Professores de Matemática da rede municipal de ensino de Horizontina frente a inserção das tecnologias de informação e comunicação em aulas de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kreulich, Paula Cristine
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4793
Resumo: O presente artigo constituiu-se a partir de uma pesquisa elaborada como trabalho de conclusão do curso de Matemática – Licenciatura, a qual discute aspectos relacionados a forma que os professores de matemática da rede municipal de ensino de Horizontina se colocam diante da inserção de recursos da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC’s) nas suas aulas. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo. Como procedimento metodológico foi realizado um questionário com 8 professores da rede municipal do referido município. As unidades de análise são: concepções dos professores em relação ao uso de recursos da TIC’s nas aulas de matemática e possibilidades e dificuldades encontradas pelos professores de matemática na organização e desenvolvimento de um ensino que considera o uso das TIC’s. De modo geral pode-se destacar que os professores compreendem a importância de fazer uso das tecnologias em aulas de matemática, pelo fato de possibilitar a apreensão de conhecimentos, motivar os alunos despertando o interesse desses, proporcionar momentos de visualização, reflexão, manipulação, para assim construir o conhecimento junto com os alunos. Além de tornar as aulas mais versáteis, dinâmicas e práticas, com mais opções para serem explorados conceitos matemáticos, como também, proporcionar o envolvimento de diferentes conteúdos em um mesmo recurso tecnológico.
id UNIJ_ef842936b8370a2349647abf6651a219
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4793
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisProfessores de Matemática da rede municipal de ensino de Horizontina frente a inserção das tecnologias de informação e comunicação em aulas de matemática2018-02-2620172018-02-26T19:26:11Z2018-02-26T19:26:11ZO presente artigo constituiu-se a partir de uma pesquisa elaborada como trabalho de conclusão do curso de Matemática – Licenciatura, a qual discute aspectos relacionados a forma que os professores de matemática da rede municipal de ensino de Horizontina se colocam diante da inserção de recursos da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC’s) nas suas aulas. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo. Como procedimento metodológico foi realizado um questionário com 8 professores da rede municipal do referido município. As unidades de análise são: concepções dos professores em relação ao uso de recursos da TIC’s nas aulas de matemática e possibilidades e dificuldades encontradas pelos professores de matemática na organização e desenvolvimento de um ensino que considera o uso das TIC’s. De modo geral pode-se destacar que os professores compreendem a importância de fazer uso das tecnologias em aulas de matemática, pelo fato de possibilitar a apreensão de conhecimentos, motivar os alunos despertando o interesse desses, proporcionar momentos de visualização, reflexão, manipulação, para assim construir o conhecimento junto com os alunos. Além de tornar as aulas mais versáteis, dinâmicas e práticas, com mais opções para serem explorados conceitos matemáticos, como também, proporcionar o envolvimento de diferentes conteúdos em um mesmo recurso tecnológico.19 f.Ciências exatas e da terraMatemáticaTecnologias da informação e da comunicaçãoProfessores de matemáticaLimites e possibilidades do uso de TICsAulas de matemáticahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4793DMD_hdl_123456789/4793Kreulich, Paula Cristineporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaula%20Cristine%20Kreulich.pdf.txthttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4793/3/Paula%20Cristine%20Kreulich.pdf.txttext/plain43852http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4793/3/Paula%20Cristine%20Kreulich.pdf.txt8680d5200511b9b1b5c3e463bb0affe0MD5123456789_4793_3Paula%20Cristine%20Kreulich.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4793/1/Paula%20Cristine%20Kreulich.pdfapplication/pdf456080http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4793/1/Paula%20Cristine%20Kreulich.pdfa75a0d536c4cacf0dfc7d017d7129ef2MD5123456789_4793_12019-01-21T12:45:39Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Professores de Matemática da rede municipal de ensino de Horizontina frente a inserção das tecnologias de informação e comunicação em aulas de matemática
title Professores de Matemática da rede municipal de ensino de Horizontina frente a inserção das tecnologias de informação e comunicação em aulas de matemática
spellingShingle Professores de Matemática da rede municipal de ensino de Horizontina frente a inserção das tecnologias de informação e comunicação em aulas de matemática
