Incluindo as TICs nas aulas de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hübner, Jucelia Lori da Silva
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000006hc1
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2173
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.
id UFSM_f2beba6792507d97884da6720b334eaa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2173
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Incluindo as TICs nas aulas de MatemáticaTICs na educaçãoMatemáticaProjetosArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.This paper is about the inclusion of Information and Communication Technologies (ICTs) in mathematics class and its objective was to identify the benefits of technological interaction in the teaching-learning process of geometry, arousing the students’ interest in mathematics and using of knowledge in practical situations. In order to carry out the study, a project was developed – Mapping the School Space, including ICTs resources in the teaching-learning process and we also investigated our practices through School Action- Investigation. The participants were students from Elementary School - sixth grade, from a private school in the city of Três de Maio – RS. It is important to mention that the inclusion of ICTs resources in the classes aroused the students’ enthusiasm and interest in carrying out the activities that made possible the real perception about using mathematics around them.O presente artigo trata sobre a inclusão das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas aulas de matemática e teve como objetivos identificar os benefícios da mediação tecnológica no processo de ensino-aprendizagem da geometria, despertar no aluno o interesse pela matemática e aplicação dos conhecimentos em situações práticas. Para realizar o estudo desenvolveu-se um projeto, Mapeamento do Espaço Escolar, incluindo recursos das TICs no processo de ensino-aprendizagem e as práticas foram investigadas através da Investigação-Ação Escolar. Os participantes foram alunos de uma turma de Sexta Série do Ensino Fundamental de uma escola particular localizada no município de Três de Maio – RS. Verificou-se que a inclusão de recursos das TICs nas aulas despertou o entusiasmo e o interesse dos alunos na realização das atividades possibilitando a percepção real do uso da matemática ao seu redor.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Artes e LetrasMazzardo, Mara DenizeHübner, Jucelia Lori da Silva2016-09-15T12:22:15Z2016-09-15T12:22:15Z20112011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2173ark:/26339/0013000006hc1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-08-29T12:40:39Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2173Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-08-29T12:40:39Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Incluindo as TICs nas aulas de Matemática
title Incluindo as TICs nas aulas de Matemática
spellingShingle Incluindo as TICs nas aulas de Matemática
Hübner, Jucelia Lori da Silva
TICs na educação
Matemática
Projetos
title_short Incluindo as TICs nas aulas de Matemática
title_full Incluindo as TICs nas aulas de Matemática
title_fullStr Incluindo as TICs nas aulas de Matemática
title_full_unstemmed Incluindo as TICs nas aulas de Matemática
title_sort Incluindo as TICs nas aulas de Matemática
author Hübner, Jucelia Lori da Silva
author_facet Hübner, Jucelia Lori da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mazzardo, Mara Denize
dc.contributor.author.fl_str_mv Hübner, Jucelia Lori da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv TICs na educação
Matemática
Projetos
topic TICs na educação
Matemática
Projetos
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2016-09-15T12:22:15Z
2016-09-15T12:22:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2173
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000006hc1
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2173
identifier_str_mv ark:/26339/0013000006hc1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Artes e Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172293107646464