Sistema de custos e gestão de resultados em uma empresa de comunicação visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sikacz, Camila Rucks
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2647
Resumo: Este estudo aborda o processo de um sistema de custos e gestão de resultados em uma empresa de comunicação visual de pequeno porte localizada no município de Tio Hugo/RS. Levando em conta a importância dos gestores em possuir informações relevantes quanto ao custo de seus produtos e um sistemas que pudesse ajudar na tomada de decisões e a visualizar se a empresa esta vendendo o suficiente para suprir as suas despesas e gerar o resultado esperado. Identificou-se os custos diretos e indiretos da produção, apuração dos custos totais, pelos métodos de custeio por absorção e variável, formação de preço, ponto de equilíbrio e margens dos doze produtos em estudo. O texto apresenta um referencial teórico com conceitos de diferentes autores da área estudada. A pesquisa se classifica como aplicada, descritiva e qualitativa, utilizando-se de entrevista despadronizada para a coleta de dados. Com base nestes dados foi elaborado cálculos, planilhas, gráficos, e assim chegou-se as informações necessárias para realizar as apurações do mark-up, preço de venda orientativo e mínimo, bem como apurou-se a margem de contribuição unitária e total, o ponto de equilíbrio e a margem de segurança operacional de cada um dos produtos. Sendo assim, analisando os dados verifica-se que a empresa obtém resultados viáveis e está caminhando de uma maneira satisfatória ao resultado esperado, conforme exposto sua margem de segurança operacional é positiva. Mas para a melhora do desempenho é recomendável que a empresa se utilize das ferramentas gerenciais que o sistema proporcionou, sendo que estes instrumentos são indispensáveis para a permanência da empresa no mercado e no aumento dos seus lucros.
id UNIJ_f2b738ed23beca818e292d4c08448e86
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2647
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSistema de custos e gestão de resultados em uma empresa de comunicação visual2015-03-2520142015-03-25T12:40:37Z2015-03-25T12:40:37ZEste estudo aborda o processo de um sistema de custos e gestão de resultados em uma empresa de comunicação visual de pequeno porte localizada no município de Tio Hugo/RS. Levando em conta a importância dos gestores em possuir informações relevantes quanto ao custo de seus produtos e um sistemas que pudesse ajudar na tomada de decisões e a visualizar se a empresa esta vendendo o suficiente para suprir as suas despesas e gerar o resultado esperado. Identificou-se os custos diretos e indiretos da produção, apuração dos custos totais, pelos métodos de custeio por absorção e variável, formação de preço, ponto de equilíbrio e margens dos doze produtos em estudo. O texto apresenta um referencial teórico com conceitos de diferentes autores da área estudada. A pesquisa se classifica como aplicada, descritiva e qualitativa, utilizando-se de entrevista despadronizada para a coleta de dados. Com base nestes dados foi elaborado cálculos, planilhas, gráficos, e assim chegou-se as informações necessárias para realizar as apurações do mark-up, preço de venda orientativo e mínimo, bem como apurou-se a margem de contribuição unitária e total, o ponto de equilíbrio e a margem de segurança operacional de cada um dos produtos. Sendo assim, analisando os dados verifica-se que a empresa obtém resultados viáveis e está caminhando de uma maneira satisfatória ao resultado esperado, conforme exposto sua margem de segurança operacional é positiva. Mas para a melhora do desempenho é recomendável que a empresa se utilize das ferramentas gerenciais que o sistema proporcionou, sendo que estes instrumentos são indispensáveis para a permanência da empresa no mercado e no aumento dos seus lucros.75 f.Ciências Sociais AplicadasCiências ContábeisCustosMétodosSistemasPreçosResultadoshttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2647DMD_hdl_123456789/2647Sikacz, Camila Rucksporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20-%20Camila%20Rucks%20Sikacz.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2647/1/TCC%20-%20Camila%20Rucks%20Sikacz.pdfapplication/pdf1322666http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2647/1/TCC%20-%20Camila%20Rucks%20Sikacz.pdff5fd1c144ee3dac0a33998836aa38f26MD5123456789_2647_12019-01-21T12:44:27Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Sistema de custos e gestão de resultados em uma empresa de comunicação visual
title Sistema de custos e gestão de resultados em uma empresa de comunicação visual
spellingShingle Sistema de custos e gestão de resultados em uma empresa de comunicação visual
