Professores de Matemática da rede municipal de ensino de Horizontina frente a inserção das tecnologias de informação e comunicação em aulas de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4793 |
Resumo: | O presente artigo constituiu-se a partir de uma pesquisa elaborada como trabalho de conclusão do curso de Matemática – Licenciatura, a qual discute aspectos relacionados a forma que os professores de matemática da rede municipal de ensino de Horizontina se colocam diante da inserção de recursos da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC’s) nas suas aulas. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo. Como procedimento metodológico foi realizado um questionário com 8 professores da rede municipal do referido município. As unidades de análise são: concepções dos professores em relação ao uso de recursos da TIC’s nas aulas de matemática e possibilidades e dificuldades encontradas pelos professores de matemática na organização e desenvolvimento de um ensino que considera o uso das TIC’s. De modo geral pode-se destacar que os professores compreendem a importância de fazer uso das tecnologias em aulas de matemática, pelo fato de possibilitar a apreensão de conhecimentos, motivar os alunos despertando o interesse desses, proporcionar momentos de visualização, reflexão, manipulação, para assim construir o conhecimento junto com os alunos. Além de tornar as aulas mais versáteis, dinâmicas e práticas, com mais opções para serem explorados conceitos matemáticos, como também, proporcionar o envolvimento de diferentes conteúdos em um mesmo recurso tecnológico. |
id |
UNIJ_ef842936b8370a2349647abf6651a219 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4793 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisProfessores de Matemática da rede municipal de ensino de Horizontina frente a inserção das tecnologias de informação e comunicação em aulas de matemática2018-02-2620172018-02-26T19:26:11Z2018-02-26T19:26:11ZO presente artigo constituiu-se a partir de uma pesquisa elaborada como trabalho de conclusão do curso de Matemática – Licenciatura, a qual discute aspectos relacionados a forma que os professores de matemática da rede municipal de ensino de Horizontina se colocam diante da inserção de recursos da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC’s) nas suas aulas. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo. Como procedimento metodológico foi realizado um questionário com 8 professores da rede municipal do referido município. As unidades de análise são: concepções dos professores em relação ao uso de recursos da TIC’s nas aulas de matemática e possibilidades e dificuldades encontradas pelos professores de matemática na organização e desenvolvimento de um ensino que considera o uso das TIC’s. De modo geral pode-se destacar que os professores compreendem a importância de fazer uso das tecnologias em aulas de matemática, pelo fato de possibilitar a apreensão de conhecimentos, motivar os alunos despertando o interesse desses, proporcionar momentos de visualização, reflexão, manipulação, para assim construir o conhecimento junto com os alunos. Além de tornar as aulas mais versáteis, dinâmicas e práticas, com mais opções para serem explorados conceitos matemáticos, como também, proporcionar o envolvimento de diferentes conteúdos em um mesmo recurso tecnológico.19 f.Ciências exatas e da terraMatemáticaTecnologias da informação e da comunicaçãoProfessores de matemáticaLimites e possibilidades do uso de TICsAulas de matemáticahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4793DMD_hdl_123456789/4793Kreulich, Paula Cristineporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaula%20Cristine%20Kreulich.pdf.txthttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4793/3/Paula%20Cristine%20Kreulich.pdf.txttext/plain43852http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4793/3/Paula%20Cristine%20Kreulich.pdf.txt8680d5200511b9b1b5c3e463bb0affe0MD5123456789_4793_3Paula%20Cristine%20Kreulich.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4793/1/Paula%20Cristine%20Kreulich.pdfapplication/pdf456080http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4793/1/Paula%20Cristine%20Kreulich.pdfa75a0d536c4cacf0dfc7d017d7129ef2MD5123456789_4793_12019-01-21T12:45:39Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores de Matemática da rede municipal de ensino de Horizontina frente a inserção das tecnologias de informação e comunicação em aulas de matemática |
title |
Professores de Matemática da rede municipal de ensino de Horizontina frente a inserção das tecnologias de informação e comunicação em aulas de matemática |
spellingShingle |
Professores de Matemática da rede municipal de ensino de Horizontina frente a inserção das tecnologias de informação e comunicação em aulas de matemática Kreulich, Paula Cristine Ciências exatas e da terra Matemática Tecnologias da informação e da comunicação Professores de matemática Limites e possibilidades do uso de TICs Aulas de matemática |
