Sistema de custos e gestão de resultados em uma empresa de comunicação visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2647 |
Resumo: | Este estudo aborda o processo de um sistema de custos e gestão de resultados em uma empresa de comunicação visual de pequeno porte localizada no município de Tio Hugo/RS. Levando em conta a importância dos gestores em possuir informações relevantes quanto ao custo de seus produtos e um sistemas que pudesse ajudar na tomada de decisões e a visualizar se a empresa esta vendendo o suficiente para suprir as suas despesas e gerar o resultado esperado. Identificou-se os custos diretos e indiretos da produção, apuração dos custos totais, pelos métodos de custeio por absorção e variável, formação de preço, ponto de equilíbrio e margens dos doze produtos em estudo. O texto apresenta um referencial teórico com conceitos de diferentes autores da área estudada. A pesquisa se classifica como aplicada, descritiva e qualitativa, utilizando-se de entrevista despadronizada para a coleta de dados. Com base nestes dados foi elaborado cálculos, planilhas, gráficos, e assim chegou-se as informações necessárias para realizar as apurações do mark-up, preço de venda orientativo e mínimo, bem como apurou-se a margem de contribuição unitária e total, o ponto de equilíbrio e a margem de segurança operacional de cada um dos produtos. Sendo assim, analisando os dados verifica-se que a empresa obtém resultados viáveis e está caminhando de uma maneira satisfatória ao resultado esperado, conforme exposto sua margem de segurança operacional é positiva. Mas para a melhora do desempenho é recomendável que a empresa se utilize das ferramentas gerenciais que o sistema proporcionou, sendo que estes instrumentos são indispensáveis para a permanência da empresa no mercado e no aumento dos seus lucros. |
id |
UNIJ_f2b738ed23beca818e292d4c08448e86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2647 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSistema de custos e gestão de resultados em uma empresa de comunicação visual2015-03-2520142015-03-25T12:40:37Z2015-03-25T12:40:37ZEste estudo aborda o processo de um sistema de custos e gestão de resultados em uma empresa de comunicação visual de pequeno porte localizada no município de Tio Hugo/RS. Levando em conta a importância dos gestores em possuir informações relevantes quanto ao custo de seus produtos e um sistemas que pudesse ajudar na tomada de decisões e a visualizar se a empresa esta vendendo o suficiente para suprir as suas despesas e gerar o resultado esperado. Identificou-se os custos diretos e indiretos da produção, apuração dos custos totais, pelos métodos de custeio por absorção e variável, formação de preço, ponto de equilíbrio e margens dos doze produtos em estudo. O texto apresenta um referencial teórico com conceitos de diferentes autores da área estudada. A pesquisa se classifica como aplicada, descritiva e qualitativa, utilizando-se de entrevista despadronizada para a coleta de dados. Com base nestes dados foi elaborado cálculos, planilhas, gráficos, e assim chegou-se as informações necessárias para realizar as apurações do mark-up, preço de venda orientativo e mínimo, bem como apurou-se a margem de contribuição unitária e total, o ponto de equilíbrio e a margem de segurança operacional de cada um dos produtos. Sendo assim, analisando os dados verifica-se que a empresa obtém resultados viáveis e está caminhando de uma maneira satisfatória ao resultado esperado, conforme exposto sua margem de segurança operacional é positiva. Mas para a melhora do desempenho é recomendável que a empresa se utilize das ferramentas gerenciais que o sistema proporcionou, sendo que estes instrumentos são indispensáveis para a permanência da empresa no mercado e no aumento dos seus lucros.75 f.Ciências Sociais AplicadasCiências ContábeisCustosMétodosSistemasPreçosResultadoshttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2647DMD_hdl_123456789/2647Sikacz, Camila Rucksporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20-%20Camila%20Rucks%20Sikacz.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2647/1/TCC%20-%20Camila%20Rucks%20Sikacz.pdfapplication/pdf1322666http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2647/1/TCC%20-%20Camila%20Rucks%20Sikacz.pdff5fd1c144ee3dac0a33998836aa38f26MD5123456789_2647_12019-01-21T12:44:27Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistema de custos e gestão de resultados em uma empresa de comunicação visual |
title |
Sistema de custos e gestão de resultados em uma empresa de comunicação visual |
spellingShingle |
Sistema de custos e gestão de resultados em uma empresa de comunicação visual Sikacz, Camila Rucks Ciências Sociais Aplicadas Ciências Contábeis Custos Métodos Sistemas Preços Resultados |