Kreulich, Paula Cristine
Ciências exatas e da terra
Matemática
Tecnologias da informação e da comunicação
Professores de matemática
Limites e possibilidades do uso de TICs
Aulas de matemática
title_short Professores de Matemática da rede municipal de ensino de Horizontina frente a inserção das tecnologias de informação e comunicação em aulas de matemática
title_full Professores de Matemática da rede municipal de ensino de Horizontina frente a inserção das tecnologias de informação e comunicação em aulas de matemática
title_fullStr Professores de Matemática da rede municipal de ensino de Horizontina frente a inserção das tecnologias de informação e comunicação em aulas de matemática
title_full_unstemmed Professores de Matemática da rede municipal de ensino de Horizontina frente a inserção das tecnologias de informação e comunicação em aulas de matemática
title_sort Professores de Matemática da rede municipal de ensino de Horizontina frente a inserção das tecnologias de informação e comunicação em aulas de matemática
author Kreulich, Paula Cristine
author_facet Kreulich, Paula Cristine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kreulich, Paula Cristine
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências exatas e da terra
Matemática
Tecnologias da informação e da comunicação
Professores de matemática
Limites e possibilidades do uso de TICs
Aulas de matemática
topic Ciências exatas e da terra
Matemática
Tecnologias da informação e da comunicação
Professores de matemática
Limites e possibilidades do uso de TICs
Aulas de matemática
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente artigo constituiu-se a partir de uma pesquisa elaborada como trabalho de conclusão do curso de Matemática – Licenciatura, a qual discute aspectos relacionados a forma que os professores de matemática da rede municipal de ensino de Horizontina se colocam diante da inserção de recursos da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC’s) nas suas aulas. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo. Como procedimento metodológico foi realizado um questionário com 8 professores da rede municipal do referido município. As unidades de análise são: concepções dos professores em relação ao uso de recursos da TIC’s nas aulas de matemática e possibilidades e dificuldades encontradas pelos professores de matemática na organização e desenvolvimento de um ensino que considera o uso das TIC’s. De modo geral pode-se destacar que os professores compreendem a importância de fazer uso das tecnologias em aulas de matemática, pelo fato de possibilitar a apreensão de conhecimentos, motivar os alunos despertando o interesse desses, proporcionar momentos de visualização, reflexão, manipulação, para assim construir o conhecimento junto com os alunos. Além de tornar as aulas mais versáteis, dinâmicas e práticas, com mais opções para serem explorados conceitos matemáticos, como também, proporcionar o envolvimento de diferentes conteúdos em um mesmo recurso tecnológico.
19 f.
description O presente artigo constituiu-se a partir de uma pesquisa elaborada como trabalho de conclusão do curso de Matemática – Licenciatura, a qual discute aspectos relacionados a forma que os professores de matemática da rede municipal de ensino de Horizontina se colocam diante da inserção de recursos da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC’s) nas suas aulas. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo. Como procedimento metodológico foi realizado um questionário com 8 professores da rede municipal do referido município. As unidades de análise são: concepções dos professores em relação ao uso de recursos da TIC’s nas aulas de matemática e possibilidades e dificuldades encontradas pelos professores de matemática na organização e desenvolvimento de um ensino que considera o uso das TIC’s. De modo geral pode-se destacar que os professores compreendem a importância de fazer uso das tecnologias em aulas de matemática, pelo fato de possibilitar a apreensão de conhecimentos, motivar os alunos despertando o interesse desses, proporcionar momentos de visualização, reflexão, manipulação, para assim construir o conhecimento junto com os alunos. Além de tornar as aulas mais versáteis, dinâmicas e práticas, com mais opções para serem explorados conceitos matemáticos, como também, proporcionar o envolvimento de diferentes conteúdos em um mesmo recurso tecnológico.
publishDate 2017
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2018-02-26T19:26:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-26T19:26:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4793
DMD_hdl_123456789/4793
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4793
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv text/plain
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416451118399488