Organização do ensino do conceito função: o nuclear do conceito e motivos para que os alunos queiram aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5606 |
Resumo: | A organização do ensino, de acordo com Moura (1996), deve considerar como objetivo a educação humanizadora do indivíduo, sendo esta, estruturada em torno da atividade orientadora de ensino. Nesse contexto, a presente escrita se faz a partir de uma pesquisa que tem como objetivo identificar e compreender aspectos relevantes na organização do ensino de conceitos matemáticos. Este objetivo é delimitado pela seguinte questão: Quais aspectos da organização de ensino do conceito Função quadrática são considerados por uma licencianda, com enfoque especial àqueles relacionados ao nuclear do conceito Função Quadrática e aos motivos para que o estudante queira aprender? Tendo em vista o Relatório de um Estágio Curricular Supervisionado produzido por uma licencianda de um Curso de Matemática, como material empírico, as análises desenvolveram-se a partir de duas unidades; e as condições de análise são ampliadas especialmente por Moura (1996, 2000, 2002, 2010), Van de Walle (2009), Caraça (1984) e Cedro (2008). O estudo desenvolvido permitiu identificar que a organização do ensino, apresentada no Relatório de Estágio contemplou o nuclear do conceito função quadrática, com o intuito de possibilitar a constituição do sistema de relações conceituais pelo estudante. O movimento de reflexão sobre a organização do ensino possibilita o professor a compreender melhor as relações conceituais e reorganizar as ações que objetivam o ensinar com a finalidade de aproximar o estudante de um determinado conhecimento. |
id |
UNIJ_f4c2b88f17507929ed944e570a1ff3c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5606 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOrganização do ensino do conceito função: o nuclear do conceito e motivos para que os alunos queiram aprender2019-01-0420182019-01-04T17:39:16Z2019-01-04T17:39:16ZA organização do ensino, de acordo com Moura (1996), deve considerar como objetivo a educação humanizadora do indivíduo, sendo esta, estruturada em torno da atividade orientadora de ensino. Nesse contexto, a presente escrita se faz a partir de uma pesquisa que tem como objetivo identificar e compreender aspectos relevantes na organização do ensino de conceitos matemáticos. Este objetivo é delimitado pela seguinte questão: Quais aspectos da organização de ensino do conceito Função quadrática são considerados por uma licencianda, com enfoque especial àqueles relacionados ao nuclear do conceito Função Quadrática e aos motivos para que o estudante queira aprender? Tendo em vista o Relatório de um Estágio Curricular Supervisionado produzido por uma licencianda de um Curso de Matemática, como material empírico, as análises desenvolveram-se a partir de duas unidades; e as condições de análise são ampliadas especialmente por Moura (1996, 2000, 2002, 2010), Van de Walle (2009), Caraça (1984) e Cedro (2008). O estudo desenvolvido permitiu identificar que a organização do ensino, apresentada no Relatório de Estágio contemplou o nuclear do conceito função quadrática, com o intuito de possibilitar a constituição do sistema de relações conceituais pelo estudante. O movimento de reflexão sobre a organização do ensino possibilita o professor a compreender melhor as relações conceituais e reorganizar as ações que objetivam o ensinar com a finalidade de aproximar o estudante de um determinado conhecimento.21 f.Ciências exatas e da terraMatemáticaConceito Função QuadráticaEstágio Curricular SupervisionadoAtividade Orientadora de EnsinoFormação inicialhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5606DMD_hdl_123456789/5606Schwade, Alineporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAline%20Schwade.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5606/1/Aline%20Schwade.pdfapplication/pdf902851http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5606/1/Aline%20Schwade.pdffec22bbcf49e3cef20a9dda0b272dc05MD5123456789_5606_12019-01-21T12:46:04Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Organização do ensino do conceito função: o nuclear do conceito e motivos para que os alunos queiram aprender |
title |
Organização do ensino do conceito função: o nuclear do conceito e motivos para que os alunos queiram aprender |
spellingShingle |
Organização do ensino do conceito função: o nuclear do conceito e motivos para que os alunos queiram aprender Schwade, Aline Ciências exatas e da terra Matemática Conceito Função Quadrática Estágio Curricular Supervisionado Atividade Orientadora de Ensino Formação inicial |