title_short |
Professores de Matemática da rede municipal de ensino de Horizontina frente a inserção das tecnologias de informação e comunicação em aulas de matemática |
title_full |
Professores de Matemática da rede municipal de ensino de Horizontina frente a inserção das tecnologias de informação e comunicação em aulas de matemática |
title_fullStr |
Professores de Matemática da rede municipal de ensino de Horizontina frente a inserção das tecnologias de informação e comunicação em aulas de matemática |
title_full_unstemmed |
Professores de Matemática da rede municipal de ensino de Horizontina frente a inserção das tecnologias de informação e comunicação em aulas de matemática |
title_sort |
Professores de Matemática da rede municipal de ensino de Horizontina frente a inserção das tecnologias de informação e comunicação em aulas de matemática |
author |
Kreulich, Paula Cristine |
author_facet |
Kreulich, Paula Cristine |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kreulich, Paula Cristine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências exatas e da terra Matemática Tecnologias da informação e da comunicação Professores de matemática Limites e possibilidades do uso de TICs Aulas de matemática |
topic |
Ciências exatas e da terra Matemática Tecnologias da informação e da comunicação Professores de matemática Limites e possibilidades do uso de TICs Aulas de matemática |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente artigo constituiu-se a partir de uma pesquisa elaborada como trabalho de conclusão do curso de Matemática – Licenciatura, a qual discute aspectos relacionados a forma que os professores de matemática da rede municipal de ensino de Horizontina se colocam diante da inserção de recursos da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC’s) nas suas aulas. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo. Como procedimento metodológico foi realizado um questionário com 8 professores da rede municipal do referido município. As unidades de análise são: concepções dos professores em relação ao uso de recursos da TIC’s nas aulas de matemática e possibilidades e dificuldades encontradas pelos professores de matemática na organização e desenvolvimento de um ensino que considera o uso das TIC’s. De modo geral pode-se destacar que os professores compreendem a importância de fazer uso das tecnologias em aulas de matemática, pelo fato de possibilitar a apreensão de conhecimentos, motivar os alunos despertando o interesse desses, proporcionar momentos de visualização, reflexão, manipulação, para assim construir o conhecimento junto com os alunos. Além de tornar as aulas mais versáteis, dinâmicas e práticas, com mais opções para serem explorados conceitos matemáticos, como também, proporcionar o envolvimento de diferentes conteúdos em um mesmo recurso tecnológico. 19 f. |
description |
O presente artigo constituiu-se a partir de uma pesquisa elaborada como trabalho de conclusão do curso de Matemática – Licenciatura, a qual discute aspectos relacionados a forma que os professores de matemática da rede municipal de ensino de Horizontina se colocam diante da inserção de recursos da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC’s) nas suas aulas. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo. Como procedimento metodológico foi realizado um questionário com 8 professores da rede municipal do referido município. As unidades de análise são: concepções dos professores em relação ao uso de recursos da TIC’s nas aulas de matemática e possibilidades e dificuldades encontradas pelos professores de matemática na organização e desenvolvimento de um ensino que considera o uso das TIC’s. De modo geral pode-se destacar que os professores compreendem a importância de fazer uso das tecnologias em aulas de matemática, pelo fato de possibilitar a apreensão de conhecimentos, motivar os alunos despertando o interesse desses, proporcionar momentos de visualização, reflexão, manipulação, para assim construir o conhecimento junto com os alunos. Além de tornar as aulas mais versáteis, dinâmicas e práticas, com mais opções para serem explorados conceitos matemáticos, como também, proporcionar o envolvimento de diferentes conteúdos em um mesmo recurso tecnológico. |
publishDate |
2017 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2018-02-26T19:26:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-02-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-02-26T19:26:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4793 DMD_hdl_123456789/4793 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4793 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
text/plain application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416451118399488 |