Sikacz, Camila Rucks
Ciências Sociais Aplicadas
Ciências Contábeis
Custos
Métodos
Sistemas
Preços
Resultados
title_short Sistema de custos e gestão de resultados em uma empresa de comunicação visual
title_full Sistema de custos e gestão de resultados em uma empresa de comunicação visual
title_fullStr Sistema de custos e gestão de resultados em uma empresa de comunicação visual
title_full_unstemmed Sistema de custos e gestão de resultados em uma empresa de comunicação visual
title_sort Sistema de custos e gestão de resultados em uma empresa de comunicação visual
author Sikacz, Camila Rucks
author_facet Sikacz, Camila Rucks
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sikacz, Camila Rucks
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
Ciências Contábeis
Custos
Métodos
Sistemas
Preços
Resultados
topic Ciências Sociais Aplicadas
Ciências Contábeis
Custos
Métodos
Sistemas
Preços
Resultados
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este estudo aborda o processo de um sistema de custos e gestão de resultados em uma empresa de comunicação visual de pequeno porte localizada no município de Tio Hugo/RS. Levando em conta a importância dos gestores em possuir informações relevantes quanto ao custo de seus produtos e um sistemas que pudesse ajudar na tomada de decisões e a visualizar se a empresa esta vendendo o suficiente para suprir as suas despesas e gerar o resultado esperado. Identificou-se os custos diretos e indiretos da produção, apuração dos custos totais, pelos métodos de custeio por absorção e variável, formação de preço, ponto de equilíbrio e margens dos doze produtos em estudo. O texto apresenta um referencial teórico com conceitos de diferentes autores da área estudada. A pesquisa se classifica como aplicada, descritiva e qualitativa, utilizando-se de entrevista despadronizada para a coleta de dados. Com base nestes dados foi elaborado cálculos, planilhas, gráficos, e assim chegou-se as informações necessárias para realizar as apurações do mark-up, preço de venda orientativo e mínimo, bem como apurou-se a margem de contribuição unitária e total, o ponto de equilíbrio e a margem de segurança operacional de cada um dos produtos. Sendo assim, analisando os dados verifica-se que a empresa obtém resultados viáveis e está caminhando de uma maneira satisfatória ao resultado esperado, conforme exposto sua margem de segurança operacional é positiva. Mas para a melhora do desempenho é recomendável que a empresa se utilize das ferramentas gerenciais que o sistema proporcionou, sendo que estes instrumentos são indispensáveis para a permanência da empresa no mercado e no aumento dos seus lucros.
75 f.
description Este estudo aborda o processo de um sistema de custos e gestão de resultados em uma empresa de comunicação visual de pequeno porte localizada no município de Tio Hugo/RS. Levando em conta a importância dos gestores em possuir informações relevantes quanto ao custo de seus produtos e um sistemas que pudesse ajudar na tomada de decisões e a visualizar se a empresa esta vendendo o suficiente para suprir as suas despesas e gerar o resultado esperado. Identificou-se os custos diretos e indiretos da produção, apuração dos custos totais, pelos métodos de custeio por absorção e variável, formação de preço, ponto de equilíbrio e margens dos doze produtos em estudo. O texto apresenta um referencial teórico com conceitos de diferentes autores da área estudada. A pesquisa se classifica como aplicada, descritiva e qualitativa, utilizando-se de entrevista despadronizada para a coleta de dados. Com base nestes dados foi elaborado cálculos, planilhas, gráficos, e assim chegou-se as informações necessárias para realizar as apurações do mark-up, preço de venda orientativo e mínimo, bem como apurou-se a margem de contribuição unitária e total, o ponto de equilíbrio e a margem de segurança operacional de cada um dos produtos. Sendo assim, analisando os dados verifica-se que a empresa obtém resultados viáveis e está caminhando de uma maneira satisfatória ao resultado esperado, conforme exposto sua margem de segurança operacional é positiva. Mas para a melhora do desempenho é recomendável que a empresa se utilize das ferramentas gerenciais que o sistema proporcionou, sendo que estes instrumentos são indispensáveis para a permanência da empresa no mercado e no aumento dos seus lucros.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014
2015-03-25T12:40:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-25T12:40:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2647
DMD_hdl_123456789/2647
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2647
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/2647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623414531991535616