento crítico que objetiva desenvolver um novo paradigma para os aspectos culturais, éticos, econômicos, ambientais e sociais do indivíduo e da coletividade, com a preocupação para a garantia de um meio ambiente ecologicamente equilibrado e promotor da sustentabilidade.46 f.Ciências sociais aplicadas.Direito.Crise ambiental.Educação ambiental.Desenvolvimento sustentável.Interdisciplinaridade.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5265DMD_hdl_123456789/5265Buzzatti, Danielleporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessDanielle%20Buzzatti.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5265/1/Danielle%20Buzzatti.pdfapplication/pdf304012http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5265/1/Danielle%20Buzzatti.pdfeecdcb499b0cde0406391fa4445454f0MD5123456789_5265_12019-01-21T12:45:53Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental como paradigma para o desenvolvimento sustentável |
title |
Educação ambiental como paradigma para o desenvolvimento sustentável |
spellingShingle |
Educação ambiental como paradigma para o desenvolvimento sustentável Buzzatti, Danielle Ciências sociais aplicadas. Direito. Crise ambiental. Educação ambiental. Desenvolvimento sustentável. Interdisciplinaridade. |
title_short |
Educação ambiental como paradigma para o desenvolvimento sustentável |
title_full |
Educação ambiental como paradigma para o desenvolvimento sustentável |
title_fullStr |
Educação ambiental como paradigma para o desenvolvimento sustentável |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental como paradigma para o desenvolvimento sustentável |
title_sort |
Educação ambiental como paradigma para o desenvolvimento sustentável |
author |
Buzzatti, Danielle |
author_facet |
Buzzatti, Danielle |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Buzzatti, Danielle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências sociais aplicadas. Direito. Crise ambiental. Educação ambiental. Desenvolvimento sustentável. Interdisciplinaridade. |
topic |
Ciências sociais aplicadas. Direito. Crise ambiental. Educação ambiental. Desenvolvimento sustentável. Interdisciplinaridade. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho de conclusão de curso analisa a educação ambiental como instrumento que viabiliza o desenvolvimento sustentável. Investiga entre outros objetivos, a importância dos elementos necessários para a efetivação da educação ambiental como instrumento que proporciona o bem-estar, viabilizando o desenvolvimento com equilíbrio entre as dimensões ambientais, sociais e econômicas, como tripé da sustentabilidade. O estudo apoia-se nas análises documental e bibliográfica e aprofunda conceitos relacionados ao desenvolvimento e sustentabilidade, dada a importância de ambos para a constituição da harmonia da relação do homem com o meio ambiente, aliado à qualidade de vida. Caracteriza-se por ser um debate da atualidade tendo em vista a crise ambiental enfrentada pelo Planeta e que ainda apresenta dificuldades de ser combatida. Como hipótese da pesquisa, a educação ambiental é caracterizada por trazer uma visão transformadora da realidade ambiental na formação da consciência e construção de conhecimento crítico que objetiva desenvolver um novo paradigma para os aspectos culturais, éticos, econômicos, ambientais e sociais do indivíduo e da coletividade, com a preocupação para a garantia de um meio ambiente ecologicamente equilibrado e promotor da sustentabilidade. 46 f. |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso analisa a educação ambiental como instrumento que viabiliza o desenvolvimento sustentável. Investiga entre outros objetivos, a importância dos elementos necessários para a efetivação da educação ambiental como instrumento que proporciona o bem-estar, viabilizando o desenvolvimento com equilíbrio entre as dimensões ambientais, sociais e econômicas, como tripé da sustentabilidade. O estudo apoia-se nas análises documental e bibliográfica e aprofunda conceitos relacionados ao desenvolvimento e sustentabilidade, dada a importância de ambos para a constituição da harmonia da relação do homem com o meio ambiente, aliado à qualidade de vida. Caracteriza-se por ser um debate da atualidade tendo em vista a crise ambiental enfrentada pelo Planeta e que ainda apresenta dificuldades de ser combatida. Como hipótese da pesquisa, a educação ambiental é caracterizada por trazer uma visão transformadora da realidade ambiental na formação da consciência e construção de conhecimento crítico que objetiva desenvolver um novo paradigma para os aspectos culturais, éticos, econômicos, ambientais e sociais do indivíduo e da coletividade, com a preocupação para a garantia de um meio ambiente ecologicamente equilibrado e promotor da sustentabilidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-09-14 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018 2018-09-14T19:59:31Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-14T19:59:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5265 DMD_hdl_123456789/5265 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5265 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416912064020480 |