Organização do ensino do conceito função: o nuclear do conceito e motivos para que os alunos queiram aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwade, Aline
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5606
Resumo: A organização do ensino, de acordo com Moura (1996), deve considerar como objetivo a educação humanizadora do indivíduo, sendo esta, estruturada em torno da atividade orientadora de ensino. Nesse contexto, a presente escrita se faz a partir de uma pesquisa que tem como objetivo identificar e compreender aspectos relevantes na organização do ensino de conceitos matemáticos. Este objetivo é delimitado pela seguinte questão: Quais aspectos da organização de ensino do conceito Função quadrática são considerados por uma licencianda, com enfoque especial àqueles relacionados ao nuclear do conceito Função Quadrática e aos motivos para que o estudante queira aprender? Tendo em vista o Relatório de um Estágio Curricular Supervisionado produzido por uma licencianda de um Curso de Matemática, como material empírico, as análises desenvolveram-se a partir de duas unidades; e as condições de análise são ampliadas especialmente por Moura (1996, 2000, 2002, 2010), Van de Walle (2009), Caraça (1984) e Cedro (2008). O estudo desenvolvido permitiu identificar que a organização do ensino, apresentada no Relatório de Estágio contemplou o nuclear do conceito função quadrática, com o intuito de possibilitar a constituição do sistema de relações conceituais pelo estudante. O movimento de reflexão sobre a organização do ensino possibilita o professor a compreender melhor as relações conceituais e reorganizar as ações que objetivam o ensinar com a finalidade de aproximar o estudante de um determinado conhecimento.
id UNIJ_f4c2b88f17507929ed944e570a1ff3c7
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5606
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOrganização do ensino do conceito função: o nuclear do conceito e motivos para que os alunos queiram aprender2019-01-0420182019-01-04T17:39:16Z2019-01-04T17:39:16ZA organização do ensino, de acordo com Moura (1996), deve considerar como objetivo a educação humanizadora do indivíduo, sendo esta, estruturada em torno da atividade orientadora de ensino. Nesse contexto, a presente escrita se faz a partir de uma pesquisa que tem como objetivo identificar e compreender aspectos relevantes na organização do ensino de conceitos matemáticos. Este objetivo é delimitado pela seguinte questão: Quais aspectos da organização de ensino do conceito Função quadrática são considerados por uma licencianda, com enfoque especial àqueles relacionados ao nuclear do conceito Função Quadrática e aos motivos para que o estudante queira aprender? Tendo em vista o Relatório de um Estágio Curricular Supervisionado produzido por uma licencianda de um Curso de Matemática, como material empírico, as análises desenvolveram-se a partir de duas unidades; e as condições de análise são ampliadas especialmente por Moura (1996, 2000, 2002, 2010), Van de Walle (2009), Caraça (1984) e Cedro (2008). O estudo desenvolvido permitiu identificar que a organização do ensino, apresentada no Relatório de Estágio contemplou o nuclear do conceito função quadrática, com o intuito de possibilitar a constituição do sistema de relações conceituais pelo estudante. O movimento de reflexão sobre a organização do ensino possibilita o professor a compreender melhor as relações conceituais e reorganizar as ações que objetivam o ensinar com a finalidade de aproximar o estudante de um determinado conhecimento.21 f.Ciências exatas e da terraMatemáticaConceito Função QuadráticaEstágio Curricular SupervisionadoAtividade Orientadora de EnsinoFormação inicialhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5606DMD_hdl_123456789/5606Schwade, Alineporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAline%20Schwade.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5606/1/Aline%20Schwade.pdfapplication/pdf902851http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5606/1/Aline%20Schwade.pdffec22bbcf49e3cef20a9dda0b272dc05MD5123456789_5606_12019-01-21T12:46:04Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Organização do ensino do conceito função: o nuclear do conceito e motivos para que os alunos queiram aprender
title Organização do ensino do conceito função: o nuclear do conceito e motivos para que os alunos queiram aprender
spellingShingle Organização do ensino do conceito função: o nuclear do conceito e motivos para que os alunos queiram aprender
Schwade, Aline
Ciências exatas e da terra
Matemática
Conceito Função Quadrática
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade Orientadora de Ensino
