O poder investigatório do ministério público na esfera criminal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Caroline
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4019
Resumo: Este trabalho de monografia aborda o tema o poder investigatório do Ministério Público na esfera criminal, e tem como objetivo analisar a legitimidade do Ministério Público para a investigação criminal. Para tanto utilizou-se de metodologia de pesquisa bibliográfica, fazendo da legislação, doutrina e jurisprudência pertinentes ao tema. O resultado desse estudo foi apresentado em dois capítulos. No primeiro capítulo, abordam-se aspectos referentes à investigação preliminar no Brasil, considerando o monopólio estatal da função penal, bem como o fundamento da investigação preliminar no sistema acusatório de garantias, num especial enfoque ao inquérito policial, como sendo o meio investigatório mais comumente utilizado no Brasil. No segundo capítulo, trata-se das possibilidades e dos limites da função investigatória do Ministério Público no Brasil, discorrendo-se, sobre o papel do Ministério Público no Estado Democrático de Direito, além de uma análise da função investigatória do Ministério Público no Direito Comparado, e ainda se apresenta a proposta de Emenda Constitucional 37/2011, que objetivou o reconhecimento do monopólio da investigação à Polícia Civil. Com base na pesquisa realizada, constata-se que há divergências por parte da doutrina quanto ao entendimento do exercício da investigação preliminar por parte do Ministério Público. Porém, o entendimento por parte dos Tribunais Superiores tem sido no sentido favorável há função investigatória por parte do Ministério Público.
id UNIJ_f17a1930f1a6b0912a8b48a3366ac7f0
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4019
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO poder investigatório do ministério público na esfera criminal2017-05-1920162017-05-19T23:55:45Z2017-05-19T23:55:45ZEste trabalho de monografia aborda o tema o poder investigatório do Ministério Público na esfera criminal, e tem como objetivo analisar a legitimidade do Ministério Público para a investigação criminal. Para tanto utilizou-se de metodologia de pesquisa bibliográfica, fazendo da legislação, doutrina e jurisprudência pertinentes ao tema. O resultado desse estudo foi apresentado em dois capítulos. No primeiro capítulo, abordam-se aspectos referentes à investigação preliminar no Brasil, considerando o monopólio estatal da função penal, bem como o fundamento da investigação preliminar no sistema acusatório de garantias, num especial enfoque ao inquérito policial, como sendo o meio investigatório mais comumente utilizado no Brasil. No segundo capítulo, trata-se das possibilidades e dos limites da função investigatória do Ministério Público no Brasil, discorrendo-se, sobre o papel do Ministério Público no Estado Democrático de Direito, além de uma análise da função investigatória do Ministério Público no Direito Comparado, e ainda se apresenta a proposta de Emenda Constitucional 37/2011, que objetivou o reconhecimento do monopólio da investigação à Polícia Civil. Com base na pesquisa realizada, constata-se que há divergências por parte da doutrina quanto ao entendimento do exercício da investigação preliminar por parte do Ministério Público. Porém, o entendimento por parte dos Tribunais Superiores tem sido no sentido favorável há função investigatória por parte do Ministério Público.48 f.Ciências sociais e aplicadasDireitoInvestigação preliminarPoderMonopóliohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4019DMD_hdl_123456789/4019Corrêa, Carolineporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaroline%20Corr%c3%aaa.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4019/1/Caroline%20Corr%c3%aaa.pdfapplication/pdf344054http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4019/1/Caroline%20Corr%c3%aaa.pdf3df38d2fb3a5743435d415794005d5d3MD5123456789_4019_12019-01-21T12:45:15Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O poder investigatório do ministério público na esfera criminal
title O poder investigatório do ministério público na esfera criminal
spellingShingle O poder investigatório do ministério público na esfera criminal
Corrêa, Caroline
Ciências sociais e aplicadas
Direito
Investigação preliminar
Poder
Monopólio
title_short O poder investigatório do ministério público na esfera criminal
title_full O poder investigatório do ministério público na esfera criminal
title_fullStr O poder investigatório do ministério público na esfera criminal
title_full_unstemmed O poder investigatório do ministério público na esfera criminal
title_sort O poder investigatório do ministério público na esfera criminal
author Corrêa, Caroline
author_facet Corrêa, Caroline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais e aplicadas
Direito
Investigação preliminar
Poder
Monopólio
topic Ciências sociais e aplicadas
Direito
Investigação preliminar
Poder
Monopólio
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este trabalho de monografia aborda o tema o poder investigatório do Ministério Público na esfera criminal, e tem como objetivo analisar a legitimidade do Ministério Público para a investigação criminal. Para tanto utilizou-se de metodologia de pesquisa bibliográfica, fazendo da legislação, doutrina e jurisprudência pertinentes ao tema. O resultado desse estudo foi apresentado em dois capítulos. No primeiro capítulo, abordam-se aspectos referentes à investigação preliminar no Brasil, considerando o monopólio estatal da função penal, bem como o fundamento da investigação preliminar no sistema acusatório de garantias, num especial enfoque ao inquérito policial, como sendo o meio investigatório mais comumente utilizado no Brasil. No segundo capítulo, trata-se das possibilidades e dos limites da função investigatória do Ministério Público no Brasil, discorrendo-se, sobre o papel do Ministério Público no Estado Democrático de Direito, além de uma análise da função investigatória do Ministério Público no Direito Comparado, e ainda se apresenta a proposta de Emenda Constitucional 37/2011, que objetivou o reconhecimento do monopólio da investigação à Polícia Civil. Com base na pesquisa realizada, constata-se que há divergências por parte da doutrina quanto ao entendimento do exercício da investigação preliminar por parte do Ministério Público. Porém, o entendimento por parte dos Tribunais Superiores tem sido no sentido favorável há função investigatória por parte do Ministério Público.
48 f.
description Este trabalho de monografia aborda o tema o poder investigatório do Ministério Público na esfera criminal, e tem como objetivo analisar a legitimidade do Ministério Público para a investigação criminal. Para tanto utilizou-se de metodologia de pesquisa bibliográfica, fazendo da legislação, doutrina e jurisprudência pertinentes ao tema. O resultado desse estudo foi apresentado em dois capítulos. No primeiro capítulo, abordam-se aspectos referentes à investigação preliminar no Brasil, considerando o monopólio estatal da função penal, bem como o fundamento da investigação preliminar no sistema acusatório de garantias, num especial enfoque ao inquérito policial, como sendo o meio investigatório mais comumente utilizado no Brasil. No segundo capítulo, trata-se das possibilidades e dos limites da função investigatória do Ministério Público no Brasil, discorrendo-se, sobre o papel do Ministério Público no Estado Democrático de Direito, além de uma análise da função investigatória do Ministério Público no Direito Comparado, e ainda se apresenta a proposta de Emenda Constitucional 37/2011, que objetivou o reconhecimento do monopólio da investigação à Polícia Civil. Com base na pesquisa realizada, constata-se que há divergências por parte da doutrina quanto ao entendimento do exercício da investigação preliminar por parte do Ministério Público. Porém, o entendimento por parte dos Tribunais Superiores tem sido no sentido favorável há função investigatória por parte do Ministério Público.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2017-05-19T23:55:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-05-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-19T23:55:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4019
DMD_hdl_123456789/4019
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4019
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415711639535616