Educação ambiental como paradigma para o desenvolvimento sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buzzatti, Danielle
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5265
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso analisa a educação ambiental como instrumento que viabiliza o desenvolvimento sustentável. Investiga entre outros objetivos, a importância dos elementos necessários para a efetivação da educação ambiental como instrumento que proporciona o bem-estar, viabilizando o desenvolvimento com equilíbrio entre as dimensões ambientais, sociais e econômicas, como tripé da sustentabilidade. O estudo apoia-se nas análises documental e bibliográfica e aprofunda conceitos relacionados ao desenvolvimento e sustentabilidade, dada a importância de ambos para a constituição da harmonia da relação do homem com o meio ambiente, aliado à qualidade de vida. Caracteriza-se por ser um debate da atualidade tendo em vista a crise ambiental enfrentada pelo Planeta e que ainda apresenta dificuldades de ser combatida. Como hipótese da pesquisa, a educação ambiental é caracterizada por trazer uma visão transformadora da realidade ambiental na formação da consciência e construção de conhecimento crítico que objetiva desenvolver um novo paradigma para os aspectos culturais, éticos, econômicos, ambientais e sociais do indivíduo e da coletividade, com a preocupação para a garantia de um meio ambiente ecologicamente equilibrado e promotor da sustentabilidade.
id UNIJ_ee3eb7567b2ccbb35634bde03bd7586e
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5265
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEducação ambiental como paradigma para o desenvolvimento sustentável2018-09-1420182018-09-14T19:59:31Z2018-09-14T19:59:31ZO presente trabalho de conclusão de curso analisa a educação ambiental como instrumento que viabiliza o desenvolvimento sustentável. Investiga entre outros objetivos, a importância dos elementos necessários para a efetivação da educação ambiental como instrumento que proporciona o bem-estar, viabilizando o desenvolvimento com equilíbrio entre as dimensões ambientais, sociais e econômicas, como tripé da sustentabilidade. O estudo apoia-se nas análises documental e bibliográfica e aprofunda conceitos relacionados ao desenvolvimento e sustentabilidade, dada a importância de ambos para a constituição da harmonia da relação do homem com o meio ambiente, aliado à qualidade de vida. Caracteriza-se por ser um debate da atualidade tendo em vista a crise ambiental enfrentada pelo Planeta e que ainda apresenta dificuldades de ser combatida. Como hipótese da pesquisa, a educação ambiental é caracterizada por trazer uma visão transformadora da realidade ambiental na formação da consciência e construção de conhecimento crítico que objetiva desenvolver um novo paradigma para os aspectos culturais, éticos, econômicos, ambientais e sociais do indivíduo e da coletividade, com a preocupação para a garantia de um meio ambiente ecologicamente equilibrado e promotor da sustentabilidade.46 f.Ciências sociais aplicadas.Direito.Crise ambiental.Educação ambiental.Desenvolvimento sustentável.Interdisciplinaridade.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5265DMD_hdl_123456789/5265Buzzatti, Danielleporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessDanielle%20Buzzatti.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5265/1/Danielle%20Buzzatti.pdfapplication/pdf304012http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5265/1/Danielle%20Buzzatti.pdfeecdcb499b0cde0406391fa4445454f0MD5123456789_5265_12019-01-21T12:45:53Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental como paradigma para o desenvolvimento sustentável
title Educação ambiental como paradigma para o desenvolvimento sustentável
spellingShingle Educação ambiental como paradigma para o desenvolvimento sustentável
Buzzatti, Danielle
Ciências sociais aplicadas.
Direito.
Crise ambiental.
Educação ambiental.
Desenvolvimento sustentável.
Interdisciplinaridade.
title_short Educação ambiental como paradigma para o desenvolvimento sustentável
title_full Educação ambiental como paradigma para o desenvolvimento sustentável
title_fullStr Educação ambiental como paradigma para o desenvolvimento sustentável
title_full_unstemmed Educação ambiental como paradigma para o desenvolvimento sustentável
title_sort Educação ambiental como paradigma para o desenvolvimento sustentável
author Buzzatti, Danielle
author_facet Buzzatti, Danielle
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buzzatti, Danielle
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais aplicadas.
Direito.
Crise ambiental.
Educação ambiental.
Desenvolvimento sustentável.
Interdisciplinaridade.
topic Ciências sociais aplicadas.
Direito.
Crise ambiental.
Educação ambiental.
Desenvolvimento sustentável.
Interdisciplinaridade.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente trabalho de conclusão de curso analisa a educação ambiental como instrumento que viabiliza o desenvolvimento sustentável. Investiga entre outros objetivos, a importância dos elementos necessários para a efetivação da educação ambiental como instrumento que proporciona o bem-estar, viabilizando o desenvolvimento com equilíbrio entre as dimensões ambientais, sociais e econômicas, como tripé da sustentabilidade. O estudo apoia-se nas análises documental e bibliográfica e aprofunda conceitos relacionados ao desenvolvimento e sustentabilidade, dada a importância de ambos para a constituição da harmonia da relação do homem com o meio ambiente, aliado à qualidade de vida. Caracteriza-se por ser um debate da atualidade tendo em vista a crise ambiental enfrentada pelo Planeta e que ainda apresenta dificuldades de ser combatida. Como hipótese da pesquisa, a educação ambiental é caracterizada por trazer uma visão transformadora da realidade ambiental na formação da consciência e construção de conhecimento crítico que objetiva desenvolver um novo paradigma para os aspectos culturais, éticos, econômicos, ambientais e sociais do indivíduo e da coletividade, com a preocupação para a garantia de um meio ambiente ecologicamente equilibrado e promotor da sustentabilidade.
46 f.
description O presente trabalho de conclusão de curso analisa a educação ambiental como instrumento que viabiliza o desenvolvimento sustentável. Investiga entre outros objetivos, a importância dos elementos necessários para a efetivação da educação ambiental como instrumento que proporciona o bem-estar, viabilizando o desenvolvimento com equilíbrio entre as dimensões ambientais, sociais e econômicas, como tripé da sustentabilidade. O estudo apoia-se nas análises documental e bibliográfica e aprofunda conceitos relacionados ao desenvolvimento e sustentabilidade, dada a importância de ambos para a constituição da harmonia da relação do homem com o meio ambiente, aliado à qualidade de vida. Caracteriza-se por ser um debate da atualidade tendo em vista a crise ambiental enfrentada pelo Planeta e que ainda apresenta dificuldades de ser combatida. Como hipótese da pesquisa, a educação ambiental é caracterizada por trazer uma visão transformadora da realidade ambiental na formação da consciência e construção de conhecimento crítico que objetiva desenvolver um novo paradigma para os aspectos culturais, éticos, econômicos, ambientais e sociais do indivíduo e da coletividade, com a preocupação para a garantia de um meio ambiente ecologicamente equilibrado e promotor da sustentabilidade.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-14
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2018-09-14T19:59:31Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-14T19:59:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5265
DMD_hdl_123456789/5265
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5265
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416912064020480