Formação inicial
title_short Organização do ensino do conceito função: o nuclear do conceito e motivos para que os alunos queiram aprender
title_full Organização do ensino do conceito função: o nuclear do conceito e motivos para que os alunos queiram aprender
title_fullStr Organização do ensino do conceito função: o nuclear do conceito e motivos para que os alunos queiram aprender
title_full_unstemmed Organização do ensino do conceito função: o nuclear do conceito e motivos para que os alunos queiram aprender
title_sort Organização do ensino do conceito função: o nuclear do conceito e motivos para que os alunos queiram aprender
author Schwade, Aline
author_facet Schwade, Aline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schwade, Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências exatas e da terra
Matemática
Conceito Função Quadrática
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade Orientadora de Ensino
Formação inicial
topic Ciências exatas e da terra
Matemática
Conceito Função Quadrática
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade Orientadora de Ensino
Formação inicial
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A organização do ensino, de acordo com Moura (1996), deve considerar como objetivo a educação humanizadora do indivíduo, sendo esta, estruturada em torno da atividade orientadora de ensino. Nesse contexto, a presente escrita se faz a partir de uma pesquisa que tem como objetivo identificar e compreender aspectos relevantes na organização do ensino de conceitos matemáticos. Este objetivo é delimitado pela seguinte questão: Quais aspectos da organização de ensino do conceito Função quadrática são considerados por uma licencianda, com enfoque especial àqueles relacionados ao nuclear do conceito Função Quadrática e aos motivos para que o estudante queira aprender? Tendo em vista o Relatório de um Estágio Curricular Supervisionado produzido por uma licencianda de um Curso de Matemática, como material empírico, as análises desenvolveram-se a partir de duas unidades; e as condições de análise são ampliadas especialmente por Moura (1996, 2000, 2002, 2010), Van de Walle (2009), Caraça (1984) e Cedro (2008). O estudo desenvolvido permitiu identificar que a organização do ensino, apresentada no Relatório de Estágio contemplou o nuclear do conceito função quadrática, com o intuito de possibilitar a constituição do sistema de relações conceituais pelo estudante. O movimento de reflexão sobre a organização do ensino possibilita o professor a compreender melhor as relações conceituais e reorganizar as ações que objetivam o ensinar com a finalidade de aproximar o estudante de um determinado conhecimento.
21 f.
description A organização do ensino, de acordo com Moura (1996), deve considerar como objetivo a educação humanizadora do indivíduo, sendo esta, estruturada em torno da atividade orientadora de ensino. Nesse contexto, a presente escrita se faz a partir de uma pesquisa que tem como objetivo identificar e compreender aspectos relevantes na organização do ensino de conceitos matemáticos. Este objetivo é delimitado pela seguinte questão: Quais aspectos da organização de ensino do conceito Função quadrática são considerados por uma licencianda, com enfoque especial àqueles relacionados ao nuclear do conceito Função Quadrática e aos motivos para que o estudante queira aprender? Tendo em vista o Relatório de um Estágio Curricular Supervisionado produzido por uma licencianda de um Curso de Matemática, como material empírico, as análises desenvolveram-se a partir de duas unidades; e as condições de análise são ampliadas especialmente por Moura (1996, 2000, 2002, 2010), Van de Walle (2009), Caraça (1984) e Cedro (2008). O estudo desenvolvido permitiu identificar que a organização do ensino, apresentada no Relatório de Estágio contemplou o nuclear do conceito função quadrática, com o intuito de possibilitar a constituição do sistema de relações conceituais pelo estudante. O movimento de reflexão sobre a organização do ensino possibilita o professor a compreender melhor as relações conceituais e reorganizar as ações que objetivam o ensinar com a finalidade de aproximar o estudante de um determinado conhecimento.
publishDate 2018
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2019-01-04T17:39:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-01-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-04T17:39:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5606
DMD_hdl_123456789/5606
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5606
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623417188042932224