title_short |
Organização do ensino do conceito função: o nuclear do conceito e motivos para que os alunos queiram aprender |
title_full |
Organização do ensino do conceito função: o nuclear do conceito e motivos para que os alunos queiram aprender |
title_fullStr |
Organização do ensino do conceito função: o nuclear do conceito e motivos para que os alunos queiram aprender |
title_full_unstemmed |
Organização do ensino do conceito função: o nuclear do conceito e motivos para que os alunos queiram aprender |
title_sort |
Organização do ensino do conceito função: o nuclear do conceito e motivos para que os alunos queiram aprender |
author |
Schwade, Aline |
author_facet |
Schwade, Aline |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schwade, Aline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências exatas e da terra Matemática Conceito Função Quadrática Estágio Curricular Supervisionado Atividade Orientadora de Ensino Formação inicial |
topic |
Ciências exatas e da terra Matemática Conceito Função Quadrática Estágio Curricular Supervisionado Atividade Orientadora de Ensino Formação inicial |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A organização do ensino, de acordo com Moura (1996), deve considerar como objetivo a educação humanizadora do indivíduo, sendo esta, estruturada em torno da atividade orientadora de ensino. Nesse contexto, a presente escrita se faz a partir de uma pesquisa que tem como objetivo identificar e compreender aspectos relevantes na organização do ensino de conceitos matemáticos. Este objetivo é delimitado pela seguinte questão: Quais aspectos da organização de ensino do conceito Função quadrática são considerados por uma licencianda, com enfoque especial àqueles relacionados ao nuclear do conceito Função Quadrática e aos motivos para que o estudante queira aprender? Tendo em vista o Relatório de um Estágio Curricular Supervisionado produzido por uma licencianda de um Curso de Matemática, como material empírico, as análises desenvolveram-se a partir de duas unidades; e as condições de análise são ampliadas especialmente por Moura (1996, 2000, 2002, 2010), Van de Walle (2009), Caraça (1984) e Cedro (2008). O estudo desenvolvido permitiu identificar que a organização do ensino, apresentada no Relatório de Estágio contemplou o nuclear do conceito função quadrática, com o intuito de possibilitar a constituição do sistema de relações conceituais pelo estudante. O movimento de reflexão sobre a organização do ensino possibilita o professor a compreender melhor as relações conceituais e reorganizar as ações que objetivam o ensinar com a finalidade de aproximar o estudante de um determinado conhecimento. 21 f. |
description |
A organização do ensino, de acordo com Moura (1996), deve considerar como objetivo a educação humanizadora do indivíduo, sendo esta, estruturada em torno da atividade orientadora de ensino. Nesse contexto, a presente escrita se faz a partir de uma pesquisa que tem como objetivo identificar e compreender aspectos relevantes na organização do ensino de conceitos matemáticos. Este objetivo é delimitado pela seguinte questão: Quais aspectos da organização de ensino do conceito Função quadrática são considerados por uma licencianda, com enfoque especial àqueles relacionados ao nuclear do conceito Função Quadrática e aos motivos para que o estudante queira aprender? Tendo em vista o Relatório de um Estágio Curricular Supervisionado produzido por uma licencianda de um Curso de Matemática, como material empírico, as análises desenvolveram-se a partir de duas unidades; e as condições de análise são ampliadas especialmente por Moura (1996, 2000, 2002, 2010), Van de Walle (2009), Caraça (1984) e Cedro (2008). O estudo desenvolvido permitiu identificar que a organização do ensino, apresentada no Relatório de Estágio contemplou o nuclear do conceito função quadrática, com o intuito de possibilitar a constituição do sistema de relações conceituais pelo estudante. O movimento de reflexão sobre a organização do ensino possibilita o professor a compreender melhor as relações conceituais e reorganizar as ações que objetivam o ensinar com a finalidade de aproximar o estudante de um determinado conhecimento. |
publishDate |
2018 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018 2019-01-04T17:39:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-01-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-04T17:39:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5606 DMD_hdl_123456789/5606 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5606 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623417188042932224 |