title_short |
Sistema de custos e gestão de resultados em uma empresa de comunicação visual |
title_full |
Sistema de custos e gestão de resultados em uma empresa de comunicação visual |
title_fullStr |
Sistema de custos e gestão de resultados em uma empresa de comunicação visual |
title_full_unstemmed |
Sistema de custos e gestão de resultados em uma empresa de comunicação visual |
title_sort |
Sistema de custos e gestão de resultados em uma empresa de comunicação visual |
author |
Sikacz, Camila Rucks |
author_facet |
Sikacz, Camila Rucks |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sikacz, Camila Rucks |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas Ciências Contábeis Custos Métodos Sistemas Preços Resultados |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas Ciências Contábeis Custos Métodos Sistemas Preços Resultados |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Este estudo aborda o processo de um sistema de custos e gestão de resultados em uma empresa de comunicação visual de pequeno porte localizada no município de Tio Hugo/RS. Levando em conta a importância dos gestores em possuir informações relevantes quanto ao custo de seus produtos e um sistemas que pudesse ajudar na tomada de decisões e a visualizar se a empresa esta vendendo o suficiente para suprir as suas despesas e gerar o resultado esperado. Identificou-se os custos diretos e indiretos da produção, apuração dos custos totais, pelos métodos de custeio por absorção e variável, formação de preço, ponto de equilíbrio e margens dos doze produtos em estudo. O texto apresenta um referencial teórico com conceitos de diferentes autores da área estudada. A pesquisa se classifica como aplicada, descritiva e qualitativa, utilizando-se de entrevista despadronizada para a coleta de dados. Com base nestes dados foi elaborado cálculos, planilhas, gráficos, e assim chegou-se as informações necessárias para realizar as apurações do mark-up, preço de venda orientativo e mínimo, bem como apurou-se a margem de contribuição unitária e total, o ponto de equilíbrio e a margem de segurança operacional de cada um dos produtos. Sendo assim, analisando os dados verifica-se que a empresa obtém resultados viáveis e está caminhando de uma maneira satisfatória ao resultado esperado, conforme exposto sua margem de segurança operacional é positiva. Mas para a melhora do desempenho é recomendável que a empresa se utilize das ferramentas gerenciais que o sistema proporcionou, sendo que estes instrumentos são indispensáveis para a permanência da empresa no mercado e no aumento dos seus lucros. 75 f. |
description |
Este estudo aborda o processo de um sistema de custos e gestão de resultados em uma empresa de comunicação visual de pequeno porte localizada no município de Tio Hugo/RS. Levando em conta a importância dos gestores em possuir informações relevantes quanto ao custo de seus produtos e um sistemas que pudesse ajudar na tomada de decisões e a visualizar se a empresa esta vendendo o suficiente para suprir as suas despesas e gerar o resultado esperado. Identificou-se os custos diretos e indiretos da produção, apuração dos custos totais, pelos métodos de custeio por absorção e variável, formação de preço, ponto de equilíbrio e margens dos doze produtos em estudo. O texto apresenta um referencial teórico com conceitos de diferentes autores da área estudada. A pesquisa se classifica como aplicada, descritiva e qualitativa, utilizando-se de entrevista despadronizada para a coleta de dados. Com base nestes dados foi elaborado cálculos, planilhas, gráficos, e assim chegou-se as informações necessárias para realizar as apurações do mark-up, preço de venda orientativo e mínimo, bem como apurou-se a margem de contribuição unitária e total, o ponto de equilíbrio e a margem de segurança operacional de cada um dos produtos. Sendo assim, analisando os dados verifica-se que a empresa obtém resultados viáveis e está caminhando de uma maneira satisfatória ao resultado esperado, conforme exposto sua margem de segurança operacional é positiva. Mas para a melhora do desempenho é recomendável que a empresa se utilize das ferramentas gerenciais que o sistema proporcionou, sendo que estes instrumentos são indispensáveis para a permanência da empresa no mercado e no aumento dos seus lucros. |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014 2015-03-25T12:40:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-25T12:40:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2647 DMD_hdl_123456789/2647 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2647 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/2647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623414531991535616 |