Incluindo as TICs nas aulas de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000006hc1 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2173 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. |
id |
UFSM_f2beba6792507d97884da6720b334eaa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/2173 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Incluindo as TICs nas aulas de MatemáticaTICs na educaçãoMatemáticaProjetosArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.This paper is about the inclusion of Information and Communication Technologies (ICTs) in mathematics class and its objective was to identify the benefits of technological interaction in the teaching-learning process of geometry, arousing the students’ interest in mathematics and using of knowledge in practical situations. In order to carry out the study, a project was developed – Mapping the School Space, including ICTs resources in the teaching-learning process and we also investigated our practices through School Action- Investigation. The participants were students from Elementary School - sixth grade, from a private school in the city of Três de Maio – RS. It is important to mention that the inclusion of ICTs resources in the classes aroused the students’ enthusiasm and interest in carrying out the activities that made possible the real perception about using mathematics around them.O presente artigo trata sobre a inclusão das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas aulas de matemática e teve como objetivos identificar os benefícios da mediação tecnológica no processo de ensino-aprendizagem da geometria, despertar no aluno o interesse pela matemática e aplicação dos conhecimentos em situações práticas. Para realizar o estudo desenvolveu-se um projeto, Mapeamento do Espaço Escolar, incluindo recursos das TICs no processo de ensino-aprendizagem e as práticas foram investigadas através da Investigação-Ação Escolar. Os participantes foram alunos de uma turma de Sexta Série do Ensino Fundamental de uma escola particular localizada no município de Três de Maio – RS. Verificou-se que a inclusão de recursos das TICs nas aulas despertou o entusiasmo e o interesse dos alunos na realização das atividades possibilitando a percepção real do uso da matemática ao seu redor.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Artes e LetrasMazzardo, Mara DenizeHübner, Jucelia Lori da Silva2016-09-15T12:22:15Z2016-09-15T12:22:15Z20112011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2173ark:/26339/0013000006hc1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-08-29T12:40:39Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2173Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-08-29T12:40:39Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Incluindo as TICs nas aulas de Matemática |
title |
Incluindo as TICs nas aulas de Matemática |
spellingShingle |
Incluindo as TICs nas aulas de Matemática Hübner, Jucelia Lori da Silva TICs na educação Matemática Projetos |
title_short |
Incluindo as TICs nas aulas de Matemática |
title_full |
Incluindo as TICs nas aulas de Matemática |
title_fullStr |
Incluindo as TICs nas aulas de Matemática |
title_full_unstemmed |
Incluindo as TICs nas aulas de Matemática |
title_sort |
Incluindo as TICs nas aulas de Matemática |
author |
Hübner, Jucelia Lori da Silva |
author_facet |
Hübner, Jucelia Lori da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mazzardo, Mara Denize |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hübner, Jucelia Lori da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TICs na educação Matemática Projetos |
topic |
TICs na educação Matemática Projetos |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011 2016-09-15T12:22:15Z 2016-09-15T12:22:15Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2173 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000006hc1 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2173 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000006hc1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Artes e Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Artes e Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172293107646464 |